quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Astrônomos encontram planeta com anéis maiores que Saturno

BBC

Paul Rincon
Editor de Ciência da BBC News
  • Reprodução/Ron Miller
    Concepção artística do sistema de anéis extrassolares circundando o jovem planeta ou anã marrom J1407b. Os anéis são mostrados eclipsando a estrela J1407, como teria sido avistado pelo observatório SuperWASP no início de 2007
    Concepção artística do sistema de anéis extrassolares circundando o jovem planeta ou anã marrom J1407b. Os anéis são mostrados eclipsando a estrela J1407, como teria sido avistado pelo observatório SuperWASP no início de 2007
Astrônomos holandeses e americanos afirmam ter descoberto um planeta com um sistema de anéis gigantesco, 200 vezes maior do que os anéis de Saturno.

Segundo os pesquisadores, esta é a primeira estrutura deste tipo detectada em volta de um planeta fora do Sistema Solar.

Os cientistas afirmam que o sistema provavelmente tem mais de 30 anéis, cada um medindo milhões de quilômetros de diâmetro.

Espaços detectados no sistema de anéis também sugerem que parte do material em volta do planeta pode estar se unindo para formar luas - um fenômeno que pode ser observado nos anéis de Saturno.

"Você pode pensar nisto (neste sistema) como um tipo de super-Saturno", disse o professor Eric Mamajek, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

Exoplanetas

Os anéis foram encontrados graças a dados levantados pelo observatório SuperWASP, que pode detectar exoplanetas quando estes cruzam em frente às estrelas em volta das quais orbitam - provocando um enfraquecimento da luz emanada por estas.

Neste caso, os astrônomos observaram uma série complexa de eclipses profundos que durou 56 dias. Eles acreditam que este fenômeno foi causado por um planeta com um sistema de anéis gigante que bloqueou a luz enquanto passava em frente da estrela J1407.

"A curvatura da luz, de ponta a ponta, levou cerca de dois meses, mas podíamos ver mudanças rápidas no espaço de uma noite", disse à BBC o líder da pesquisa Matthew Kenworthy, da Universidade de Leiden, na Holanda.

"Durante o período entre meia e uma hora, a (luz da) estrela podia diminuir entre 30 ou 40%", acrescentou.

Se os anéis de Saturno fossem do mesmo tamanho dos observados neste planeta, eles seriam visíveis da Terra durante a noite e muito maiores do que a Lua cheia.

No ano passado os astrônomos tentaram encontrar o planeta, olhar diretamente para o corpo celeste e não apenas para os eclipses, mas não conseguiram.

Mesmo assim, Kenworthy acredita que a única coisa que poderia manter estes anéis unidos "é um planeta".

A equipe de pesquisadores acredita que o planeta provavelmente é um gigante de gás, como Júpiter, mas entre dez e 40 vezes maior.

Amadores

O planeta distante, batizado de J1407b, também poderá dar pistas sobre o processo que levou à formação de luas em volta de gigantes gasosos em nosso Sistema Solar.

"A comunidade de ciência planetária cria teorias há décadas, (especulando) se Júpiter e Saturno teriam, em um estágio inicial, discos em volta deles que levaram à formação de satélites, disse Eric Mamajek.

Os astrônomos encontraram pelo menos uma falha na estrutura dos anéis.

"Uma explicação óbvia (para esta falha) é que um satélite se formou e abriu esta falha. A massa do satélite poderia ser algo entre a Terra e Marte", disse Kenworthy.

Os pesquisadores estão incentivando astrônonomos amadores a co-monitorar o sistema da estrela J1407, para ajudar a detectar o próximo eclipse dos anéis.

As observações da J1407 podem ser relatadas à Associação Americana de Observadores de Variações de Estrelas (AAVSO, na sigla em inglês).
Fonte: http://noticias.uol.com.br/

MARTINÓPOLE – SESSÃO DA CÂMARA VIRA PANCADARIA E DESTRUIÇÃO




Foto: Site Camocim Online
O que estava previsto por alguns aconteceu nesta quinta-feira (29) pela manhã na Câmara de Vereadores de Martinópole. Durante a primeira sessão ordinária do ano, a Vereadora Bruna Roriz, que juntamente com outros 3 colegas, forma a base aliada do Prefeito James Bel, resolveu colocar em votação uma ata que consta que houve uma eleição que garante sua permanência como Presidente do Legislativo.
Por outro lado, a bancada da oposição, formada pela maioria, 5 vereadores, afirma que a ata foi resultado de uma eleição fraudulenta, já que além de não existir reeleição, a disputa deveria ter sido realizada no primeiro dia do ano de 2015, como ocorreu, dando vitória à Vereadora Rógila Fernandes.
Além disso, existe uma ordem judicial que está sendo ignorada pela Vereadora Bruna Roriz, que determina que uma nova eleição seja realizada.
Ignorando tudo isso, Bruna Roriz, ao tentar aprovar a tal ata que a deixa mais dois anos no poder, favorecendo assim o executivo municipal, mesmo contra uma ordem judicial, os ânimos se acirraram com as duas bancadas batendo boca, até que as bocas não deram mais conta e um grupo de pessoas, segundo a oposição,  formado por seguidores do Prefeito James Bel, invadiram a Câmara Municipal e quebraram todas as cadeiras e mesas em uma batalha que desde já entra para a história da vergonhosa política interiorana deste estado. A partir daí, a força do argumento deu lugar ao argumento da força, com pontapés, socos, e uma quebradeira geral, que não poupou nem as portas do prédio público.
De acordo com o advogado que representa a bancada da oposição, um dos vereadores deu uma cadeirada na filha de outro vereador, que está grávida de 3 meses. Os feridos foram levados para hospitais de Martinópole e região. O efetivo policial presente não deu conta do destempero dos que, pelo jeito, estavam preparados para invadir a Câmara Municipal caso a ata da bancada da situação não fosse aprovada.
Postado por Tadeu Nogueira às 11:19h
http://www.camocimonline.com/2015/01/sessao-da-camara-de-martinopole-se.html

Fonte: Camocim Online

Agente da GCM é assassinada em frente ao filho de sete anos em SP


Crime aconteceu na zona leste quando ela aguardava a van para levar a criança a escola

Do R7
Agente da GCM é morta com dois tiros em frente ao filho de 7 anosReprodução Balanço Geral
A oficial da GCM (Guarda Civil Metropolitana) Ana Paola Teixeira, de 38 anos, foi morta com dois tiros na cabeça em frente ao filho dela, de sete anos, nesta quarta-feira (28) na zona leste de São Paulo. A polícia ainda não encontrou o assassino.
Ana Paola estava com o filho dentro do carro aguardando a van que levava a criança para a escola, quando o assaltante então chega para fazer a ação e ao ver que ela estava fardada, atirou duas vezes. 
O menino saiu do carro e começou a gritar que a mãe estava morta, segundo testemunhas. O marido chegou logo em seguida e tentou socorrer a vítima, que foi levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a Polícia Militar, foi latrocínio - roubo seguido de morte. A mulher estava na corporação há 15 anos, trabalhando na base de Ermelino Matarazzo. 
Além do menino de sete anos, Ana Paula deixa o marido e uma filha.
Fonte: R7
Assista o vídeo:

Execução Chocante do Brasileiro na Indonésia… Veja isso



Hackers se aproveitam de falso Vídeo que está circulando na Internet com suposto vídeo do Brasileiro sendo executado na Indonésia.
Porém o Blog Club do Estilo trouxe para você a matéria completa e os detalhes da execução que abalou o mundo. Acompanhe:
Carioca, solteiro e sem filhos, Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na madrugada deste domingo (18) na Indonésia — tarde de sábado no horário de Brasília —, depois de passar mais de uma década no corredor da morte por tráfico de drogas.
Segundo a emissora local TV One, a execução do brasileiro e de outros cinco condenados por tráfico de drogas aconteceu à 00h30, 15h30 do sábado no Brasil.
simoncalouro
Vídeo mostra detalhes da execução do brasileiro
Acompanhe aqui o vídeo completo sobre o caso.
Fonte: http://clubdoestilo.com/execucao-chocante-do-brasileiro-na-indonesia-veja-isso-2/

Decepção dos políticos cearenses

29.01.2015

Mesmo os mais céticos não esperavam um fim tão melancólico para o projeto sonhado pela comunidade cearense

Image-0-Artigo-1787448-1
Para o deputado Danilo Forte, a Petrobras vem sendo administrada de forma relaxada e que é muito grande o prejuízo causado ao Estado
FOTO: FERNANDA SIEBRA
A informação de que os projetos das refinarias Premium I e II, no Maranhão e no Ceará, foram descartados do plano de investimentos da Petrobras pegou os parlamentares cearenses de surpresa. O anúncio foi feito no último dia 22 de janeiro, com a publicação do balanço da estatal referente a penúltimo trimestre de 2014.
A Refinaria Premium II era uma das principais promessas de investimentos federais aguardadas pela população cearense. O ex-governador Cid Gomes era um dos mais entusiastas. O Ceará fez todos os investimentos necessários para entregar à Petrobras o terreno para edificação da obras e, pessoalmente, o governador viajou para países da Ásia em busca de parceiros para a construção da obra em sociedade com a estatal brasileira.
Além disso, parlamentares, como o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PROS), iniciou uma série de visitas a alguns municípios do Estado para explicar como funcionaria o empreendimento e os impactos econômicos que traria. Em entrevista concedida ao Diário do Nordeste em dezembro passado, Albuquerque chegou a dizer que daria continuidade ao trabalho em 2015.
Defendendo
"Eu acredito que a Refinaria ainda vem, e na política é assim, quando se mobiliza as pessoas, as coisas acontecem. A Refinaria vai vir sim, e o que queremos é apressar para que venha o mais rápido possível", disse o parlamentar em dezembro passado. Na tarde de ontem, o parlamentar ressaltou que vai continuar defendendo a instalação da Refinaria, e reafirmou que vai trabalhar com esse objetivo durante o seu mandato.
Ele, no entanto, não soube detalhar se a campanha "Refinaria Já!" terá continuidade neste ano, mas afirmou que é importante discutir o tema, uma vez que tem ciência da importância de sua instalação para o desenvolvimento do Estado.
A expectativa com a vinda do empreendimento para o Ceará, segundo os próprios deputados da Assembleia, era de que fossem aplicados investimentos da ordem de US$ 11 bilhões para a instalação da Refinaria Premium II, além da geração de 90 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção. Com a instalação do equipamento, era esperado que aproximadamente 300 mil barris de petróleo pudessem ser refinados por dia no Ceará e o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado seria incrementado em até 50%.
Prioridade
O deputado federal Danilo Forte (PMDB) lamentou a informação e disse que a estatal vem sendo conduzida de forma "relaxada" e "incapaz" do ponto de vista do seu gerenciamento. Conforme informou, o Estado investiu recursos para que a Refinaria se instalasse em seu território, recursos esses que poderiam ser direcionados para outros setores, como o combate à seca, caso o Governo estadual soubesse que a instalação do equipamento no Ceará não era uma prioridade da estatal.
Segundo ele, a Bancada Cearense pode fazer o enfrentamento político no Congresso Nacional para cobrar que investimentos sejam feitos no Estado, principalmente, com o início da Legislatura, que terá votações importantes. "Temos que deixar de ser a Bancada do "amém" e ter mais contundência, pois na hora de votar os deputados aceitam passivamente tudo o que vem do Poder Executivo. Nossa prioridade será a retomada desse empreendimento", disse o parlamentar peemedebista.
O governista José Nobre Guimarães (PT) foi contatado pelo Diário do Nordeste, e disse que estava procurando maiores detalhes para falar a respeito do assunto. Já o coordenador da Bancada, o deputado Antônio Balhmann (PROS) não atendeu as ligações feitas para seu celular. A assessoria de imprensa do parlamentar informou que ele estava em viagem de volta para o Ceará, e que só poderia atender às ligações no período da noite.
"Nós não vamos deixar isso barato não", disse o deputado Chico Lopes. O parlamentar afirmou não entender porquê o Ceará foi apenado com essa decisão, uma vez que gestões passadas no Estado se empenharam para trazer o equipamento para o Ceará. "Eu vou conversar com o mundo político para saber porque isso aconteceu. Não estamos nada satisfeitos com essa situação", afirmou.
Os deputados estaduais também demonstraram preocupação com a decisão da estatal. O deputado Sérgio Aguiar (PROS), afirmou que recebeu a notícia "com bastante apreensão", uma vez que a Petrobras é importadora de petróleo refinado e necessita de refinarias para fazer o refino do produto bruto.
"Ter essas refinarias é estratégico para o crescimento da Petrobras", disse ele, destacando, ainda que toda a sociedade cearense foi mobilizada nos últimos anos para conhecer os impactos financeiros que seriam causados, principalmente, no que diz respeito à geração de emprego. "Isso acaba se caracterizando como energia desperdiçada pelo esforço que foi feito pelo Governo do Estado", apontou.
Fernando Hugo (SD) disse não estar impressionado com a situação, pois segundo ele, a promessa de construção da Refinaria foi usada de forma "eleitoreira", uma vez que pouco se avançava após os comunicados do Governo Federal.
"O Governo do Ceará sempre fez tudo e mais alguma coisa para que a instituição maior do Brasil de outrora tivesse a vontade determinada de fazer a Refinaria no Estado", disse, defendendo que o governador Camilo Santana solicite a devolução do terreno que serviria para a Refinaria, a fim de que o espaço seja utilizado de outra forma.
João Jaime (DEM), que também não acreditava na obra, afirmou que tinha essa certeza, pois não via no orçamento da Petrobras a construção das refinarias, ressaltando que as promessas eram feitas apenas com interesse político. Ele disse que os cearenses foram "enganados" desde o início das promessas feitas.
Fonte: DN

Vai ter Reriufolia 2015 sim!


Reunião ontem na Prefeitura com todos os representantes de
 Blocos de Reriutaba, reuniao sobre o ReriuFolia, onde todos 
os representantes de blpcos deram suas opiniões, poos os blocos
 e que fazem o Carnaval de Reriutaba. Serão 4 dias de muita 
folia e sábado tem um trio puxando todos os Blocos
 ‪#‎Aguardem‬ o ‪#‎ReriuFoloavemAiii‬



Fonte e Fotos: Facebook

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SHAOLIN ESTÁ SE RECUPERANDO.



Em 2011 o Brasil acordou com a notícia do acidente do humorista amado pelo Brasil Shaolin, um dos humoristas mais consagrados da Tv Brasileira.



O acidente aconteceu quando ele voltava para casa depois de um show e desde então ficou em coma, acordando depois de muito tempo, hoje com 43 anos ele está em casa se tratando acompanhado com uma fonoaudióloga e com programas de computador.


Seu filho muito brincalhão, que também virou humorista é seu companheiro mais fiel junto com sua esposa Laudicéia, são partes importantes na recuperação.

A família evita que gravações sejam feitas por querer preservar sua imagem, querem que continuem à se lembrarem dele alegre e bem.

Ele recebe visitas de amigos cantores e isso tem deixado ele muito feliz, ele tem respondido muito bem aos tratamentos e começou a mexer o braço, coisa que antes era impossível, na casa de Shaolin a alegria contagia pelas duas últimas semanas em que ele vem apresentando uma melhora significativa, ele tem entendido mais e dado respostas concretas nos programas de computador que são guiados pelos olhos do ator, e a fisioterapia avançou um passo importante, ele tem conseguido se movimentar e a cada movimento ele fica imensamente feliz.

Desejamos uma recuperação completa desse querido comediante e quem sabe ele não volta a nos alegrar como fazia antigamente. 

Força Shaolin !!!

Fonte:http://www.famanews.info/











vídeo #1


vídeo #2

RS - ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA SETE MORTOS NA BR-287 EM SANTA MARIA


Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV/G1
Dois carros com placas de São Pedro do Sul colidiram na rodovia.
Seis morreram no local; um homem foi levado ao hospital, mas não resistiu.
Um acidente de trânsito deixou sete mortos e uma pessoa ferida na noite desta terça-feira (27) em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois carros, um Monza e um Twingo com placas de São Pedro do Sul, colidiram na BR-287 por volta das 23h10.
Seis pessoas morreram no local, sendo quatro homens e duas mulheres. Uma sétima vítima chegou a receber atendimento no Hospital Universitário de Santa Maria, mas não resistiu aos ferimentos.
O homem de 44 anos, que teve a morte divulgada por volta da 1h50 desta quarta (28) pela instituição, era o único ocupante do Twingo.
De acordo com a PRF, as seis vítimas que morreram na hora estavam no veículo Monza, que transportava 7 pessoas. Segundo as autoridades, o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação, todos os ocupantes estavam sem cinto, e foram encontradas bebidas alcoólicas no carro. Uma menina de 16 anos foi levada ao hospital e passava por exames no início da madrugada.
Segundo informações preliminares, o Twingo invadiu a pista contrária, causando a colisão. Entretanto, as causas do acidente ainda não foram divulgadas oficialmente.
Um homem que mora perto do local diz ter ouvido um forte barulho. "Moro aqui ao lado. Ouvi um estouro e fui até lá. Uma moça gritava pedindo socorro. Não sabia o que fazer. Falava para ela esperar. Nunca vi uma tragédia igual", afirmou o operário Valmor Escobar, 44 anos.
Até as 3h, as identidades de cinco vítimas haviam sido divulgadas pela polícia. João Paulo Pereira da Silva, de 29 anos, era motorista do Monza e morreu na hora. Também morreram no local Lucas Silveira Marques, 20 anos, Luan Patrick Farias, sem idade divulgada, e Luciele Bitencourt Escobar, 29 anos. Já o condutor do Twingo, de 44 anos, se chamava Pierry André de Oliveira.
Viaturas da PRF, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros estão no local. A perícia é realizada. O trânsito foi bloqueado no trecho.

Fonte: G1 RS
Vejam mais:
Fotos: Estevão Pires/Bernardo Bortolotto/RBS TV/G1

Projeto de refinaria do Ceará é encerrado, diz balanço da Petrobras


Sérgio de Sousa | 10h07 | 28.01.2015

De acordo com a estatal, as perdas, que somaram R$ 2,7 bilhões, foram causadas pela "descontinuidade" nos dois empreendimentos

refinaria
Petrobras não dá mais detalhes sobre os dois empreendimentos Premium
KLEBER A. GONÇALVES
Os projetos das refinarias do Ceará, Premium II, e a do Maranhão, Premium I, foram descartados do plano de investimento da Petrobras. O descarte dos projetos gerou uma queda de 38% no lucro da Petrobras no terceiro trimestre de 2014, em relação ao segundo, conforme informou nesta madrugada a estatal, ao divulgar os resultados do período, não revisados pelos auditores.
O lucro da Petrobras caiu de R$ 5 bilhões para R$ 3,1 bilhões do segundo para o terceiro trimestre do ano passado. As perdas com os dois projetos de refino somaram, sozinhos, R$ 2,7 bilhões. As duas refinarias, que nunca saíram do papel, são as maiores responsáveis pelos prejuízos, mas a estatal também deverá reconhecer perdas com possíveis casos de corrupção na construção das usinas Abreu e Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), além da compra da refinaria em Pasadena.
A Petrobras diz em seu balanço que decidiu encerrar os projetos de investimentos das dos dois empreendimentos no último dia 22 de janeiro.  "A Companhia, diante dos resultados econômicos alcançados até o momento, consideradas as taxas previstas de crescimento dos mercados interno e externo de derivados e da ausência de parceiro econômico para a implantação, condição prevista no Plano de Negócios e Gestão da Companhia, PNG 2014-2018, entendeu que deveria encerrar estes projetos de implantação", afirmou a Petrobras. A refinaria cearense deveria, de acordo com o último plano de negócios da empresa, iniciar sua operação em 2018 e, a maranhense, em 2019. Quando lançados, os dois projetos previam investimentos de US$ 30 bilhões na sua instalação.
Fonte:DN

ESTIAGEM - AÇUDE CEARENSE SOCORRE A PARAÍBA


Foto: Honório Barbosa/DN
Carros-pipas estão retirando água do açude para levar para as comunidades do interior paraibano.
Iguatu. Diariamente, 50 caminhões pipa oriundos da Paraíba percorrem em média 200 km para captar água no Açude Lima Campos, localizado no município de Icó, na região Centro-Sul do Ceará. Essa situação ocorre quando o sertão nordestino enfrenta uma das maiores crises de abastecimento dos últimos 50 anos e, com isso, reservatórios e poços estão secando.
A partir do próximo mês, o número de caminhões da Operação Pipa, coordenada pelo Exército, na Paraíba, que faz a captação de água no Ceará, deve ser acrescido em mais 70 veículos. No total, serão 120.

Pelo menos essa é a informação repassada pelos motoristas dos caminhões pipa (pipeiros) que desde novembro do ano passado começaram a vir pegar água no açude Lima Campos, reservatório administrado pelo Departamento Nacional de Obras e Combate à Seca (Dnocs).
O vai-e-vem de caminhões é intenso na margem do Açude Lima Campos. O serviço começa pela madrugada, por volta das 4 horas. A maioria faz duas viagens diariamente para socorrer milhares de famílias que enfrentam escassez de água no sertão paraibano, percorrendo mais de 400km. São cerca de 20 municípios atendidos, dentre eles: Uiraúna, Triunfo, Bernardino Batista, Poço Dantas, Cajazeiras, Souza, Aparecida, São João do Rio do Peixe, Marizopólis, São José de Piranhas, Diamante e centenas de localidades no Vale do Piancó.
Gravidade
"A situação das famílias é grave e depende dessa água", disse o pipeiro Jurandir Lacerda, que há seis anos trabalha como motorista de caminhão pipa, na região de Uiraúna. "Os açudes secaram, não tem mais água nos poços e o jeito que o Exército encontrou foi pegar água aqui no Ceará que está salvando a Paraíba", disse. "A gente coloca água numa cisterna e as famílias próximas vêm buscar com baldes".
Na manhã de ontem, o pipeiro José Duarte de Aquino contou que quando o caminhão chega às comunidades rurais, centenas de moradores se aglomeram e disputam uma lata de água. "Cercam o caminhão e se a gente não tiver cuidado pode atropelar as pessoas", disse. Há um ano que Aquino faz o transporte de água para o abastecimento de famílias no município de Triunfo e há quatro meses começou a viajar para o Ceará. "Esse açude é a nossa salvação", afirmou.
O sistema de abastecimento dos caminhões é simples e improvisado nas margens do Açude Lima Campos. Há dois motores movidos a óleo diesel que fazem o bombeamento para os tanques por meio de canos instalados em forquilhas de troncos de árvores nativas. Em 20 minutos, o caminhão fica cheio. Outros veículos têm sistema de bombeamento próprio. O encarregado local, Kenedy Alves, confirmou que a partir de fevereiro o movimento deve aumentar e serão 120 veículos vindos da Paraíba.
Preocupação
Nas primeiras semanas da chegada dos caminhões os moradores de Lima Campos ficaram preocupados, temendo a perda de água. "Sei que eles estão sofrendo, mas se o açude secar a gente vai sofrer também", disse a dona de casa Francisca Souza. O agricultor aposentado Raimundo Leandro da Silva gosta de acompanhar o movimento dos veículos e mostrou ser favorável ao abastecimento. "Acho certo porque eles precisam e todos são nossos irmãos", disse. O reservatório Lima Campos, construído em 1932, um dos mais antigos do Nordeste, acumula 55% de sua capacidade e é reabastecido pelo Orós, o segundo com maior volume do Ceará.
Além de afetar o abastecimento rural, o baixo nível dos reservatórios no sertão da Paraíba já atingiu áreas de produção de banana e de coco em perímetros irrigados, desde 2013, reduzindo a produção em 90%. Em Souza, o coqueiral no perímetro irrigado de São Gonçalo foi drasticamente atingido. O mesmo ocorreu em Cajazeiras, em núcleos de produção de banana irrigada.
O coordenador da Operação Pipa, no município de Uiraúna, Lindon Johnson Figueiredo, confirmou a gravidade da crise de abastecimento de água em cidades da região: Triunfo, Joca Claudino, Poço Dantas, Vieirópolis, Bernardino Batista e Uiraúna. "Temos 10 caminhões que atendem a 1500 famílias", disse Figueiredo. "Até agora nada de chuva e parece que em 2015 a situação vai piorar".
De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), 28 açudes, dos 124 monitorados pelo órgão, estão com menos de 5% da capacidade armazenamento. Outros 20 mananciais já apresentam volume morto.
Honório Barbosa
Colaborador.

Fonte: Diário do Nordeste
Vejam o mapa:
Diário do Nordeste

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

GUARACIABA DO NORTE - ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO TIRA A VIDA DE UM JOVEM EM VÁRZEA DOS ESPINHOS


Foto: Divulgação
Um grave acidente com vítima fatal aconteceu na tarde de sábado 24 de janeiro no Distrito de Várzea dos Espinhos - Guaraciaba do Norte.
De acordo com as informações de populares, a vítima trata-se de um jovem de 19 anos, conhecido como Lucas Oliveira, filho do Das Chagas da Dona Prazeirinha e do Senhor Caboclo Inácio; residente no Sítio Guarani - Guaraciaba do Norte.
As informações que chegaram ao BLOG, é que o jovem pilotava uma moto titan de cor vinho de propriedade do seu pai, com sentido Várzea/Guarani, quando foi colhido por um corsa de cor verde placa de Fortaleza, conduzido por um motorista ainda desconhecido; pois o mesmo evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima.

A vítima foi socorrida para o hospital de Guaraciaba do Norte; depois encaminhado para Sobral, mas não resistiu vindo a óbito antes mesmo de chegar ao hospital daquela cidade.
É importante lembrar ele conduzia a moto sem o uso do capacete.

Fonte: http://diariodocroata.blogspot.com/ http://gersonncarloss.blogspot.com, via Diassis Lira 
Vejam mais:
Foto: diariodocroata.blogspot.com/ http://gersonncarloss.blogspot.com, via Diassis Lira 

Encontro poético na Biblioteca do Riacho das Flores em Reriutaba


A poesia é como uma brisa: afaga almas e corações, encanta, surpreende, apaixona. E foi assim que aconteceu na noite do dia 21 de janeiro, mais uma vez, um encontro poético na Biblioteca do Riacho.
Com a presença do Poeta Gonçalo Ferreira - Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel -, o encontro ganhou rumos magníficos, algo em que só na poesia tem o privilégio de acontecer.
O evento foi acontecendo aos poucos, como se toma uma xícara de café, deliciando-se com cada gole, e terminou já mais de dez horas da noite.


Fizeram-se presente, além de Gonçalo Ferreira, o escritor e poeta varjotense Mailson Furtado, o poeta e cordelista João Rodrigues, Professor Railson Mendes - que cantou e encantou ao som do violão - a Diretora da Escola CERU Tamires Cardoso, Dayse Brito e Mauriene Cunha -  de férias por aqui - Ribamar Viana e Maria de Jesus, Fidel Viana, Gerardo Lopes e Gerardo Félix, Cristiane Ribeiro e Lucas Ribeiro.

Fonte: Blog do Riacho