sexta-feira, 28 de junho de 2019

Elementos tentam assaltar ônibus de feirantes de Ipu e na fuga realizam assaltos no distrito de Macaraú

Ontem(27) por volta de 21:40hs , recebemos denúncia via telefone de que estava ocorrendo disparo de arma de fogo na estrada que liga Varjota a sobral, de pronto a composição de Varjota VTR 7443 composta SGT.PM UCHOA, CB.PM LENINE e SD.PM HERBER PAIVA se dirigiram ao local informado, foi constatado de que 4 elementos não identificados tentaram assaltar um ônibus em um carro Fiat UNO cinza, passageiros do ônibus informaram de que havia um passageiro baleado a qual foi pedido socorro da ambulância de Varjota para o mesmo, no momento que seria pego sua identificação recebemos denúncia de que os mesmos elementos estavam assaltando clientes da pizzaria o Alex em Macaraú distrito de Santa Quitéria no qual abandonaram o veículo fiat de placa NQL-4870 veículo este tomado de assalto à tarde em Santa Quitéria, Ressalto que dentro do mesmo foram encontradas nove (09) projeteis, sendo (07) de CAL..38 e dois (02) de CAL .40, levaram outros dois veículos um carro gol branco de placa NEW-9030 WV/GOL – 2006/2007, BRANCA- SANTA QUIETERIA-CE de propriedade Antonio Welington Macedo 27 anos , mecânico, E uma moto tornado vermelha de placa NVA-0897 HONDA/XR 250 TORNADO – 2008/2008- VERMELHA, SANTA QUITERIA/CE de propriedade Israel Martins Araújo 30 anos , comerciante os elementos fugiram em uma estrada carroçável que liga a TRAPIA, a várias outras localidades, foi feito um cerco com apoio da composição do fiscal do dia e, da equipe do FT VTR 7313, viatura IRSO CP 7433 mas sem êxito na busca, as vítimas foram orientadas a procurarem a delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.
Fonte: Varjota em Alerta

Reriutabense Antonio Mateus da localidade de Oitizeiro em Reriutaba participou do programa Roda a Roda no SBT

O programa Roda a Roda Jequiti é apresentado de segunda a sexta pela filha de Sílvio Santos, Rebeca Abravanel, e aos domingos por Sílvio Santos.
A participação do Mateus foi ao ar nesta quinta(27/06) as 20h:25m.
De Reriutaba Noticias
Veja o vídeo:

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Entrevista: O reriutabense Ezequiel Alcantâra, o cordel e suas fantásticas histórias

A entrevista do jovem poeta reriutabense foi concedida ao portal de notícias de São Gonçalo-RJ, Jornal Daki, através do escritor Erick Bernardes
Ezequiel Alcantara(foto:divulgação)
Ezequiel Alcântara Soares é de Reriutaba, Ceará, mais precisamente da comunidade de Riacho das Flores. Foi influenciado pelo avô e por alguns cordelistas cearenses. Recentemente despontou no meio cultural gonçalense recitando versos de poetas variados e também compondo os seus próprios poemas em sextilhas nos eventos do Diário da Poesia. Algumas conversas com o Ezequiel me foram suficientes para entender o futuro artista que se projeta nesse jovem aspirante à Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Ezequiel, Moraes Moreira e Erick Bernardes
 O rapaz tem só 19 anos e já publicou os cordéis Ezequiel: o cangaceiro irmão de lampião e o recentíssimo A chegada de um alienígena no Brasil, discursou para o Presidente da Academia de Cordel, recitou de memória o martelo agalopado (o mais difícil dessa espécie poética) para o cantor Moraes Moreira, e caiu nas graças de nomes famosos do meio cultural. E é esse jovem que o Jornal Daki entrevista agora.

Ezequiel, conte como você começou a se interessar pelo cordel e qual a relação da poesia com a sua vida? 
Bem, lembro que, na escola, eu participava de várias apresentações de teatro, muitas delas tratavam do nordeste e de poesia. Eu recitava poemas e cordéis que garantiam ótimos aplausos. Com o tempo foram surgindo oportunidades em projetos da escola, daí pude desenvolver habilidades e aprender a escrever poesia, preferencialmente a literatura de cordel. Assim, embora eu tenha tomado muita pancada na vida, conheci pessoas que me deram apoio, incentivando que eu publicasse meu primeiro livreto de cordel, foi tanta satisfação, um reconhecimento pelo meu trabalho — algo que nunca imaginei. Um pouco adiante, a vida me deu mais uma de tantas rasteiras que tomei, tive que abandonar meu torrão da noite para o dia (devido a problemas familiares). E saí penando, passando até 3 dias viajando de ônibus rumo ao Rio de Janeiro, um mundo totalmente diferente do que vivi. É muita coisa que aconteceu, tanto lá quanto cá, que dariam um longo dia de conversa.

Você conseguiria resumir um pouco da sua carreira escolar e acadêmica?
 Se fosse pra resumir, talvez eu iria dizer que sou uma colcha formada por retalhos de luz e trevas costuradas pela vida. Mas, hoje, estou graduando Filosofia pela Universidade Federal Fluminense - UFF -  Niterói, e vivo seguindo a vida como Deus quer. Até agora tenho morado no Jardim Catarina, em São Gonçalo, desde que vim para o RJ.

Como você ingressou na carreira de artista, em especial, cordelista?
Eu cheguei ao cordel por influência do meu avô Otávio Ferreira Soares, meu velho era só leitor, nunca escreveu cordel. Ele recitava cordéis antigos (chamados pelos mais antigos de “Romance” ou “Romanceiro”), eu ficava admirado com aquelas histórias. Com o tempo, apareceu na minha escola, lá no Riacho das Flores, Centro de Educação Rural - CERU(Reriutaba), o projeto Mais Educação, que tinha aula sobre literatura de cordel, com a querida professora Cristiane. Depois do meu forte interesse por essa poesia, conheci o poeta e cordelista João Rodrigues Ferreira (esposo da professora Cristiane), naquela comunidade. Ele me propôs aprender a escrever cordel e metrificar as complicadas sílabas poéticas, passou uma tarde me ensinando. Graças a ele e esposa pude desenvolver talentos, começar saraus culturais, chegando até a publicação do meu cordel. São meus queridos mestres os dois que referi, dos quais guardo sempre história de carinho, mesmo separados pela distância.

 Qual a sua relação com São Gonçalo(RJ) e com os escritores do município?
São Gonçalo é lar acolhedor de muitos nordestinos que para cá vieram em diásporas, em busca de melhoria de vida e conseguir sustento. Alguns tios meus (por parte de mãe) moram aqui há bastante tempo, e vieram trabalhar jovens, com seus 17/18 anos. Importante dizer que, quando vim morar aqui, foram esses mesmos tios que me deram auxílio.
Com relação aos escritores, o primeiro contato que tive foi em 2017 com o poeta Rodrigo Santos (do projeto FLUP e um dos idealizadores da (Uma) Noite na Taverna num projeto no colégio Adino Xavier, quando representei a querida escola Ciep 306 - Deputado David Quinderê (na qual entrei quando aqui cheguei em 2014 até me formar 2018). E, assim, conheci diversos estilos livres no fazer poesia. Depois, em 2018, arrisquei escrever poesia livre e concorri a um concurso de poesia pela internet. Lembro que fui classificado e meu texto publicado na antologia Agora Verão 2019, pela Editora Trevo. Usando também a internet descobri um evento de poesia e fiquei curioso pra participar, foi ai que conheci o Diário da Poesia, onde tive a oportunidade de declamar poemas meus e de conhecer pessoas excelentes.
Conheci, de forma tão simples e inesperada, o grande Zé Salvador, que se tornou um padrinho e um amigo pra mim. Incentivando a frequentar lugares onde podia me divulgar, além de me apresentar a grandes poetas e de me levar na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) que há muito ambicionava conhecer. Também conheci Renato Cardoso, pessoa que sempre dá oportunidade aos artistas, até pude publicar a poesia “Minha Amada” no portal do Diário da Poesia, e pude também ser entrevistado na Rádio Aliança. Além de conhecer uma figura interessante e amiga, um tal escritor Erick Bernardes e se encontra me entrevistando agora e é com ele mesmo finalizo (risos).
Fonte: Jornal Daki, RJ

EM FORTALEZA - CAMINHÃO FICA PRESO EM BURACO AO TENTAR FAZER RETORNO E CAUSA LENTIDÃO NA BR-020


Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares
É o segundo caso registrado no mesmo trecho em menos de 24 horas.
Pela segunda noite seguida, um caminhão ficou preso ao cair em um buraco, quando tentava fazer um retorno na BR-020, no 4º Anel Viário, no Bairro Ancuri, em Fortaleza. Nesta terça-feira (25), um caminhão dos Correios havia ficado preso no mesmo trecho.
Na noite desta quarta-feira (26), moradores registraram o veículo parado na área de retorno com parte da carroceria ocupando uma das faixas da via.
O motorista do caminhão, identificado apenas como Antônio Araújo, estava vindo de São Paulo para Fortaleza e só conseguiu sair da cabine com a ajuda de outros condutores que passaram pelo local.
A Polícia Militar foi acionada depois de uma denúncia de que várias pessoas estavam se preparando para roubar a carga do caminhão.
Motoristas relataram que outra vez o trânsito ficou lento, além do grande congestionamento. Os condutores afirmaram ainda temer os assaltos, que segundo eles, acontecem no trecho, que não tem iluminação.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para orientar o trânsito, pois uma parte da pista teve que ser isolada para que o veículo pudesse ser retirado do local com segurança. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para evitar uma explosão que poderia ser causada pelo óleo diesel que vazou após o acidente.
Por G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/06/26/caminhao-fica-preso-em-buraco-ao-tentar-fazer-retorno-e-causa-lentidao-na-br-020-em-fortaleza.ghtml

Fonte: G1 CE

quarta-feira, 26 de junho de 2019

segunda-feira, 24 de junho de 2019

"Reriutaba com Você" em Riacho das Flores


A localidade escolhida para receber a primeira edição do "Reriutaba Com Você", foi Riacho das Flores, localidade que está em festejos.
Na manhã de domingo, a prefeitura de Reriutaba mobilizou todas as secretarias municipais, para levar os mais diversos serviços que o poder público dispõe para a referida localidade, além de proporcionar também um animado momento cultural, com apresentações musicais locais, show de humor, repentes e ainda sorteio de prêmios. O evento contou ainda com um espaço dedicado as crianças, com brinquedos e atividades lúdicas.

O Prefeito Osvaldo Neto, recebeu ainda os deputados, Leonidas Cristino e Jeová Mota, para juntos realizarem a inauguração da 1ª etapa do abastecimento d'água da comunidade, e dar a ordem de serviço para o início da 2ª etapa. O Chefe do executivo anunciou ainda a construção da praça, além da reforma da escola e quadra.
"Obrigado a todos os reriutabenses que prestigiaram o momento, a presença e alegria de vocês abrilhantou e fez o grande sucesso do "RERIUTABA COM VOCÊ" em Riacho das Flores." Registrou Osvaldo. 
Prestigiando o evento, estiveram também os prefeitos: Renê Vasconcelos, de Ubajara, e Alex Melo, de Pacujá.
Via blog do Tidi





sábado, 22 de junho de 2019

Reriutaba: Caminhão de verduras tomba na CE-366 no Alto do Oitizeiro


Um caminhão vermelho de placas OHX 3112, inscrição de Guaraciaba do Norte, carregado de frutas e  verduras, tombou na noite desta sexta-feira(21/06)  por volta das 21h e 30m, na descida do Alto do Oitizeiro na última curva chegando na localidade de Pedra Funda em Reriutaba. O acidente aconteceu na CE-366, à cerca de 5 km da sede do município, quando o motorista e o ajudante trafegava no sentido Guaraciaba à Reriutaba.
Tudo indica que o veículo faltou freio, não conseguiu fazer a curva e capotou descendo o aterro ficando com a carroceira e cabine totalmente retorcidos. Por pouco o caminhão não atinge um motociclista que trafegava na frente. Segundo informações, o motorista teria buzinado para o motoqueiro acelerar a moto e evitar a colisão.
O motorista e o ajudante foram imediatamente socorridos pela equipe do Hospital Rita do Vale Rego de Reriutaba. As primeiras informações dão conta que os mesmos não sofreram lesões graves e estão conscientes, no entanto o acompanhante foi transferido para Sobral.
Caixas, verduras, frutas e destroços do veículo se misturaram no local do acidente.
Conforme populares que estavam no local, o caminhão pertence ao irmão do Edvam Motos de Guaraciaba do Norte.
Para evitar tanto desperdício os responsáveis pelas mercadorias liberaram para os moradores daquela região aproveitar.
Fonte: Reriutaba Notícias

sexta-feira, 21 de junho de 2019

SANTA QUITÉRIA - AGRICULTOR MORRE APÓS SER PICADO POR COBRA NA ZONA RURAL


Foto: Divulgação/
Um agricultor de 71 anos faleceu na manhã desta quinta-feira (20), no Hospital Regional Norte, em Sobral, após ter sofrido uma picada de cobra há seis dias atrás na localidade de Boa Vista dos Mirandas, zona rural de Santa Quitéria.
Pedro Duarte Ambrósio, conhecido como Pedro Eurico, era residente na fazenda Barra, distante 28km da sede e próximo do local onde aconteceu o fato. Segundo informações, na manhã da sexta-feira (14), a vítima estava colhendo feijão, quando acabou sendo picado por uma cobra da espécie jararaca-malha-de-cascavel.

Ele foi socorrido imediatamente para o Hospital Municipal de Santa Quitéria, onde houveram os primeiros atendimentos e devido ao fato de não ter o soro antiofídico, foi encaminhado para Sobral.
Segundo populares, Pedro já sofria de alguns problemas de saúde e com a picada, o seu estado se agravou, tendo sofrido duas paradas cardíacas e na última, veio a óbito pela manhã.
Procurado pelo A Voz de Santa Quitéria, o diretor do Hospital Municipal, Diego Timbó, lamentou o fato e confirmou a versão da indisponibilidade do soro, que também falta em várias cidades, devido determinação da Secretaria de Saúde do Estado em concentrar o medicamento apenas em hospitais-polos.
Timbó afirmou ainda que um relatório deverá ser elaborado junto com a Secretaria Municipal de Saúde e entregue na SESA, apresentando a situação do município, em extensão territorial e a distância para se buscar atendimento (há localidades com até 80km distante da sede) e solicitando urgência na disponibilização deste material.
O corpo de Pedro foi sepultado na manhã de hoje (21), no cemitério local.

Fonte: A Voz de Santa Quitéria

EM FORTALEZA - HOMEM MORRE DENTRO DE IGREJA EVANGÉLICA DEPOIS DE SER PERSEGUIDO E ATINGIDO POR VÁRIOS TIROS


Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares
Fiéis que participavam de um culto no templo, que fica no Bairro Parque Dois Irmãos, correram assutados durante o tiroteio, mas ninguém se feriu.
Um homem morreu dentro de uma igreja evangélica depois de ser perseguido e atingido por vários tiros, na noite desta quinta-feira (20), no Bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza.
Segundo a polícia, Carlos Alberto Santos Oliveira, de 48 anos, conhecido como "Baiano", estava conversando com alguns amigos na esquina da Rua José Pedra com a Rua Acapulco, quando um veículo parou e um dos ocupantes baixou o vidro e atirou contra ele.

A vítima correu e foi perseguida pelos suspeitos que continuaram atirando de dentro do carro. Já baleado, Carlos entrou dentro de uma igreja evangélica, onde fiéis participavam de um culto e caiu no meio do templo, vindo a falecer minutos depois. Assustados, os fiéis correram e houve um tumulto, mas ninguém se feriu. Os homens fugiram do local do crime logo em seguida.
Equipes da Polícia Militar e Perícia Forense estiveram no local colhendo as primeiras informações. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/06/20/homem-morre-dentro-de-igreja-evangelica-depois-de-ser-perseguido-e-atingido-por-varios-tiros-em-fortaleza.ghtml

Fonte: G1 CE

quarta-feira, 19 de junho de 2019

CEARÁ - APÓS 27 DIAS, SERTÃO CENTRAL VOLTA A RECEBER CHUVAS COM MAIS DE 70 MILÍMETROS


Foto: Prefeitura de Solonopole/G1
Segundo a Funceme, nas últimas 24 horas, choveu em pelo menos 41 cidades do estado.
A Região do Sertão Central do Ceará voltou a receber chuvas com mais de 70 milímetros. Há 27 dias, a região não recebia chuvas intensas que ultrapassem essa marca, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A região que mais recebeu chuvas entre terça-feira (18) e quarta-feira (19), além do Sertão Central, foi o Vale do Jaguaribe.

Segundo a Funceme, nas últimas 24 horas, choveu em pelo menos 41 cidades do estado. O maior registro de precipitação ocorreu em Solonópole, no Sertão Central, com 71,4 milímetros. Em seguida aparecem Potengi, com 59 milímetros; e Potiretama, com 43 milímetros.
Também choveu em Quixeramobim (39 milímetros) e Jaguaribe (34 milímetros).
Previsão para os próximos dias
Após dois dias de chuvas concentradas, principalmente, no Centro-Sul do Ceará, a previsão para quarta e os próximos dois dias é de predomínio de nebulosidade variável sem expectativa de chuvas em todas as macrorregiões do estado.
Conforme análise das condições atmosféricas realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) que contribuiu para as precipitações recentes já se dissipou e não há outro sistema indutor de chuvas próximo ao Ceará neste momento.
Cenário hídrico
Com o fim da estação de chuvas, o Ceará entrou na Pós-Estação, período de precipitações mais escassas. Junho tem normal climatológica de apenas 37,5 mm, o que reforça a necessidade do uso consciente da água.
Atualmente, dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 72 açudes estão com capacidade abaixo dos 30%. O Castanhão, principal reservatório do estado, apresenta apenas 5,41% do seu volume total.
Por G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/06/19/apos-27-dias-sertao-central-do-ceara-volta-a-receber-chuvas-com-mais-de-70-milimetros.ghtml

Fonte: G1 CE

Governo anuncia Plano Safra com R$ 225 bilhões para pequenos, médios e grandes produtores

O governo anunciou nesta terça-feira (18), durante cerimônia no Palácio do Planalto, a liberação de R$ 225,59 bilhões em financiamentos por meio do Plano Safra 2019/2020 para os pequenos, médios e grandes produtores.
O valor é pouco acima dos R$ 225,3 bilhões anunciados na safra passada. A liberação dos recursos do plano agrícola começará em julho e seguirá até junho do ano que vem.
O valor total do plano deste ano será distribuído da seguinte maneira:
R$ 169,33 bilhões para o custeio, comercialização e industrialização;
R$ 53,41 bilhões para investimentos;
R$ 1 bilhão para seguro rural;
R$ 1,85 bilhão para apoio à comercialização.
O Ministério da Agricultura informou que as taxas de juros, para custeio, comercialização e industrialização, serão de:
3% e 4,6% ao ano para pequenos produtores, participantes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
6% ao ano para os médios produtores;
8% para os grandes produtores.
Nas linhas destinadas a investimentos, os juros cobrados variarão de 3% a 10,5% ao ano.
Agricultura familiar
Segundo o governo, os produtores beneficiários do Pronaf terão R$ 31,22 bilhões à disposição.
Os recursos para custeio ou investimento terão juros de 3% ao ano, na exploração extrativista sustentável e produção de ervas medicinais, aromáticas e condimentares.
Os recursos para custeio também podem ser destinados à produção de alimentos básicos (arroz, feijão, mandioca, trigo, leite, frutas e hortaliças) e para investimento em recuperação de áreas degradadas, cultivo protegido, armazenagem, tanques de resfriamento de leite, energia renovável e outros.
De acordo com o ministério, o governo reservou R$ 500 milhões para construção ou reforma de moradias de pequenos agricultores. O valor é considerado suficiente pela pasta para construir até 10 mil casas.

Seguro rural
De acordo com o governo, o valor da chamada "subvenção" ao seguro rural, de R$ 1 bilhão em 2019/2020, mais do que dobrou em relação ao plano anterior.
Com isso, os produtores terão mais ajuda para adquirir uma apólice de seguro e proteger sua atividade, assegurando o pagamento de obrigações no caso de quebra de safra ocasionada por eventos climáticos ou variação de preços.

Renegociação de dívidas
O Ministério da Agricultura informou que, por meio do Fundo de Aval Fraterno (FAF), será possível aos produtores renegociarem dívidas agrícolas junto a bancos, distribuidoras e agroindústrias.
De acordo com o governo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dispõe de R$ 5 bilhões para essas renegociações, com prazo de pagamento de até 12 anos e três anos de carência.

Apoio à comercialização
Segundo o Ministério da Agricultura, o valor previsto de R$ 1,85 bilhão para o apoio à comercialização será liberado por meio das modalidades de aquisição direta ao produtor e via contratos de opção de venda e subvenção de preços.
O governo informou que esse orçamento embute preços mínimos com reajuste médio de 7% para os principais produtos. "Esses valores tiveram como referência os custos das lavouras, os preços nos mercados internacionais e a perspectiva da taxa de câmbio", acrescentou.
G1

Construção da Praça em Riacho das Flores

A Prefeitura Municipal de Reriutaba está realizando a construção da Praça da localidade de Riacho das Flores. Um sonho antigo da comunidade!
A obra que teve início na última semana começa a ganhar forma e em pouco tempo, os seus moradores terão mais uma obra à sua disposição! Uma belíssima praça em frente à capela de São João Batista.
"A praça é um sonho antigo dos moradores de Riacho das Flores e a nossa administração está empenhada em realizar. Além de proporcionar lazer e interação entre os moradores, será um ponto de referência para a localidade. No próximo festejo, Riacho das Flores estará ainda mais bonita e alegre com a sua praça aqui em frente à capela", destacou o Prefeito Osvaldo Neto.
Antes da praça, a Prefeitura Municipal de Reriutaba, em parceria com o Governo do Estado, entregou primeira etapa do sistema de abastecimento d'água de Riacho das Flores, que já está atendendo 150 famílias. E nos próximos dias estará iniciando a próxima etapa, atendendo mais 82 famílias.
A Prefeitura Municipal de Reriutaba deseja um excelente festejo aos moradores da região e reforça o convite a todo município em prestigiar.
PMR

Reriutaba: Osvaldo Neto assina adesão do município ao Garantia-Safra

O Município de Reriutaba está com adesão garantida para o Garantia Safra. 

O Prefeito, Osvaldo Neto, assinou na manhã desta segunda-feira, 17, o termo de adesão, em solenidade realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado.
O Garantia Safra é um programa do governo federal realizado em parceria com os governos municipais, estaduais e com os agricultores familiares, que contribuem financeiramente para formação do Fundo do Garantia Safra. A contrapartida dos municípios é três vezes maior do que o valor pago em boleto pelos agricultores, de R$ 17 por cada beneficiado.

Blog do Tidi

segunda-feira, 17 de junho de 2019

CE - SERVIDOR ESTADUAL PODERÁ IMPRENSAR A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA; PREFEITURA, NÃO


Foto: Blog do Eliomar
O governador Camilo Santana (PT) assinará decreto considerando pontos facultativos os próximos dias 20, quinta-feira, e 21, sexta-feira.
A quinta-feira é um feriado dedicado ao Corpus Christi, enquanto a sexta-feira foi avaliada como não recomendável para que todos os órgãos operem normalmente.
Com isso, apenas órgãos que prestam serviços diretos para a população como Cagece, Polícia Militar, Bombeiros, Perícia Forense e rede hospitalar funcionarão normalmente.

http://blogdoeliomar.com.br/2019/06/17/servidor-estadual-podera-imprensar-a-proxima-sexta-feira/

Fonte: Blog do Eliomar de Lima/O Povo
Blog do Eliomar de Lima/O Povo

"Coisa de outro planeta": clareira em matagal atrai curiosos e ufólogos à fazenda em Itapiúna, no CE

Moradores afirmam que viram um enorme clarão azul, parecido com uma bola de fogo no Céu. No dia seguinte, uma clareira na plantação de pacavira intrigou ainda mais a população

De cima, é possível ver a dimensão da clareiraFoto: Alex Pimentel
Moradores da Fazenda Bico D'Arara,  propriedade rural localizada a cerca de 10 Km da sede de Itapiúna, no Maciço de Baturité, afirmam que viram um fenômeno, em meio à vegetação, que chamou atenção. De acordo com Francisco Alberto Leite Barros, 59 anos, conhecido como Branco, na última quinta-feira, por volta de 23 horas, surgiu um clarão azul no céu. Ele conseguiu ver a luz, que apareceu rapidamente, em uma distância de 150 metros.
"Isso deve ter sido coisa do outro mundo, de outro planeta. Se eu não tivesse visto a bolona de fogo nós não tinha descobrido. Foi um clarão de iluminar tudo por aqui. São mais de 150 metros até a minha casa. Isso aconteceu quando eu fui fechar o portão. Eu havia acabado de chegar da reza de um terço, já perto da meia noite. Quando amanheceu foi olhar o local e fiquei surpreso. Coisa estranha assim nunca vi na minha vida. Eu fiquei impressionado”, confessou “Branco”.  O irmão, Francisco Belchior Leite Barros, 70 anos, também diz que presenciou o mesmo fato. "Estava deitado quando ouvi o barulho de uma moto. Saí e vi aquele clarão. Pensei que fosse um relâmpago e fechei a porta. Depois saí com meu cunhado e não vi mais nada". 
Os agricultores mostram a vegetação, de pacavira, uma espécie de planta que nasce em regiões alagadas, toda arreadaFOTO: Alex Pimentel
No dia seguinte os dois foram ao local onde teria aparecido a luz azul e se surpreenderam quando se depararam com a vegetação de pacavira - uma espécie de planta que nasce em regiões alagadas-,  amassada, em uma lagoa, formando um círculo.  "Eu vim olhar o que era aquilo  porque aqui é lagoa e não tem luz dentro da água. Aí vi esse amassado como se tivesse baixado um helicóptero. Fiquei impressionado. Na hora que vi isso fiquei morrendo de medo, todo arrepiado", diz Francisco Alberto.
A notícia se espalhou pelas redes sociais e desde então várias pessoas já foram à propriedade para ver de perto o círculo que se formou com a vegetação inclinada na água. Segundo a filha de Francisco Alberto, as imagens divulgadas na internet atraíram  interesse de curiosos e especialistas em ufologia. Agobar Peixoto, ex- professor da UFC, pretende ir ao local na próxima segunda-feira. Outro ufólogo que também está se programando para fazer o mesmo é  Robinson Alencar, morador de Quixadá.
 O astrônomo Dennis Weaver, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), considera o possível fenômeno uma fraude. "Já tenho mais de 20 anos estudando astronomia e não tem como dar uma explicação meteorológica. Isso já foi comprovado ser fraude, inclusive pessoas que fizeram isso já mostraram como foi feito, usando cordas e tábuas de madeira".

HABILITAÇÃO - NOVAS NORMAS DEVEM TORNAR A OBTENÇÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA MAIS BARATA


Foto: Reprodução/Ceará Agora
Entre as mudanças, que entram em vigor daqui a 90 dias, estão o fim da obrigatoriedade do simulador e carga horária. Redução do valor desembolsado pelo candidato deve chegar a 15%.
Mudanças nas regras para obtenção da carteira de motorista promete reduzir o preço desembolsado pelos candidatos e o tempo de preparação antes do temido exame de direção. As novas normas, que entram em vigor em 90 dias, foram definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e têm como objetivo, segundo o Ministério da Infraestrutura, desburocratizar o processo para os candidatos à carteira nacional de habilitação (CNH).

As principais alterações são o fim da obrigatoriedade do simulador de direção e a redução em 20% da carga horária mínima para a categoria mais comum, a B, que permite conduzir veículos de até oito lugares. As medidas dividem opiniões entre responsáveis por autoescolas, mas a previsão é de que o preço caia para os futuros condutores. O titular da pasta da Infraestrutura e presidente do Contran, ministro Tarcísio Gomes de Freitas, estima uma redução de até 15%.
Mudanças anunciadas pelo Contran
SIMULADORES DE TRÂNSITO
Como era
Candidatos deveriam fazer no mínimo cinco horas de preparação no simulador
Como fica
O uso do simulador de direção antes das aulas práticas de rua passa a ser facultativo
CARGA HORÁRIA (Categoria B)
Como era
Exigência do mínimo de 25 horas de aulas práticas
Como fica
A carga horária total mínima foi reduzida em 20%, para 20 horas
AULAS NOTURNAS (Categoria B)
Como era
Exigência mínima de cinco horas de aulas noturnas
Como fica
A carga horária mínima cai em 80%, para uma hora
CICLOMOTORES (até 50 cilindradas)
Como era
A carga horária de aulas era de 20 horas
Como fica
O mínimo exigido foi reduzido em 50%, para 10 horas
https://www.cearaagora.com.br/site/novas-normas-devem-tornar-a-obtencao-da-carteira-de-motorista-mais-barata/

Fonte: Ceará Agora

sábado, 15 de junho de 2019

Brasil supera vaias da torcida e vence Bolívia no Morumbi



Na estreia da Seleção Brasileira na Copa América, Philippe Coutinho e Everton foram os heróis da partida, que terminou com o placar de 3 a 0 para os donos da casa. No primeiro tempo, equipe de Tite não jogou bem e foi vaiada


Everton entrou no 2º tempo e marcou o terceiro gol do BrasilFOTO: PEDRO UGARTE/AFP
A Seleção Brasileira na Copa América não será mais o time de Neymar, mas deve ser agora o de Philippe Coutinho. O jogador do Barcelona assumiu a responsabilidade, fez dois gols e comandou a vitória sobre a fraca Bolívia, por 3 a 0, ontem à noite, na partida de abertura da competição, no Morumbi, em São Paulo. Também pode ser o time de Everton, que entrou no 2º tempo e quebrou o gelo do futebol burocrático com um belo gol que fechou a conta brasileira.
O papel de Coutinho
Mesmo sem ser brilhante, o Brasil começa a campanha com resultado positivo e um personagem disposto a ser o novo protagonista. Coutinho ajudou a salvar uma atuação pouco convincente. Cortado por lesão, Neymar fez falta e pela criatividade e capacidade de atrair marcadores. A Bolívia conseguiu segurar a pressão no 1º tempo e, apesar da incompetência para levar perigo, mostra o quanto a Seleção Brasileira precisa melhorar e mostrar mais intensidade.
Se jogar em casa já foi para o Brasil uma vantagem e, em outros momentos, como na Copa de 2014, causa de nervosismo, na estreia na Copa América ser mandante pareceu um fator neutro. O Morumbi se coloriu de camisas amarelas e estava quase lotado, mas sem traduzir isso em pressão. O ambiente foi muito silencioso durante maior parte do jogo. Dos assentos era possível ouvir o barulho das divididas e dos gritos dos jogadores dentro de campo.
O comportamento frio do público ficou à altura do futebol ruim da Seleção Brasileira no 1º tempo. Vestida de branco, a equipe cruzou mais de 20 vezes a bola na área, por falta de alternativas melhores. O armador Philippe Coutinho errou muito, os pontas tentavam resolver sozinhos e a bola girava ao redor da defesa boliviana sem rumo.
A torcida só se manifestou no começo da partida ou por gritos homofóbicos contra o goleiro Lampe ou quando o árbitro encerrou o 1º tempo. As fortes vaias pontuaram o quanto a Seleção estava abaixo do esperado. Foram poucas finalizações perigosas.
A dificuldade em atacar era esperada, até pela forte marcação boliviana, porém não demonstrar intensidade e vibração capazes de ao menos movimentar a partida foram falhas graves. A presença de dois volantes (Casemiro e Fernandinho) se mostrou uma cautela excessiva contra um adversário sem ambição de atacar.
Outro Brasil
Os erros do Brasil acabaram corrigidos no 2º tempo graças ao árbitro de vídeo. Antes da etapa final virar um drama sem gols, a tecnologia assinalou um toque de mão de Jusino na área, aos quatro minutos. O lance havia passado despercebido pelo árbitro Nestor Pitana. Coutinho bateu no canto direito e fez 1 a 0.
Logo depois, aos sete, a Bolívia deu espaço para Firmino servir para o pequenino Coutinho (1,72m) completar de cabeça para as redes. Com dois gols marcados tão rapidamente, o Brasil relaxou de vez. Mas a equipe ainda viu Everton entrar e anotar o dele. O atacante cearense do Grêmio fez ótima jogada individual e concluiu a gol com um belo chute cruzado. O placar de 3 a 0 marca uma largada positiva mais pelo resultado do que pelo desempenho.

Fonte: Diário do Nordeste