segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Fatos curiosos sobre o município de Reriutaba



Dia 25 de setembro Reriutaba comemora seus 94 anos de emancipação, mas, na verdade, esta é a data de posse do primeiro Prefeito que foi o Coronel José Teodoro Soares, também idealizador e fundador do Distrito de Santa Cruz, por ocasião de sua decisão em construir a Estação Ferroviária que hoje ainda se encontra no mesmo local. Consta que o Coronel José Teodoro Soares era um dos chefes da construção da antiga EFS - Estrada de Ferro Sobral e por isso tinha a prerrogativa de escolher o local de estabelecimento das Estações. Dentro dessa História, a EFS foi arrendada pela Americana South American Railway em 1910, em 1915 passou a chamar-se Rede de Viação Cearense (RVC) administrada pelo Governo Federal, em 1975 RVC foi incorporada à extinta Rede Ferroviária Federal S/A - RFFSA, sendo esta privatizada em 1997 passando então para o domínio da Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN, atual Transnordestina Logística S/A, subsidiária da Vale do Rio Doce. Falei um pouco sobre a história ferroviária, porque esta se confunde com a própria história de Reriutaba. Mas vamos ver algumas datas interessantes e depois debatemos qual delas seria a mais legítima para se comemorar a data oficial da "Emancipação" do Município, ou se é mais legal comemorar a "emancipação" ou a "fundação":

1. Fundação de Reriutaba em 1º de dezembro de 1893, com a denominação de Distrito de Santa Cruz (fará 124 anos);
2. A data oficial da "criação" do Município deu-se no dia 11/11/1922 pela Lei Estadual Nº 2.056 que elevou a povoação de Santa Cruz à categoria de vila com status de município, porém, "subordinado" ao Município de Santa Quitéria (fará 95 anos);
3. 25/09/1923, posse do Coronel José Teodoro Soares como primeiro Prefeito de Santa Cruz (fazem hoje 94 anos);
4. Foi definitivamente elevado à categoria de Município, portanto definitivamente emancipado, somente em 03/05/1935, pela Lei Estadual Nº 1.540 (fez 82 anos em maio);
5. 30/12/1943, por força do Decreto Estadual Nº 1.114, Santa Cruz passa a denominar-se Reriutaba (fará 74 anos);
6. 22/11/1951, a Lei Estadual Nº 1.153 passa a denominar o Município Santa Cruz do Norte (fara 66 anos);
7. Somente em 28/12/1956, a Lei Nº 3.516 passa a denominar o Município definitivamente como Reriutaba (fará 61 anos).


Portanto amigos e amigas, essa é somente uma cronologia histórica resumida, Reriutaba tem muito mais História para contar, do passado, do presente e, com certeza, de um futuro de glórias, de conquistas e de progressos. Só depende de cada um de nós reriutabenses, seja de fato ou de coração. Devemos preservar nossa história, nossa cultura, nosso meio ambiente, nossas paisagens, enfim, nossa identidade, pois "um povo sem identidade é como um pássaro sem asas". Algumas fotos interessantes das antigas:
FONTE: IBGE; Wikipédia; Revista Ferroviária; Livro: Estradas de Ferro no Ceará, de Assis Lima e José Hamilton Pereira, via facebook Fernando Brown Pontes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário