sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Morre o mexicano Roberto Bolaños, o eterno Chaves

Responsável por um fenômeno televisivo que arrebatou legiões de fãs em toda a América Latina, humorista estava com a saúde fragilizada nos últimos anos

Foto 2 / 4
AMPLIAR FOTOS
Os atores Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha) e Roberto Bolaños (Chaves), em cena do programa 'Chaves'
Os atores Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha) e Roberto Bolaños (Chaves), em cena do programa 'Chaves' - Reprodução/VEJA
Criador de um fenômeno televisivo que, a partir do México, se espalhou pelo continente e conquistou legiões de fãs em toda a América Latina, o humorista mexicano Roberto Gomez Bolaños, autor e intérprete dos personagens Chaves e Chapolin, morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos. Com a saúde fragilizada há mais de uma década, Bolaños passou os seus últimos anos em uma cadeira de rodas, lutando contra problemas respiratórios e complicações da diabetes.

A morte de Bolaños deixa órfã uma geração de fãs brasileiros que cresceu assistindo aos episódios de Chaves, sua principal criação, reprisados exaustivamente pelo SBT ao longo das últimas três décadas. Um grupo de admiradores fiel que, ignorando todas as limitações técnicas da produção, sempre garantiu ótimos resultados de audiência ao programa mexicano – e sempre mostrou um impressionante poder de mobilização a cada ameaça de cancelamento das exibições do seriado.

Acervo Digital de VEJA:
Sem querer querendo, humorístico vira santo milagreiro do SBT
Entrevista com Roberto Bolaños: 'Chaves é uma criança com fome'

Razão de tanto carinho, a história do garoto orfão que "sem querer querendo" inferniza a vida da vizinhança caiu nas graças do público apostando em piadas ingênuas e sem apelação: um exemplo claro do tipo de humor que Bolaños pregava. "Quando sobram piadas chulas, é porque falta talento", afirmou o mexicano em entrevista a VEJA em 1999. Mesmo não sendo um adepto do politicamente correto – como as pancadas de Seu Madruga em Chaves deixam claro –, Bolanõs fugia do humor preconceituoso nos seus roteiros. "Sempre evitei fazer piadas com raças, religiões, opções sexuais e mulheres. Aliás, nos meus programas as meninas sempre são mais inteligentes. No Chaves, era a Chiquinha quem arquitetava os planos mirabolantes", comentou.
EFE
Debilitado, Roberto Bolaños usava cadeira de rodas
Pequeno Shakespeare - Antes de se tornar o criador – e o rosto – de Chaves, porém, Bolaños já havia construído uma sólida trajetória artística em seu país. Versátil, o mexicano trabalhou desde jovem nas mais diversas mídias: foi roteirista de programas de rádio, peças de teatro, esquetes de televisão e filmes no cinema – muitas vezes assumindo também o papel de ator. Tal habilidade rendeu ao multifacetado artista o apelido de Chespirito – pequeno Shakespeare –, alcunha pela qual ficaria conhecido no México por toda a sua carreira.

A fama internacional, no entanto, só chegaria mesmo a partir dos anos 1970, com a criação de seus dois personagens mais famosos: o presunçoso herói Chapolin Colorado e o ingênuo órfão Chaves. Dono de uma marreta biônica de plástico e de "anteninhas de vinil" sensitivas, Chapolin é uma divertida sátira dos infalíveis super-heróis dos quadrinhos americanos. A série colecionou um enorme número de fãs e conquistou o seu próprio status cult – camisetas com o emblema do personagem são um ícone pop até hoje –, mas seu alcance jamais superou o da outra criação de Bolaños.

Fenômeno latino - Exibido em mais de cem países ao longo de quatro décadas, Chavesdesembarcou no Brasil quase por acaso. A série era parte de um pacotão de programas do canal mexicano Televisa comprado por Silvio Santos para turbinar a programação do ainda jovem SBT. Foi o início de uma bem sucedida parceria. Por quase trinta anos ininterruptos,Chaves foi uma das principais atrações – e curingas – da emissora, cobrindo qualquer buraco que surgisse na grade, e invariavelmente dobrando a audiência da faixa. No auge do sucesso, o humorístico cansou de dar surras na Globo, roubando o primeiro lugar no Ibope e deixando diretores do canal carioca temerosos por seus empregos.

Embora também tenha conquistado fãs em outras partes do mundo, foi na América Latina que a principal obra de Bolanõs ganhou contornos de fenômeno cultural – a ponto de ser comparada pela revista Forbes ao revolucionário Simon Bolivar por seu poder unificador no continente. Para o humorista, os índices de pobreza da região ajudavam a explicar o grande apelo do personagem entre os latino-americanos. "O Chaves é uma criança que não cresce porque não come. O personagem faz sucesso em qualquer lugar do planeta onde haja fome", disse ele na entrevista a VEJA.
Reprodução
Bolanõs abraça Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha: disputas judiciais abalaram amizade com ex-colegas
Triângulo amoroso - A exibição original de Chaves no México durou de 1971 a 1980 – terminou, portanto, anos antes do programa sequer começar a ser veiculado no Brasil. Após esse período, o seriado sobreviveu até 1992 como esquete dentro do programa de Chespirito na Televisa, chegando ao fim por causa da idade avançada de Bolaños, então com 63 anos. Muito antes disso, no entanto, o humorístico já havia sofrido baixas em seu elenco – a primeira delas por causa de um inesperado triângulo amoroso entre Chaves, Dona Florinda e Quico. Ou melhor, entre Bolaños, a atriz Florinda Meza e o ator Carlos Villagrán.

Namorada de Villagrán durante anos, Meza trocou o parceiro pelo intérprete de Chaves em 1977. Logo depois, Villagrán anunciou sua saída do programa para seguir carreira-solo. A rusga entre os ex-colegas, porém, não terminou por aí e acabou se desdobrando em uma disputa judicial pelo personagem de Quico. Por causa da briga, Villagrán passou a se apresentar alterando a grafia do nome para "Kiko". Mostrando que o tempo não aplacou a animosidade entre eles, o ator acusou Bolaños em 2011 de não lhe pagar os direitos devidos pelo faturamento do programa. "Tudo quem leva é o Roberto, que é multimilionário", alfinetou.

Conflito semelhante envolveu a intérprete de Chiquinha, Maria Antonieta de Las Nieves, que se desentendeu com Bolaños em 1994 e travou por mais de uma década uma batalha pelos direitos de uso da personagem. As disputas nos tribunais desgastaram a relação entre Bolaños e os ex-colegas e o criador de Chaves nunca mais retomou a amizade com a dupla. "Ele não atende meus telefonemas nem meus convites. Se não quer, não posso obrigá-lo a ser meu amigo", lamentou Maria Antonieta em entrevista ao site de VEJA em 2013.

O relacionamento com Florinda Meza, porém, rendeu frutos duradouros. Descrita por Bolaños como "uma dessas mulheres que passam de uma em uma e os homens seguem de três em três", a atriz, vinte anos mais nova do que ele, foi sua companheira por mais de trinta anos – nos últimos deles fazendo também o papel de assessora e enfermeira do marido já debilitado.

Perguntado muitas vezes sobre a razão do estrondoso êxito de sua principal obra, Bolaños tinha uma explicação simples – e surpreendentemente satisfatória – na ponta da língua: "Chaves sempre defendeu valores familiares como honestidade e compaixão, e as pessoas se identificam com ele por causa disso".
Fonte: Veja

Entenda o que está acontecendo com Pelé e o que os médicos estão fazendo para curá-lo


Internado desde a segunda-feira no Hospital Israelita Albert Einstein, Edson Arantes do Nascimento, o eterno Rei do Futebol, luta contra uma forte infecção, que fez seu único rim parar de funcionar

Cilene Pereira e Mônica Tarantino
THUMB_PELE.jpg
Entenda o que está acontecendo com Pelé e o que os médicos estão fazendo para curá-lo. 
PELE010.jpg
Internado desde segunda-feira (24) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Pelé, de 74 anos, luta contra  uma forte infecção. Entenda o que está acontecendo com o Rei do Futebol e quais os prognósticos para sua recuperação.

1. O que Pelé tem?
Pelé apresentou focos de infecção no rim esquerdo (o direito foi retirado quando ainda era jogador) após uma cirurgia para remover cálculos renais. Já no hospital, sofreu uma parada renal e foi submetido à hemodiálise. 

2. Como é o tratamento do rei?
Pelé está tomando antibióticos potentes. Por causa da infecção, houve uma falha na função renal. Por isso, Pelé permanece com suporte renal, ou seja, está ligado a uma máquina de hemodiálise, cuja função é filtrar as impurezas do sangue. O rei respira normalmente, sem necessidade de outras terapias de suporte, o que é um bom sinal, pois mostra que não há comprometimento severo do aparelho respiratório

3. Por que Pelé teve o problema?
Foi após uma cirurgia para a retirada de cálculos renais. No dia 12 de novembro, o Rei foi internado com dores abdominais depois de sentir um mal-estar em Santos. Exames revelaram cálculos no rim, nos ureteres e na bexiga, que poderiam estar causando uma obstrução do fluxo urinário.

4. Como o caso evoluiu?
Um boletim do hospital divulgado na quarta (26) informou que Pelé recebia tratamento com antibióticos por via endovenosa e o seu estado de saúde era estável. Na noite de quarta-feira, 27, novo Boletim do hospital informou que Pelé tinha apresentado uma "instabilidade clínica", sendo transferido para uma "unidade de cuidados especiais". No dia 28, Pelé continuava na UTI. O informe do hospital afirmou que o quadro era de melhora da condição clínica do paciente.

5. O que pode acontecer a partir de agora?
Se as infecção não ceder, as condições de saúde de Pelé podem se complicar.

6. O que são cálculos renais?
São conhecidos popularmente como pedras nos rins e acometem mais homens do que mulheres. A maior parte dos cálculos é formada por oxalato de cálcio e é resultado de distúrbios metabólicos. O cálculo pode causar obstrução e infecção do aparelho urinário. Quando a obstrução ocorre, a dor é intensa.

7.O que são cálculos na vesícula?
Mais de 70% deles são formados por colesterol. A crise ocorre quando um cálculo fica preso no duto biliar, impedindo que a bile produzida no fígado siga para o intestino.

8.O que causou a infecção de Pelé?
Ter uma infecção urinária após cálculos urinários não é incomum. As pedras, principalmente as que ficam na bexiga, costumam conter bactérias. No processo para sua remoção pode ocorrer a contaminação da região.

9. Por que o rim de Pelé parou?
Uma das possíveis explicações para o fato de o rim esquerdo de Pelé  ter parado de funcionar é a infecção urinária posterior à retirada das pedras. As bactérias responsáveis pela doença liberam toxinas na corrente sanguínea e afetam funções como a filtragem, realizada pelos rins. Por isso a necessidade de hemodiálise.

10. Por que se fala em infecção generalizada?
Há informações de que Pelé também estaria em fase inicial de sepse, antes chamada de septicemia. Por isso, estaria sendo tratado com fortes antibióticos. Também conhecida por infecção generalizada, a enfermidade tem vários estágios e, se não for contida com rapidez, pode ser fatal. Um dos membros da equipe que trata Pelé, o médico Fábio Nasri, negou em entrevista ao canal ESPN que o ex-jogador tenha Sepse. O médico Cláudio Lottenberg, presidente do Hospital Einstein, também refutou na tarde de sexta-feira a possibilidade de Sepse.

11. Por que Pelé foi operado e não foi submetido ao tratamento com ondas de ultrassom para fragmentar as pedras?
Em muitos casos, a eliminação dos cálculos renais é espontânea. Mas quando há obstrução, é necessário retirá-lo. Os procedimentos de retirada podem ser feitos com litotripsia (ondas de choque fragmentam os cálculos), por cirurgias endoscópicas ou por punção direta do rim. 


Fonte: Dr. Celso Gromatski, professor associado de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC e médico do Hospital Sírio Libanês; Boletins Médicos do Hospital Israelita Albert Einstein.

Grupo cristão afirma que mundo vai acabar dentro de 7 anos


Um grupo cristão americano está prevendo que o fim do mundo acontecerá dentro de sete anos, com inundações, terremotos e pragas, que serão responsáveis pela extinção da raça humana.
Segundo a Sociedade Bíblica Mundial, durante os primeiros anos do Apocalipse o Anticristo irá subir para governar o mundo, mas nem tudo será ruim, pois Jesus irá voltar pouco tempo depois, ressuscitando todos os cristãos para junto dele. O resto de nós será deixado para morrer nas enormes enchentes.
Kenton Beshore, presidente da Sociedade Bíblica Mundial, afirma que “o fim ocorrerá entre agora e 2021, com Jesus chegando para ajudar entre 2018 e 2028.”
Grupo cristão afirma que mundo vai acabar
Grupo americano cristão está prevendo o fim do mundo em um prazo de 7 anos, além da volta de Jesus à Terra para salvação dos seus seguidores.
Os detalhes devem ser revelados em um livro de Kenton, que já lançou várias obras que detalham a “Segunda Vinda de Jesus” e a inevitável destruição do nosso mundo.
77
Kenton acredita que muitos dos sinais que precedem o Apocalipse já ocorreram, como o renascimento do Estado de Israel e a viagem do homem para o espaço.
Ele adverte que o Apocalipse será anunciado pela destruição da economia do mundo e da ascensão ao poder do Anticristo.
“Sete principais sinais já se cumpriram. Cinco grandes sinais estão sendo cumpridos, e mais 15 principais sinais serão ainda cumpridos. O Senhor Jesus nos ordenou a prestar atenção para seu retorno,” disse ele.
Fonte: Metro

Polícia intercepta roubo de R$ 1,3 milhão de eletrônicos na região de Campinas (SP) na noite desta quarta (26); produtos seriam tablets e smartphones da Apple


Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em São Paulo
Compartilhe10708
 Imprimir Comunicar erro

  • Denny Cesare/Código 19/Estadão Conteúdo
    27.nov.2014 - Polícia intercepta roubo de R$ 1,3 milhão de eletrônicos na região de Campinas (SP) na noite desta quarta (26); produtos seriam tablets e smartphones da Apple
Uma carga de eletrônicos foi recuperada durante a noite desta quarta-feira (26) pelo Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), em Campinas (a 93 km de São Paulo). Segundo a polícia, a mercadoria, avaliada em R$ 1,3 milhão, foi interceptada e totalmente recuperada. 
Os produtos apreendidos pelos policiais seriam tablets e smartphones da Apple, segundo informações da agência fotográfica "Código 19", que cobriu no local o caso. No entanto, nem a Polícia Militar nem a assessoria de comunicação da empresa norte-americana confirmaram a informação.
A polícia relata que recebeu um chamado referente a um caminhão que tinha sido roubado na Rodovia D Pedro 1º, próximo à cidade de Jacareí (SP). Viaturas perseguiram o veículo, e os ocupantes de um carro que escoltava o caminhão começaram a atirar com fuzis de calibre 762 nos policiais.
Durante a fuga, o motorista do caminhão perdeu o controle e chocou-se contra o alambrado de um estabelecimento comercial. O veículo foi abandonado pelo condutor, que fugiu junto no carro que fazia a escolta da carga.
Ninguém foi preso e não houve feridos.
Além da carga avaliada em mais de R$ 1 milhão, foram apreendidos uma bateria veicular, bloqueadores de sinal e munição para fuzis de calibre 762.
Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/

