sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ceará tem primeiras chuvas ligadas à quadra invernosa

                             
A chuva desta quinta-feira (30) pode ser um sinal de antecipação e melhoria da estação chuvosa no Estado, afirmou a metereologista da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Deise Morais. A precipitação foi o reflexo de uma oscilação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical, responsável pela quadra invernosa, que terá início no próximo sábado (1º) . 
A meteorologista Funceme, Cláudia Rickes, adianta que há previsão de chuvas isoladas ao longo desta quinta-feira (30) e também para sexta-feira (31), em todas as regiões do Estado. “Aqui na faixa litorânea, teremos predomínio de céu parcialmente nublado, com algumas ocorrências de chuva. No Sertão Central, os modelos apontam precipitações com intensidade pouco maior”, disse Rickes.

Chuvas no Estado 

A Funceme registrou, até às 10h desta quinta-feira (30) chuva em 59 municípios do Estado. 

A maior precipitação, de 104.5 mm, foi registrada na cidade de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km da Capital. Fortaleza registrou apenas 5 mm de precipitação. 

Choveu bastante também nos municípios de Pentecoste, Granja e Jaguaretama, que registraram 57 mm, 46 mm e 38.4 mm, respectivamente. 

Durante o mês 


O posto de município com maior precipitação no mês de janeiro ficou com a cidade de Acopiara, que somou 205 mm de chuva até 00:01 desta quinta-feira (30). As chuvas também foram abundantes em São Benedito, Itapipoca e Pacuja, que registraram 173 mm, 170 mm e 169 mm, respectivamente. 

Abaixo da média 


Apesar dos registros de chuva, a Funceme ratifica o prognóstico divulgado no último dia 21, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média nos meses de fevereiro, março e abril. 

“Com essa previsão climática, não estamos dizendo que não choverá. Haverá, sim, algumas precipitações em todas as regiões do Ceará, mas o acumulado das chuvas nos três meses deve ser menor que a média histórica”, explica Cláudia Rickes.

Fonte, DN

25ª edição ´Queremos Deus´ deve reunir 20 mil pessoas

                                 
"E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado". As palavras escritas pelo apóstolo São Paulo na carta dirigida à Igreja de Roma há quase 2 mil anos ainda motivam jovens na busca pela fé. Não à toa, a frase foi escolhida como tema da 25ª edição do Queremos Deus, que será realizado no próximo dia 9 de fevereiro no Estádio Presidente Vargas (PV). O evento, que deve reunir 20 mil pessoas, segundo a organização, é marcado por pregações e músicas.Segundo a coordenadora de divulgação do evento, Ana Cristina Mota, o mote da celebração deu-se com a participação do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no ano passado, no Rio de Janeiro. "Com a vinda dele, aconteceu o renovar que a gente hoje proclama", explica Ana Cristina.

"Estamos voltados ao tema esperança porque ele representa a mudança da Igreja Católica com o novo papa. Ele veio para restaurar o que estava perdido", completou. Este é o primeiro Queremos Deus desde que Francisco tornou-se o bispo de Roma.

Organizado pela Família Carismática, que envolve grupos de oração, Renovação Carismática, novas comunidades e diversos outros movimentos da Igreja Católica, o evento tem como atrações Naldo José e a banda Forró In Deus, a irmã Kelly Patrícia, Salete Ferreira, da Canção Nova, e o sanfoneiro Waldonys. A pregação será comandada pelo padre Chicão e a missa será celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi.

Cerca de 50 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC)irão controlar o tráfego a partir das 7h do dia do evento. O estacionamento nas ruas Paulino Nogueira, Costa e Sousa, e Marechal Deodoro será proibido e as vias serão bloqueadas a partir de meio-dia.

A AMC recomenda que os participantes utilizem transporte público e táxis. De acordo com a organização, as frotas de ônibus serão reforçadas como acontece em dia de jogos no PV. Além disso, haverá segurança pública e privada.

O coordenador geral do evento, Paulo Mindêllo, ressalta que o Queremos Deus está comemorando bodas de prata com o objetivo de "se contrapor a uma sociedade consumista e individualista e instaurar os valores da fé", disse. Segundo ele, a religiosidade do cearense é um dos motivadores da celebração criada há sete anos. "A gente sente que nosso povo tem uma grande fé depositada em Deus. E nossa intenção é reforçar essa característica", completou. Mindêllo acredita que 20 mil pessoas vão lotar o estádio, e muitos deverão vir em caravanas do Interior, como é comum em todos os anos.

Portões
O Queremos Deus 2014 terá início às 14h, mas os portões do estádio serão abertos duas horas antes. A última parte do evento será a Santa Missa, prevista para acontecer às 18h e ser encerrada por volta das 20h.

Para participar do evento, os fiéis precisam pagar R$ 2 e entregar 1 quilo de alimento, que será doado às vítimas da seca no Estado. As entradas poderão ser adquiridas nas lojas Bethseth até o dia 9. Contudo, a organização orienta a compra antecipada.

GERMANO RIBEIRO
REPÓRTER                      Fonte, DN

Uso das térmicas vai pesar e reajuste na conta de energia tende a ser maior neste ano

Depois do impacto da cobrança de impostos como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana), que ocorrem tradicionalmente no início de cada ano, o cearense pode começar a se preparar para, a partir de abril, arcar com mais uma conta salgada. Se depender da projeção do Banco Central (BC) para as tarifas de energia elétrica em 2014, o serviço para os consumidores residenciais, deverá aumentar, em média, 7,5% no País. O maior índice de aumento previsto entre os preços monitorados pela autoridade monetária. Superior, inclusive, ao acréscimo esperado para o conjunto dos mesmos, que inclui ainda telefonia fixa e gasolina, que deve ficar em 4,5%.

Um dos fatores que mais deve contribuir nessa conta é o maior despacho das usinas térmicas nos últimos meses, motivado pelo baixo nível dos reservatórios de água, sobretudo no Nordeste, devido à falta de chuvas. O custo desse tipo de energia é mais elevado que o das hidrelétricas.

Inflação

Ao mesmo tempo, ainda há o impacto da inflação. Conforme a metodologia utilizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o cálculo de reajuste das tarifas, é levado em conta o IGP-M (Índice de Preços Geral - Mercado), que nos últimos 12 meses, findos em dezembro, já acumula alta de 5,53%.

No caso da Companhia Energética do Ceará (Coelce), o aumento das tarifas praticadas pela distribuidora só deverão ser conhecidos no dia 15 de abril, que é quando a diretoria da Aneel se reúne, em sessão ordinária, para votar o pleito da distribuidora cearense.

Conforme o órgão regulador, a Coelce tem até 15 dias antes da data em que passa a vigorar o reajuste, 22 de abril, para mandar esse pleito. Caso este prazo não seja obedecido, estará descumprindo o regulamento da agência, podendo ser multada.

Procurada pela reportagem, a Coelce informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai comentar o assunto porque ainda não há um valor definido para o reajuste. A empresa deve se pronunciar somente quando o percentual for fixado pela Aneel.

Conselho de Consumidores

Para o presidente do Conselho de Consumidores da Coelce, Erildo Pontes, ainda é cedo prever o percentual de aumento das tarifas de energia elétrica no Ceará. " Em fevereiro vamos a Brasília e sentir mais sobre esse aumento", argumentou. Conforme analisou, não houve alta significativa em 2013. "Tivemos até queda, tendo em vista a medida da Presidência da República, que derrubou, em média, 18% as tarifas", disse Pontes.

Cinco vezes mais cara

"Porém, o problema atual é que os reservatórios de água estão com pouca capacidade e temos muitas térmicas funcionando. Em alguns casos, isso torna a energia até cinco vezes mais cara. Até o momento, o governo está cobrindo o rombo, em uma atitude de caráter político, mas o meu medo é desse valor voltar depois em forma de aumento", disse, ao lembrar que o Operador Nacional do Sistema (ONS) acaba de anunciar outro pico de demanda. "Temos muito consumo e baixas reservas. Isso, com uma geração cara, pode ser perigoso", comenta.

Já Paulo Siqueira, sócio-proprietário da Soma Energia, parceira da Endesa Geração, do mesmo grupo controlador da Coelce, avalia que o reajuste deste ano na conta de energia não deve ser tão elevado, por conta das eleições de outubro. Entretanto, reforça o peso da geração térmicas nos custos do setor.

Concorda com ele o consultor para a área de energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço. "O reajuste no caso do Ceará deverá ser abaixo da média projetada pelo BC. Os consumidores do Estado ainda possuem um ´saldo´ referente à última revisão tarifária, em 2012", recorda.

A formação desse saldo se deve à não realização da revisão em 2011 e que foi adiada para o ano seguinte. O crédito, que já foi repassado em parte ao consumidor, corresponde à diferença entre a receita que a Coelce obteve entre abril de 2011 e março de 2012 e a receita que ela deveria ter obtido, nesse período, caso a revisão tarifária tivesse sido aprovada em 2011. Em 2012, a Aneel decidiu escalonar o repasse do saldo nos anos seguintes.

CE: mercado livre deve avançar mais

Podendo implicar em economia significativa na conta de luz, a possibilidade de mudança para o mercado livre de energia tem atraído clientes de diferentes segmentos no Ceará, onde o aumento do consumo e o potencial de geração de energia renovável apontam para uma expansão desse tipo de mercado nos próximos anos. Segundo os dados mais recentes da Coelce, por exemplo, no terceiro trimestre de 2013 o número de clientes livres avançou 57,1% no Estado, na comparação com o igual período do ano anterior.

No total, segundo a Coelce, haviam 66 clientes livres no Ceará até setembro do ano passado, 24 a mais do que os 42 existentes no terceiro trimestre de 2012. O volume total de venda e transporte de energia para esses clientes foi de 345 gigawatts-hora (GWh), 12,4% a mais do valor registrado em igual período de 2012, de 307 GWh.

Conforme Paulo Siqueira, sócio-proprietário da Soma Energia - empresa prestadora de serviço na área de gestão de energia -,a maior parte dos consumidores cearenses que demandam mais de 3 megawatts (MW) já migraram para o mercado livre. Entretanto, complementa, ainda há um bom número de clientes especiais em potencial. Ao todo, informa, 10% da carga consumida no Estado é adquirida no mercado livre de energia.

"Mas se levarmos em conta a média nacional, que é entre 25% e 27%, a gente vê que (o Ceará) está longe da média. Então, temos um bom caminho para avançar", aponta. O Estado também deverá ampliar a participação, salienta, entre os geradores de energia voltados ao mercado livre, por conta do potencial das fontes eólica e solar.

Como funciona

Nas relações travadas no mercado livre, o cliente escolhe quem será seu fornecedor e a energia é comprada através de contratos com condições livremente negociadas. Hoje, podem comprar energia dessa forma os consumidores que demandam a partir de 3 MW - usualmente indústrias e empresas de grande porte.

Aqueles que têm demanda contratada entre 500 kW (quilowatts) e 3 MW também podem entrar no mercado livre, mas se enquadram como consumidores especiais, os quais precisam, necessariamente, adquirir energia gerada a partir de fontes alternativas, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), parques eólicos e usinas solares.

No Brasil

De acordo com Paulo Siqueira, a maioria dos clientes brasileiros no mercado livre se enquadra na categoria especial, somando, em dezembro último, 1.412 pessoas. Já os clientes convencionais eram 612 no mês passado.

O empresário acrescenta que empresas de diversos segmentos podem se enquadrar como clientes especiais, a exemplo de redes varejistas, shoppings, condomínios empresariais e hospitais, assim como clínicas.

Caso o cliente queira fazer a transição, é necessário um investimento inicial para realizar adequações no sistema de medição. "O investimento, por ponto de medição, gira em torno de 20 mil a 30 mil reais por unidade", informa Paulo Siqueira.

Fonte, DN

Goleiro bruno pede transferência para poder fechar com clube mineiro (#23598)

fonte: http://torcidaflamengo.com.br/

Reriutabense Tânia Alves, Jornalista do Jornal O POVO, concorre a prêmio

A reriutabense jornalista Tânia Alves, editora executiva do Núcleo de Cotidiano do O POVO, está concorrendo na 10ª edição do prêmio Troféu Mulher Imprensa, promovido pelo portal Imprensa. Tânia concorre na categoria “Colunista de jornalismo impresso”. Ela e única jornalista do Ceará que concorre ao premio, que é dividido em 15 categorias.
O Troféu Mulher Imprensa é a única premiação jornalística do Brasil dedicada exclusivamente ao público feminino. O objetivo é homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2013.
A votação popular acontece até 23h59 do dia 13 de fevereiro, por meio do site do prêmio. Será permitido apenas um voto por e-mail, durante todo o processo.

As vencedoras de cada categoria serão divulgadas a partir de 20 de fevereiro, em matéria do próprio site do prêmio e no Portal Imprensa. Todas ganharão troféu comemorativo, em cerimônia com data a ser marcada.
Tânia Alves é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atualmente é editora executiva do Núcleo Cotidiano do jornal O POVO, que engloba as editorias Fortaleza, Esportes e Ciência & Saúde, e é integrante do Núcleo Gestor da redação do jornal. Escreve a coluna “Ceará” que é publicada às sextas-feiras. Iniciou a carreira como repórter de Esportes no O POVO. Trabalhou ainda nas editorias de Política, Economia e foi editora do caderno Vida & Arte. Fez parte da redação do extinto jornal popular “Hoje”, do Grupo de Comunicação O POVO.
Fonte: O Povo

Incêndio em residencia na cidade de Reriutaba

Informações dão conta que o fogo começou em um colchão e se alastrou pela a casa.

Nesta quinta-feira (30/01) por volta de 10:00 da manhã, uma residência no Bairro Vermelho pegou fogo, nas proximidade da Praça do Caial. As primeiras informações dão conta que o fogo começou em um colchão e se alastrou pela a casa. 
A Policia Militar e Pró-Cidadania de Reriutaba foram até o local para isolar a área para que as pessoas que estavam lá não ficassem próximo a casa, pois havia risco de desabamento.
 Felizmente não houve vitimas, pois não havia ninguém em casa no momento, Graças a Deus foram apenas danos materiais. 
Agradecemos a Policia Militar, ao Cabo Azevedo, com o apoio dos Agentes do Pró-Cidadania de Reriutaba Ag. Rodrigues, Ag. Julio Cesar, Ag. Paiva, e Ag. Daniel, onde todos estavam de pronto ajudar apagar o fogo na residência, e com ajuda de vizinhos e pessoas que passavam no momento do ocorrido. Agradecer a PREFEITURA MUNICIPAL DE RERIUTABA e Defesa Civil que disponibilizaram um Caminhão Pipa para ajudar apagar o incêndio.
Fonte:Pro-cidadania

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Prefeitura inaugura Colégio da Primeira Várzea


Na última sexta-feira (24/01) a Prefeitura Municipal de Reriutaba entregou para os moradores da Primeira Várzea um colégio totalmente reformado e ampliado. Agora os alunos da Escola Francisco Silveira terão uma escola ampla, arejada, pintada e com mais qualidade educacional.
O prefeito Dr. Galeno Taumaturgo, a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social Gleuvi Taumaturgo, o Secretário de Educação Chico Braga, estiveram presente na solenidade de inauguração da Escola que faz parte do objetivo da prefeitura de melhorar ainda mais a educação do município que no ano passado obteve 5 escolas nota 10.
(reriutaba.ce.gov.br)

sábado, 18 de janeiro de 2014

Guaraciaba/Ipú: Colisão frontal entre moto e caminhão deixa jovem gravemente ferido

 Com impacto a moto ficou partida ao meio.

Na tarde desta sexta-feira (17/01), um motociclista de 18 anos ficou ferido após bater de frente em um caminhão, em um curva na Rodovia Estadual CE-187, próximo ao distrito de Várzea do Giló.
De acordo com informações, Jonas Farias Silva Filho conduzia a motocicleta, quando ao fazer a curva bateu de frente com um caminhão perfurador de poço profundo que seguia no sentido Guaraciaba/Ipu. De acordo com um tio da família o caminhão teria ultrapassado a contra mão ao fazer a curva.
O jovem foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Ipu Dr. José Evangelista de Oliveira de lá foi transferido ao em estado grave para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (CE).
O motorista do caminhão não foi identificado pela nossa equipe. As fotos foram tiradas por um internauta e enviadas para o Ipu Notícias.

A motocicleta com o impacto foi partida ao meio


Fonte: Ipu Noticias

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Em Reriutaba, queda de muro mata dono do Hotel Sígnus


O empresário Olavo Martins, proprietário do Hotel e Pousada Sígnus em Reriutaba, morreu na tarde desta quarta-feira(15/01), vítima da queda de um muro do seu hotel, situado no bairro Carão em Reriutaba.Segundo informações, Olavo estava em uma escada quando o muro desmoronou jogando-o ao chão e caiu sobre ele. Tudo indica que ele pode ter sofrido traumatismo craniano.
A polícia de Reriutaba está resguardando o corpo a espera da Perícia Forense para dar mais esclarecimentos sobre o acidente. O corpo está junto a escada e deverá ser levado para o IML de Sobral.
Estivemos no local e constatamos que o muro que desmoronou era bastante frágil, sem nenhuma segurança, pois estava sustentado apenas por duas colunas lisas e redondas de um antigo palco, e ainda uma máquina escavou por trás para tirar uns entulhos do local, o que pode ter mexido ainda mais nas estruturas do muro.
Mas isso só quem pode confirmar é a Perícia.
Mais detalhes a qualquer momento aqui no Oitizeiro News
Fonte e fotos: Reriutaba Noticias


escada abaixo do muro caído, junto ao corpo.

local onde o muro desmoronou

entulho atrás do muro, escavado por uma máquina.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Vii Reriurio, Reriutaba faz evento no Rio de Janeiro

Será realizado logo mais às 19h, na "Cidade Maravilhosa", o VII Encontro dos Reriutabenses no Rio de Janeiro, o ReriuRio 2014, numa iniciativa do ex-prefeito do município, Osvaldo Honório Lemos Júnior, e do organizador do evento Eudes Rodrigues.

 


A tradicional Feira de São Cristovão, na capital carioca, passou por reformas e melhoramentos, oferecendo melhor espaço para realização de eventos


Os cearenses se encontrarão no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, na famosa Feira de São Cristóvão, que ganhou nova roupagem.

O espaço de 34 mil metros quadrados oferece 700 barracas padronizadas, dois palcos para shows, praça de repentistas, estacionamento e banco. De segunda a quinta, funciona apenas para almoço de comidas típicas, mas de sexta a domingo a programação é ininterrupta.

A animação da festa ficará por conta das bandas de forró Arreio de Ouro, Lunar e de artistas naturais do município cearense, como o repentista Ivan Viana, o tecladista Romilson e o grupo Pé de Serra Taperuá. As apresentações culturais acontecerão no palco Jackson do Pandeiro, em frente à Barraca da Chiquita, mas todas as barracas do espaço estarão funcionando para atender os participantes.

De acordo com o organizador da festa, Eudes Rodrigues, o evento é mais uma oportunidade para que esses conterrâneos possam rever seus amigos e familiares, além de celebrar o sucesso que encontraram na busca de seus sonhos. O ReriuRio conta ainda com o apoio da Prefeitura de Reriutaba e do atual prefeito do município, Galeno Osvaldo Neto, que se diz animado com a festa. Caravanas de Fortaleza, Reriutaba, São Paulo, interior do Rio de Janeiro e Brasília já confirmaram presença na festa.

O evento é gratuito e será transmitido ao vivo através do site reriutaba.com e terá cobertura da TV Diário. Além disso, durante a festa, o compositor mossoroense, produtor cultural e jornalista Gilberto Teixeira, radicado no Rio de Janeiro desde a década de 1980, irá divulgar o seu projeto "Etsedron" e lançará o livro "A arte na Feira", que conta a história da Feira Nordestina de São Cristóvão.

Histórico

Em 2007, um encontro de amigos na Rocinha, comunidade do Rio de Janeiro, com a presença de Osvaldo Honório Lemos, fez com que um sonho de Eudes Rodrigues se tornasse realidade.

Dessa forma surgiu, no ano de 2008, o I Reriurio, com 800 pessoas; em 2009, recebeu 1.200 pessoas; em 2011 foram 2.200 participantes; em 2013 foram mais de três mil pessoas e a tendência para esse ano é aumentar mais ainda os participantes.

Já é fama do município a "exportação" de excelentes garçons e chefes de cozinha para os melhores restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro e do Paraná.

Esses profissionais se destacam pela sua simpatia e hospitalidade, características típicas de sua terra. Além disso, muitos desses profissionais se tornaram empresários. A maior concentração está no Rio de Janeiro.

Marcos Mendes
Colaborador

Mais informações
 VII ReriuRio,no Centro Luiz
Gonzaga de Tradições Nordestinas
Campo de São Cristóvão (RJ)
Hoje,19 horas
(21)3860.2929/8315.5282
             Fonte, DN

Torcedor ganha ação e Lusa recupera os quatro pontos no Brasileirão


Torcedor ganhou causa na justiça
Torcedor ganhou causa na justiça

O Campeonato Brasileiro de 2013 parece não ter fim. Advogado e torcedor da Portuguesa, Daniel Neves ganhou na justiça a primeira ação contra a CBF e o STJD a favor do clube paulista. O juiz Marcello do Amaral Perino, da 42ª Vara Cível de São Paulo já havia dado ganho de causa para o Flamengo e também favoreceu a Portuguesa. A decisão ainda cabe recurso.
Daniel Neves é mestre e doutor em Processo Civil pela USP e professor de universidade. Neves deu entrada com o processo chama de “distribuição por dependência”, o que faz com o que a ação seja julgada mais rápida. O caso da Portuguesa é idêntico ao do Flanengo, quando uma pessoa comum representa o clube na justiça contra a CBF e o STJD. 
“Acaba de sair a primeira liminar em favor da lusa. Distribui ação por prevenção para a 42 Vara e o juiz concedeu. JUSTIÇA!!!”, postou Daniel Neves em sua conta oficial no Twitter.
Fonte: foxsports.com.br

Saçá é Campeão do Campeonato Reriutabense 2013 e Vila União de Quandu Campeão do 2° Quadro!

Dia 5 de Janeiro de 2014 aconteceu a final do campeonato Reriutabense 2013, este grande evento parou a cidade , o jogo trouxe  um grande número de pessoas, e quem não foi para o estádio acompanhou a partida pela rádio local (Gen`s Fm 103.5).
O Vila União de Quandu sagrou-se Campeão do 2° quadro empatou com o time do Santa Cruz de Reriutaba e venceu nos Pênaltis.  Já  o Saçá empatou com a forte equipe do Oitizeiro e  venceu nos Pênaltis Sagrando-se  Campeão Reriutabense 2013

                                         Foto (Vila União de Quandu campeão do 2° quadro)
  Foto (Vila União de Quandu Campeão do 2° Quadro)
                                                   Foto (Saçá Campeão 2013)         
                                                    Foto (Saçá Campeão do 1° 2013)
Fonte: Pedro Castro - Matéria: Moniky Helen
Fotos: Mary Fotografias 

Reriutaba ganha três consultórios odontológicos

Dois destes novos consultórios irão para as Unidades  de Saúde que serão inauguradas em Campo Lindo e Oitizeiro.

Reriutaba inicia 2014 com uma boa notícia para sua população. Isso porque o município acaba de ganhar três modernos consultórios odontológicos que irá aumentar a cobertura e o atendimento à saúde bucal na cidade.
O equipamento foi conquistado graças ao empenho da Secretaria Municipal de Saúde e do prefeito Dr. Galeno Taumaturgo junto ao Ministério da Saúde em sua última viagem à Brasília realizada em Dezembro do ano passado.
Os novos Consultórios Odontológicos são compostos por cadeiras, refletores, canetas de alta rotação, micro motor, contra ângulo e peça reta.

Segundo o prefeito Dr. Galeno, em breve será entregue a população duas novas Unidades Básicas de Saúde, sendo que dois destes novos consultórios irão para estas unidades que serão inauguradas no Distrito de Campo Lindo e na localidade de Oitizeiro.
O Secretário de Saúde de Reriutaba, Franzé, enfatizou ainda os grandes benefícios que os novos consultórios trarão no atendimento bucal dos munícipes, principalmente no trabalho de prevenção dos problemas bucais.(reriutaba.ce.gov.br)

Juiz paulista manda CBF devolver pontos ao Flamengo no Brasileirão

Juiz paulista manda CBF devolver pontos ao Flamengo no Brasileirão
Recurso é negado, Flamengo perde pontos por usar André Santos, mas queda da Lusa salva o clube da Série B
O Campeonato Brasileiro de 2013 ganhou mais uma de suas intermináveis rodadas na manhã desta sexta-feira. A 42ª Vara Cível de São Paulo entrou em cena, concedeu uma liminar a um torcedor e determinou que a CBF devolva os quatro pontos retirados do Flamengo por conta da escalação irregular de André Santos na última rodada da competição.
A ação foi movida pelo torcedor flamenguista Luiz Paulo Pieruccetti Marques e é baseada no artigo 35 do Estatuto do Torcedor, que determinaria que uma suspensão só pode ser efetiva após ser publicada no site oficial da entidade. No caso, o site da CBF só publicou a suspensão de André Santos na semana seguinte ao jogo contra o Cruzeiro.
O juiz Marcello do Amaral Perino foi quem concedeu a liminar. "A decisão proferida pela justiça desportiva - que aqui se discute - desrespeitou o disposto no artigo 35, ‘caput' e parágrafo 2o, do Estatuto do Torcedor, na medida em que não verificou com correção a data em que foi publicada a suspensão do atleta André Santos. Efetivamente, a data da publicidade da referida decisão se deu em momento posterior ao jogo contra o Cruzeiro, conforme demonstrado na exordial e documentos (fls. 67 p.ex.), de forma que o referido atleta estava em condições regulares para participar da partida da ‘entrega das faixas'. Em sendo assim, a punição imposta referente à perda de pontos e cobrança de multa é irregular e merece, portanto, ser suspensa até decisão final do processo", decidiu.
Por enquanto, a decisão da Justiça paulista não altera em nada a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Ela abre, porém, uma jurisprudência para que qualquer torcedor da Portuguesa consiga um julgamento similarmente favorável. Se o clube paulista também recuperar os quatro pontos perdidos no tribunal pela escalação irregular de Héverton, o Fluminense mais uma vez seria o rebaixado, mantendo o resultado de dentro dos gramados.
Fonte:Ir para página inicial do MSNESPORTES

Pires Ferreira: Ministério Público Eleitoral Regional pede a cassação da Prefeita

Depois de ter perdido na Justiça Local o pedido de cassação da chapa eleitoral formada por Marfisa Aguiar e Lanusse Martins, candidatos eleitos para a Prefeitura de Pires Ferreira em 2012, feito pelo Ministério Público, a parte interessada, no caso o ex-prefeito Torrim com seus advogados, recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado.
"Por tudo quanto posto, opina o Ministério Público Eleitoral pelo conhecimento e provimento dos recursos interpostos, reformando-se a decisão hostilizada, no sentido de que sejam cassados os mandatos eletivos expedidos em favor de Maria Marfisa Lopes Aguiar e de Lanusse Martins Torres." - Essa foi a conclusão dada pelo Procurador Regional Eleitoral, Rômulo Moreira Conrado, datada de 19 de Dezembro de 2013. O pedido de cassação foi encaminhado para o relator Francisco Mauro Liberato no último dia 26 de Dezembro de 2013. 
São maiores agora as chances de cassação da Prefeita Marfisa e de Lanusse, pois o Tribunal Regional Eleitoral estará voltando nesses dias de recesso e o parecer dado ao relatar pela procuradoria deverá ser votado. Na cidade de Tarrafas recentemente ocorreram novas eleições devido a um caso similar a esse de Pires Ferreira. 
Caso seja feita a cassação, o presidente da Câmara, Antenor Carneiro, assume a prefeitura de Pires Ferreira e novas eleições serão convocadas. Nessa eventual eleição, Marfisa e os parentes do ex-prefeito Marcos Marques não poderiam se candidatar. É válido salientar que uma vez a cassação feita, a prefeita pode recorrer da decisão do Tribunal Eleitoral em Brasília através de uma liminar. 
Entenda o caso
A promotoria acatou o pedido feito pelos advogados ligados a coligação política prejudicada, por comprovar através de documentos que a folha da Prefeitura da cidade sofreu um inchaço nos meses anteriores a eleição do ano passado. Para ficar aqui no exemplo, a folha de pagamento no final de 2011 tinha X funcionários e em agosto do ano seguinte quando faltavam poucos meses para as eleições, passou a ter quase 2X. A promotoria também percebeu que em novembro de 2012, tão logo terminaram as eleições, a Prefeitura voltou a ter X funcionários. 
Fonte: Blog do KT

sábado, 4 de janeiro de 2014

Santa Quitéria: Idoso é morto brutalmente a foice em assalto e acusado é preso


A Polícia Militar de Santa Quitéria prendeu na noite desta quinta-feira (02), por volta das 20h, na localidade deSanta Margarida, na Fazenda Gangorra (aproximadamente 18 km da Sede de Santa Quitéria), Francisco Coelho de Sousa, 40 anos, natural de Lago da Pedra-MA, residente em Monsenhor Tabosa.
Segundo informações, o mesmo tentou roubar uma quantia de R$ 850,00 reais de Sebastião Mendes de Araújo, 75 anos, natural de Canindé, também residente em Santa Margarida. O indivíduo entrou em luta corporal com a vítima e efetuou dois golpes de foice no mesmo, um na cabeça e outro no pescoço, aonde veio a óbito no local.
O filho da vítima adentrou na residência na hora do acorrido, com isso, o acusado não teve tempo de subtrair o dinheiro que estava no bolso da vítima e se evadiu. A composição da VTR 4411, composta pelo Cabo Brandão e SD Paiva foi acionada, fizeram diligências no local e conseguiram capturar o indivíduo que já estava com malas prontas e em fuga. O mesmo foi levado a DPC de Santa Quitéria para os procedimentos cabíveis.
Com informações da Polícia Militar de Santa Quitéria(Roberto Lira)

O JORNAL O OPOVO, DE FORTALEZA, TAMBÉM NOTICIOU O CASO; VEJA:
Idoso é morto a foice em assalto a fazenda em Santa Quitéria
O acusado foi preso após o filho da vítima conseguir acionar a Polícia e recuperar o dinheiro roubado.
Um homem de 75 anos foi assassinado com golpes de foice na noite desta quinta-feira, 2, em sua fazenda localizada em Santa Quitéria, 222,2 km de Fortaleza. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o acusado tentou roubar o idoso, mas após buscas da Polícia foi capturado e preso em flagrante.
Sebastião Mendes de Araújo de Sousa estava em sua residência, a Fazenda Gangorra, na localidade de Santa Margarida, quando foi abordado pelo bandido, identificado posteriormente como Francisco Coelho de Sousa, 40 anos. Francisco levou a quantia de R$ 850,00 de Sebastião e antes de fugir atingiu o idoso com dois golpes de foice, por volta das 20 horas.
Durante a fuga, Francisco foi impedido pelo filho de Sebastião, que conseguiu recuperar o dinheiro e acionou a Polícia. Francisco foi capturado a poucos metros da fazenda e encaminhado à Delegacia de Santa Quitéria.
Sebastião não resistiu aos ferimentos e morreu antes que o atendimento chegasse.
Balanço
Ao todo, o CPI registrou dois homicídios durante as últimas 24 horas, nos municípios de Santa Quitéria e Campos Sales. Além disso, 27 pessoas foram presas no interior do Estado e uma arma foi apreendida.
O crime em Campos Sales, 493,8 km da capital cearense, ocorreu por volta das 19h45min de quinta-feira, 2. José Ailton do Nascimento, 33 anos, foi morto com dois tiros em sua casa, localizada na rua Padre Baldomiro, no bairro Alto Alegre. Testemunhas informaram à Polícia que dois homens encapuzadosentraram na residência e após o crime fugiram em uma moto.
Fonte: O POVO Online