domingo, 13 de outubro de 2013

Detran pode entrar em greve a partir desta segunda


A categoria reivindica reestruturação dos cargos e realização de concurso

Os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE)reúnem-se em assembleia na manhã da próxima segunda-feira (14). De acordo com Nahum Gomes, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran), o objetivo é decidir sobre uma possível greve da categoria.
Dentre as reivindicações, os servidores pedem que o governo cumpra o acordo feito no final de 2009, segundo o qual o Detran seria reestruturado e realizaria concurso para a contratação de mais servidores. O diretor explica que na época estabeleceram um prazo de 90 dias para que o acordo fosse cumprido, mas até hoje nada foi feito. “Entendemos que a categoria foi enganada”.
Ele denuncia ainda que desde a 1978 não é realizado concurso para o órgão  e com o aumento da frota, mais de 2 milhões de carros atualmente, é praticamente impossível que trabalhem de forma adequada.
A reestruturação é muito importante para organizar os cargos dos funcionários. “Ainda existem cargos antigos, como o de datilógrafo”, explica o diretor. Depois desse processo, a ideia era de realizar um concurso e contratar os servidores necessários.
Segundo Gomes, 60% dos trabalhadores são terceirizados, geralmente contratados por indicação de algum deputado, enquanto a taxa permitida é de apenas 20%. Além disso, esses trabalhadores não podem fiscalizar, o que dificulta bastante a qualidade do trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário