segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Reriutaba: Morre em Quandu o Sr. João Lió


Faleceu por volta de 3 horas da manhã deste sábado(29/08) o Sr. João José da Silva, mais conhecido por João Lió, da comunidade de Quandu. O corpo está sendo velado em sua residência na referida comunidade. 
Sr. João Lió estava sofrendo de sérios problemas nos rins desde o início do ano. Era um dos patriarcas da família Silva conhecida por Lió, residende em Quandú. Pessoa bastante humilde e trabalhador, viveu sua vida em prol de sua família. Um grande exemplo de homem de fé, trabalhador e honesto, exemplo este que deve ser seguido por todos. 
O corpo do Sr. João Lió será sepultado as 17 horas deste sábado no cemitério de Reriutaba.
(Tio João Lió era meu tio, irmão de meu pai Sr. Antonio Lió de Oitizeiro. Além de tio era um grande amigo.)
"Nossos votos de pesares a todos da família em especial aos filhos e a esposa dele a Sra. Tia Ritinha."
Fonte: Reriutaba Noticias

Crateús tem oceano no subsolo


Técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do governo do Ceará descobriram, no Oeste do estado, um verdadeiro oceano de água doce.
O secretário de recursos hídricos e ex-ministro da integração nacional, engenheiro Francisco José Teixeira Coelho, disse ao blog que nesse oceano subterrâneo existe um volume de água estimado em 20 milhões de metros cúbicos.
É água suficiente para abastecer a cidade de Crateús e sua população até o fim do próximo ano de 2016.
Para extrair essa água do subsolo é só perfurar alguns poços profundos.
No meio de tanta notícia negativa, eis aí uma informação positiva e alvissareira neste momento de crise hídrica no Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 25 de agosto de 2015

CIÊNCIA - ESTUDO MOSTRA QUE RADIAÇÃO DE CELULARES PODE SER PREJUDICIAL À SAÚDE


Foto: Divulgação
Cientista ucraniano garante que essa radiação tem efeito sobre o organismo. O tema, porém, divide opiniões.
Nas grandes cidades do mundo e até nas que não são tão grandes assim, a gente vê telefones celulares, e suas torres, pra todo lado. Esses equipamentos emitem um tipo de radiação que os cientistas diziam que era inofensiva. Entre os pesquisadores, o tema divide opiniões. Você vai ver, agora, as conclusões de um levantamento supercompleto feito a partir de cem artigos científicos que tratam desse assunto. E que cuidados devemos tomar.
São Paulo vista do alto! Um mar de concreto e de antenas, muitas de telefonia móvel. São Paulo vista de baixo: um fluxo constante de pessoas e de telefones celulares.

Avenida Paulista, um dos pontos mais movimentados e mais altos de São Paulo. Esse é um lugar cercado de radiação e de ondas eletromagnéticas, que, é claro, a gente não consegue ver.
Se a gente voltasse no tempo, para 1985, a quantidade de radiação eletromagnética. Se ela fosse visível, seria mais ou menos como mostrado no vídeo acima. Mas agora, 30 anos depois, com celulares, tablets e computadores para todo lado, os cientistas calculam que a quantidade de radiação eletromagnética aumentou muito: 250 mil vezes. Se essas ondas fossem visíveis, você não conseguiria enxergar mais nada.
Mas toda essa radiação é segura para saúde? O tema divide opiniões. Enquanto muitos cientistas duvidam que a radiação de baixa intensidade provoque algum tipo de dano, outros discordam.
Um levantamento supercompleto, recém-publicado, de pesquisadores da Ucrânia e dos Estados Unidos concluiu: essas ondas eletromagnéticas podem não ser tão inofensivas como se pensava.
“Essa energia entra nos tecidos. Estamos falando de efeitos de radiação no organismo”, afirma o biólogo molecular Segiy Kyrylenko.
O estudo reforça o que já tinha sido divulgado em um relatório de 2011, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trinta e um cientistas, de 14 países, decidiram incluir a radiação dos celulares na mesma categoria da emissão de gases de automóveis e do café, o grupo 2B, dos agentes possivelmente cancerígenos.
“Os efeitos dessa radiação são evidentes, detectáveis e temos que ter cuidado”, garante Kyrylenko.
Um dos autores do levantamento mais recente, o ucraniano Sergyi Kyrylenko, passa uma temporada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Dos 100 trabalhos que o grupo dele analisou, 93 detectaram algum tipo de efeito em organismos vivos das ondas dos celulares, chamadas de radiação de baixa frequência. Kyrylenko destaca uma dessas pesquisas, feita pela própria equipe ucraniana.
“Nós pegamos ovos de codorna e colocamos um celular comum por cima. Depois de três dias expostos à radiação do aparelho, o desenvolvimento dos ovos acelerou. Depois de cinco dias, no entanto, o desenvolvimento dos mesmos ovos desacelerou. Não estamos dizendo que isso pode causar danos. O que estamos falando é que essa radiação tem algum efeito no organismo, não é neutra”, relata Kyrylenko.
Essa radiação neutra tem um outro nome: radiação não-ionizante. Isso quer dizer que ela não tem energia suficiente para quebrar moléculas, como a do DNA, e fazer estragos no nosso corpo.
Já um outro tipo de radiação sabidamente provoca danos: a radiação ionizante. Ela causa doenças, inclusive o câncer. É a radiação das bombas atômicas e dos raios-x, que são muito úteis, mas precisam ser aplicadas em doses baixas.
Mas se a radiação não-ionizante não tem energia suficiente para romper moléculas e causar doenças, então como é que ela afeta os organismos vivos? Os cientistas têm uma forte suspeita.
O que boa parte dessas pesquisas está detectando lá nas células tem um nome complicado, mas é fácil de explicar: é o estresse oxidativo. Quando a gente respira, o oxigênio faz muito bem, é claro. Mas ele também produz substâncias que podem causar doenças, são os radicais livres. Só que dentro do nosso organismo, existem substâncias que combatem os radicais livres. Só que no estresse oxidativo há um desequilíbrio, fica sobrando radical livre no organismo e isso pode levar a muitas doenças.
“São danos que podem levar ao desenvolvimento de tumores” afirma Kyrylenko.
Nos consultórios e salas de cirurgia, opiniões diferentes. O doutor Antonio de Salles, professor de neurocirurgia da Universidade da Califórnia, toma precauções.
“Eu uso bastante celular, claro, mas eu tento evitar colocar na orelha, com o alto falante do telefone. Eu acho que nós devemos usar o celular distante do nosso corpo”, aconselha o neurocirurgião.
Guilherme Lepski, também neurocirurgião e treinado na Alemanha, tem uma visão oposta:
“Eu não acredito muito nesse risco prático do celular na formação de tumores. É possível que exista algum risco? É possível. Eu particularmente acho que esse risco deve ser mínimo, muito pequeno ou, eventualmente, não existente”, diz Lepski.
E o doutor José Renato Félix Bauab, neurologista clínico, espera por mais pesquisas.
“Têm alguns estudos que conseguiram comprovar que a proximidade ao crânio, naquele lado do cérebro, você tem um aumento de metabolismo. Mas ainda não conseguiu-se ainda uma comprovação de lesão ao DNA”, pondera Bauab.
Mas o neurocirurgião Antonio de Salles lembra que os celulares são um fenômeno recente, e muitas vezes, na medicina, é preciso tempo para os efeitos ficarem claros. “Quando os anos se passam e se seguem apropriadamente os estudos e os pacientes, a gente começa a ver isso”, diz Salles.
O representante dos fabricantes afirma:
“Usar celular é seguríssimo. Os celulares que são colocados para comercialização seguem determinados padrões definidos pela Organização Mundial de Saúde. E esses limites têm uma margem de segurança enorme”, afirma Aderbal Bonturi Pereira,  diretor do Fórum de Fabricantes de Celulares.
Enquanto o debate prossegue, os cientistas dão dicas para você se proteger.
1)   Use o celular longe do corpo. “Principalmente, quando o celular está fazendo a conexão, que é quando a radiação está mais forte. Depois, é só usar o viva voz”, recomenda Kyrylenko.
2)   Prefira mensagens de texto a ligações. “A radiação não-ionizante será menor”, diz Salles.
3)   Não durma com o celular perto da cabeça.
4)   Não carregue o aparelho no bolso.
5)   E, por fim, importante! Enquanto houver dúvidas, evite que crianças usem o celular.
“O osso é mais fino, as células estão em desenvolvimento”, esclarece Salles.
“Não é para jogar fora os celulares, mas para usar com sabedoria” afirma Kyrylenko.

Fonte: Fantástico/G1

AMANAIARA/RERIUTABA – PR GONÇALO AVELINO REALIZA LANÇAMENTO DE CD E LIVRO


Foto: Blog Antonio Evandro
A segunda obra trata-se de um livro que tem como título: “Memórias de Um Servo”, onde Pr. Gonçalo relata um pouco de sua história desde seu nascimento e infância nas terras amanaiarenses, a ida de sua família ao Rio de Janeiro, onde moraram vários anos. Ele relata também sua chamada para o ministério, quando e recebeu a chamada para realizar importantes obras missionárias de evangelização em sua terra natal.



Vejam mais:
www.antonioevandro-amanaiara.blogspot.com
 www.antonioevandro-amanaiara.blogspot.com
 www.antonioevandro-amanaiara.blogspot.com
 www.antonioevandro-amanaiara.blogspot.com
 www.antonioevandro-amanaiara.blogspot.com
 
www.antonioevandro-amanaiara.blogspot.com
 www.antonioevandro-amanaiara.blogspot.com
 
Fotos: Blog Antonio Evandro

MA - PF FAZ ALERTA A QUEM AJUDAR PREFEITA DE BOM JARDIM A SE ESCONDER


Foto: Arq pessoal/G1 MA
Cúmplices serão tratados como integrantes de organização criminosa.
PF segue sem pistas da prefeita investigada por desvios na educação.
Sem pistas do paradeiro da prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite (PP), de 25 anos – suspeita de desviar dinheiro da educação no município e foragida há quatro dias –, a Polícia Federal (PF) lançou um alerta neste fim de semana: quem estiver ajudando a prefeita a se esconder vai ser tratado como integrante de organização criminosa.
“Pelo tempo que ela está desaparecida, é muito provável que ela esteja recebendo o auxílio de outras pessoas. Isso pode fazer com que essas pessoas sejam incluídas na organização criminosa que se investiga", diz o superintendente da PF no Maranhão, Alexandre Saraiva.

A expectativa da PF é conseguir prender Lidiane ainda nesta semana. "A população tem ajudado com outras informações, nós estamos montando esse quebra-cabeça”, afirma Saraiva.
Lidiane está foragida desde que foi iniciada a Operação Éden, da PF, que apura fraudes em licitações, desvio de dinheiro da merenda escolar e transferências bancárias irregulares na cidade que tem 39.049 habitantes e fica a 275 km da capital maranhense, São Luís.
A investigação em Bom Jardim começou após denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e do Ministério Público Federal (MPF).
Para capturar a prefeita, a vigilância foi reforçada em rodoviárias, aeroportos e rodovias do estado, além de fazendas de amigos dela, que poderiam servir de refúgio. A repercussão nacional do caso acelerou a operação.
Na última quinta-feira (20), foram presos o ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como "Antônio Cesarino", e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, ex-namorado da prefeita.
Com o sumiço da prefeita, o município vive um impasse: os vereadores estão impedidos de votar o afastamento dela por causa de uma medida cautelar obtida por Lidiane na Justiça.
Ela já havia sido afastada três vezes do cargo: na primeira vez, em abril de 2014, pelo prazo de 30 dias após denúncias de improbidade administrativa, retornando ao posto em 72 horas, depois de obter liminar na Justiça; na segunda, pelo período de 180 dias, em dezembro de 2014, com liminar suspensa pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) em 48 horas; e na terceira vez, em maio de 2015, retornando em 72 horas.
Na prefeitura, o expediente é de 8h às 12h, mas poucas pessoas foram encontradas no prédio nesta sexta-feira (21). Somente o secretário de Administração e Finanças, Dal Adler Castro, poderia responder pelo órgão, mas não quis falar com a imprensa.
Desvios
A polícia investiga transferências de cerca de R$ 1 mil realizadas da conta da prefeitura para a conta pessoal de Lidiane que chegam a R$ 40 mil em um ano. Também foram feitas transferências para o advogado da prefeitura, Danilo Mohana, que somam mais de R$ 200 mil em pouco mais de um ano.
Além da prefeita, secretários, ex-secretários e empresários também estão sendo investigados por causa de irregularidades encontradas em contratos firmados com "empresas-fantasmas". Houve duas licitações para reformar 13 escolas, pelas quais a Zabar Produções obteve R$ 1,3 milhão e a Ecolimp recebeu R$ 1,8 milhão. Nenhuma das empresas foi encontrada.
Em 2013, a prefeitura firmou contrato com 16 agricultores para o fornecimento de merenda escolar nas escolas municipais, pelos quais cada agricultor receberia em média R$ 18 mil por ano. Os produtores afirmaram que não receberam os pagamentos.
Luxo na internet
Lidiane disputou a prefeitura aos 22 anos, em 2012, depois que o namorado dela na época, Beto Rocha, teve a candidatura impugnada ao ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ela assumiu o lugar dele e foi eleita.
Depois que se tornou prefeita, Lidiane passou a compartilhar fotos da nova rotina nas redes sociais. Nos perfis pessoais, ela escreveu: "Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados". Em outro post, ela diz: "Devia era comprar um carro mais luxuoso pq graças a Deus o dinheiro ta sobrando (sic)".
Afastamentos
A Justiça do Maranhão havia determinado o afastamento da prefeita por 180 dias em dezembro de 2014, com base no descumprimento da regularização das aulas e do fornecimento de merenda e de transporte escolar em Bom Jardim.
Na ação, o Ministério Público do Estado afirma que Lidiane havia apresentado informações falsas a respeito das irregularidades – elas acabaram desmentidas por meio de denúncias dos próprios moradores da cidade.
A gestora também já havia sido citada pela Justiça por má conduta no início de 2014, quando foi deferida liminar, a pedido do MP-MA, para declarar a ilegalidade de decreto municipal que tornou nulas as nomeações dos excedentes do concurso público homologado em novembro de 2011.

Fonte: G1 MA
Vejam mais:
Fotos: Arquivo Pessoal/TV Mirantes/G MA

Técnico cai de torre de rádio e morre em Pacajus

Um técnico de manutenção morreu, nesta segunda-feira (24) ao cair de uma antena de rádio na cidade de Pacajus. Segundo informações iniciais, ele estava acompanhado de outro técnico, quando a antena despencou com ambos, de uma altura de 80 metros. O técnico de nome Rogério veio a óbito e o outro técnico, conhecido como Nenem, foi levado ao hospital e não corre risco de morte. A antena pertence a Rádio Montemor.
Segundo informações da Polícia, os técnicos estavam fazendo manutenção na antena de transmissão, retirando fios e cabos para colocar na nova torre e estavam com todos os equipamentos de segurança, tais como cinto de segurança, botas, luvas e capacetes.
Ao que parece, a antena, que estava velha e seria trocada por outra, quebrou despencando com os dois homens. A Polícia esteve no local e acionou uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que fez os primeiros socorros.
Fonte:Ceará Agora

RERIUTABA: PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS. AVISO DE SELEÇÃO N º 01- 2015


A seleção destina-se ao preenchimento de até 30 (trinta) vagas de estágio, para estudantes de níveis médio, técnico, superior e pós-graduação, com vistas à contratação imediata e formação de cadastro reserva.
A PREFEITURA MUNICIPAL DE RERIUTABA, nos termos da Lei Federal nº 11.788/2008 e da Lei Municipal nº 029/2015, abre inscrições para seleção ao PROGRAMA DE ESTÁGIO junto à administração direta e indireta deste Município, a ser realizado pelo INSTITUTO EUVALDO LODI – Núcleo Ceará – IEL/CE, mediante as condições estabelecidas neste Aviso.


1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
• O Processo Seletivo de Estagiários tem por objetivo selecionar estudantes para estágio de complementação educacional, em atividades compatíveis com sua área de formação acadêmica, possibilitando-lhes vivenciar, na prática, os conhecimentos teóricos que lhes foram ministrados.
• A seleção destina-se ao preenchimento de até 30 (trinta) vagas de estágio, para estudantes de níveis médio, técnico, superior e pós-graduação, com vistas à contratação imediata e formação de cadastro reserva.
2. REQUISITOS
2.1. Os (as) candidatos (as) deverão atender aos seguintes requisitos:
a) Ter idade igual ou superior a 16 anos.
b) Estar regulamente matriculado e com freqüência nos cursos de nível médio, cursos técnicos, e nível superior (incluindo cursos de pós-graduação).
c) Ser aprovado no processo seletivo realizado pela Prefeitura Municipal de Reriutaba junto ao Instituto Euvaldo Lodi-IEL/CE.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições acontecerão nos dias 20, 21, 24 e 25 de agosto de 2015, no horário de 08:00 às 14:00, na sede da Prefeitura Municipal de Reriutaba, na Rua Osvaldo Honório Lemos, Nº 176, Centro.



3.2. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
• Formulário de cadastro preenchido (de acordo com ANEXO I);

• Declaração de matrícula;

• Cópia da Cédula de Identidade e do CPF;
• Curriculum Vitae (de acordo com modelo constante do ANEXO II).

• A inscrição do(a) candidato(a) implicará a aceitação dos termos previstos neste Aviso e em outros a serem eventualmente divulgados.
• Não será cobrado pagamento para Taxa de inscrição dos candidatos.
3.5. A constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na ficha de inscrição ou na documentação apresentada, faz nulo todo o processo correspondente ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis;
3.6. Somente estarão aptos a participar da seleção os candidatos que preencherem os requisitos mencionados deste Aviso, considerando a documentação apresentada no ato da inscrição, tendo suas inscrições deferidas.
4. ESTÁGIO.
4.1. O estágio terá início a partir da data e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio – TCE.
4.2. O estagiário receberá, mensalmente, a bolsa de complementação educacional e desempenhará o estágio conforme estabelecido na Lei nº 11.788/2008.
4.2.1. O valor mensal da bolsa para estudantes do nível médio é de R$ 300,00 (trezentos reais) para jornada de 20 (vinte) horas semanais.
4.2.2. O valor mensal da bolsa para estudantes do nível técnico é de R$ 300,00 (trezentos reais) para jornada de 20 (vinte) horas semanais e de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para jornada de 30 horas semanais.
4.2.3. O valor mensal da bolsa para estudantes do nível superior ou pós-graduação é de R$ 450,00 (quatrocentos e cinqüenta reais) para jornada de 20 (vinte) horas semanais e de R$ 600,00 (seiscentos reais) para jornada de 30 horas semanais.
• O estágio poderá ser interrompido, de acordo com o previsto no Termo de Compromisso, nos seguintes casos:
1) automaticamente, ao término do estágio;

2) a qualquer tempo no interesse da Administração;

3) a pedido do estagiário, com no mínimo, 15 dias de antecedência;
4) em decorrência do descumprimento de qualquer compromisso assumido na oportunidade da assinatura do Termo de Compromisso;
5) pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou não, no período de um mês, ou por trinta dias durante todo o período de estágio;
6) pela interrupção do curso na instituição de ensino a que pertença o estagiário; 
7) por conduta incompatível com a exigida pela Administração.

5. SELEÇÃO
A seleção do estagiário constará das seguintes etapas: Análise Curricular e Entrevista.
5.1. A etapa de Análise Curricular, ocorrerá no dia 26/08/2015.

5.2 As entrevistas serão realizadas nos dias 27/08/2015 e 28/08/2015 na Sede da Prefeitura Municipal de Reriutaba, devendo o candidato apresentar-se no local da entrevista com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência, portando um documento de identidade com foto.

5.3. Será automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:
a) apresentar-se após o horário estabelecido;

b) não apresentar o documento oficial com foto.

• O resultado do Processo Seletivo será divulgado até o dia 04/09/2015.
5.5 Os candidatos selecionados serão convocados por e-mail e telefone.
5.6. Após a convocação, o candidato terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para comparecer ao local designado a fim de assinar o Termo de Compromisso, sob pena de perda da vaga para estágio.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
6.1. Não é permitido ao estagiário fazer dois estágios simultâneos ou acumular atividades inscritas na modalidade de bolsa.
6.2. A participação dos candidatos neste processo seletivo não implica obrigatoriedade em sua admissão, cabendo a Prefeitura de Reriutaba a avaliação da conveniência e oportunidade de aproveitá-los em número estritamente necessário.
6.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão, composta pelos representantes da Prefeitura Municipal de Reriutaba e do Instituto Euvaldo Lodi, responsáveis pela elaboração do presente Aviso.
Reriutaba/CE, 19 de agosto de 2015.
GALENO TAUMATURGO LOPES

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reriutaba: Festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começa nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira(05/08) a paróquia de Reriutaba inicia a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira deste município. Este ano o evento religioso que acontecerá até o dia 15 de agosto, trará o tema: "Maria nos leva a eucaristia, sacramento do amor".
O município já começou a receber visitantes e reriutabenses que moram em vários locais do Brasil, para participar dos festejos.
Venha e traga mais um!
No dia 12 de agosto haverá um show com o cantor de músicas religiosas na praça matriz, Naldo José, uma realização da paróquia de Reriutaba.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

GUARACIABA DO NORTE - COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS, DEIXA DOIS MORTOS EM AVENIDA DA CIDADE


Uma colisão envolvendo duas motos, deixou um saldo negativo de duas pessoas mortas, na manhã de domingo (02-08), por volta das 05 horas.

Segundo informações da Polícia Militar, duas motos seguiam em sentido contrário pela Avenida Capitão Ferreira, nas proximidades do hospital de Guaraciaba, quando uma das motos tentou ultrapassar um caminhão, que também seguia pela Avenida. Sem espaço para passar os três veículos, o choque das motos foi inevitável.
As duas motos, uma Bros vermelha de placa NUT 7524, com inscrição de Guaraciaba do Norte e uma CB 300 de cor amarela, de placa NQQ 6748 com inscrição de Canindé, bateram de frente e os dois condutores tiveram morte ainda no local do acidente.
Segundo informações da Polícia Militar de Guaraciaba do Norte, o acidente teria sido provocado por um dos condutores, que teria forçado uma ultrapassagem e vindo se chocar de frente com a outra moto. A polícia está ouvindo testemunhas que estavam no carro que foi ultrapassado pelo motoqueiro, usado os depoimentos e fotos do local do acidente, assim a polícia irá apontar no fechamento do inquérito, qual dos condutores foi o causador do acidente.
As vítimas fatais deste acidente foram: Francisco Mário Martins Pereira de 27 anos, morador do Sítio Guarani e Alex Pereira de Araujo de 23 anos, morador do Sítio Lameirão, todos na zona rural do município de Guaraciaba do Norte. Segundo informações da polícia, um dos condutores estava usado capacete, mas mesmo assim faleceu, pois os dois bateram-se de testa e tiveram TCE grave e morreram ainda no local do acidente. Uma ambulância do hospital de Guaraciaba compareceu ao local do acidente, mas nada poderam fazer pelas as vítimas, que já estavam sem vida.
A ocorrência foi atendida pela equipe da Polícia Militar do destacamento de Guaraciaba do Norte, na viatura CP 3512, comandada pelo Cabo Vaz, junto com os soldados, Teixeira, Sales, Lacerda e Thiago Cezar
As motos envolvidas no acidente, já no páteo da delegacia de polícia civil de Guaraciaba
Reportagem: Diassis Lira, com informações da Polícia Militar de Guaraciaba do Norte
Imagens: Diassis Lira e enviadas pelo WhatsApp

Fonte: Diassis Lira
Vejam mais:
 
 
 
Fotos: Diassis Lira

Dilma Rousseff sanciona lei que obriga emplacamento de motos 50 cilindradas e exige habilitação dos condutores


As polêmicas cinquentinhas serão, finalmente, regulamentadas. Após uma lei publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31/07), os ciclomotores comprados deverão ser emplacados, assim como os carros e as motocicletas. Os condutores deverão ter o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Em resumo, as cinquentinhas foram enquadradas como motocicletas e os Detrans é que cuidarão do registro.
Os Detrans pressionaram o órgão nacional, ligado ao Ministério das Cidades, para que exercer força política para agilizar a tramitação de um projeto de lei antigo que transferia a responsabilidade para o âmbito estadual. O PL 13.154/15 foi aprovado no Senado na última quarta-feira (29) e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no dia seguinte. Na verdade, a Lei é para regulamentar a Medida Provisória 673/15
Na prática, o que muda é o inciso 17 do artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esse ponto dizia que compete aos municípios registrar e licenciar ciclomotores e veículos propulsão humana e tração animal. Porém, a palavra “ciclomotores” foi retirada. Já no artigo 129 também foi retirada essa competência de registro dos municípios, já que a palavra também foi excluída.
Outra implicação da mudança é que, com isso, o Detran deverá exigir o cumprimento do disposto na Resolução 168 do CONTRAN, que estabelece a obrigatoriedade da habilitação ACC para conduzir as cinquentinhas.
Ainda é preciso aguardar o posicionamento oficial do Detran-MG sobre como será o prazo e a forma de regularização de quem tem o ciclomotor.
Fonte:http://www.iacunoticias.com/2015/08/dilma-rousseff-sanciona-lei-que-obriga.html

sábado, 1 de agosto de 2015

Reriutaba: Caminhão tomba e deixa um morto na localidade de Angicos


O carro carregado de cimento trafegava sentido Sobral à Reriutaba. O motorista morreu na hora.
Na manhã deste sábado(01/08), por volta das 9h e 30m, aconteceu um grave acidente com um caminhão carregado de cimento que vinha de Sobral com destino a Reriutaba. O motorista perdeu o controle do veículo em uma curva na localidade de Angicos, desceu o aterro e tombou dentro do mato.
O caminhão de placas HVP 6926, inscrição de Sobral, ficou todo destruído e a vítima presa as ferragens. Até o momento da edição desta matéria não haviam identificado a vítima, já que ficou debaixo do caminhão e dava pra ver apenas um pedaço da camisa do mesmo. Não há informações se havia mais alguém no veículo.
Pela situação que a cabine do carro ficou era impossível haver sobreviventes.
Fonte e fotos: Reriutaba Notícias
cabine do caminhão toda destruida
caminhão bastante destruido


local onde o caminhão desceu