quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Alta da inflação pressiona reajuste da gasolina, que poderia ficar para 2015


Economistas: se gasolina aumentar neste ano, aumenta probabilidade de IPCA ultrapassar teto


Jornal do BrasilPamela Mascarenhas



O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, ficou acima do esperado em setembro, em 0,57%, com um acumulado de 4,61% no ano e 6,75% em 12 meses. Contudo, deve ficar abaixo do teto da meta, que é 6,5%, no acumulado de 2014, principalmente se o reajuste da gasolina for postergado para o outro ano, acreditam economistas consultados peloJB. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, informou na tarde desta quarta-feira (8) que o IPCA deve ficar próximo de 6,2% neste ano. 
André Braz, economista do Ibre/FGV, destaca que o resultado de setembro veio um pouco acima do esperado pelo instituto, 0,48%, quase 0,1 ponto percentual a mais. "(O resultado) não mostra exatamente uma piora absurda do cenário e é devido, principalmente, pelos preços na alimentação, que chamaram muita atenção", explicou Braz.
Se havia alguma janela para reajustes de preços administrados como o da gasolina, pondera o economista, esta janela está menor agora. Ele aponta que a gasolina compromete 4% do orçamento familiar e que cada um ponto porcentual de ajuste causa um impacto de 0,04 p.p. no IPCA. Se a gasolina sofrer um reajuste de 3%, causará um impacto de 0,12 p.p. no índice. 
"Então, este resultado (do IPCA em setembro) não foi maravilhoso", destaca Braz, que lembrou ainda que a aceleração dos preços no segmento de serviços continua forte, um pouco como um reflexo do mercado de trabalho, o que também acaba reduzindo a margem para reajustes de preços administrados. 
O Ibre, no entanto, de acordo com Braz, não espera alta semelhante no IPCA de outubro, que deve ficar entre 0,40% e 0,45%, o que significaria uma trajetória oposta ao que foi registrado em setembro e outubro de 2013, que tiveram alta de 0,35% e 0,57%, respectivamente. "Neste ano, parece que teremos a inversão disso."
Em algumas cidades, o acumulado de 12 meses ultrapassa 7%. No Rio de Janeiro, chega a 7,63%. Braz explica que o reajuste de ônibus urbano na cidade teve uma contribuição significativa para este aumento, apesar de não ser responsável sozinho pela alta. 
Se não se promover nenhum reajuste na gasolina, acredita o economista, é provável que o IPCA termine 2014 abaixo do teto da meta. Como outubro deve apresentar uma desaceleração, as chances aumentam, mas "ainda vai depender do que for feito com a gasolina". Se houver reajuste, pode ficar mais próximo do teto, mas, se não acontecer, a probabilidade de fechar abaixo aumenta.
Heron do Carmo, professor de Economia na USP, também destaca que o resultado de setembro foi uma surpresa e que veio acima do esperado. Ele salienta a contribuição da alta dos alimentos, principalmente no preço da carne, que subiu bastante devido ao período de entressafra e também devido a questões internacionais, como os embargos impostos à Rússia, que é um grande comprador de carne bovina brasileira.
O professor acredita, no entanto, que outubro e novembro não devem apresentar queda e que, como houve a promessa de reajuste do preço do combustível, podemos ter uma inflação no limite, "a não ser que se deixe o reajuste para o outro ano".
"Eu diria que, se houver um reajuste dos combustíveis, isso, com muita probabilidade, levaria a inflação a superar o teto. Se não, é provável que fique abaixo do teto", indicou Heron, ressaltando ainda questões fora de controle que afetam preços como o dos alimentos, como o clima.
Na última quinta-feira (2), em entrevista ao G1, o ministro da Fazenda Guido Mantega, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, informou que deve haver reajuste da gasolina ainda este ano. "A maioria dos segmentos teve reajuste de preços uma vez por ano, e não duas vezes por ano. Ano passado [a gasolina] teve dois aumentos. Então, neste ano não será diferente. Vai ter aumento", disse.
Fonte: http://www.jb.com.br/

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