segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Semana para se esquecer ou repensarmos os nossos direitos e Deveres?

A penúltima semana do mês de Outubro em Reriutaba, definitivamente vai ficar na memória dos reriutabenses como uma das mais sangrentos em nosso Município. 
Haja visto os vários acidentes com vitimas fatais ocorridos em nossa cidade na última semana e que poderão aumentar.

A Constituição nós assegura vários direitos a Saúde, Educação, e Segurança, etc,  ai se pergunta...Será que todos esses direitos estão sendo assegurados? Será que a Constituição esta sendo respeitada? Será que nós também estamos cumprindo com nossos deveres? Vejamos alguns deveres do Cidadão:
• votar para escolher nossos governantes e nossos representantes nos poderes executivo e legislativo;
• cumprir as leis;
• respeitar os direitos sociais de outras pessoas;
• educar e proteger nossos semelhantes;
• proteger a natureza;
• proteger o patrimônio comunitário;
• proteger o patrimônio público e social do País;
• colaborar com as autoridades.

Fatos chamam atenção para as nossas autoridades, Legislativas, judiciárias e Executivas, que assistem a tudo, e nada fazem para ao menos diminuir a quantidade de acidentes e óbitos ocorridos por condutores de veículos automotores. Haja visto que pessoas trafegam livremente, sem estarem devidamente habilitados, com capacete, e sem ter um mínimo de conhecimento de como se conduzir um veículo motorizado. 

Qualquer pessoa pode adquirir uma moto, um carro, só precisa ter o dinheiro para pagar o veiculo, e pronto, esta apito a desfrutar dos prazeres de possuir um automóvel motorizado, sem nenhuma preocupação do que poderá acontecer, se o mesmo provocar um acidente, ou mesmo tirar a vida de algum pedestre, afinal quem morreu foi quem se acabou, não é isso?

Essa sensação de impunidade reinante em nossa sociedade especialmente a reriutabense que assiste a tudo, sem se manifestar, sem cobrar, e quando cobra, escuta da promotoria que não tem problema menor pilotar moto, que menor pode ouvir musica na praça sem interferência dos PMS, que ficam de cara no chão sem poderem retrucar, tirando a autoridade policial que poderia fazer o seu trabalho de prevenção, e isto reflete em toda população, jovens embriagados, usando drogas, andando de moto, carro, pessoas embriagadas para cima e para baixo, e todos de mãos atadas por uma Justiça omissa, que não julga e nem faz cumprir a lei.

Enquanto isso perdemos pessoas, vidas, e a impunidade é reinante, não só aqui em Reriutaba, Mas afinal, o motorista que atropelou no dia 22/08/2013, o jovem Professor João Antônio Pereira de Sousa(25 anos) que se deslocava para seu trabalho na vizinha cidade de Guaraciaba,  já foi julgado e preso? pois segundo a perícia, o motorista invadiu a faixa do Professor, quando colidiu com o mesmo. E o Motorista que atropelou o Alexandre, no Último domingo dia 20/10, será que vai responder alguma coisa? e o proprietário da empresa responsável pela obra, tem alguma culpa no acidente?

Não se sabe, são perguntas que somente a Justiça poderia responder, mas estamos no Brasil, especialmente em Reriutaba, talvez essas perguntas não tenham respostas, mas talvez eu tenha que responder por tantos questionamentos na Justiça.  
                     Por Chiquinho Carnaúba  

Nenhum comentário:

Postar um comentário