sábado, 12 de outubro de 2013

Criança com olho furado por colega mobiliza doações pelo Facebook

Merliane de Jesus, de 5 anos de idade (Foto: Dyepeson Martins/G1)Merliane de Jesus, de 5 anos (Foto: Dyepeson Martins/G1)
Uma publicação no Facebook narrando a história de Merliane de Jesus, de 5 anos, que mora em uma área de ponte no bairro Hospitalidade, em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, mobilizou centenas de pessoas interessadas em ajudar a criança. A menina ficou cega do olho direito em 2012, após ter a córnea perfurada pelo dedo de um colega na Escola Municipal Josicléia Borges, em Santana.
A publicação, feita por Luciana Ferreira, estagiária na escola em que Merliane estuda, relata as dificuldades financeiras e os problemas de saúde e de convívio social que a menina passou a enfrentar após o incidente. “Ela dificilmente fala, teve o olho furado por um coleguinha de escola, se comunica só com os pais, e é muito, muito carente”, descreve.
Diana Soares e Daniele Brazão foram as
responsáveis em buscar as doações
(Foto: Dyepeson Martins/G1)
Diana Soares, de 26 anos, e Daniele Brasão, de 26 anos, foram as responsáveis em buscar as doações (Foto: Dyepeson Martins/G1)Diana Soares é uma das responsáveis pela página que hospedou a publicação no Facebook. Ela conta que em pouco mais de meia hora após a postagem, recebeu mais de 100 comentários de pessoas que se mobilizaram para arrecadar roupas e brinquedos para Merliane. Diana e a amiga, Daniele Brazão, de 26 anos, também responsável pela página na rede social, resolveram se responsabilizar pelas doações. A menina recebeu roupas, sapatos, brinquedos e cestas básicas.
“Foi muito gratificante poder ajudar uma criança que sofre por viver em uma realidade tão triste”, comentou Daniele.
“Conseguimos mais de 20 doações em menos de uma semana, e a cada dia recebemos mais”, comemorou Diana Soares.
A mãe de Merliane, Nazaré Rodrigues, de 37 anos, conta que antes de a filha ter ficado cega de uma das vistas, viveu outro drama: o de ter os cabelos arrancados pelo eixo de um motor, durante viagem em uma embarcação. Vítima de escalpelamento, Narazé ainda traz na cabeça, as marcas do acidente, do qual ela prefere não falar.
Mãe de Merliane, Nazaré Rodrigues, tem mais
quatro filhos (Foto: Dyepeson Martins/G1)
Mãe de Merliane, Nazaré Rodrigues, que tem mais quatro filhos (Foto: Dyepeson Martins/G1)Além de Merliane, Nazaré é mãe de mais quatro filhos e contou que o salário de R$ 400,00 que o esposo ganha trabalhando em uma madeireira não é suficiente para garantir o sustento da família. “O dinheiro não dá para comprar muita coisa, só o mais essencial”, relata a doméstica.
A família da menina não teve condições financeiras para conseguir tratamento médico para o olho direito de Merliane, que também sofre de hérnia inguinal, doença que compromete 75% de todas as hérnias abdominais. O tratamento é cirúrgico.
“Não consegui ainda nem o encaminhamento do pediatra do posto de saúde para operar a minha filha na rede pública”, lamenta a mãe da menina.
Com as doações de brinquedos, roupas, sapatos e alimento, Nazaré comemora a chegada do Dia das Crianças, neste sábado (12). "Minha filha vai ter um dia mais feliz com tudo que já ganhou", finaliza.
Foto de reprodução da publicação no Facebook. Merliane de Sousa, de 5 anos. (Foto: Luciana Ferreira)Reprodução da publicação no Facebook. Merliane de Sousa, de 5 anos (Foto: Luciana Ferreira)
                                 Fonte, G1
Compartilhe este artigo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário