sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Horário de verão começa neste domingo dia 21


horário de verão começará nesse domingo dia 21 de outubro de 2012 e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013. Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia. Moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal, terão que adiantar uma hora nos relógios.

                                                                                                                        O Globo.com

Morre em Reriutaba o Sr. Chaguinha Cabaceira


Faleceu no início da noite desta quinta-feira(18/10), por volta das 20 horas, o Sr. Francisco das Chagas Morais, mas conhecido por Chaguinha Cabaceira (ou Chaguinha do Mercantil).
Chaguinha estava participando de uma celebração na igreja a qual frequentava, passou mal, foi levado para o hospital de Reriutaba onde foi atendido e transferido imediatamente para Santa Casa de Sobral, mas infelizmente não resistiu a um infarto e faleceu no trajeto. Seu corpo está sendo velado em sua residencia na rua Antonio Ximenes, e a partir das 14 horas será velado no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, e de lá seguirá em cortejo até o cemitério local onde será sepultado as 17 horas.
Chaguinha foi um dos grandes comerciantes que Reriutaba já teve. Dono de mercantil,e também era proprietário de vários imóveis, os quais mantinha alugados.
Nossos votos de pesares a todos os parentes e amigos de mais um filho ilustre que Reriutaba perdeu.
  Fonte: Reriutaba Notícias

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Prefeita eleita de Pires Ferreira realiza festa da vitória


A prefeita eleita no município de Pires Ferreira, Marfisa Aguiar (PSB), convida os piresferreirenses para a festa da vitória.
Na próxima sexta-feira (19), na Praça Eusébio Ferreira de Araújo três atrações agitarão a cidade. Xé Pop, Prabalá e Memórias do Sertão estarão sobre um trio elétrico fazendo a festa que terá início às 22h00.
Desde já, Marfisa e seus adeptos agradecem a presença de todos.
                                                                                                (Ipú Notícias)

Impedimento no transporte escolar causa transtorno a alguns universitários de Pires Ferreira


Seria apenas mais um fim de tarde rotineiro, pegar o ônibus rumo à Universidade. Porém alguns universitários foram barrados na hora de entrar no veículo.
A determinação seria pautada numa lista de pessoas que deveriam fazer um cadastro junto à prefeitura para então terem acesso ao transporte. Segundo os universitários existe uma motivação política que os impede de embarcar.
Onde alunos que declararam o voto ao candidato da oposição, Torres Neto, estariam sofrendo hostilidade. Visto que esse cadastro é exigível para um número de aproximadamente dez pessoas. Na última quarta-feira (10/10) todos estiveram na prefeitura e em seguida na Secretaria de Educação, mas ninguém os atendeu.
 Então, na manhã da segunda-feira (15/10) se encaminharam para a delegacia de Ipu e realizaram um B. O. onde o delegado os encaminhou para o Fórum Municipal de Ipu para então prestarem uma declaração contra a prefeitura junto à promotoria.
Em comunicado aos universitários atingidos, a secretária de Educação do município, Rosa Matias, disse que tudo não passou de um mal entendido. “Houve um verdadeiro equívoco”, disse ela.
Nossa equipe procurou por mais informações, mas ninguém se posicionou sobre o fato. (Ipú Notícias)

Felipe dos Santos
Pires Ferreira-CE

domingo, 14 de outubro de 2012

Acidente de moto grave na CE 366, em Reriutaba


Um acidente de moto aconteceu na tarde deste sábado(13/10), por volta as 16 horas, na altura da localidade de Juré, no município de Reriutaba. As primeiras informações dão conta que a vítima trata-se de um homem conhecido por Júnior, filho do Sr. Zé Boi.
Fomos no local, e estava somente a PRE guardando a moto que estava bastante danificada. O homem foi levado em estado grave para o hospital de Reriutaba, e segundo um funcionário do hospital que nos atendeu, ele foi transferido para Sobral, mas não soube nos informar os ferimentos que o mesmo tenha sofrido. A PRE nos adiantou que o mesmo estava com graves ferimentos na cabeça.
O homem trafegava de Reriutaba sentido Guaraciaba, quando chocou-se em um meio fio e foi jogado com a moto a uma distancia de cerca de 30 metros.


A moto é uma Titan 150 vermelha, de plca HYL 2932, inscrição de Guaraciaba do Norte.


Fonte:Luíz Silva

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Em Amanaiaras, caçamba desgovernada bate em fiação elétrica e derruba poste


O fato aconteceu ontem, dia 09/10/2012 por volta das 13h:30min no distrito de Amanaiaras em Reriutaba. Uma caçamba que fazia o transporte de barro, desgovernou e desceu de onde estava parada e bateu na rede elétrica. Devido ao peso e velocidade acabou arrastando tanto a fiação telefônica e os cabos da rede de energia. Com a força ela arrastou os cabos e quebrou um dos postes que dava sustentação tanto a alta tensão como a rede de abastecimento dos domicílios. Este episódio aconteceu entre a Rua Raimundo Chaves (próximo a igreja católica), e o centro do distrito e deixou a comunidade sem energia elétrica. O impacto foi grande que ficaram vários fios jogados ao solo, causando temor aos moradores que passavam pelo o local.
A caçamba estava parada e o motorista não estava nela. Ele ainda tentou evitar o ocorrido, mas não conseguiu, pois o local onde o veículo se encontrava era acidentado facilitando assim o seu deslocamento.
Ao descer do local de onde estava, a caçamba ainda derrubou duas paredes do muro que cercava um terreno baldio nas mediações.
Equipes de manutenção da Coelce foram acionadas e chegaram ao local e logo em seguida isolaram área e tomaram as primeiras medidas cabíveis. E logo em seguida solicitaram reforço da equipe para realizarem a troca dos postes, visto que um ficou quebrado e o outro está inclinado e que poderia causar problemas posteriormente. Em algumas ruas do distrito a energia já voltou ao normal, mas em outras so voltará na manhã de hoje(10).
A policia militar esteve no local e registrou a ocorrência.
Graça a Deus ninguém passava no lugar no momento  do ocorrido e ninguém ficou ferido.

Fonte: Blog Antonio Evandro
Veja as fotos:

       Fotos: Blog Antonio Evandro

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Radialista Chico Carnaúba é eleito entre os 5 vereadores mais votados em Reriutaba



                                                        Luíz Silva e Chico Carnaúba
A classe dos radialistas de Reriutaba está bem representada na câmara municipal pelos próximos 4 anos. Foi eleito entre os cinco mais votados para vereador em Reriutaba, o radialista e diretor técnico-administrativo da rádio Gems Fm 103,5 de Reriutaba, Francisco Alves Rodrigues, o Chiquinho Carnaúba(PRB). Ele além de diretor da emissora, apresenta o programa Conversa Franca, programa jornalistico que vai ao ar de meio dia a uma da tarde.
Essa é a primeira vez que Chiquinho é eleito vereador. Vale ressaltar que o mesmo havia

concorrido a eleição passada para vereador, e havia ficado como suplente, mas esse ano foi eleito com 734 votos.
PARABÉNS CHIQUINHO CARNAÚBA. ÓTIMO MANDATO DE MUITAS CONQUISTAS PARA NOSSO MUNICÍPIO.
VEJA ABAIXO FOTOS DA COMEMORAÇÃO DE CHICO CARNAÚBA, COM ELEITORES E AMIGOS DE OITIZEIRO E QUANDÚ.

Bodó e Chico Carnaúba



 Fonte e fotos: Luíz Silva





domingo, 7 de outubro de 2012

Galeno Taumaturgo é o novo prefeito eleito em Reriutaba

Dr.Galeno foi eleito com mais de 600 votos de maioria. Veja abaixo a lista dos vereadores eleitos.
O médico urologista e ex-secretário de saúde de Fortaleza, o reriutabense Galeno Taumaturgo Lopes(PSB), foi eleito em Reriutaba com 6,102 votos contra 5,493 do concorrente, o farmacêutico e ex-vice prefeito de Reriutaba José Aguiar Neto(PT), uma diferença de 609 votos de maioria para Galeno.
A disputa em Reriutaba foi acirrada por se tratar de dois grandes nomes na política local. Dr.Galeno foi apoiado pelo atual prefeito Osvaldo Lemos  que tem grande aceitação no município e Aguiar Neto teve o apoio do pai, o ex-prefeito de Reriutaba, José Aguiar Filho, que é bastante influente tanto na política reriutabense como na  vizinha cidade de Pires Ferreira,  onde  também teve uma filha como candidata a prefeita nas eleições deste ano.
O prefeito eleito Galeno Taumaturgo passou por diversos problemas durante a campanha, um deles foi sua impugnação em primeira instancia, o que fez recorrer da decisão do juiz de Reriutaba, onde ganhou direito de continuar concorrendo as eleições através de liminar obtida no TRE.
Galeno  durante a campanha, anunciou vários projetos que será botado em prática durante seu mandato, entre eles: melhoras na saúde, educação e habitação dentre outros projetos apresentados.
O prefeito eleito tem o apoio do governador do estado Cid Gomes, que também é do PSB.
PARABENIZAMOS AO NOSSO PREFEITO ELEITO, E QUE ELE FAÇA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO, QUE REALMENTE CUMPRA COM SEUS PROJETOS DE CAMPANHA. LEMBRE-SE NÓS ELEGEMOS, NÓS COBRAREMOS.(Luíz Silva)
LISTA DE VEREADORES ELEITOS EM RERIUTABA

Coligação de Dr. Galeno:
1 – João Veras  894 votos
2 – Raimundo do Pretinho 738 votos
3 – Chico Carnauba 734 votos
4 - Djane Castro 701 votos
5 - Murilo Ximenes 635 votos
6 - Chico Braga  616 votos
Coligação de Aguiar Neto :
1 - Gislane 830 votos
2 - Luiza do Davi  752 votos
3 - Socorro Hermínio 710 votos
4 - Sá Junior  708 votos
5 - Chicão    570 votos
VEJA ABAIXO RELAÇÃO COMPLETA DE TODOS OS CANDIDATOS A VEREADOR QUE RECEBERAM VOTOS.
João Veras  PRB - Eleito              894 votos        (7,43%)
Gislanny PMDB -  Eleita              830   votos      (6,90%)
Luiza do Davi PTB -  Eleita         752  votos       (6,25%)
Raimundo do Pretinho PRB - Eleito      738  votos       (6,13%)
Chico Carnauba PRB - Eleito    734  votos       (6,10%)
Socorro Herminio PPS - Eleita 710  votos       (5,90%)
Sa Junior PT - Eleito     708 votos        (5,88%)
Djane PRP - Eleito        701 votos         (5,82%)
Murilo PRB - Eleito       635 votos        (5,28%)
Chico Braga PRB - Eleito  616 votos        (5,12%)
Chicão PTB - Eleito       570 votos        (4,74%)
Tiago Feitosa  PSDB - 1° suplente    526 votos        (4,37%)
Massilon Bezerra PT   -  2° suplente 504 votos           (4,19%)
Lucielio Paiva PRB       493  votos       (4,10%)
Galego Honorio PSB       489  votos       (4,06%)
Ana Marta PT    424         (3,52%)
Clerton Furtado PT         339         (2,82%)
Kete PT                295         (2,45%)
Prof Jairo PC do B            128 votos        (1,06%)
Terezinha Felix PP          37 votos          (0,31%)
Cerol PTB            15 votos          (0,12%)
Raimundo Detergente PT           14 votos           (0,12%)
Tv do Pt PT         6 votos            (0,05%)
Prof Marcos PC do B      1 voto            (0,01%
Fonte: Reriutaba Notícias.com

sábado, 6 de outubro de 2012

ESCOLA JOÃO DA CUNHA SOBRINHO EM QUANDÚ PASSOU POR UMA REFORMA!


A escola João da Cunha Sobrinho, da localidade de Quandú, foi reformada e feita uma pintura do prédio.
A laje a qual estava com infiltração quando chovia, foi retirada e feita outra no local.
Os alunos estavam estudando temporariamente em uma casa cedida pela tia Dorinha, na referida comunidade. A hipótese de que a urna de votação que funciona na escola, que seria transferida para o Oitizeiro, como foi comentado, está totalmente descartada. Os eleitores daquela secção poderão ir votar normalmente naquela escola.

Resumo de “ODISSÉIA” Em Literatura de Cordel




















Aos leitores e Amigos
Queremos sua atenção
Foi preparado com carinho
Esta explanação
Para mim é um prazer
Explicar para vocês
E de todo coração
.........................................
Vou falar de “Odisséia”
Um conto interessante
Homero é autor
Um homem muito importante
Que viveu há muito tempo
E teve muito talento
Sempre foi confiante
...................................
Neste conto relata
Ulisses e suas aventuras
Com sua força enfrentou
Diferentes criaturas
Desceu até no inferno
Onde moram os eternos
Assim foi esta figura
...................................
Ulisses estava preso
Numa ilha no oceano
Antena pediu a Zeus
Que ajudasse em seu plano
De voltar para Ítaca
Viajando em uma barca
Ao vento também remando
...........................................
O deus Zeus pai de Antena
O pedido acatou
Enviou um mensageiro
Hermes o deus do amor
Ele foi até a ilha
Apedido de sua filha
E assim o libertou
.................................
Ulisses foi para guerra
Com pouco tempo de casado
Vivia feliz com a família
Mas ele foi convocado
Resistiu enquanto pode
Entristeceu quando sobe
Seu destino estava trançado
............................................
Helena era a mulher
Mais linda que já se viu
Foi mulher de Menelau
Mais uma confusão surgiu
Pois Foi causo de uma guerra
Com Pares saiu de sua terra
Desta forma ela fugiu
.........................................
Penélope soube que os gregos
Saíram vitoriosos
Mas seu marido Ulisses
Não chegou junto com povo
Não sabe o que aconteceu
Se seu marido morreu
Foi triste foi angustio
........................................
Assim inicia um caso
De muita agoniação
O povo sem piedade
Começaram a fazer pressão
Pediram imediatamente
Pra reinar aquela gente
Ao Ulisses uma substituição
....................................
Penélope acreditava
Que seu marido vivia
Um dia ele voltará
Acabando esta agonia
No lugar de seu marido
Não aceitava individuo
Nem pintado ela queria
....................................
Penélope para se livrar
Inventou um bordado
O que tecia de dia
À noite ela desmanchava
Assim passava o tempo
Os pretendentes atentos
Já estavam desconfiados
....................................
Antena deusa poderosa
De homem se disfarçou
Entrou naquele palácio
E com Telêmaco conversou
O filho de Ulisses partiu
Do povo se despediu
O percurso ele enfrentou
..................................
Sobre a guerra que venceram
Ulisses foi o autor
Da idéia do cavalo
Que na cidade entrou
O cavalo ia recheado
A barriga cheia de soldado
E assim consolidou
.....................................
Ulisses em sua missão
De volta para ítaca
Com muita dificuldade
Construiu a sua barca
Colocou a em auto-mar
Com a intenção de chegar
Assim a história destaca
.........................................
Em seu percurso passou
Pela ilha dos freaces
Enfrentou o monstro ciclope
Lutou e foi bem capaz
Nesta ilha ele sofreu
Mesmo assim não esmoreceu
Mas morreram muitos rapazes
........................................
Para escapar do monstro
Teve uma idéia de primeira
Furou o olho bicho
E saiu no meio das ovelhas
O monstro era grandão
E tinha só um olhão
Fugiu e saiu na carreira
.................................
Em seu percurso Ulisses
Chegou à ilha do Éolo
O guardião dos ventos
Quis ajudar ele e seu povo
Mas a curiosidade
Transformou-se em maldade
Dificultou tudo de novo
.........................................
Éolo prendeu os ventos
Que ao contrário estava
Ensinou o caminho certo
Para voltar a Ítaca
Mas seus parceiros soltaram
E assim atrapalharam
Ali a sorte acabava
.....................................
O navio foi arrastado
Para a ilha do Cisce
Passaram um tempo na ilha
Foi à feiticeira que disse
O que Ulisses tinha que fazer
Para poder resolver
E que ele não desistisse
......................................
Ulisses teria uma missão
Difícil de enfrentar
Descer no mundo dos mortos
Para informação buscar
Iria encontra tiresio
No harde, ou seja, no inferno.
Para em sua terra chega
..........................................
Seguiu orientação de cisce
Para descer no além
Levou vinho, água e farinha.
E leite com mel também
Isto pra dar de presente
Para as almas bem conscientes
Para ocorrer tudo bem
..............................................
No harde Ulisses encontrou
Muitos amigos e parentes
Tentou abraçar sua mãe
Mas só a alma estava presente
Alcino pode garantir
Que agora podia partir
Pra Ítaca seguindo em frente
...............................................
Cisce que protegia
Os marinheiros no mar
Preveniu para um perigo
Que iria encontrar
Seriam as lindas sereias
Bonitas não eram feias
Mas poderiam matar
.........................................
Nos rochedos das sereias
Seria difícil de passar
Os marinheiros que passavam
Cila vinha a matar
Este monstro perigoso
Horrível e bem assombroso
No meio do auto-mar
.........................................
Como foi prometido
Que Ulisses iria chegar
Dentro de dois dias
Em Ítaca seu lugar
E desta forma chegou
Antena lhe orientou
De mendigo disfarçar
...................................
Ulisses seguiu a dica
Para poder analisar
O que acontecia no palácio
Para poder planejar
Um plano bem interessante
Pra se apossar como antes
Do reino, do seu lar
.............................................
Ulisses conta suas aventuras
E como venceu os desafios
Passou por tantos perigos
Coisas que já mais viu
Mas com ajuda de Antena
Uma deusa suprema
Explicou e concluiu
....................................
Na luta pra se apossar
De seu reino adorado
Encontrou Telêmaco
O filho que havia deixado
Quando saiu pra guerra
Deixando a sua terra
Triste e inconformado
.....................................
Ulisses foi conferir
Toda aquela confusão
Estava bem disfarçado
Conferindo a situação
Era a maior bebedeira
Comendo e sem brincadeira
Destratava o velho então
......................................
Ulisses fez uma sugestão
E a rainha acatou
Propôs os desafios
Saindo o vencedor
Assim ganharia o reinado
Casando tendo ao seu lado
A mulher do lutador
........................................
Ulisses já tinha um plano
Pra recuperar o reinado
Junto com Telêmaco
Seu filho bem preparado
Os dois se combinaram
E assim enfrentaram
O bando de descarados
.........................................
Ulisses com seu desface
Não ficou nem acanhado
Desafiou os forasteiros
Que estavam no reinado
Ficaram todos zombando
Mas quando viu o lutando
Ficaram todos espantados
.........................................
Ulisses com suas turcias
Sempre bem preparado
Com a flecha atravessou
De uma vez doze machado
Telêmaco ajudando
Venceram aqueles fulanos
Em fim a paz no reinado
......................................
Depois de fazer justiça
Seu desface pode tirar
Apresentou-se a sua esposa
Que mal pode acreditar
Contou com ajuda de Antena
Aquela deusa suprema
Feliz pode a esposa beijar
......................................
Resumir as aventuras
De Ulisses foi um prazer
Para conhecer melhor a história
Precisa muito de ler
Procure nas livrarias
“Odisséia” e companhia
Que melhor pode entender.