INSATISFEITO NO FLU, WAGNER ENTRA NA MIRA DO FLAMENGO

wagner

27/11/2014


A ideia de Vanderlei Luxemburgo e da diretoria do Flamengo é fazer um grande time em 2015 para brigar por todos os títulos que a equipe disputar. No ataque e no meio-campo, os nomes para reforçarem já estão definidos. Lucas Pratto, do Vélez Sarsfield, encabeça a lista de centroavantes, e no meio uma das opções parece ser Wagner.
O meia do Fluminense vive seu melhor ano no Tricolor Carioca, porém, seu comportamento dentro do Clube demonstra estar insatisfeito e querer respirar novos ares na próxima temporada.
Em recente entrevista coletiva, Wagner chegou a reclamar de salários atrasados, o que não foi bem visto no Flu. A diretoria do Flamengo, juntamente com Vanderlei Luxemburgo, aprovam o jogador e esperam pela hora certa para tentar uma cartada.
Wagner tem contrato com o Fluminense até final de 2015.
: Totalmente Rubro-Negro

Piloto cancela voo após declarar exaustão


Caso aconteceu em um avião da Gol na última segunda-feira, no aeroporto de Confins (MG)
Além dos passageiros, pilotos de avião se estressam com os atrasos causados pelo mau tempo nos aeroportos. Em Confins, na Grande Belo Horizonte, um comandante resolveu abrir o jogo a bordo e expor a estafa para justificar um cancelamento de voo – ele havia extrapolado o limite de horas de trabalho e não havia substituto a postos.

“Eu não tenho mais reflexo nem condições físicas”, foi a que os passageiros do voo número 2125 da Gol, que deveria sair Do aeroporto Confins com destino ao Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ouviram.

Todos tinham embarcado havia cerca de 50 minutos quando o piloto avisou que o avião não poderia decolar. O voo tinha previsão de saída às 20h de segunda-feira (24), mas houve atraso por causa das condições meteorológicas, e o embarque só aconteceu por volta das 23h.


Os 115 passageiros tiveram que desembarcar e foram levados para um hotel pago pela companhia aérea. Eles só conseguiriam viajar para o Rio na manhã do dia seguinte.

Em nota, a Gol informou que o piloto agiu corretamente prezando pela segurança e que o estouro no limite de horas se deu por conta dos atrasos em voos anteriores, causados pelo mau tempo naquele dia.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil),  a recomendação para esses casos é  que a empresa tenha uma equipe de sobreaviso para fazer a substituição da tripulação.
Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/

ARACAJU - VEREADORA MOSTRA CALCINHA DURANTE DISCURSO NA CÂMARA


Foto: Acrísio Siqueira/Cam. de Aracajú
O ato seria um protesto às recentes declarações do vereador Agamenon Sobral (PP).
A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) tirou uma calcinha do bolso e a mostrou durante seu discurso na Câmara de Aracaju, nessa última terça-feira (25). No Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulher, Lucimara criticou o vereador Agamenon Sobral (PP), o chamou de "criminoso" e o desafiou a lhe dar uma "surra".
O ato foi motivado pela declaração dada por Agamenon na semana passada, ao comentar notícia sobre uma noiva que teria sido impedida pelo padre de se casar por não estar usando calcinha.
"Concordo plenamente com este padre. Ele deveria dar uma surra nela, mandava dar uma surra e um banho de sal. Vagabunda. Como ela vai à igreja para casar sem calcinha e ainda com um vestido transparente?!”, disse à ocasião.
Lucimara Passos pediu que o colega fosse punido pelo pronunciamento. "Hoje vim com um vestido mais curto. Também trouxe a minha calcinha no bolso. Alguém pode me chamar de vagabunda? Alguém pode dizer que tenho de ser surrada?", questionou.
Em resposta, o vereador disse que ela estava querendo "aparecer" e pediu para ser investigado.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/vereadora-mostra-calcinha-durante-discurso-na-camara-de-aracaju-1.1161108

Fonte: Diário do Nordeste

Habilitação mais cara a partir da segunda-feira (1) 07h59 | 28.11.2014

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a adição de mais cinco aulas práticas para nova habilitação ou mudança de categoria


carro
Com a adição de mais tempo, esse valor passará para R$ 1.170,00 ou seja, R$ 225,00 a mais
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Quem for iniciar o processo para tirar aCarteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta segunda-feira (1º de dezembro) pode preparar o bolso e reservar mais tempo. O documento vai custar 23,8% mais caro. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumenta de 20 para 25 o número de horas/aulas para primeira habilitação categoria B e de 15 para 20 quem for adicionar categoria.
Segundo o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado do Ceará (Sindcfcs), Welligton dos Santos, atualmente é cobrado R$ 945,00 por 20 horas/aula e mais o veículo na hora da prova do Detran. Com a adição de mais tempo, esse valor passará para R$ 1.170,00 ou seja, R$ 225,00 a mais. "No Ceará a hora/aula é de R$ 45,00. O impacto no bolso da pessoa será considerável e não é boa para as 350 autoescolas do Estado", informa ele.
Departamento Estadual de Trânsito no Ceará (Detran/CE) explica que a principal mudança foi mesmo na carga horária de aulas práticas para obtenção da CNH categoria B. “Há uma opção de realizar 30% dessa nova carga horária no simulador de direção. Mas no Ceará, nenhumaautoescola adota o simulador”, informa o órgão.
 Quem tem baixa renda comprovada e pretende tirar a primeira habilitação pode se inscrever no programa de Carteira de Motorista Popular. Este programa tem a finalidade de possibilitar oacesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH. De acordo com o órgão, as inscrições só podem ser feitas pela internet, no site do órgão: (www.detran.ce.gov.br).
 
O candidato deve obedecer aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos; alfabetizado; possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF); não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); comprovar domicílio no Estado do Ceará. Além de estar enquadrado em uma das seguintes situações: beneficiários do Programa Bolsa Família; alunos matriculados há mais de seis meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes, e que comprovem bom desempenho escolar; pessoas egressas do sistema penitenciário e portadores de necessidades especiais.
Fonte: DN

Carro “fantasma” aparece repentinamente em cruzamento na Rússia

Um vídeo gravado de uma câmera acoplada no para-brisa de um veículo causou mistério. Ele mostra um carro surgindo inesperadamente em um cruzamento.
O incidente foi registrado na Rússia. Um “carro fantasma” aparece realizando uma manobra na frente de outro veículo.
O caso quase acaba em acidente. O automóvel que estava a frente do outro que
 gravava a cena precisa dar uma freada brusca após se surpreender com o
surgimento misterioso
Carro “fantasma” aparece repentinamente em cruzamento
Um vídeo gravado de uma câmera acoplada no para-brisa de um veículo causou
mistério. Ele mostra um carro surgindo inesperadamente em um cruzamento.
O vídeo do momento foi publicado no YouTube em março deste ano. Ele já
recebeu mais de 7 milhões de visualizações.
Assista abaixo:
55
555
Fonte: Viral Nova

“Fantasma” causa mistério ao aparecer durante partida de futebol em campeonato argentino


Um vulto misterioso tem chamado a atenção na Argentina. Ele apareceu 
durante uma partida do campeonato nacional.
Racing e River Plate disputavam o jogo na última semana quando o 
suposto “fantasma” aparece. Ele se encontra na região onde ficam os 
gandulas, e é visto se movendo rapidamente na horizontal em direção 
ao meio de campo.
Muitos torcedores do país estão convencidos de que se trata, de fato, 
de um fantasma.
“Fantasma” causa mistério ao aparecer durante partida de futebol
Um vulto misterioso tem chamado a atenção na Argentina. Ele apareceu 
durante uma partida do campeonato nacional.
O misterioso ser é visto novamente correndo na direção contrária, já
 do lado interno do campo, à frente das placas de publicidade.
O vídeo, publicado nesta quarta-feira (26) na web já recebeu milhares 
de visualizações. Confira abaixo e tire suas conclusões.
Fonte: Metro

CIÊNCIA - CIENTISTAS DESCOBREM BARREIRA QUE PROTEGE TERRA DE RADIAÇÕES


Foto: Van Allen NASA's Scientific Visualiz.
Escudo é capaz de manter elétrons muito energéticos a certa distância.
Barreira fica no Cinturão de Van Allen, camada ao redor da Terra.
Cientistas identificaram uma barreira quase impenetrável ao redor da Terra que impede que elétrons ultra-energéticos atinjam o planeta. Esse escudo fica no Cinturão de Van Allen, uma camada formada por partículas eletricamente carregadas mantidas no lugar pelo campo magnético terrestre.
Esse cinturão - formado por um cinturão interno (que fica entre 640 e 9,6 mil km acima da superfície terrestre) e outro externo (que fica entre 13,5 mil e 57 mil km) - foi descoberto em 1958.
Sabe-se que eles são capazes de se expandir e de encolher e que se mantêm separados por alguma força.
Quando observações mostraram que elétrons muito energéticos mantinham-se sempre a uma certa distância da Terra, descobriu-se que a borda interna do cinturão mais externo de Van Allen funciona como uma fronteira que  esses elétrons não conseguem penetrar em condições normais.
Os pesquisadores acreditam que a chamada plasmasfera, uma nuvem gigante de partículas carregadas que fica a cerca de mil km da superfície terrestre, estendendo-se até o cinturão mais externo de Van Allen, pode ser a responsável por esse escudo. As partículas na borda externa da plasmasfera fazem com que as partículas do cinturão externo se dispersem e passem a se movimentar rapidamente ao redor da terra. Esse movimento é capaz de repelir os elétrons mais energéticos que tentam se mover na direção da Terra. Caso não fossem impedidos de chegar à Terra, esses elétrons poderiam ser prejudiciais.
"Essa barreira para elétrons ulta-rápidos é uma característica notável dos cinturões", disse Dan Baker, cientista da Universidade do Colorado em Boulder. "Conseguimos estudá-la pela primeira vez porque nunca tivemos medidas tão precisas desses elétrons de alta energia."
A descoberta foi publicada na edição desta quinta-feira (27) da revista "Nature".

Fonte: G1

Campo magnético da Terra está desestabilizado, diz estudo

Terra estaria registrando um atraso na migração da sua corrente magnética

Terra
terracampomagneticoflickr.jpg
 
O campo magnético da Terra, que funciona como uma espécie de campo de força e possui dois polos, parece estar desestabilizado. As informações são do blog IFL Science. Segundo a publicação, esse campo é gerado pelos movimentos do núcleo de metal líquido, nas camadas profundas do planeta. Ele cria o polo Norte e o polo Sul magnéticos, que são utilizados, pelos seres humanos, para fins de navegação. 

No entanto, tais polos não são estáticos. Isso porque a corrente magnética faz os polos migrarem cerca de 16 km por ano. Com isso, a cada 450 mil anos, aproximadamente, os polos se invertem. Ou, pelo menos, isso costumava acontecer.

De acordo com o blog, uma equipe da Universidade da Califórnia afirmou que a última inversão dos polos aconteceu há cerca de 786 mil anos. Com isso, a Terra estaria registrando um atraso na migração da sua corrente magnética.

Segundo as pesquisas, o campo magnético da Terra tem enfraquecido cerca de 5% a cada 10 anos. O motivo para tal enfraquecimento parece ser o aumento da massa presente no núcleo da Terra.

Como consequências de um campo magnético desestabilizado, além de problemas na navegação, há a questão ambiental: diversos animais utilizam o campo para organizarem suas migrações e, sem ele, podem entrar em extinção rapidamente, o que poderia desequilibrar todo o ecossistema do planeta.
Fonte: http://www.istoe.com.br