quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Diego Costa: 'O correto seria jogar na Espanha. Foi onde consegui tudo'

Um dia após a Federação Espanhola de Futebol anunciar a preferência de Diego Costa pela Espanha, o atacante se manifestou de forma oficial sobre a escolha pela Fúria. Ao site oficial do Atlético de Madrid, o jogador afirmou que abriu mão da convocação de Luiz Felipe Scolari para a seleção brasileira por conta do carinho do torcedor espanhol.
- Repensei, e o correto seria jogar na Espanha. Foi onde consegui tudo. O que consegui na minha vida foi neste país, pelo qual tenho um carinho especial - afirmou Diego Costa.
Diego Costa fala de sua preferência ao Atlético de Madrid (Foto: Reprodução / Youtube)
Diego Costa fala sobre preferência pela Espanha (Foto: Reprodução / Youtube)O atacante disse ainda que a decisão não foi fácil. As dúvidas sobre defender o país onde nasceu e o local que o consagrou mexeram com a cabeça de Diego nas últimas semanas. No entanto, na última terça-feira, a escolha foi definida.
- Foi uma decisão bastante complicada porque estive entre o país no qual nasci e o país que me deu tudo. Pensei e decidi jogar pela Espanha. Alcancei todos os meus objetivos e tive um crescimento em minha vida pessoal. Então eu tenho um carinho especial pela Espanha e sinto o carinho das pessoas diariamente.
Diego Costa não citou as declarações de Luiz Felipe Scolari ao site da CBF, mas fez questão de afirmar que não renunciou ao Brasil.
- Quero que as pessoas entendam que em momento nenhum eu renunciei ao Brasil. Não vejo assim. Simplesmente eu me sinto valorizado aqui. Tudo o que eu sou eu devo ao país. Foi uma decisão muito pensada, mas não foi uma renúncia. Tenho familiares no Brasil, onde nasci e onde viverei quando encerrar a minha carreira. Espero que as pessoas entendam e respeitem a minha decisão - disse o jogador.
Diego Costa seleção da Espanha (Foto: Reprodução / Twitter)Federação Espanhola foi quem revelou a preferência de Diego Costa em primeira mão (Foto: Reprodução / Twitter)

Após explicar os motivos que o levaram a escolher a Espanha, Diego Costa comentou como será defender a equipe comandada  por Vicente del Bosque.
-Defender esse uniforme tem um peso grande. É uma honra muito grande para a vida de um jogador profissional. A partir do momento em que Del Bosque me convocar e eu puder jogar cinco, dez, 15 minutos, vou dar tudo o que eu posso porque eu sou assim.
Diego Costa revelou ainda que teve uma conversa com Vicente del Bosque sobre a reação dos jogadores da Espanha. Segundo o atacante, de acordo com o treinador, os atletas da Fúria aprovaram a convocação do atleta para os próximos amistosos da Espanha.
felipão lamenta
Na China, Felipão já cobrava uma decisão de Diego Costa em relação ao Brasil (Foto: EFE)
Felipão coletiva seleção brasileira (Foto: EFE)O técnico Luiz Felipe Scolari comentou a decisão de Diego Costa ao site oficial da CBF. O treinador se mostrou contrariado com a opção do atacante do Atlético de Madrid, que chegou a ser convocado para os amistosos contra Honduras, no dia 16 de novembro, em Miami, nos Estados Unidos, e diante do Chile, em Toronto, no Canadá, no dia 19.
- Um jogador brasileiro que se recusa a vestir a camisa da Seleção Brasileira e a disputar uma Copa do Mundo no seu país só pode estar automaticamente desconvocado. Ele está dando as costas para um sonho de milhões, o de representar a nossa seleção pentacampeã em uma Copa do Mundo no Brasil.
O jogador enviou um comunicado endereçado ao secretário-geral da CBF, Julio Avelleda, comunicando a decisão de defender a Espanha. Com tal documento em mãos, Felipão tomou a decisão de desconvocar o atleta dos amistosos.
A lista completa para os dois últimos compromissos de 2013 será divulgada na próxima quinta-feira, às 12h (de Brasília), no Hotel Sheraton, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A delegação da seleção brasileira vai seguir para os jogos no dia 10 de novembro.
marin e parreira: opinião
Carlos Alberto Parreira Brasil (Foto: Andre Luiz Mello / Agência estado)
Carlos Alberto Parreira Brasil (Foto: Andre Luiz Mello / Agência estado)Durante apresentação dos centros de treinamento que estarão disponíveis para serem utilizados na Copa do Mundo de 2014, o presidente José Maria Marin e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira mostraram posições contrárias no que diz respeito ao assunto. Mas no fim, os dois confirmaram o corte do atacante.
Antes da decisão do corte, Marin chegou a ser confuso em sua resposta. Disse que a palavra final deve ser do jogador. Porém, o atleta do Atlético já se posicionou e, mesmo assim, o dirigente afirmou que a CBF lutará até o fim. Inclusive já comunicou isso à Federação Espanhola.
- Iremos até as últimas instâncias pela inscrição do jogador. Estivemos em contato direto com o presidente da Federação Espanhola, com quem temos um relacionamento muito bom. Dentro de toda diplomacia, falamos de nosso desejo e disposição de contar com o jogador. Parece que ele já decidiu, mas isso não encerra o episódio - disse o dirigente.
Carlos Alberto Parreira já havia dito que o jogador seria cortado. Ao lado de Marin no evento em São Paulo, ele descartou Diego Costa.
- Eu realmente não o traria mais. A CBF não pode ser acusada de omissão, se esforçou pelo jogador, até o convocou com antecedência, mas a partir do momento em que ele optou por jogar pela Espanha, esse processo se esgotou.
Diego Costa chegou a ser convocado no primeiro semestre por Luiz Felipe Scolari para a disputa dos amistosos contra Itália e Rússia. Artilheiro do Campeonato Espanhol, em ótima fase no Atlético, Diego passou a ser cogitado na seleção espanhola. O regulamento da Fifa, agora, permite que um jogador possa defender outro país mesmo já tendo sido escalado.
Como reação aos boatos, a CBF antecipou a convocação de cinco jogadores para os amistosos contra Honduras e Chile, nos dias 16 e 19 de novembro. Entre eles estava Diego Costa. A razão alegada foi a necessidade de visto para entrar nos Estados Unidos e no Canadá.
Federação espanhola responde
Diego Costa em ação pelo Atlético de Madrid. Ele é artilheiro do Espanhol (Foto: Agência EFE)
Diego costa atlético de Madri gol betis (Foto: Agência EFE)A Federação Espanhola de Futebol, através do secretário Jorge Pérez, respondeu às críticas de Felipão. De acordo com o dirigente, o treinador brasileiro não tem do reclamar já que comandou outra seleção no passado.
- A decisão do Diego é profissional. Felipão também é brasileiro e comandou Portugal no passado. Estamos falando de profissionais e Diego está no direito dele de preferir atuar pela Espanha - afirmou Pérez.
O dirigente relembrou ainda o desempenho de Diego Costa na Espanha.
- O jogador não está traindo seu país. Ele segue sendo brasileiro, mas jogou na Espanha praticamente durante toda a carreira, foi bem acolhido e quer devolver esse carinho. O Diego pode não ter sido compreendido por Felipão - afirmou o dirigente.
a novela
Em março, Diego Costa atuou pela Seleção contra a Itália, na Suíça (Foto: Mowa Press)
Diego Costa jogo Seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Sem nunca ter jogado profissionalmente no Brasil, Diego Costa iniciou a carreira em Portugal e chegou à Espanha em 2007. De lá para cá, atuou por Celta de Vigo, Albacete, Valladollid e Rayo Vallecano. Na temporada passada, começou a fazer sucesso no Atlético de Madrid e chamou a atenção de Luiz Felipe Scolari, que o convocou para os amistosos contra Rússia e Itália, em março - quando o atacante ficou em campo por 21 minutos contra a Itália e 12 diante da Rússia.
Deixado de fora da Copa das Confederações, Diego voltou a roubar a cena na atual temporada, sendo o artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 gols em 10 jogos. O técnico Vicente del Bosque, então, tornou pública sua vontade de convocá-lo para a seleção espanhola, que vem tendo dificuldades com suas opções ofensivas: Soldado, Negredo, Villa e Torres. O argumento da Roja é que o regulamento da Fifa só proíbe que um atleta jogue por uma segunda seleção na carreira se tiver participado de uma competição oficial anteriormente - o que não é o caso de Diego, que atuou apenas em amistosos.
Desde então, o atleta tem feito mistério sobre sua decisão, apesar de ter mostrado sua vontade de vestir a camisa espanhola. Luiz Felipe Scolari, convocou o atacante na semana passada, mostrando que deseja contar com ele - enquanto a Espanha trabalhava nos bastidores para ter certeza que poderia convocar o jogador, que precisava oficializar sua vontade junto à CBF e a Fifa.
                        Fonte, Globo Esporte.Com Via G1
Compartilhe este artigo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário