segunda-feira, 20 de julho de 2015

RJ - MOTO É PARTIDA AO MEIO EM COLISÃO QUE MATOU JOVEM NA BR-356


Foto: Gilmar Sana/Italva em Foco/G1 
Batida foi entre duas motos; outro piloto foi socorrido em estado grave.
Em outro acidente em Campos, RJ, adolescente de 14 anos também morre.
Um motociclista de 26 anos morreu tarde desse sábado (18) na BR-356, em Cardoso Moreira, no Noroeste Fluminense, ao colidir contra outra moto. Um delas se partiu ao meio. Em outro acidente,em Campos dos Goytacazes, no Norte, um adolescente de 14 anos que pilotava uma motocicleta também morreu.
A colisão entre as duas motos ocorreu no km 108 da BR-356, em Outeiro. 
Renato Augusto Lírio Belém, de 26 anos, morreu na hora. A moto dele, que se partiu ao meio, teve a roda dianteira arrancada. As causas do acidente ainda não foram identificadas.
O corpo do jovem foi encaminhado para o IML de Itaperuna. O piloto da outra moto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Italva e encaminhado em estado grave para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. O G1 tenta fazer contato com a unidade de saúde para saber informações sobre a vítima.
O outro acidente foi registrado por volta das 14h, quando o menor de idade Luan da Silva Nunes seguia de São Martinho para Quissamã em uma moto. Ele colidiu contra uma cerca e morreu no local. O corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Campos (IML).

Fonte: G1 RJ
Foto: Gilmar Sana / Italva em Foco/G1

GUARACIABA/RERIUTABA - POPULAÇÃO E RÁDIO GUARACIABA AJUDAM FAMÍLIA DA PEQUENA VITÓRIA


Foto: Diassis Lira
Uma campanha de solidariedade para ajudar a família da pequena Vitória construir uma casa, foi realizada com sucesso pela Rádio Guaraciaba AM (Somzoom sat Guaraciaba) e pelo Facebook, através do comunicador Diassis Lira e colegas de trabalho.
A campanha teve início na última segunda feira, dia 13-07, quando recebemos umas fotos do amigo internauta José Roberto, que trabalha no hospital de Guaraciaba do Norte, ele nos pedia para fazer uma campanha para tentar construir pelo menos um quarto pra pequena Vitória. Pois a casa em que a família morava, não tinha a menor condições para a criança e os pais morarem. A casa em que a família morava é péssimas condições, inclusive com infestação de insetos e até morcegos e que a pequena Vitória estava morando com a avó paterna.

Foi então que colocamos a situação em nosso programa de rádio "Alerta Geral" da rádio Guaraciaba AM e a população não parou mais de ajudar, foram dezenas e dezenas de pessoas chegando a todo momento na rádio, telefonando e através das redes sociais, mostrando o grande interesse de todos de ajudar, de confiarem em nosso trabalho e na seriedade com que fazemos o rádio de nossa cidade.
No final da tarde de segunda feira, (13-07), colocamos o conteúdo de toda a campanha em nossas redes sociais e foi uma verdadeira "avalanche" de curtidas, comentários e compartilhamento da foto e da publicação. Não demorou muito e já comeram a chegar depósitos de todo o Brasil.
Estamos aqui para agradecer a todos que acreditaram na seriedade da campanha e depositaram dinheiro, levaram em mãos até a rádio e do grande número de doações de material de construção e muitas outras coisas, que foram entregues na última sexta feira, (17-07). No momento da entrega, tivemos o apoio de muita gente, agradecer ao amigo Luis Alberto do Sindicato dos trabalhadores rurais de Guaraciaba, que deu seu caminhão para que fosse transportado a carrada de material até a comunidade de Sombrio em Reriutaba, que logo ganhou o nome de caravana do bem, nome este dado pelo radialista Zé Dilson de Reriutaba, que junto com seu colega Vilamar Oliveira (Vilinha), nos conduziram até a casa da família da pequena Vitória.
Através das muitas doações de todos os nossos amigos de Guaraciaba do Norte e todo o Brasil, levamos para a família começar a construir uma casa nova pra família da pequena Vitória os seguintes produtos: 1.800 lajotas (tijolos), 300 telhas, 19 sacos de cimento, 2 sacos de cal. Uma porta com as forras, uma janela com as forras, 1 ano de recarga de gaz de cozinha, uma TV de 29 polegadas, toda a madeira casa, doada por empresário amigo nosso e ainda levamos o recibo de depósito de uma conta bancária aberta no nome da pequena Vitória e no nome de pai dela, no valor de R$ 2.416,75, (dois mil, quatrocentos e dezesseis reais e setenta e cinco centavos). Mas não acabou, pois ainda estamos fazendo uma rifa na rádio Guaraciaba de um relógio, que irá acontecer no próximo dia 31 de julho, onde o ponto custa apenas R$ 5,00 e depois iremos fazer outra rifa, desta vez de um carneiro, que assim como o relógio foi doação da população. E as doações ainda estão chegando.
Gostaríamos de agradecer a todos que doaram e que estão doando, agradecer a equipe da Rádio Guaraciaba (Somzoom sat Guaraciaba), nas pessoas de seu Diretor Presidente Luzenor de Oliveira, Gleice Farias, Tamyres, Célia Sampaio, Márcia Farias e Diassis Lira, agradecer aos amigos Giovane Pinto e Léo do sindicato, que tiraram dois dias de seus trabalhos para carregar, descarregar e dirigir o caminhão até a casa da Vitória. Por fim, obrigado a todos de coração, por nos dá a oportunidade de ajudar a esse "anjo" que Deus mandou à terra, obrigado e lembrando que a campanha continua.
Reportagem: Diasssi Lira
Imagens: Diassis Lira, Vilinha, Zé Dilson, Tamyres e Léo do STR. 
Images autorizadas pela a família da pequena Vitória.

Fonte: Diassis Lira
Vejam mias:
 
 
Fotos: Divulgação/Diassis Lira

RODOVIAS - ACIDENTE FATAL NA ESTRADA QUE LIGA O DISTRITO DE JAIBARAS A CIDADE DE CARIRÉ


Foto: Blog Paulo Aguiar
Mais um acidente registrado na região, dessa vez na CE 183 Elísio Aguiar no Km 2 na saída de Jaibaras a Cariré. O fato aconteceu por volta das 21h:40m desse Domingo dia 19/07, quando um veículo modelo Corsa de placa BUL 5002, colheu um homem que estava em uma moto fan de placa HXN 7146. Com o impacto a vítima foi arremessada dez metros da pista e morreu no local, a moto que conduzia ficou bastante danificada. Já o veículo que capotou e ficou cerca de 20 metros da pista estava ocupado por três homens, dois foram encaminhados para santa casa com ferimentos e um foi levado pela polícia para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

A vítima identificada por João Aureliano Araújo Braga estava no Jaibaras com sua família e retornava para sua residência localizada na fazenda "BERU" próximo ao Gerardo Ferreira. Ele era casado, 36 anos, profissão vaqueiro da fazenda, a polícia do distrito esteve no local, PRE e Perícia Forense realizando os procedimentos, o corpo foi encaminhado para IML de Sobral.

Fonte: Paulo Aguiar, via Blog B. Sinhá Saboia
Vejam mais:
 
Fotos: Blog do Paulo Aguiar/Blog B. Sinhá Saboia

TAUÁ – IMPRUDÊNCIA, CINCO JOVENS MORREM EM ACIDENTE NO MUNICÍPIO UM SOBREVIVENTE


Foto: Divulgação
O único sobrevivente é Antônio Caio Carvalho, mas está em estado grave no Instituto Dr. José Frota.
Uma tragédia ocorreu no fim da noite desse sábado, 18, no município de Tauá, na região do Inhamuns cearense, e deixou cinco vítimas fatais, a maioria da mesma família. O acidente automobilístico aconteceu na CE 187, localidade de Santa Tereza.
De acordo com a Polícia Rodovia Estadual-PRE, uma Pick-up strada cabine dupla, placas PNS-0786, inscrição de Tauá, estava com seis pessoas a bordo, uma a mais do que o permitido por lei. O motorista capotou o veículo em curva na rodovia de acesso a cidade de Massapê.
O grupo estava seguindo para uma festa, na Vila de Flori-distrito de Trici.
Morreram no local: Jéferson Maia, Erivanda Loiola, Maria Gleiciane Bezerra, Mayara Loiola, Erivanda Loiola e Luana Loiola. Alguns foram arremedados do veículo. Que supostamente estava em alta velocidade, é o que acredita a polícia. O único sobrevivente é Antônio Caio Carvalho, mas está em estado grave no Instituto Dr. José Frota.
De acordo com a Polícia Civil de Tauá, o condutor do veículo era Jéferson Maia que ao perder o controle da direção bateu em uma arvore, capotando várias vezes.

Fonte: Revista Central
Vejam mais:
Fotos: Divulgação/Revista Central

domingo, 5 de julho de 2015

Dr. Galeno está entre os 15 melhores prefeitos do Ceará


O Prefeito de Reriutaba, Dr. Galeno Taumaturgo, está entre os 15 melhores prefeitos do Estado do Ceará. A escolha, via Internet, foi feita por uma Comissão de 33 componentes e teve quase 62 mil votos.
O resultado foi anunciado pela PPE (Publicidade, Promoções e Eventos), capitaneada pelos empresário Roberto Cavalcante Farias e Leonardo Farias, que escolhe "Os 35 melhores prefeitos do Ceará".
A Comissão Apuradora ficou sob o comando do Dr. Irapuan Aguiar e integrada por Dr. Lindolfo Cordeiro Filho, da Assembleia Legislativa; pela jornalista Kelly Castro, do Setor de Comunicação  do TCE - Tribunal de Contas do Estado; por Leonardo Farias e pelo jornalista Antônio Vieira.

Está aí o reconhecimento da administração de Galeno, afinal, o Ceará tem 184 municípios, e a 15ª colocação é de fato honrosa, mas certamente ela fará de tudo para alcançar o 1º Lugar.
Fonte: blog do Riacho

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Em Reriutaba, criança nasce sem os braços e as pernas


Está acontecendo em Reriutaba uma campanha beneficente para ajudar a pequena Vitória.
pequena Vitória
Uma criança do sexo feminino por nome de Vitória, nasceu no último dia 12 de junho de 2015,  sem os membros superiores e inferiores(braços e pernas). Este é o primeiro caso registrado no município.
A mesma mora com os pais na localidade de Sombrio, próximo a comunidade de Riacho das Flores em Reriutaba, e é de uma família bastante humilde e precisa de nossa ajuda, pois necessita de fraldas, material de higiene, leite especial, acompanhamento pediátrico e outros.
Você que puder,  qualquer ajuda será bem vinda! Poderá entregar sua doação aos pais da criança em Sombrio, ou na rádio Gems Fm de Reriutaba, que será repassada aos mesmos.
Alguns grupos do Whatsapp também estão fazendo campanha. Faça sua doação à alguém de sua confiança.
De: Luiz Silva

quarta-feira, 1 de julho de 2015

CE - ESTADO PODE ENTRAR EM 2016 NO MAIOR CICLO DE SECA DESDE 1910, DIZ FUNCEME


Foto: Glorias Xerez/G1 CE
Funceme divulgou balanço nesta quarta-feira (1º).
Chuvas foram 30% menores na quadra chuvosa de 2015. 
O Ceará registrou volume de chuvas -30,1% menor na quadra chuvosa de 2015, de fevereiro a maio,  em relação à média histórica dos anos 1980 a 2009, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme).
 A avaliação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (1º), na sede da entidade, no Bairro Aldeota, em Fortaleza. Segundo a Funceme, se houver seca forte em 2016, o estado entrará no maior ciclo de seca desde 1910, de cinco anos. Outro ciclo de cinco anos de seca registrado pela Funceme ocorreu no período entre 1979 e 1983.
A Funceme disse também que se a quadra chuvosa for abaixo da média até o dia 31 de dezembro de 2015, o Ceará apresentará no pior ciclo de seca, no período de quatro anos, desde os anos de de 1951 e 1954.

De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, a situação é grave e preocupante. "Infelizmente nosso prognóstico se confirmou. Nossa preocupação é esse número se repetir no próximo ano, caso 2016. Aí estaremos entrando no quinto ano de seca e pelos dados pesquisados é o mais preocupante desde 1910", disse.
Ainda segundo Eduardo Sávio os impactos da seca nos últimos quatro anos é preocupante, pois afeta os reservatórios espalhados pelo estado. "Sem chuvas, os reservatórios estão praticamente todos secos. Situação grave e o Governo do Estado já trabalha para tentar amenizar a situação", afirmou.
Maio mês mais crítico
Maio foi o mês mais crítico da quadra chuvosa, com 56,6% de queda na precipitação, seguido de abril, com - 40,4%, e fevereiro, com - 23,9%. Em março, a precipitação se aproximou da média histórica, mas ainda abaixo (13,1%).
A Funceme ressalta que, segundo os estudos, março e abril são geralmente os meses mais chuvosos, com médias históricas de 206,2 e 184,3 milímetros respectivamente, enquanto em maio, a média mensal para o estado é apenas 89,9 milímetros e, em fevereiro, alcança 127,1 milímetros.
Em 2015, a Região Jaguaribana foi a macroregião mais afetada, com desvio percentual de -42,0%, seguida, proximadamente, do Sertão Central e Inhamuns, com -37,5% e Região da Ibiapaba com -32.7%. As macroregiões do Cariri e do Maciço de Baturité apresentaram desvios percentuias de -14,8% e -11,9%, respectivamente.
O menor desvio envolveu a macroregião do Litoral de Fortaleza com -9,2%, também próximo da média ,mas , ainda abaixo dela. A precipitação observada, durante a quadra chuvosa de 2015 em todas as macroregiões do Ceará ficaram, portanto, abaixo de suas médias históricas.
O município de Jaguaretama, na macroregião Jaguaribara, foi o que apresentou o menor total acumulado de precipitação entre fevereiro e março, com apenas, 180,2 mm, o que equivale a -69,4% em relação à normal climatológica do município para o período.
Comparação com anos anteriores
Com chuvas abaixo da média histórica de -30,1%, durante os meses de fevereiro a maio, o Ceará, em 2015, mostrou um quadro pior do que o ano de 2014, que apresentou chuvas abaixo da média histórica de -24,2%. Nos últimos 10 anos, os períodos de fevereiro a maio favorecidos correspondem a 2010 (-50,2%); 2012 (-50,2%); 2013 (-40,0%); 2014 (-24,2%) e 2015 (-30,1%).
Chuvas pós-estação chuvosa
De acordo com a Funceme, embora a estação chuvosa no Ceará tenha se encerrado em maio, tem sido registrada a ocorrência de algumas precipitações, principalmente no centro-oeste do Estado. Estes eventos, segundo a Funceme, têm sido ocasionados por sistemas conhecidos como Ondas de Leste, que são características do período da pós-estação chuvosa.
Todavia, convém, de acordo coma Funceme, observar que apesar dessas precipitações serem muito bem vindas, as normais climatológicas do período, quando comparadas com os dos meses de estação chuvosa são bem mais baixas e alcançam apenas 37,5 mm, 15,4 mm e 4,9 mm, em junho, julho e agosto, respectivamente.

Fonte: G1 CE

Caminhão do Cidadão estará em Reriutaba nos dias 03 a 05 de julho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) em parceria com a Prefeitura Municipal de Reriutaba e Secretaria de Segurança , apresenta à população o Caminhão do Cidadão. Nesta Sexta-feira (03), à partir das 08 horas, o veículo estará na Praça da Matriz fazendo emissão da documentação básica (RG e CPF). O atendimento marca a nova fase do programa Caminhão do Cidadão, que passou por uma reformulação, tendo o serviço totalmente modernizados com a inclusão de mais conforto e acessibilidade a todos os cidadãos.
No primeiro dia de atendimento na Praça da Matriz, caminhão será instalado e deverá atender cerca de 150 pessoas. Até domingo (5), a unidade móvel permanecerá na Praça. No total, mais de 500 pessoas deverão ser atendidas durante esses três dias.Todo o atendimento é gratuito e feito por ordem de chegada.
Serviço:
Caminhão do Cidadão na Praça Da Matriz: No dia 03 , 04 e 05 Julho, caminhão ficará instalado no local, a partir das 8h.

Documentos necessários:
- Para emissão do RG
* certidão original de nascimento e cópia
* 2 fotos 3 x 4 recentes
* Para 2ª via: levar cópia do RG original ou boletim de ocorrência

- Para emissão do CPF:
* RG
* certidão de nascimento (original ou cópia autenticada em cartório)
* se maior de 18 anos, portar título de eleitor

É a Prefeitura de Reriutaba Cuidando de Nossa Gente!!!
Informações Tiago Taumaturgo

Caminhão carregado de madeira capota no centro de Guaraciaba do Norte


Um grave acidente aconteceu no início da manhã de hoje, quarta feira, (01-07), as 6 horas e 10 minutos, no centro da cidade Guaraciaba do Norte.
.
Um caminhoneiro que vinha transportando uma carrada de madeira, sofreu um grave acidente na manhã de hoje, quarta feira (01), no centro da cidade de Guaraciaba do Norte, mais precisamente na praça do Guaracy, um das principais praças do centro da cidade.
Segundo informações do comerciante Alex Ferreira, por volta das 6 horas de 8 minutos, se encontrava em seu automóvel no sinal da Avenida Capitão Ferreira, esperando que o sinal abrisse, foi quando viu pelo retrovisor a aproximação de um caminhão, que já vinha em uma boa velocidade, o caminhão vinha com o pisca alerta ligado e o motorista buzinando. O comerciante Alex Ferreira, percebeu que o caminhão estaria sem freios e tratou de retirar seu carro do caminho, o caminhão furou o sinal vermelho já em alta velocidade, desceu pela Avenida Capitão ferreira e o Alex seguiu o caminhão, no final da Avenida o caminhão tombou e foi ficar de pneus para cima, em cima do passeio público da Praça do Guaracy.
Logo o comerciante Alex Ferreira tratou de retirar o motorista do que restou da cabine do caminhão, o motorista que estava sozinho, foi identificado apenas como Bilizardo, foi socorrido para o hospital São José aqui de Guaraciaba e devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia em Sobral. O caminhão pertence a um comerciante da cidade de São Benedito e parte da carrada de madeira seria descarregada em Guaraciaba e o restante seguiria para Ipu.
Uma observação quanto ao local do acidente, fica no centro comercial da cidade, local de muito movimento, o caminhão virou na curva da Avenida Capitão Ferreira com a rua Francisco Bezerra e ficou encima do passeio público da Praça do Guaracy. O local onde o caminhão tombou é muito usado para caminhadas, inclusive na hora do acidente algumas senhoras faziam sua caminhada diária, o local também serve de estacionamento pra motos e sempre a partir das 7 horas da manhã, fica lotado de motos. Uma coisa é certa, o acidente foi as 6 horas e 10 minutos, se tivesse acontecido por volta de 7 ou 8 horas, teria provocado uma tragédia, pois neste horário o movimento é muito grande naquele local. No momento do acidente tinha apenas uma moto estacionada, segundo informações do proprietário, ele estacionou a moto e saiu pra conversar com um amigo a poucos metros da moto, sem soma de dúvidas, conversa esta que lhe salvou a vida, já a moto teve apenas algumas avariações, foi muita sorte do dono da moto que é morador do Distrito de Martinslância.
Fonte: Diassis Lira

Reriutaba e Varjota em Primeiro Lugar no SPAECE


O Estado do Ceará começou a liberar os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). Já estão disponíveis os números referentes ao desempenho dos alunos avaliados no 2º ano nas redes municipais em 2014 que fizeram prova de Português e Matemática. Por enquanto, a divulgação foi feita da prova de Língua Portuguesa a qual reflete diretamente na eficiência da alfabetização das crianças que entram na educação básica.
Reriutaba e Varjota estão em primeiro lugar com boa pontuação conforme lista acima divulgada pelo Governo do Estado.

(Adaptação do texto de Kleber Teixeira)