sábado, 5 de outubro de 2013

Equipes retomam buscas por imigrantes desaparecidos após naufrágio na Itália

Autoridades estimam que 300 das mais de 450 pessoas que viajavam morreram; 111 corpos foram recuperados

Equipes de resgate enfrentavam águas agitadas nesta sexta-feira (4) na busca de dezenas de imigrantes que teriam se afogado após um barco lotado ter pegado fogo e naufragado na ilha de Lampedusa, na Itália.

AP
Guardas resgatam sobrevivente de naufrágio de barco que levava imigrantes africanos a Lampedusa, Itália

A proporção da tragédia - com 111 corpos recuperados até o momento e muitos outros imigrantes desaparecidos - provocou reações de dor e tristeza e apelos por uma política de imigração mais ampla que lide melhor com os imigrantes que tentam escapar de uma vida de pobreza e conflitos na África e no Oriente Médio.
O papa Francisco disse desta sexta-feira que esse era um "dia de lágrimas" e denunciou o sistema "selvagem" que leva pessoas a deixar suas casas por uma vida melhor, sem nem se importar se sobreviverão no processo.
O barco de 20 metros de comprimento levava imigrantes da Eritreia, Gana e da Somália, segundo a Guarda Costeira. Um incêndio teve início quando um dos passageiros ateou fogo em um pedaço de tecido para tentar atrair a atenção de um navio que passava. Mergulhadores da Guarda Costeira encontraram os destroços da embarcação no fundo do mar.
Autoridades estimam que cerca de 300 morreram no naufrágio. Segundo oficiais, apenas 155 pessoas das cerca de 450 a 500 que estavam a bordo sobreviveram. 
Navios da Guarda Costeira italiana, barcos de pesca e helicópteros da região ajudaram nas busc
Por iG São Paulo  - Atualizada às 

Nenhum comentário:

Postar um comentário