Autor: PEDRO DE CASTRO FILHO

Fonte: livro "A ODISSEIA"

Escola Deputado Manuel Rodrigues de Amanaiaras, tem alunos aprovados na OBR



A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Deputado Manuel Rodrigues teve 3 alunos aprovados em 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica.


Alunos da EEIF Deputado Manuel Rodrigues de Amanaiara/Reriutaba, participaram em setembro do corrente ano, da Olimpíada Brasileira de Robótica, Modalidade Teórica Nível 3.
No dia 01/10/2012 saiu o resultado final das avaliações dos alunos que fizeram as provas nas escolas cadastradas em todo Brasil de acordo com cada estado e município.
Foram aprovados em 1º lugar os seguintes alunos:
- Clarice Azevedo Rodrigues (7º ano);
- Francisco Daniel Ferreira Martins (6º ano);
- Noelia Ferreira Farias (7º ano).
Vale ressaltar que estes foram os alunos aprovados do município de Reriutaba, a única cidade da região citada nacionalmente nesta olimpíada.

A EEIF Deputado Manuel Rodrigues de Amanaiara, sob a direção de Francisco Fabiano da Silva, que juntamente com o corpo docente da mesma, tem trabalhado sem medir esforços para o desenvolvimento da aprendizagem de seus educandos.

Fica aqui os nossos parabéns a todos que contribuíram de forma direta e indireta para esta conquista.
Para ver a relação de nomes dos alunos aprovados clique:http://obr.org.br/wp-content/uploads/2012/10/Resultado-Final-Nacional-n%C3%ADvel3.pdf  
Fonte: Blog Antonio Evandro

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Torrim renuncia sua candidatura em Pires Ferreira


Após ter sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), o ex-prefeito Francisco das Chagas Torres Junior "Torrim" (PSD) mesmo recorrendo em instância superior (TSE), jogou a toalha e segundo o Portal "DivulgaCand" renunciou sua candidatura ás eleições 2012, em Pires Ferreira. Com a saída de Torrim, a chapa oposicionista deverá ser comandada por seu filho primogênito, Torres Neto.

Fonte:Pires Ferreira Notícias

O que pode e o que não pode no dia da eleição


Não é permitido ao eleitor distribuir material de campanha ou levar objetos eletrônicos para a cabine de votação. No entanto, a manifestação silenciosa e individual de preferência política está liberada.

Visando ao bom andamento do pleito eleitoral, a legislação brasileira estabelece por meio do Código Eleitoral, da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), da Resolução 23.370/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Portaria nº2220/2012 da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), normas de conduta a eleitores e candidatos a cargos eletivos a vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano que devem ser seguidas sob pena de reclusão e multa.
No dia sete de outubro, dia da votação, não será permitido ao eleitor ou aos candidatos distribuir material de campanha. Os materiais só poderão ser distribuídos até às 22 horas do dia seis de outubro. Apenas a propaganda por meio da internet está liberada no dia da votação.
No dia sete de outubro é permitido o uso de broches, adesivos, bonés e camisas que identifiquem preferências de voto.
No entanto, a lei estabelece que qualquer tipo de manifestação seja individual. A chefe da Central de Atendimento ao Eleitor no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Ingrid Macêdo, esclarece que qualquer aglomeração entre eleitores em trajes que evidenciem suas preferências eleitorais será considerada crime eleitoral. “O eleitor em vestes de campanha deve votar e se retirar do local de votação. Não pode se portar de forma a caracterizar ato de campanha”. Ela explica ainda que o material de propriedade de um eleitor não pode ser repassado ou compartilhado com outros eleitores nos locais de votação. “É permitido que o eleitor compareça ao local de votação portando bandeiras do partido ou do candidato de sua preferência, contanto que não flamulem”. 
Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os mesários são proibidos de usar roupas e objetos com propaganda de candidato, coligação ou partido. Os fiscais partidários podem usar crachá com nome e sigla do partido ou coligação.
Uma vez na cabine de votação, o eleitor não poderá portar celulares ligados, câmeras fotográficas ou filmadoras. Estão liberados o porte de papéis com o número dos candidatos no momento da votação na urna.
É crime eleitoral também que candidatos financiem o transporte de eleitores até locais de votação. “É considerado crime eleitoral tanto o transporte como a aceitação da condução. A legislação entende que o candidato não presta favor ao eleitor sem acreditar que receberá voto em troca”, diz Ingrid Macêdo. O Código Eleitoral enquadra esta conduta tanto por parte do eleitor como do candidato como captação ilícita de votos.
A portaria nº2220/2012 da SSPDS-CE determinou desde ontem a proibição de compra e venda de bebidas alcoólicas das 00:00 até às 18:00 horas no dia 7 de outubro.
Proibições já em vigor
Desde anteontem e até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou ainda por desrespeito a salvo-conduto.
Já a proibição de prisão de candidatos, fiscais de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 22. Essas pessoas só podem ser detidas ou presas em caso de flagrante delito.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A legislação eleitoral regulamenta o comportamento dos eleitores e dos candidatos aos cargos eletivos na Lei das Eleições (Lei 9504/97), na Portaria nº2220/2012 da SSPDS-CE, além do Código Eleitoral.
SERVIÇO
Saiba mais sobre a legislação eleitoral visitando o site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE):
www.tre-ce.jus.br
Fonte: O povo


Galeno Taumaturgo continua candidato a prefeito em Reriutaba


Juiz de Reriutaba acatou pedido de impugnação feito pelo promotor. Coligação recorreu ao TRE que deu direito ao candidato continuar concorrendo as eleições.



O candidato da coligação "Pra cuidar Ainda Mais de Reriutaba", Dr. Galeno Taumaturgo(PSB), teve sua candidatura impugnada nesta quarta-feira(03/10), após juiz assinar pedido de impugnação feito pelo promotor de justiça da comarca de Reriutaba. O pedido se deu após denuncia feita por pessoas que fazem oposição a coligação de Galeno.
Após decisão da Justiça Eleitoral de Reriutaba, a coligação recorreu à segunda instancia no TRE em Fortaleza, que deu direito a Galeno continuar candidato a prefeito através de liminar, o qual concorrerá a uma vaga no executivo de Reriutaba  com Aguiar Neto(PT), nas eleições do dia 07 de Outubro.
Veja outra matéria no Diário do Nordeste: Geleno recorre e continua candidato a prefeito em Reriutaba...

Fonte: Luíz Silva

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleições 2012: Confusão com violencia no distrito de Donato Pires Ferreira


Na noite de ontem, terça-feira (03/10) uma confusão generalizada com pancadaria, violência marcou o distrito de Donato, zona rural do município de Pires Ferreira-CE.
Membros das duas coligação que disputam a Prefeitura do Município vizinho se envolveram em uma confusão que acabou com agressões, destruição e pelo menos duas pessoas feridas. Uma delas é o empresário Júnior da Auto Escola, que teve o pé direito quebrado com fratura exposta a outra foi o filho do atual prefeito do município, o jovem Pedro Humberto que teve o rosto cortado com o soco, levando 12 pontos.
O ex-prefeito Torrim, que é candidato a prefeito, juntamente com o seu vice na chapa, Eriberto também teriam se envolvido na confusão. Várias pessoas deram entrada no Hospital Municipal de Ipu na noite de ontem com várias escoriações pelo corpo, além também de irem até a Delegacia de Polícia Civil, prestarem queixa.
As versões (O IN ouviu os dois lados).
1ª versão:
De acordo com versão do ex-prefeito Torrim a confusão se deu devido a membros da coligação adversária terem ido até a localidade afim de atrapalhar a visita que os candidatos faziam no local, devido ao acordo com a Justiça eleitoral o dia era da sua coligação fazer campanha. Segundo ele o filho do atual prefeito estava acompanhado de sua mãe e começaram a insultar membros de sua coligação.
Torrim disse ainda que no momento da confusão ouviu da esposa do atual prefeito que o segurança atirasse nele, o que fez com todos saíssem correndo.
O veículo do José Augusto, filho do ex-prefeito e candidato Torrim (PSD), foi destruído no meio da confusão, a ex-prefeita de Ipu, Corrinha também se feriu no braço.
2ª Versão
De acordo com membros da coligação da candidata Marfisa Aguiar (PSB), o que aconteceu foi que o ex-prefeito Torrim e seus correligionários sofreram hostilidade dos próprios moradores da localidade de Donato.
De acordo com eles quem deu origem à confusão foi o vice Eriberto. Marcos Paulo, um dos filhos do prefeito Marcos Marques, foi atingido com duas pauladas nas costas. Pedro Humberto, também filho do prefeito, ao tentar contemporizar foi atingido por um soco no rosto de um dos seguranças do ex-prefeito Torrim. O golpe lhe causou um corte que originou 12 pontos, quatro internos e oito externos, há inclusive uma evidência de que ele possa ter fraturado o nariz. O filho do Prefeito disse que fará um boletim de ocorrência ainda nesta quarta-feira (3).
O segurança que desferiu o soco em Pedro Humberto foi detido e solto após prestar depoimentos. De acordo com os membros da coligação o empresário Júnior quebrou o tornozelo correndo, e não por outras motivações.
De acordo com a candidata Marfisa, que não estava presente no local das confusões. No exato momento ela estava no bairro da ponte, sede de Pires Ferreira, o Zequinha, partidário dela, também foi agredido pelos seguranças do ex-prefeito.

