sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA SELETIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE RERIUTABA



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

PEDRO DE CASTRO FILHO

 

 

 

 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA SELETIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE RERIUTABA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RERIUTABA-CE

2019

PEDRO DE CASTRO FILHO

 

 

 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA SELETIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE RERIUTABA

 

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado no curso de Pós Graduação ministrado pela Universidade Federal do Ceará - UFC, como requisito parcial para obtenção do título de Especialização em Educação Ambiental.

Orientador: Prof. Dr. Marcio Luis Alves Paiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RERIUTABA-CE

2019

 

RESUMO

 

Atualmente, quase todas as atividades desenvolvidas pela sociedade geram impactos ambientais negativos, com isso é importante criar reflexões sobre as práticas sociais, pois sabemos que o meio ambiente e o ecossistema estão fortemente em estado de degradação. É necessário a população se conscientizar sobre a educação ambiental. Diante disso destaca-se qual o destino dos resíduos sólidos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre como diminuir ou fazer a devida distribuição dos resíduos, tendo como base principal ações voltadas para a educação ambiental e a coleta seletiva de lixo, pois nesse artigo podemos demonstrar que a mesma tem se tornado um problema recorrente na cidade de Reriutaba, objetivando promover um debate acerca da construção de uma sociedade sustentável, gerando assim a conservação do meio ambiente e promovendo a melhoria da qualidade de vida. Para este trabalho foram feitos pesquisas, estudos e entrevistas e foi constatado que na cidade de Reriutaba foram desenvolvidos e aplicados, diversos projetos a fim de promover a sustentabilidade e destinar os resíduos sólidos de forma adequada, mas por falta de planejamento e investimentos em educação ambiental todos foram paralisados. O Projeto Cidade Sustentável, aplicado pela secretaria do meio ambiente em parceria com a secretaria de educação, demonstrou que é possível implantar um sistema capaz de mobilizar a sociedade, e, desta forma evoluir para transformar o cenário de poluição em ambiente saudável, para isso faz se necessário, maior investimento por parte do gestor municipal e uma maior participação da sociedade.

Palavras chaves: Educação, Gestor, Impactos Ambientais, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos.


1.INTRODUÇÃO

 

Com o passar dos anos é crescente o aumento da população, principalmente nas áreas urbanas. E, com isso, também é visivel o crescimento da produção de resíduos sólidos.       Nos dias atuais é comum ver pessoas fazendo o descarte de  residuos de maneira imprópria no meio ambiente.

De acordo com estudos a situação ambiental é preocupante, pois têm demonstrado os crescentes danos e esgotamento dos recursos naturais, acarretando assim consequências ambientais tanto para a sustentabilidade econômica, quanto para a qualidade de vida da sociedade presente e futura.  

A preocupação com a degradação do meio ambiente tem se tornado um problema de difícil solução. O desenvolvimento do comércio e o aumento de consumo resultam em uma grande produção de resíduos sólidos, e necessita de medidas que atendam a demanda de acordo com a evolução da sociedade.  A coleta seletiva torna-se importante em relação à preservação do meio ambiente e à vida sustentável. Milhões de toneladas de lixo são produzidas diariamente, e o destino deste lixo é um dos principais fatores de poluição ambiental.

Sabe-se que o ser humano é o maior gerador de residuos nocivos à natureza e necessita de uma maior concientização para reduzir este problema, já que a maioria desses resíduos é destinada para os chamados lixões, onde os materiais ficam a céu aberto, poluindo o ar, a água e o solo. (PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 2011).

No caso do campo de estudo desse artigo, a realidade vista  na zona urbana de  Reriutaba demonstra o fator discutido acima. Não é feita a separação dos residuos pela população, o lixo é simplesmente colocado em sacos plásticos e esposto em local impróprio a espera da coleta e levada ao lixão da cidade. 

Neste trabalho de conclusão de curso foi estudado a importância de adquirir a implantação da coleta seletiva no município de Reriutaba, bem como discutir meios de conscientizar a população, gerando assim uma melhor qualidade de vida através da mudança de hábitos. Intenta-se como isto, promover a preservação do meio ambiente que já está bastante degradado. Para a obtenção deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo a fim de conhecer a forma de descarte dos resíduos sólidos nessa cidade.

 

2.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

2.1 A Importância da Educação Ambiental.

 

O consumo acelerado da população tem se tornado uma grande preocupação provocando uma grande quantidade de resíduos sólidos. É notável que cada dia estamos poluindo mais e preservando menos. Diante dessa problemática direciono esse trabalho de pesquisa voltado para Educação Ambiental como ferramenta indispensável para trabalhar a coleta seletiva de forma sustentável na cidade de Reriutaba.

 Segundo Roos e Becker (2012 p.857): a humanidade utiliza os recursos naturais de forma exagerada” nesse sentido concorda-se com a ideia do autor acima citado, já que a população vem causando um impacto de forma exagerada no meio ambiente. Essa ação negativa gera um grande prejuízo para o planeta.

As indústrias e comércios produzem um grande volume de lixo. sendo que, a  maior parte é depositada em lixões causando transtorno para população.

Diante disso, é notável que a Educação Ambiental é vista como uma ferramenta capaz de transformar o cenário preocupante no qual nos encontramos atualmente. Através da educação, possivelmente surgirá uma geração mais consciente com atitudes favoráveis ao equilíbrio ambiental, proporcionando um  mundo melhor às gerações futuras.

 

A grande preocupação com o meio ambiente fez nascer à importância da Educação Ambiental, visto que o próprio ser humano destrói o meio em que vive e dessa forma, deve desde cedo aprender a cuidar e a preservar a natureza, visando a um equilíbrio entre a sociedade e ao uso racional dos recursos naturais, ou seja, ele é o próprio agente transformador e pode contribuir para a conservação ambiental, a partir de uma nova visão educadora sobre o meio ambiente.(Mello, 2017)

 

Na citação, o autor reforça sobre o equilíbrio e o uso de nossos recursos naturais de forma racional. Pode-se ver que o desenvolvimento sustentável passa a ser cada vez mais necessário em nosso cotidiano. Cada atitude degradante deveria ser penalizada.

A aplicação de políticas e de conscientização possibilita uma ferramenta para inserir a EA já nas series iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e particulares, educando as crianças com uma visão crítica e consciente. É notável que o mundo está sendo explorado de forma brutal, conforme Mello (2017), “as escolas, portanto, têm papel fundamental de disseminar informações e transmitir conhecimentos relativos ao meio ambiente.” O autor nos faz compreender que os alunos transmitem experiências adquiridas para sua casa, bairro ou comunidade, propondo possíveis soluções e desta forma, possibilitando uma participação maior de vários seguimentos da sociedade.

 Preservar e reflorestar nossas matas, despoluir rios, e outros ambientes transformados em lixões, seriam ações viáveis, mas cabe a todos a colaboração para produzir menos lixos e agir de forma responsável com o resíduo produzido.

 

É importante lembrar que não vivemos sozinhos e nossos atos podem impactar da forma que agimos. Faz-se necessário refletir e colaborar participando diretamente de projetos que visam transformar Reriutaba em uma cidade sustentável. Para obter tais objetivos depende do interesse de vários seguimentos, seja ele público ou privado e a participação da sociedade em geral. Entre tantos, não havendo o empenho de todas as classes socias responsáveis poderá aumentar a degradação e poluição já considerada em estado preocupante, visto que não somos os primeiros e  nem os últimos a habitar o planeta Terra.

A responsabilidade em manter o habitat natural em condições de se obter uma boa qualidade de vida, deve ser uma preocupação de todos, enfim, a continuidade da biodiversidade depende de projetos bem planejados e executadas no intuito de reverter o caos provocado pelas ações humanas, sendo necessário e urgente a implantação e uma boa educação ambiental.

Segundo Mello, (2017) “A educação ambiental veio à tona a partir da década de 60, quando surgiu a necessidade de se conversar sobre os riscos ambientais provocados pela relação homem/natureza,” compriende-se que embora a temática ambiental não seja um assunto novo, a problemática continua se agravando pela falta de sintonia entre poder e sociedade. Segundo Roos e Becker (2012 p.857):

 

O desenvolvimento sustentável ocorre a partir de uma lógica que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade as necessidades das gerações futuras, pois o saber ambiental emerge de uma reflexão sobre a construção da própria vida humana na Terra (ROOS & BECKER 2012. p. 857)

 

A citação acima reforça a tese do discurso sobre o agravamento ambiental, portanto cabe a todos transformar a mente pra mudar o comportamento e através da EA entrar em sintonia, homem/natureza, desta forma garantir que o planeta terra continue com condições de vida e assim teremos a possibilidade da continuidade da geração humana e todos os seres vivos.

CAPÍTULO VI da Lei no 9.795/1999– Do Meio Ambiente Art. 225. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (COLEÇÃO, 2015), muito embora existam as leis direcionadas a educação ambiental, é notável que existe a falta de compromisso no cumprimento do que diz a referida lei.

Por falta de atitude, percebe se que há um maior interesse na questão financeira do que no próprio bem está para manter o planeta saudável. A aplicação das leis em vigor afetaria diretamente os saldos de algumas grandes empresas e até mesmo pequenos produtores, que extraí matérias primas de forma irregular sem qualquer preocupação com a sustentabilidade. No capítulo 9 parágrafo 9.1. Da agenda 21 faz as seguintes colocações:

 

A proteção da atmosfera é um empreendimento amplo e multidimensional, que envolve vários setores da atividade econômica. Recomenda-se aos Governos e a outros organismos que se esforçam para proteger a atmosfera que considerem a possibilidade de adotar, quando apropriado, as opções e medidas descritas neste capítulo (Agenda 21 Global)

 

Nessas afirmações é notável que haja uma preocupação em sanar os eventuais problemas causados pelas atividades econômicas, na teoria percebemos que existe muito discurso afirmando que medidas serão tomadas, mas na prática a realidade é outra, poucas atitudes e muita “enrolação”. Os agentes púbicos que deveriam tratar a questão ambiental com mais seriedade preferem “fechar os olhos” e fazerem de conta que resolveram, desta forma se retrata o cenário atual, cabe a população lutar por seus direitos lembrando que precisa fazer sua parte poluindo menos colaborando com a limpeza pública praticando coleta seletiva.

 

2.2 Coleta Seletiva.

Coleta seletiva é a separação e recolhimento dos materiais descartados no lixo, onde é feita a separação da matéria orgânica da não orgânica, e assim dando a destinação final correta. Os principais materiais recicláveis são papéis, plásticos, vidros e metais (PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 2011).

A coleta seletiva é umas das principais ações voltadas para o problema causado pelo acumulo de lixos, pois possibilita o melhor reaproveitamento da matéria orgânica e dos diversos materiais recicláveis, assim diminuindo o volume de residuos que será depositado nos aterros sanitários ou lixões. Outro beneficio que a seleção de resíduos traz a população é quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem, mantidas por cooperativas de catadores, que tem ali um trabalho mais digno para o sustento de suas famílias.

A coleta seletiva pode ser considerada também como um processo de educação ambiental, pois através dela ocorre a sensibilização da população no que diz respeito ao desperdício e a produção individual e excessiva de lixo. Essa coleta deve ter início nas residências, onde cada morador deve fazer a separação do residuos, facilitando assim o trabalho dos coletores nos ambientes urbanos.

 É importante que os poderes públicos incentivem a separação dos resíduos pois, são eles os responsáveis pela coleta dos materiais, que podem ser levados para centros de reciclagem ou cooperativas de coleta de lixo.

Segundo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (2011): Lixo orgânico é o lixo que depois de coletado pode ser transformado em composto orgânico, através da sua decomposição. É composto por folhas, restos de alimentos, material proveniente da limpeza.

    Lixo inorgânico é todo aquele que é composto por materiais, que podem ser reciclados. É constituído por papéis, plásticos, vidros, metais, pilhas, baterias, entre outros. Sua decomposição leva muito tempo na natureza.

Pode se compreender com isso, que embora o lixo possa ser tornar nocivo a natureza, há inumeras possibilidades de reaproveitamento dos residuos para que estes não venham degradar o espaço ambiental.

 

2.3Projeto “Cidade Sustentável” Desenvolvendo a Educação Ambiental e a Coleta Seletiva Como Estratégia de Sustentabilidade no Município de Reriutaba.

 

Durante décadas a cidade de Reriutaba tem enfrentado graves problemas causados pela falta de estrutura ou ações que possibilite o descarte dos resíduos sólidos sem causar consequências ao meio ambiente. No decorrer dos últimos anos o município vem crescendo e se desenvolvendo de forma acelerada, portanto a produção de lixos cresce gradativamente de acordo com a evolução da cidade, pode se perceber que falta mais investimento em capacitação para educadores ambientais.

Atualmente a secretaria municipal do meio ambiente conta apenas com uma educadora ambiental para atender todo o município, o que representa um fator negativo, visto que há necessidade do envolvimento de todos os seguimentos da sociedade para que aconteça o processo de contrução do conhecimento voltado para a conscientização ambiental.  De acordo com Lima: (2012)

 

Os educadores ambientais precisam refletir e superar a visão fragmentada da realidade, por meio da construção e reconstrução do conhecimento sobre a Educação Ambiental. Para apreender a problemática ambiental é necessária uma visão complexa do ambiente, na qual, existem as relações naturais, sociais e culturais. (Lima, 2012)

 

O autor relata sobre a importância dos educadores ambientais na missão de encontrar soluções definitivas para sanar tais problemas que depende do entrosamento entre educadores, alunos de todos os segmentos e comunidade em geral. Portanto cabe aos representantes políticos entenderem que a EA precisa ter prioridade e possíveis investimentos certamente obterá retorno, sabemos que a poluição gera inumeros problemas de saúde, e, consequentimente aumenta o número de atendimentos em hospitais e nas unidades basicas de saúde, resultando em uma despesa maior com atendimentos, exames e medicamentos.

Ao acompanhar algumas ações nos últimos dois anos, detectou-se que o descarte dos resíduos sólidos produzidos no municipio é depositado no lixão ao céu aberto, que fica localizado bem próximo da zona urbana, de acordo com o cenário presenciado pode-se perceber que existem sérios problemas que afeta diretamente a saúde dos moradores vizinhos ao local.

Em período de verão é comum incêndio formando fortes nuvens de fumaças poluídas no local onde é depositado os lixos, não se sabe se as queimadas são provocadas por pessoas de forma criminosa ou se ocorrem naturalmente devido ao forte calor.

 

O depósito de resíduos sólidos a céu aberto ou lixão é uma forma de deposição desordenada sem compactação ou cobertura dos resíduos, o que propicia a poluição do solo, ar e água, bem como a proliferação de vetores de doenças. (Zanta & Alves Ferreira p.2)

 

A citação acima reforça a tese sobre o deposito desordenado dos resíduos sólidos, portanto causando sérios danos ao meio ambiente.

 

Figura1- lixão da cidade de Reriutaba


Fonte:(Do Próprio Autor)

Diante do agravamento da poluição ambiental, no início do ano de dois mil e dezessete (2017) o atual prefeito municipal fez uma parceria com uma empresa especializada, essa empresa foi contratada para prestar serviços de consultoria, a fim de sanar os graves problemas que há muito tempo vem causando transtorno e desconforto, além de atingir a saúde das pessoas. Depois de algumas reuniões com funcionários da secretaria do meio ambiente e servidores de outras secretarias foi apresentado o projeto “Cidade Sustentável” com objetivo de implantar a coleta seletiva em parceria com a secretaria de educação e outros seguimentos, comércio, igrejas e comunidade em geral.

Para fortalecer o projeto “Cidade Sustentável” firmou-se um acordo entre secretaria de educação e secretaria do meio ambiente, no intuito de iniciar a coleta seletiva com a implantação das ilhas ecológicas, que foram desenvolvidas para receber os resíduos sólidos separados de acordo com a classificação entre secos e úmidos, planejado para reaproveitar os lixos recicláveis e descartar a menor parte possível de forma correta iniciando pelas escolas situadas na área urbana.

Em maio de 2017, uma escola situada no centro da cidade de Reriutaba, foi a primeira contemplada com o “Projeto Cidade Sustentável” antes da implantação da ilha ecológica houve palestras e algumas reuniões na escola com alunos e funcionários capacitando e instruindo sobre o funcionamento e a importância do projeto. Devido ao grande número de pessoas no local, todos ficaram esperançosos de poder ver a cidade mais limpa.

É importante nos conscientizar que devemos agir sem esperar somente pelo serviço público, cabe a cada indivíduo mudar se preocupar com a sustentabilidade, o trabalho coletivo deve ser promovido com apoio de educadores em parceria com diversos seguimentos, (Agentes de Saúde, representantes de associações, Igrejas, ação social, comerciantes...) e outros seguimentos possibilitam mais desenvolvimento, a ação conjunta certamente levará a resultados positivos, mas lembrando sobre a importância de agir em sintonia, todos em busca do mesmo objetivo.

Em junho de 2017 foi inaugurada a segunda Ilha Ecológica, para isso foi contemplada outra escola municipal. Para atrair um grande público foi planejada a cerimônia de inauguração, em uma data festiva. A Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação promoveu um festival de quadrilha, “Chitão Sustentável”. Vale ressaltar no processo de implantação da ilha ecológica teve o mesmo procedimento aplicado na primeira escola, palestras e treinamentos capacitando para executar o projeto e transmitir as informações gradativamente.

 O projeto “Cidade Sustentável” com duas ilhas ecológicas em pleno funcionamento recebia acompanhamento frequentemente com a missão de conscientizar a sociedade utilizando o poder transformador da educação através da contribuição do educador ambiental em parceria com as escolas municipais e particulares, na intenção de impor tal mecanismo conscientizando os jovens no intuito de se levar a mensagem para familiares e comunidade, desta forma possibilitando esse novo conceito de um olhar crítico e construtivo.

Os alunos, moradores vizinhos, funcionários das escolas (inseridas no projeto) e comerciantes foram instruídos a depositar os lixos nas ilhas ecológicas, lembrando que a separação dos resíduos recicláveis, úmidos e secos, seria feitos em casa e nos comércios e depositados nas ilhas ecológicas, vale resultar que os lixos recicláveis eram vendidos, o dinheiro arrecadado poderia ser utilizado na construção de hortas ecológicas ou de acordo com as necessidades da escola.

O projeto “Cidade Sustentável” foi iniciado visando adquirir recursos para a implantação de um novo aterro sanitário com central de triagem e compoteiras para fazer o tratamento dos lixos orgânicos, além de inserir os catadores de forma regulamentada através de associações, desta forma promovendo a sustentabilidade.

Vale ressaltar que em gestões anteriores o município de Reriutaba através da Secretaria do Meio Ambiente desenvolveu outros projetos no intuito de destinar os resíduos sólidos de forma correta, entre eles, o projeto (Capacitação dos Agentes do meio Ambiente - AMA) desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Complementar 001/2008 de 14 de fevereiro, o qual foi posteriormente sancionado pelo prefeito municipal com objetivo de: Realizar acompanhamento sistemático nas residências através de visitas domiciliares, com orientação sobre os cuidados com suas casas e arredores, no intuito da melhoria da qualidade de vida e da saúde da população”.

Os agentes do meio ambiente após capacitação tinham a missão de envolverem as comunidades nas questões ambientais, visando uma boa qualidade de vida aos moradores Reriutabenses.  

Portanto, nas últimas décadas foram desenvolvidos e executados diversos projetos de coletas seletivas visando à sustentabilidade. Em julho de 2018 foi apresentado um novo projeto (IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICIPIO DE RERIUTABA: PROMOVENDO SAÚDE E QUALIDADE AMBIENTAL), com objetivo de:

 

Implantar a coleta seletiva no município de Reriutaba para reduzirmos a quantidade de resíduos sólidos destinados de forma incorreta garantindo o envolvimento da comunidade através de trabalhos e ações de educação ambiental com o foco na proposta dos 5R’s, na mudança de atitude, comportamento e hábito, de modo que garanta a promoção da saúde, geração de renda e qualidade de vida pra essa geração e para as gerações futuras (SEMA Reriutaba, 2017).

 

Implantação da coleta seletiva no município de Reriutaba

META

FASE

ESPECIFICAÇÕES

Obras Civis

Unidade de Tratamento-centro de triagem

 

 

Construção de um galpão de triagem para coleta seletiva com quatro baias, almoxarifado.

Aquisição de material, máquina e equipamento.

Separação, pesagem, prensa e armazenamento de resíduos recicláveis.

Aquisição de Máquinas e equipamentos

Trabalho Social (Educativo)

Ampliação da Coleta Seletiva para toda a Cidade

Mobilização da comunidade e organização de catadores para coleta seletiva

Fonte: SEMA Reriutaba - Ceará

Portanto a população de Reriutaba aguarda pela execução de mais um projeto de coleta seletiva e desta vez espera envolver vários seguimentos. As informações abaixo descrevem a forma de desenvolvimento e as entidades que será engajada em mais uma tentativa de resolver definitivamente este grave problema ambiental que assola a população Reriutabense.

 

Em Reriutaba, o processo de coleta seletiva está iniciando com a sensibilização porta a porta realizadas pelos Agentes do Meio Ambiente e pelos Agentes Comunitários de Saúde - ACS, com palestras e reuniões nas comunidades, através do Projeto Agenda Verde, Comunidade Viva, com conferências e seminários de educação ambiental para os diversos setores entre eles escolas, comércios, associações comunitárias e funcionários públicos. (SEMA Reriutaba 2017).

 

O projeto citado acima foi elaborado no intuito de sanar os problemas detectados neste trabalho de pesquisa, portanto podemos perceber que a figura Educadora Ambiental, é de suma importância para obter resultados, segundo dados do IBGE, Reriutaba tem uma população de aproximadamente 18.945 pessoas [2018], e conta apenas com uma educadora ambiental que encontra dificuldade em se deslocar para as escolas no interior, por falta de um transporte para desenvolver sua função atendendo uma demanda maior.

Infelizmente todos os resíduos sólidos estão sendo depositado no lixão da cidade, atualmente Reriutaba está inserida no (Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos sólidos da Região Norte), o município já recebeu da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará, o Plano das Coletas Seletivas, mas ainda está em fase de planejamento o que é de competência municipal. 

 

 

3.    MÉTODOLOGIA

O trabalho realizado é classificado como estudo de caso. Na visão de Lüdke e André (1986), o estudo de caso como estratégia de pesquisa é o estudo de um caso, simples e específico ou complexo e abstrato e deve ser sempre bem delimitado. Com base no objetivo geral do trabalho, a pesquisa utilizada é de cunho qualitativo, pois a mesma foi pesquisa e baseada no trabalho de assessória desenvolvido por um instituto em parceria com as secretarias do meio ambiente e de educação, na cidade de Reriutaba. 

Inicialmente foram feitas pesquisas e observações e acompanhamento das atividades desempenhadas pela secretaria do meio ambiente, onde possibilitou entender e fazer a avaliação sobre o funcionamento e resultados da coleta no período de pleno funcionamento na cidade de Reriutaba.

Observou-se durante a pesquisa que cidade de Reriutaba participou de um projeto chamado “cidade sustentável” foi elaborado o cronograma, planejando um trabalho de preparação com palestras e orientações para implantar nas escolas públicas municipais, que iriam ser contempladas para receber as Ilhas ecológicas pertencente ao programa de coleta seletiva.

Na segunda etapa do trabalho foram feitas pesquisas nas escolas municipais que foram contempladas para assim ter conhecimento dos resultados, onde foram apresentadas as diretoras escolares um questionário sobre o tema e posteriormente foi feito um levantamento, através de pesquisa de campo, como sobre o descarte do lixo no município de Reriutaba.

 

4.    RESULTADOS

4.1   Implantação das Ilhas Ecológicas

 

No primeiro momento de pesquisa deste trabalho, foi analisado e pesquisado o projeto “cidade sustentável” e a implantação das chamadas Ilhas Ecológicas onde descobrimos que este projeto foi fruto de análise no período de dois anos, e demonstra que a secretaria do meio ambiente de Reriutaba tem desenvolvido inúmeras ações visando firmar o funcionamento da coleta seletiva na referida cidade, por prestar serviço para SEMA antes do início da especialização venho observando a culminância de cada atividade. O projeto, (Cidade Sustentável) foco do presente trabalho de pesquisa, teve início em janeiro de 2017, firmado o acordo entre secretaria do meio ambiente em parceria com a Secretaria de Educação iniciou o plano para a implantação da primeira Ilha Ecológicana E.E.I.F. Coronel Raimundo Mesquita.

Figura 2. Primeira Ilha Ecológica inaugurada em 15 de maio de 2017

Fonte: Do próprio autor;

 

A imagem acima demonstra à execução da coleta seletiva desenvolvida e aplicada na Escola Municipal Raimundo Mesquita situada no centro da cidade (Reriutaba), a ilha ecológica recebeu resíduo sólidos de forma selecionada pôr as seguintes classificações; metal, vidro, papel e plásticos, a mobilização foi realizada através do trabalho da consultoria,  educadora ambiental e toda equipe da SEMA, diretora e todos envolvidos da escola citada acima, inclusive os alunos, personagem principal para divulgar a idéia, desta forma resultou em uma grande mobilização beneficiando os alunos, familiares(da Escola), comerciantes e moradores próximo ao eco ponto,  que traziam resíduos de forma selecionadas e depositavam gradativamente.

Figura 3. O Gráfico abaixo representa a coleta de resíduos sólidos no período de quatro semanas, entre os dias 16 de Maio a 13 de junho de 2017, depois da implantação do projeto.

Fonte: Escola E.I.F Cel. Raimundo Mesquita 

 

Os resultados representados pelo gráfico acima demonstram os resultados no período de quatro semanas, chegamos à conclusão através de acompanhamentos periódicos e baleado em informações coletada por funcionários da escola citado no presente trabalho. Os dados da segunda e quarta semana comprova que todos os compartimentos se encontravam completamente cheios, portanto os resíduos eram vendidos para um Reciclador da cidade, por não ter uma estrutura compatível com a quantidade de resíduos coletados comprava apenas uma parte, os restantes eram depositados de forma inadequada no lixão da cidade.

Relatando sobre o funcionamento da segunda ilha ecológica implantada no dia 29 de Junho na escola municipal Nossa Senhora das Graças situada no bairro Açude do Mato, a referida escola coletou resíduos sólidos de alunos, funcionários, comércios e moradores vizinhos, os compartimentos (Ilha ecológica) encheram em apenas uma semana de funcionamento, segundo dado colhido baseado em informações de funcionários de referida escola, todo material colhido ficou algumas semanas sem o devido recolhimento e foi depositado no lixão da cidade.

Vale ressaltar que foi firmado um acordo com o gestor municipal e planejado com a Secretaria de Infra Estrutura, a reforma de um galpão (Coopita), no intuito de transformar em uma central de triagem, com espaço para depositar os resíduos sólidos colhidos nas ilhas ecológicas, desta forma seria possível acionar empresas de reciclagens de outras cidades para comprar todo o material recolhido.

Lembrando que o poder público municipal optou por interromper as atividades, e não fez as adequações firmadas para destinar os resíduos de forma adequada em acordo com responsáveis pela culminância do projeto (Cidade Sustentável) que durou apenas (8) oito meses, o atual prefeito optou por fazer parte do “Sistema Integrado do Consórcio Municipal para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), de interesse da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará.

 

4.2 Impressão dos Atores Sociais Envolvidos.

A segunda etapa do trabalho foi um levantamento através de um questionário aplicado aos atores sociais envolvidos nas escolas contempladas com as ilhas ecológicas, onde se obteve os seguintes resultados:

·         Procedimentos adotados para desenvolver o projeto:

Onde as respostas a essa pergunta eram unânimes, que eram realizadas em primeiro momento reuniões de alinhamento e analise do projeto, após eram feitas assembléias com a comunidade escolar e após os responsáveis pelo projeto apresentavam todos os procedimentos que iriam ocorrer.

·         Papel dos integrantes na pratica da coleta seletiva:

As pessoas responsáveis pela coleta eram divididas em turmas onde participavam alunos, professores, membros escolares, núcleo gestor, onde os mesmos tinham papéis importantíssimos não só na coleta, mas na conscientização e educação para que ocorresse a devida separação e distribuição adequada.

·         Pontos positivos e negativos em relação ao projeto:

Os pontos positivos foram destacados por todos como toda a mobilização em prol do projeto, porque se destacou que se for feito de forma organizada e planejada teria tudo pra dar certo, pois para os atores sociais era gratificante ver a população participando ativamente, fazendo a separação adequada do seu lixo e assim tendo a consciência que isso ajudava não só a eles mais principalmente ao meio ambiente, principal afetado com os descartes inadequado de resíduos sólidos. Já o ponto negativo para todos os atores foi a paralisação do projeto, pois os mesmos afirmaram que era essencial que outras escolas aderissem o projeto e não que paralisassem onde já estivessem, todos destacaram que foi uma surpresa negativa para todos.

·         O projeto “cidade sustentável” voltando, essas mesmas escolas aderiam novamente:

Todos os atores relataram que com certeza todos aderiam, pois, esse projeto traz vantagens não só para a escola, mais principalmente para a comunidade escolar atendida por esse projeto, pois com isso pode se ver as ruas limpas, sem mal cheiro e principalmente o meio ambiente não sofre tantas consequências.

·         Quanto aos projetos de educação ambiental na escola:

Infelizmente essa resposta também foi unânime, onde todos relataram que não existe nenhum projeto sobre educação ambiental, e que todos os projetos partem da secretaria de educação. Mas destacaram que a educação ambiental é de extrema importância para todos.

·         Sobre a importância do educador(a) ambiental:

Foi destacado como valiosíssima a importância do educador(a) ambiental, mais é preciso que a população esteja totalmente envolvida nas varias questões importantes sobre o meio ambiente e que o mesmo tenha o espaço adequado para realizar seu trabalho e caminhar junto com a população para o bem comum que é a preservação de nosso meio.

·         Em relação ao educador(a) ambiental, qual a quantidade adequada para abranger o município de Reriutaba:

Os atores sociais destacaram que é humanamente impossível apenas um educador ambiental suprir todas as necessidades do Município, que para esse trabalho necessita de vários educadores por se tratar de um município com diferentes culturas e povos. E que não só o município de Reriutaba precisa de educadores ambientais com seus conhecimentos, mais a população do mundo abrace e lute pelo melhor de nosso meio ambiente.

 

5.      CONCLUSÃO

 

Através deste trabalho podemos concluir que a coleta seletiva no município de Reriutaba é vista como um problema que até o presente momento não foi encontrado soluções definitivas, as inúmeras tentativas com projetos que foram desenvolvidos e aplicados, desde a existência da referida cidade, fracassaram, foram todos interrompidos.

Mello (2017), afirma que, “a Educação Ambiental mostra-se um instrumento permanente e modificador, visando melhorar a relação do homem com a natureza”, o autor demostra que a necessidade promover a sustentabilidade, possibilitando tranformar resíduos sólidos em geração de renda, além de contribuir com a natureza.  

O destino ao qual damos o nosso lixo atualmente, irá provocar consequências nas gerações futuras, pois assim como a destinação incorreta dos materiais provoca danos ao meio ambiente, podemos ser responsáveis pela preservação da natureza fazendo a correta destinação dos lixos que produzimos

O projeto (Cidade Sustentável), principal foco desta pesquisa demonstrou que através da educação, mais investimentos em educadores ambientais com ações educativas é possível mobilizar a sociedade, mesmo com oito (8) meses de funcionamento o referido projeto apresentou um bom desempenho, portanto fica detectado que o poder público municipal, optou por adiar a possível solução do problema ambiental, possivelmente com investimentos na manutenção do referido projeto, teria extinguido o lixão da cidade resultando na possível solução, transformando Reriutaba em uma cidade Sustentável. 

 

 

 

REFERÊNCIAS

Agenda 21 Global. (s.d.). Agenda 21 Global - Ministério do Meio Ambiente. Fonte: mma.gov.b: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html

Althaus¹, E. d., & Rafael Lopes Ferreira². (s.d.). IBIRUBÁ-RS, COLETA SELETIVA: UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE. Acesso em 22 de 01 de 2019, disponível em webartigos: https://www.webartigos.com/artigos/coleta-seletiva-uma-estrategia-para-promover-a-sustentabilidade-socioambiental-no-municipio-de-ibiruba-rs/139843

Ângulo, S. C., e, S. E., & John, V. M. (s.d.). Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem de Resíduos na Construção Civil. Acesso em 21 de 01 de 2019, disponível em metalica.com: http://wwwo.metalica.com.br/desenvolvimento-sustentavel-e-a-reciclagem-de-residuos-na-construcao-civil

Cirelli, S. Â., Zordan, S. E., & John, V. M. (s.d.). Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem de Resíduos na Construção Civil. Acesso em 21 de 01 de 2019, disponível em metalica.com.br: http://wwwo.metalica.com.br/desenvolvimento-sustentavel-e-a-reciclagem-de-residuos-na-construcao-civil

COLEÇÃO, A. (01 de 2015). Lei no 9.795/1999. Acesso em 24 de 01 de 2019, disponível em www2.senado.leg.br: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/509141/educacao_ambiental_1ed.pdf?sequence

Diniz, G. M., & Sá de Abreu, M. C. (01 de 02 de 2018). DISPOSIÇÃO (IR)RESPONSÁVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ESTADO DO CEARÁ: DESAFIOS PARA ALCANÇAR A CONFORMIDADE LEGAL. Acesso em 23 de 01 de 2019, disponível em cidades.ce.gov: https://www.cidades.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/12/2016/12/proposta-de-regionalizao-verso-simplificada-gravao.pdf

Francisco Filho, Antônio Neto. (s.d.). A educação ambiental no cenário da economia informacional globalizada. Acesso em 22 de 01 de 2019, disponível em periodicos.ufrn.br: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4455

IBGE. (s.d.). Reriutaba código: 2311702. Acesso em 23 de 01 de 2019, disponível em www.ibge.gov.br: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce/reriutaba.html

INSTITUTO AKATU . Coleta seletiva. Disponível em: http://www.akatu.org.br/

Acesso 27/03/19.

LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. (27 de 04 de 1999). Acesso em 24 de 01 de 2019, disponível em www.planalto.gov.br: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm#art14

Lima, F. D. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O EDUCADOR AMBIENTAL: OS DESAFIOS DE ELABORAR. Acesso em 25 de 01 de 2019, disponível em periodicos.ufsm.br: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/download/5428/3338

Loureiro*, C. F. (2003). Carlos Frederico Bernardo Loureiro*. Acesso em 23 de 01 de 2019, disponível em repositorio.furg.br: http://repositorio.furg.br/handle/1/6736

Loureiro, Carlos Frederico Bernardo. (2003). Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Acesso em 23 de 01 de 2019, disponível em repositorio.furg.br: http://repositorio.furg.br/handle/1/6736

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Mello, L. G. (14 de 03 de 2017). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR. Acesso em 22 de 01 de 209, disponível em ecodebate.com.b: https://www.ecodebate.com.br/2017/03/14/importancia-da-educacao-ambiental-no-ambiente-escolar-artigo-de-lucelia-granja-de-mello

PereiraI, M. C., & TeixeiraII, M. A. (23 de 03 de 2011). A inclusão de catadores em programas de coleta seletiva: da agenda local à nacional. Acesso em 21 de 01 de 2019, disponível em scielo.br: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000300011

ROOS & BECKER, v(5), n°5, p. 857 - 866, 2012. (s.d.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. Acesso em 22 de 01 de 2019, disponível em https://sites.unicentro.br/wp/educacaoambiental/2017/11/19/artigo-educacao-ambiental-e-sustentabilidade/

Scaliotti, O. (30 de 07 de 2018). Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará. Acesso em 25 de 01 de 2019, disponível em tribunadoceara.uol.com.br: : http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/investe-ce/tag/sindicato-das-empresas-de-reciclagem-de-residuos-solidos-domesticos-e-industriais-do-estado-do-ceara/

Vasconcelos, F. (2016). Educação Ambiental da Teoria a Prática. Fortaleza: Editoração Eletrônica, Marta Braga.

Zanta, V. M., & Alves Ferreira, C. F. (s.d.). Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. Acesso em 19 de 01 de 2018, disponível em web-resol: http://www.web-resol.org/textos/livroprosab.pdf


 

ANEXOS

Questionário aplicado

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA SELETIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE RERIUTABA

6.      Quais foram os primeiros procedimentos adotados para o desenvolvimento do projeto Cidade Sustentável, e implantação da Ilha Ecológica?

 

7.      Quais pessoas envolvidas diretamente no projeto? Fale um pouco sobre o papel de cada integrante na prática da coleta seletiva.

 

8.      Fale quais os pontos positivos e negativos no decorrer do funcionamento do projeto.

 

9.      Se a escola tivesse uma nova oportunidade de retomar o projeto Cidade sustentável, você aceitaria? Justifique sua resposta.

 

10.  A escola atualmente desenvolve algum projeto de Educação Ambiental?

 

11.  Qual a importância do educador (a) ambiental?

 

12.  Em sua opinião deveria ter mais educadores ambientais? ou apenas um é suficiente para atender a demanda de todo município de Reriutaba?

 

Autor: Pedro de Castro Filho

 

 

 

 


LULA: "Quem fizer algo errado será convidado a deixar o governo"


Sobre sua relação com os ministros, Lula prometeu lealdade e que vai agir como um irmão mais velho ou um pai

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 06/01/2023 às 14:16 | Atualizado em 06/01/2023 às 14:18










O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena a primeira reunião ministerial de seu governo, no Palácio do Planalto - FOTO: José Cruz/Agência Brasil

Agência Brasil

No início de sua primeira reunião com toda a equipe de governo, nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seu governo não tem um "pensamento único".

Entretanto, apesar de divergências, para o presidente, todos da equipe devem trabalhar para o bem comum.

"Não somos um governo de pensamento único, de filosofia única, de apenas pessoas iguais. Somos um governo de pessoas diferentes. O que é importante é a gente, pensando diferente, fazer um esforço para que no processo de reconstrução desse país, pensemos igual”.

Sobre sua relação com os ministros, Lula prometeu lealdade e que vai agir como um irmão mais velho ou um pai. "Não deixarei nenhum de vocês pela estrada", disse aos ministros.

Lula falou sobre quem fizer algo errado

Um pouco antes, o presidente afirmou que também tem compromisso de ser honesto com o povo brasileiro.

"Quem fizer errado sabe que tem só um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometer algo grave a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça", alertou.

Lula discursa em primeira reunião ministerial

Fonte: https://jc.ne10.uol.com.br/politica/2023/01/15155180-lula-quem-fizer-algo-errado-sera-convidado-a-deixar-o-governo.html

SALÁRIO MÍNIMO 2023: VALOR MAIOR vai ser CANCELADO? Equipe econômica do GOVERNO LULA encontra dificuldades para pagar NOVO VALOR; Veja o que afeta no PIS PASEP 2023

 Salário mínimo foi reajustado para 2023

*Com informações da Agência Senado e GloboNews

Uma das grandes promessas de campanha do governo Lula, o Salário Mínimo pode não ter reajuste esperado pelos trabalhadores de todo Brasil.

É importante frisar que o valor do salário mínimo vai ter reajuste acima da inflação, como foi prometido por Lula.

O pagamento terá valor de R$ 1.320. No orçamento deixado pelo governo Bolsonaro, a parcela do salário mínimo estava estimada em R$ 1.302. O reajuste real em torno de 2,7% acima da inflação prevista.

SALÁRIO MÍNIMO VALOR AINDA MAIOR

O projeto apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) apresentado em 2022, previa para 2023 um salário mínimo de R$ 1.300, mais o aumento adicional correspondente ao dobro da variação real positiva do PIB acumulado nos quatro trimestres em 2022.

O PIB do quarto trimestre só será divulgado em março, mas as projeções indicam que a variação será acima de 3%. Esse índice multiplicado por dois resultaria em um salário mínimo de R$ 1.378 para este ano.

SALÁRIO MÍNIMO para 2023: Veja VALOR proposto pela equipe de LULA

DIFICULDADES VALOR MAIOR SALÁRIO MÍNIMO

segundo a colunista do Globo News, a equipe econômica do governo Lula afirmou que está encontrando dificuldades para pagar o novo valor.

'Apurei com a equipe econômica que está difícil conseguir dar o reajuste do salário mínimo agora, como era o objetivo do governo', afirmou a jornalista.

O QUE AFETA NO PIS/PASEP

Como se sabe, o valor do PIS/Pasep é relacionado diretamente ao salário mínimo.

A parcela do PIS PASEP 2023 está fixada em R$ 1.320 e não vai ser alterada.

Jornal do Commercio

PIS 2023; PIS PASEP 2023; CALENDÁRIO PIS 2023 - Jornal do Commercio
Fonte: https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticias/2023/01/15155420-salario-minimo-2023-valor-maior-vai-ser-cancelado-equipe-economica-do-governo-lula-encontra-dificuldades-para-pagar-novo-valor-veja-o-que-afeta-no-pis-pasep-2023.html