quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Gestores cearenses participam de missão municipalista em Santa Catarina


Foto: face Chico Carnauba
Liderada pela Aprece, uma delegação formada por prefeitos e assessores municipais cearenses está participando, nessa primeira semana de agosto, de uma Missão Municipalista em Santa Catarina (SC), no intuito de conhecer as entidades municipalistas daquele Estado. A visita está acontecendo desde a última terça-feira (1º) e prossegue até sexta-feira (4). O grupo é formado por 32 participantes, entre prefeitos, secretários, técnicos e assessores municipais.
No primeiro dia da Missão, a delegação da Aprece foi ao município de Timbó para fazer uma visita à Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). Lá, tiveram a oportunidade de conhecer, por meio dos próprios gestores locais, o funcionamento dessa instituição municipal e saber mais sobre como eles conseguiram constituir um consórcio intermunicipal de sucesso que engloba as cidades da região. Depois, realizaram visita técnica no aterro sanitário em funcionamento no local. O mesmo já tem projetos em desenvolvimento há vinte anos e agora passará por um projeto de expansão, através do qual será instalada uma usina de processamento de resíduos orgânicos e um biodigestor para a geração de energia por meio de uma parceria público-privado.
Na quarta-feira (2), o grupo esteve no município de Blumenau, em visita à Agência Reguladora Intermunicipal, no qual, por meio de uma parceria entre todos os municípios associados, é realizado um completo monitoramento das ações de meio ambiente. Em seguida, o grupo conheceu a cidade de Itajaí, onde visitaram a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Na oportunidade, toda a equipe técnica da entidade apresentou os projetos que desenvolvem lá. Uma das ações consideradas mais interessantes foi a forma de organização consorciada na área da Saúde. Outro destaque foi o trabalho sistemático que executam no controle e monitoramento do ICMS, tendo em vista as informações que as empresas prestam e registram em sistema sobre o valor agregado dos produtos. Esse modelo, que se destaca por sua eficácia em relação ao controle da arrecadação, interessou bastante aos prefeitos participantes da delegação
Nesta quinta-feira (3), foi a vez dos gestores cearenses visitarem Florianópolis, onde conheceram a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), tendo acesso à estrutura física da entidade e aos detalhes desenvolvidos nas mais diversas áreas. Em seguida, estiveram na Federação Catarinense de Municípios (Fecam), tendo acesso a informações gerais sobre o modelo de federalismo adotado lá, bem como à forma consorciada de trabalho em relação a serviços como Diário Oficial, Agencias de Regulação de Saneamento, entre outros.
Em nome da comitiva cearense, o vice-presidente da Aprece, Nilson Diniz, agradeceu e elogiou todos os representantes das entidades municipalistas visitadas, ao tempo em que ressaltou a importância do modelo que privilegia o bem comum e o senso público em detrimento do interesse individual. Todos os prefeitos participantes da Missão reiteraram a vontade e a determinação de unir-se no Ceará para a realização de um trabalho coletivo mais coeso e cooperativo. “Está sendo uma experiência muito rica no sentido de desenvolver a união entre os prefeitos e disseminar a cultura do associativismo e da cultura de criação de consórcios multifinalitários tendo em vista a redução de custos e o aumento da força política para ações junto a diversas políticas públicas. Estamos sendo muito bem acolhidos por todos que se demonstram bastante dispostos a compartilhar conhecimentos não só sobre a expertise que dominam, mas também sobre uma visão diferenciada, mais colaborativa e menos individualista, onde os custos são minimizados e os esforços reunidos”, afirmou Helderiza Queiroz, analista orientadora da Escola de Gestão Municipal da Aprece.
A delegação cearense que integra a Missão Municipalista em Santa Catarina é formada por representantes dos municípios de Acopiara, Altaneira, Alto Santo, Carnaubal, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Groaíras, Guaramiranga, Meruoca, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Orós, Poranga, Potiretama, Quixadá, Reriutaba e São Benedito.
Fonte: aprece.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário