quinta-feira, 28 de maio de 2015

Aprenda a simular quando e quanto será a sua aposentadoria

Único caminho para calcular o benefício antes de requerer é a internet

Aprenda a simular quando e quanto será a sua aposentadoria Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Enquanto governo e Congresso seguem na queda de braço em torno do cálculo da aposentadoria, trabalhadores fazem as contas. Mas essa não é tarefa fácil. A previdência brasileira é complexa, sobretudo por conta do fator previdenciário, que incentiva que os profissionais continuem no mercado de trabalho por mais tempo.
E, há alguns anos, as agências do INSS não oferecem mais o serviço de simular a aposentadoria, por conta da limitação de pessoal e de estrutura. Agora, é tudo pela internet e a cargo do trabalhador. Por isso, o "Diário" apresenta, abaixo, um passo a passo para quem quer calcular quanto tempo falta para se aposentar, pelo atual sistema, e, para quem está perto, como ter uma ideia do valor do benefício.
Para a advogada especialista em Direito Previdenciário, Daniela Bohrer, a votação que aprovou a inclusão da fórmula 85/95 como alternativa ao fator previdenciário representa um pequeno avanço, embora não resolva os anseios dos aposentados:
— Pior do que o fator previdenciário não consigo imaginar. São inúmeros os aposentados que seguem trabalhando porque não conseguem se manter ao ver a sua renda cair até 40%.
Conforme Daniela, a fórmula 85/95 simplifica o cálculo do tempo para a aposentadoria, mas não facilita a previsão da renda futura, já que muitos fatores entram na conta. Mais abaixo, uma simulação mostra como uma profissional poderá decidir entre o fator e a fórmula 85/95, caso a proposta aprovada passe pelo Senado e pela presidente.
Preocupado com o rombo no caixa da Previdência, o governo federal estuda um terceiro caminho a fim de estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria, com o objetivo de evitar as saídas precoces do trabalho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previdência 14/05/2015 | 20h56
Após aprovação na Câmara, alternativa ao fator previdenciário depende de senadores e de Dilma
Aposentadoria 14/05/2015 | 14h24
Emenda foi aprovada na quarta-feira pela Câmara
Aposentadoria 13/05/2015 | 21h40
Segundo destaque da MP 664, o trabalhador poderá aplicar a chamada regra 85/95 para se aposentar
Fonte: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário