quinta-feira, 31 de março de 2022

Petrobras (PETR4) diz em documento à SEC que pode haver mudança na política de preços; BBA aponta que “alerta” não deve preocupar

No documento à SEC, a estatal afirma que não pode garantir que sua maneira de “definir preços não mudará no futuro”Por Equipe InfoMoney-

A Petrobras (PETR3;PETR4) alertou a investidores estrangeiros que o presidente Jair Bolsonaro pode impor mudanças na política de preços da companhia. O aviso foi feito em documento enviado à Securities and Exchange Comission (SEC), órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil.

política de preços atual considera as variações do dólar e do barril de petróleo no mercado externo e repassa essas flutuações para o valor do combustível cobrado na refinaria.

No documento, a estatal afirma que não pode garantir que sua maneira de “definir preços não mudará no futuro. Mudanças em nossa política de preços de combustíveis podem ter um impacto material adverso em nossos negócios, resultados, situação financeira e valor de nossos títulos”.

Já em outro trecho, a estatal aponta que o governo federal, como acionista controlador, pode perseguir objetivos sociais e macroeconômicos por meio da companhia, que podem causar efeito material adverso.

O arquivo enviado a SEC também cita outros fatores de risco aos negócios, como as adversidades no setor de óleo e gás.

Cabe lembrar que não é a primeira vez que a Petrobras realiza esse tipo de alerta a investidores estrangeiros. Em documento depositado no ano passado, a petroleira havia declarado que sua política de preços poderia ser alterada diante de comentários feitos por Bolsonaro, um novo presidente da companhia, uma nova diretoria ou novo conselho de administração.

A alta dos preços dos combustíveis motivou a demissão do presidente da empresa, general Joaquim Silva e Luna, por Bolsonaro na última segunda-feira. Contudo, analistas destacam que deve haver poucas mudanças na política de preços com a entrada do novo CEO, Adriano Pires.

Em breve nota, o Itaú BBA destacou que o alerta sobre uma possível mudança na política de preços da empresa não deveria assustar os investidores.

“Esta é uma seção regular no arquivamento da empresa na SEC. Este alerta sobre uma possível mudança na política de preços da empresa tem sido uma declaração padrão na seção de riscos financeiros do Formulário 20-F desde 2016. Acreditamos que essa seção tenha sido notada apenas agora pelas agências de notícias locais porque este é um momento de pressão para a política de preços da Petrobras em meio à recente volatilidade internacional do preço do petróleo e um fluxo de notícias pesado sobre o tema”, avaliam os analistas do BBA.

Segundo os analistas, essa afirmação por si só “não nos leva a acreditar que alguma mudança ocorrerá em um futuro próximo, tendo em vista que o recém-nomeado CEO é um defensor da política de preços”. No entanto, avaliam que a empresa pode enfrentar desafios recorrentes ao buscar garantir a convergência de preços para a paridade internacional no atual cenário de preços do petróleo.

“Enquanto o Brasil permanecer com pouca produção de derivados de petróleo e, portanto, um importador líquido, a política de preços de combustíveis é essencial para garantir uma perspectiva sustentável para o abastecimento de combustível do Brasil. Acreditamos que esta é a única forma de incentivar os participantes do mercado (incluindo a Petrobras) a importar combustível para o mercado brasileiro para atender a demanda”, avalia o BBA.

Os analistas do banco possuem recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) para a ação PETR4, com preço-alvo de R$ 38, ou um potencial de alta de 15,19% em relação ao fechamento da véspera.

Fonte: InfoMoney

terça-feira, 22 de março de 2022

Pai baleado pelo próprio filho na Paraíba está paraplégico

Além de ferir o familiar, o adolescente ainda matou a mãe e o irmão 

mais novo


Legenda: A cobrança para tirar boas notas na escola e a proibição de jogar games online teriam motivado o crime

Foto: reprodução/redes sociais 

O pai baleado pelo próprio filho de 13 anos, no último sábado (19), em Patos, Paraíba, está paraplégico, informou o médico-cirurgião Caio Guimarães, responsável pelo caso. Além de ferir o policial militar reformado, a adolescente ainda matou a mãe e o irmão mais novo, de 7 anos. 

Conforme o profissional, o homem de 56 anos ainda não passou por cirurgia e está consciente. A condição dele é estável. As informações são do portal Uol

"Ele está sem entubação, consciente e orientado. Está paraplégico, sem sentir as pernas, mas está estável. Ele vai ser avaliado dia a dia para dizer alguma coisa a mais", detalhou o especialista. 

Segundo a Polícia, a cobrança para tirar boas notas na escola e a proibição de jogar games online motivaram o crime. Ele usou uma arma pertencente ao pai para assassinar a mãe e o irmão e confessou a autoria.

ADOLESCENTE SE ASSUSTOU AO SABER QUE PAI SOBREVIVEU

Policiais e pessoas em frente a casa de adolescente que matou mãe e irmão em Patos, Paraíba
Legenda: Após efetuar os disparos contra os três, o jovem fez parecer que havia acontecido um assalto na residência
Foto: reprodução

O garoto teria se assustado quando descobriu que o pai sobreviveu. Ele foi encaminhado para o Centro Socioeducativo de Sousa, no interior do Estado, onde deve permanecer por 45 dias, conforme o delegado responsável pelo caso, Renato Leite, relatou ao portal. 

"Em seu depoimento, em nenhum momento ele chorou ou demonstrou emoções. Chegou a mostrar surpresa, e uma aparente frustração ao saber que o pai tinha sobrevivido", detalhou o titular.

O agente de segurança ainda disse que nesse momento é necessário acolher o adolescente. "Não tenho qualificação para traçar o perfil dele, mas ele precisa de acolhimento. Os pais tentavam educá-lo, como acontece nas famílias, mas ele viu isso como uma tentativa de impedimento de ficar no celular e nos jogos online, então decidiu acabar com o que achava que era o problema, no caso, a família", disse ele. "É um caso chocante, algo terrível."

Segundo o delegado, o inquérito sobre o caso está quase concluído e está apenas aguardando alguns laudos para encaminhar para o Ministério Público. O pai do jovem deve ser ouvido, mas conforme Leite, isso deve ser realizado diretamente pelo MP. 

SIMULAÇÃO DE ASSALTO

Após efetuar os disparos contra os três, o jovem guardou a arma onde costumava ficar, chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e tentou fazer parecer que havia acontecido um assalto. 

"Depois de todas as diligências que fizemos, a gente conseguiu elucidar esse caso. A arma foi apreendida, foi encaminhada pra perícia. O menor aguarda num local adequado, por ser menor, a manifestação judicial e do Ministério Público", informou delegado.

Fonte: Diário do Nordeste 

segunda-feira, 7 de março de 2022

STJD derruba liminar e libera Campeonato Cearense; Ferroviário X Fortaleza será realizado

 Escrito por , 

Após decisão do TJDF, Federação e clubes recorreram


Legenda: Sede do SJTD, no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

A agitada segunda-feira (7) do futebol cearense ganhou mais um capítulo. Nesta tarde, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) cassou a liminar do Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJDF-CE) que suspendia o Campeonato Cearense. Com isso, os jogos do Estadual deverão ocorrer normalmente.

Portanto, a partida entre Ferroviário e Fortaleza, pela semifinal da competição, marcada para esta terça-feira (8), vai ser realizada, como a Federação Cearense de Futebol (FCF) havia previsto.

O despacho assinado pelo Auditor do Tribunal Pleno do STJD, Felipe Bevilacqua, concede pedido liminar de efeito suspensivo em recurso interposto pela Federação Cearense de Futebol.

Na decisão, o auditor afirma que "Em análise perfunctória, resta de fácil assimilação a presença dos requisitos autorizadores do presente efeito suspensivo, quais sejam, o periculum in mora - diante da paralisação de um Campeonato Estadual por inteiro dentro de um calendário de Copa do Mundo e com diversos compromissos comerciais e desportivos envolvidos condicionado a julgamento de medida precária e sujeita a recursos e procedimentos processuais, e do fomus boni iuris - eis que que toda a matéria se sustenta na possível manipulação de resultados de apenas 01 (uma) equipe, que ainda se encontra em sede de inquérito, algo absolutamente incongruente".

Assim, defere o efeito suspensivo que torna sem efeito a decisão anterior do TJDF, assim "mantendo a realização das partidas da forma como se encontram no calendário do Campeonato Cearense 2022, até o julgamento final desta Corte, pelos motivos expostos".

POSIÇÃO DA FCF

A FCF se manifestou através de nota oficial, assinada pelos Diretores Jurídicos Eugênio Vasques e Leandro Vasques.

A Federação Cearense de Futebol vem informar que o Superior Tribunal de Justica Desportiva sediado no Rio de Janeiro, acolheu recurso manejado pela Diretoria Jurídica desta FCF suspendendo os efeitos da decisão monocrática do TJDF-CE, com isso o STJD torna sem efeito integralmente a Decisão do TJDF, mantendo a realização das partidas da forma como se encontram no calendário do Campeonato Cearense 2022, até o julgamento final por aquela Corte (STJD).

Fonte: Diário do Nordeste



quarta-feira, 2 de março de 2022

Foi encontrado homem que estava desaparecido em Oitizeiro-Reriutaba


Homem que estava desaparecido em Oitizeiro Reriutaba foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (02/03) em um capinzal no sangradouro do Açude do Seanjo em Quandu. Parte do corpo estava submerso na água onde fica o capinzal. O corpo foi encontrado em estado de putrefação. O homem trata-se de Cândido João Alcântara, o Candinho, de 62 anos, que estava desaparecido desde o dia 22 de fevereiro quando fugiu de casa por volta de meio dia e 30 e desde então estava sendo procurado. O corpo foi encontrado em um local de difícil visualização, após populares que estavam a sua procura sentirem mal cheiro.

Que Deus dê o conforto a família.

Fonte: Luís Silva