Fonte: Ipu Notícias.

Veja mais fotos:








terça-feira, 2 de outubro de 2012

Saiba número de eleitores de Reriutaba e região norte



POPULAÇÃO ELEITORAL DE CADA MUNICÍPIO DA REGIÃO NORTE:
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta semana os números oficiais de eleitores aptos a votarem nesta eleição após balanço feito com os novos eleitores cadastradas até o mês de Maio de 2012. Conforme a lista abaixo, Reriutaba tem 16.226 eleitores 

O Estado do Ceará contabiliza o número de 6,159,443 eleitores segundo dados divulgados nesta semana, a Região da Ibiapaba compreendendo os municípios de Ipú a Frecheirinha contabilizam cerca de 272,909 eleitores, representando cerca de 4,358% do eleitorado cearense.
1- Tianguá com 48.133 - Eleitores
2 -Viçosa do Ceará com 41.898 - Eleitores
3 -São Benedito com 37.809  - Eleitores
4 -Ipú 32.101,
5 -Guaraciaba do Norte com 31.544 - Eleitores
6 -Ubajara com 24.517 Eleitores
7 -Ibiapina 18.350 - Eleitores
8 -Croatá 14.573 - Eleitores
9 -Carnaubal 13.376 - Eleitores
10 -Frecheirinha - 10. 608 - Eleitores
Demais municípios da Zona Norte
   Acaraú: 41.640 eleitores
  Alcântaras: 9.006 eleitores
  Amontada: 31.208 eleitores
  Barroquinha: 11.940 eleitores
  Bela Cruz: 21.999 eleitores
  Camocim: 46.147 eleitores
  Cariré: 15.387 eleitores
  Catunda: 8.419 eleitores
  Chaval: 10.796 eleitores
  Coreaú: 18.390 eleitores
  Crateús: 57.512 eleitores
  Croatá 14.573 - Eleitores
  Cruz: 19.554 eleitores
  Forquilha: 17.374 eleitores
  Frecheirinha: 10.775 eleitores
  Graça: 12.685 eleitores
  Granja: 38.783 eleitores
  Groaíras: 8.628 eleitores
  Hidrolândia: 16.048 eleitores
  Ipueiras: 33.044 eleitores
  Irauçuba: 17.468 eleitores
  Itapagé: 37.442 eleitores
  Itapipoca: 82.818 eleitores
  Itarema: 28.637 eleitores
 Jijoca de Jericoacoara: 12.583 eleitores
  Marco: 19.579 eleitores
  Martinopóle: 8.470 eleitores
  Massapê: 27.382 eleitores
  Meruoca: 10.256 eleitores
  Miraíma: 11.386 eleitores
  Moraújo: 6.739 eleitores
  Morrinhos: 14.825 eleitores
  Mucambo: 12.720 eleitores
  Nova Russas: 23.482 eleitores
  Pacujá: 5.572 eleitores
  Pires Ferreira: 7.565 eleitores
  Reriutaba: 16.226 eleitores
  Santa Quitéria: 35.076 eleitores
  Santana do Acaraú: 23.751 eleitores
  Senador Sá: 5.356 eleitores
  Sobral: 131.417 eleitores
  Tamboril: 20.823
  Tejuçuoca: 14.327 eleitores
  Uruoca: 11.224
  Varjota: 14.911
Fonte: Portal do Guaracy Com informações do TSE
Imagem: Google

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Apresentadora Hebe Camargo morre aos 83 anos

Hebe fez várias cirurgias e tratamentos após descobrir câncer em 2010. Consagrada como apresentadora de TV, ela começou a carreira cantando.
A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. Ela morreu ao se deitar para dormir, nesta madrugada.Hebe ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos, contudo,  passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. 
Um dos maiores íncones da TV brasileira, a morte da apresentadora causa repercussão entre artistas brasileiros nesta tarde. A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade. De Portugal, aonde vim trabalhar, estou dolorida na alma”, escreveu. "Perdemos a grande diva da televisão brasileira", disse a atriz Suzana Vieira.

Políticos também homenagearam a diva. "Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf.

Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tornou popular a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.

Biografia
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.

Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Carioca, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.

Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.

Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando acertou retorno ao SBT.

Segundo a assessoria do SBT, ela estava muito feliz com a volta à emissora.

Carreira musical
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).

O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.
'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.

Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.

Novas internações
Em setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.
"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.
Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.

Fonte: G1

CANDIDATOS DE LULA E DILMA NÃO ESTÃO RECEBENDO VOTOS PELA INFLUÊNCIA DELES

A força do lulismo ainda não funcionou até agora nas capitais pesquisadas pelo Datafolha. A influência do ex-presidente Lula foi até agora insuficiente para que os candidatos do PT decolem. Em Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, os petistas não empolgam o eleitorado. Usam a imagem de Lula e também da presidente Dilma Rousseff, mas o efeito é mínimo ou nenhum.
O caso mais significativo de fracasso do PT e de Lula é Recife. O senador petista Humberto Costa foi escolhido pelo establishment partidário para disputar a prefeitura da capital de Pernambuco. Saiu na frente. Tinha 35% em 20 de julho. Perdeu mais da metade de seu patrimônio eleitoral, está com 17% agora e deslizou para o terceiro lugar. Não iria ao segundo turno se a eleição fosse hoje.
Recife é um exemplo relevante porque Lula e Dilma tiveram votações expressivas no Nordeste quando ganharam o Planalto.
Mas os eleitores locais preferiram seguir a orientação do governador pernambucano, Eduardo Campos, do PSB, que está rompido com o PT no Estado.
É comum agora ouvir da cúpula do PT que os dirigentes do partido sabiam da influência limitada de políticos nacionais nas disputas locais. Mas essa avaliação é recente. Até junho a expectativa era que Lula pudesse comandar uma avalanche de votos para petistas no Nordeste.

 Fonte: Folha de S. Paulo - Fernando Rodrigues, via SQN.

Acidente grave em Guaraciaba do Norte: Um morre e outras quatro pessoas saem feridas


Um acidente grave envolvendo uma bicicleta e uma moto deixou uma vítima fatal em Várzea Redonda, na zona rural de Guaraciaba.
Segundo informações, o motoqueiro estava em alta velocidade quando bateu em uma bicicleta que viajava uma família.
O acidente deixou como vítima fatal, Adriano Alves Almeida de 26 anos  e outras quatro foram transferidas para  a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
As vítimas que foram transferidas para Sobral são: a esposa da vítima fatal, Graciene Ferreira do Nascimento de 22 anos, ela teve muitos ferimentos e uma fratura no fêmur  direito e o filho do casal, Francisco Anderson de Almeida do Nascimento de 6 anos, teve escoriações e uma fratura no fêmur esquerdo. O casal e o filho estavam na bicicleta que foi colhida pela moto.
O piloto da moto era Antonio Marciel Soares Paiva de 26 anos, ele ficou muito machucado, teve fratura na mandíbula e no fêmur. O estado de saúde dele é considerado grave e a passageira da moto era Ana Alice Ribeiro da Silva de 22 anos, que também foi transferida para Sobral, com TCE. Os dois estavam sem capacete.
Uma curiosidade nos chama atenção nesse caso, os dois casais envolvidos no acidente são da mesma idade, os homens tem 26 anos cada e as mulheres 22 anos cada, todos muito novos.
Fonte e fotos: Diassis Lira

Homem perde a vida após capotar carro em Ipu


Um capotamento na CE-187, na entrada da cidade de Ipu, no início da noite deste domingo (30/09), matou Antônio Pereira de Sousa, de 36 anos, conhecido como Valdo (foto abaixo).
                                                          Valdo, 36 anos

O acidente aconteceu por volta das 19h no trecho próximo ao cruzamento da linha férrea, no sítio Macaco. Segundo informações de Populares, o veículo um Gol ano 97, de placa HVN-2912, conduzida pela vítima, teria tentado desviar de duas motocicletas que estavam paradas na rodovia antes de capotar e atravessar uma cerca de arrame e parar dentro de um terreno.
Valdo chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital. A vítima era solteira e residia na avenida José Carvalho de Aragão, no Centro. Segundo a Polícia e testemunhas ele estava em alta velocidade no momento do   

Valdo, 36 anos

acidente e não usava o cinto de segurança.
O corpo de Valdo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Sobral para depois ser liberado para sepultamento.



Fonte e fotos: Ipú Noticias