sexta-feira, 24 de março de 2017

DE RAIO EM MONÓLITO DURANTE DIA CHUVOSO


Foto: Divulgação/DN
Na tarde desta quinta-feira (23), enquanto registrava imagens de um canteiro de obras no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), nas proximidades do Açude Cedro, em Quixadá. Um operário flagrou o exato momento em que a descarga de um raio atmosférico atingiu um monólito. Quem presenciou o fenômeno natural ficou assustado.
Esse foi o segundo dia consecutivo com maior incidência de raios neste município do Centro do Estado este ano, e no mês de março. Foram 97 até as 21 horas, conforme dados do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel, distribuidora energética no Ceará.

Na tarde desta quinta-feira (23), enquanto registrava imagens de um canteiro de obras no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), nas proximidades do Açude Cedro, um operário flagrou o exato momento em que a descarga de um raio atmosférico atingiu um monólito. Quem presenciou o fenômeno natural ficou assustado. Esse foi o segundo dia consecutivo com maior incidência de raios em Quixadá neste ano.
Nas 24 horas anteriores o Sistema de Monitoramento registrou 115. Em seguida vem o município de Quixeramobim, com 78 raios na quarta-feira e 46 nesta quinta. Em março já foram 3.424. A maior quantidade deles, 312, caiu em Sobral, seguida de Quixadá, com 291.
A pouco mais de uma semana uma dessas descargas elétricas naturais de alta intensidade atingiu o transformador da Faculdade Cisne e deixou o prédio às escuras. O raio causou apenas danos materiais. O momento também foi registrado, por outro internauta.
http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/clima/operario-registra-em-video-descarga-de-raio-em-monolito-durante-dia-chuvoso-em-quixada/

Fonte: Blog Diário Sertão Central/Diário do Nordeste
Foto: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário