quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

JUAZEIRO DO NORTE - PRIMEIRO CASO DE MALÁRIA É CONFIRMADO, NO SUL DO CEARÁ


Foto: TV Bahia/G1 CE
Mulher de 20 anos foi infectada em Manaus, no Estado do Amazonas.
Uma mulher de 20 anos foi diagnosticada com malária, em Juazeiro do Norte, na Região Sul. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município esse é o primeiro caso de malária diagnosticado na região.
A mulher teria contraído a doença na cidade de Manaus, no
Amazonas, quando morava lá há cerca de quatro anos sendo, portanto, reincidente com relação à doença. Ela passou a morar em Juazeiro do Norte em janeiro deste ano. A Secretaria de Saúde também informou que está dando toda assistência com medicamentos e profissionais do serviço de infectologia para que a paciente continue o tratamento em casa.
O Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde está preparando uma força-tarefa para realizar um bloqueio químico na área onde vive a paciente ainda durante esta semana. Além disso, a secretaria vai fazer aplicações de fumacê no bairro para evitar que outros moradores sejam contaminados pela doença.
A medida é feita por precaução, já que a Região do Cariri não tem as condições propícias para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença e, portanto, não oferece riscos à população, de acordo com o Ministério da Saúde.
A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Há três espécies de parasitas atuantes, sendo um deles mais agressivo. Ele leva à destruição das hemácias e provoca um quadro de anemia grave que pode evoluir para óbito.
O principal sintoma da doença é a febre, mas são registrados calafrios, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/primeiro-caso-de-malaria-e-confirmado-em-juazeiro-do-norte-no-sul-do-ceara.ghtml

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário