segunda-feira, 14 de outubro de 2013

'Impotência e medo', diz motociclista que gravou tentativa de assalto em SP

O motociclista que filmou o momento em que dois homens tentaram levar sua moto no sábado (12), na Zona Leste de São Paulo, afirmou que está com medo e que vai vender a motocicleta que foi cobiçada por criminosos.
A tentativa de assalto foi gravada por um câmera instalada no capacete do motociclista. O vídeo mostra toda a abordagem e o momento em que um dos criminosos foi baleado por um policial militar que passava pela avenida. O suspeito feridosegue internado e a polícia busca o comparsa, que fugiu.

O motociclista, que é segurança, preferiu não se identificado. "A gente fica com medo de sair de novo com ela [moto]. (...) Sensação de impotência, de não poder fazer nada e medo de morrer. Medo de perder a vida por causa de uma moto", disse ao Bom Dia Brasil.
O motociclista foi abordado por volta das 14h por dois jovens que estavam em outra moto na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral, na Zona Leste. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um dos criminosos era Leonardo Escarante, de 18 anos, que estava na garupa e apontou o revólver 38. “Dá o alarme, dá o alarme”, pediu o criminoso na abordagem. Sem reagir, a vítima desceu do veículo e entregou o aparelho.
Quando Escarante subiu na moto roubada, um modelo Honda Hornet de cor branca, o policial que voltava para casa desceu de seu veículo particular que estava parado no cruzamento.
Dois tiros foram disparados, sendo que um deles atingiu o abdômen do criminoso. Ele foi levado ao pronto-socorro do Tatuapé, onde passou por uma cirurgia e a bala foi retirada. Seu quadro é estável, segundo a Secretaria da Segurança Pública.
"Dei muita sorte de ter um policial ali naquela hora e bem posicionado", afirmou o motociclista ao G1. O segurança afirma que leva uma câmera em seu capacete para divulgar sua rotina e os passeios que faz pela internet. Ele disse ainda acreditar que os jovens queriam sua moto não para vender, mas sim para "ficar ostentando".

Ação policial
Segundo a Polícia Militar, o policial de 45 anos havia atuado na Operação Delegada, bico oficial que a categoria presta para a prefeitura de São Paulo para fiscalizar atividades como o comércio ambulante. Segundo a PM, uma análise preliminar do vídeo mostra que a ação foi “legítima e correta”. O criminoso aparece com um dos braços estendidos ao policial e estaria segurando o revólver.
“O policial, cumprindo seu dever, saiu de seu carro para ajudar a vítima. Ao intervir na ocorrência, percebeu o criminoso apontando a arma em sua direção e efetuou dois disparos com sua pistola ponto 40, atingindo-o no abdome e em uma das pernas”, informou a PM por meio de nota. “O oficial demonstrou preparo e compromisso com a causa pública”, complementou a polícia.
O comparsa de Leonardo conseguiu fugir. O caso foi registrado no 10º Distro Policial, na Penha, como tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial.
A moto da vítima foi apreendida e devolvida ao dono. O revólver do suspeito, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. Também foram apreendidos R$ 177 que o criminoso levava. A Polícia Civil solicitou exames residuográficos ao PM e a Leonardo.
Motociclista
Após publicar o vídeo de mais de 8 minutos de duração, a vítima diz que retirou o arquivo do Youtube por temer represálias. Mas o vídeo já havia sido replicado por outros usuários. Em um segundo vídeo publicado sobre o fato, o motoqueiro aparecendo novamente pilotando sua Hornet Branca e falando sobre o “susto” que tomou com a tentativa de assalto.
“Sofri uma tentativa de assalto agora à tarde. Graças a Deus tinha um policial militar próximo e conseguiu atingir o mala com dois tiros”, disse a vítima. “Meteu o cano na minha cara”, disse em relação ao bandido. “Deus está comigo guerreiro”, afirmou ele.
                       Fonte, G1 
Compartilhe este artigo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário