quarta-feira, 5 de abril de 2017

Em Mucambo, açude Ibiapina atinge sua capacidade máxima e começa a sangrar


Para grande alegria da população de Mucambo na Região Noroeste do Estado, o açude Ibiapina localizado no Bairro da Vila do Açude atingiu a sua capacidade máxima no ultimo fim de semana e começou a sangrar.
Em 2015 devido a seca prolongada, o Açude Ibiapina acabou secando por completo comprometendo o abastecimento na cidade, que passou a ser abastecida pelo Açude Taquaras e Açude Jaburu II.
Já em 2016, o açude Ibiapina chegou a acumular água mas não o suficiente para suprir a necessidade hídrica da cidade, em pouco tempo voltou ao volume morto, que é quando a reserva de água mais profunda fica abaixo dos canos de captação que normalmente são usados para retirar água para seu uso.
A expectativa era grande para a sangria do açude por conta das fortes chuvas que banharam a região da Ibiapaba, o açude já vinha recebendo grande recarga de água desde de Fevereiro e por conta disso a administração municipal através da secretaria de infraestrutura realizou a limpeza do sangradouro do referido açude para facilitar o escoamento da água.
A população festeja a boa quadra chuvosa que veio trazendo esperança para o homem do campo, esbanjando felicidade com o grande acúmulo de água, terra molhada para plantar e em breve poder colher seus legumes, sem falar o pasto que vai criar para os animais.
Para esta segunda-feira, a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas em todas as regiões do Estado. Para amanhã, terça-feira, o céu permanece nublado de forma variável com chuva no Centro-Norte e chance de precipitações no Sul do Estado.
Fonte: Mucambo em Questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário