UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
PEDRO DE CASTRO FILHO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA
SELETIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE RERIUTABA
RERIUTABA-CE
2019
PEDRO DE CASTRO FILHO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA
SELETIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE RERIUTABA
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado no curso de Pós
Graduação ministrado pela Universidade Federal do Ceará - UFC, como requisito
parcial para obtenção do título de Especialização em Educação Ambiental.
Orientador: Prof. Dr. Marcio Luis Alves Paiva.
RERIUTABA-CE
2019
RESUMO
Atualmente, quase todas as atividades desenvolvidas pela sociedade geram
impactos ambientais negativos, com isso é importante criar reflexões sobre as práticas sociais, pois sabemos que
o meio ambiente e o ecossistema estão fortemente em estado de degradação. É
necessário a população se conscientizar sobre a educação ambiental. Diante
disso destaca-se qual o destino dos resíduos sólidos. O objetivo deste trabalho
é refletir sobre como diminuir ou fazer a devida
distribuição dos resíduos, tendo como base principal ações voltadas para a
educação ambiental e a coleta seletiva de lixo, pois nesse artigo podemos demonstrar
que a mesma tem se tornado um problema recorrente na cidade de Reriutaba, objetivando promover um debate acerca da construção de uma
sociedade sustentável, gerando assim a conservação do meio ambiente e promovendo
a melhoria da qualidade de vida. Para este trabalho foram feitos pesquisas,
estudos e entrevistas e foi constatado que na cidade de Reriutaba foram
desenvolvidos e aplicados, diversos projetos a fim de promover a
sustentabilidade e destinar os resíduos sólidos de forma adequada, mas por
falta de planejamento e investimentos em educação ambiental todos foram
paralisados. O Projeto Cidade Sustentável, aplicado pela secretaria do meio
ambiente em parceria com a secretaria de educação, demonstrou que é possível
implantar um sistema capaz de mobilizar a sociedade, e, desta forma evoluir
para transformar o cenário de poluição em ambiente saudável, para isso faz se
necessário, maior investimento por parte do gestor municipal e uma maior
participação da sociedade.
Palavras chaves: Educação, Gestor, Impactos Ambientais, Meio Ambiente, Resíduos
Sólidos.
1.INTRODUÇÃO
Com o passar
dos anos é crescente o aumento da população, principalmente nas áreas urbanas. E,
com isso, também é visivel o crescimento da produção de resíduos sólidos. Nos dias atuais é comum ver pessoas fazendo
o descarte de residuos de maneira
imprópria no meio ambiente.
De acordo
com estudos a situação ambiental é preocupante, pois têm demonstrado os
crescentes danos e esgotamento dos recursos naturais, acarretando assim
consequências ambientais tanto para a sustentabilidade econômica, quanto para a
qualidade de vida da sociedade presente e futura.
A
preocupação com a degradação do meio ambiente tem se tornado um problema de
difícil solução. O desenvolvimento do comércio e o aumento de consumo resultam
em uma grande produção de resíduos sólidos, e necessita de medidas que atendam
a demanda de acordo com a evolução da sociedade. A coleta seletiva torna-se importante em relação
à preservação do meio ambiente e à vida sustentável. Milhões de toneladas de
lixo são produzidas diariamente, e o destino deste lixo é um dos principais
fatores de poluição ambiental.
Sabe-se
que o ser humano é o maior gerador de residuos nocivos à natureza e necessita de
uma maior concientização para reduzir este problema, já que a maioria desses
resíduos é destinada para os chamados lixões, onde os materiais ficam a céu
aberto, poluindo o ar, a água e o solo. (PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 2011).
No caso
do campo de estudo desse artigo, a realidade vista na zona urbana de Reriutaba demonstra o fator discutido acima.
Não é feita a separação dos residuos pela população, o lixo é simplesmente
colocado em sacos plásticos e esposto em local impróprio a espera da coleta e
levada ao lixão da cidade.
Neste trabalho de conclusão
de curso foi estudado a importância de adquirir a implantação da coleta
seletiva no município de Reriutaba, bem como discutir meios de conscientizar a
população, gerando assim uma melhor qualidade de vida através da mudança de
hábitos. Intenta-se como isto, promover a preservação do meio ambiente que já
está bastante degradado. Para a obtenção deste trabalho foram feitas pesquisas
bibliográficas e pesquisas de campo a fim de conhecer a forma de descarte dos resíduos
sólidos nessa cidade.
2.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1
A Importância da Educação Ambiental.
O consumo acelerado da
população tem se tornado uma grande preocupação provocando uma grande
quantidade de resíduos sólidos. É notável que cada dia estamos poluindo mais e
preservando menos. Diante dessa problemática direciono esse trabalho de
pesquisa voltado para Educação Ambiental como ferramenta indispensável para
trabalhar a coleta seletiva de forma sustentável na cidade de Reriutaba.
Segundo Roos e Becker (2012 p.857): a
humanidade utiliza os recursos naturais de forma exagerada” nesse sentido
concorda-se com a ideia do autor acima citado, já que a população vem causando
um impacto de forma exagerada no meio ambiente. Essa ação negativa gera um
grande prejuízo para o planeta.
As indústrias e comércios
produzem um grande volume de lixo. sendo que, a maior parte é depositada em lixões causando
transtorno para população.
Diante disso, é notável que
a Educação Ambiental é vista como uma ferramenta capaz de transformar o cenário
preocupante no qual nos encontramos atualmente. Através da educação, possivelmente
surgirá uma geração mais consciente com atitudes favoráveis ao equilíbrio
ambiental, proporcionando um mundo
melhor às gerações futuras.
A grande preocupação com o
meio ambiente fez nascer à importância da Educação Ambiental, visto que o
próprio ser humano destrói o meio em que vive e dessa forma, deve desde cedo
aprender a cuidar e a preservar a natureza, visando a um equilíbrio entre a
sociedade e ao uso racional dos recursos naturais, ou seja, ele é o próprio
agente transformador e pode contribuir para a conservação ambiental, a partir
de uma nova visão educadora sobre o meio ambiente.(Mello, 2017)
Na citação, o autor reforça
sobre o equilíbrio e o uso de nossos recursos naturais de forma racional. Pode-se
ver que o desenvolvimento sustentável passa a ser cada vez mais necessário em
nosso cotidiano. Cada atitude degradante deveria ser penalizada.
A aplicação de políticas e de
conscientização possibilita uma ferramenta para inserir a EA já nas series
iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e particulares, educando as
crianças com uma visão crítica e consciente. É notável que o mundo está sendo
explorado de forma brutal, conforme Mello (2017), “as escolas, portanto, têm
papel fundamental de disseminar informações e transmitir conhecimentos
relativos ao meio ambiente.” O autor nos faz compreender que os alunos transmitem
experiências adquiridas para sua casa, bairro ou comunidade, propondo possíveis
soluções e desta forma, possibilitando uma participação maior de vários
seguimentos da sociedade.
Preservar e reflorestar nossas matas,
despoluir rios, e outros ambientes transformados em lixões, seriam ações
viáveis, mas cabe a todos a colaboração para produzir menos lixos e agir de
forma responsável com o resíduo produzido.
É importante lembrar que
não vivemos sozinhos e nossos atos podem impactar da forma que agimos. Faz-se
necessário refletir e colaborar participando diretamente de projetos que visam
transformar Reriutaba em uma cidade sustentável. Para obter tais objetivos
depende do interesse de vários seguimentos, seja ele público ou privado e a
participação da sociedade em geral. Entre tantos, não havendo o empenho de
todas as classes socias responsáveis poderá aumentar a degradação e poluição já
considerada em estado preocupante, visto que não somos os primeiros e nem os últimos a habitar o planeta Terra.
A responsabilidade em
manter o habitat natural em condições de se obter uma boa qualidade de vida,
deve ser uma preocupação de todos, enfim, a continuidade da biodiversidade
depende de projetos bem planejados e executadas no intuito de reverter o caos
provocado pelas ações humanas, sendo necessário e urgente a implantação e uma
boa educação ambiental.
Segundo Mello, (2017) “A
educação ambiental veio à tona a partir da década de 60, quando surgiu a
necessidade de se conversar sobre os riscos ambientais provocados pela relação
homem/natureza,” compriende-se que embora a temática ambiental não seja um
assunto novo, a problemática continua se agravando pela falta de sintonia entre
poder e sociedade. Segundo Roos e Becker (2012 p.857):
O desenvolvimento sustentável
ocorre a partir de uma lógica que satisfaça as necessidades do presente, sem
comprometer a capacidade as necessidades das gerações futuras, pois o saber
ambiental emerge de uma reflexão sobre a construção da própria vida humana na
Terra (ROOS & BECKER 2012. p. 857)
A citação acima reforça a
tese do discurso sobre o agravamento ambiental, portanto cabe a todos
transformar a mente pra mudar o comportamento e através da EA entrar em
sintonia, homem/natureza, desta forma garantir que o planeta terra continue com
condições de vida e assim teremos a possibilidade da continuidade da geração
humana e todos os seres vivos.
CAPÍTULO VI da
Lei no 9.795/1999– Do Meio Ambiente Art. 225. “Todos têm direito ao meio
ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à
sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever
de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (COLEÇÃO,
2015), muito embora existam as leis direcionadas a educação ambiental, é
notável que existe a falta de compromisso no cumprimento do que diz a referida
lei.
Por falta de atitude,
percebe se que há um maior interesse na questão financeira do que no próprio
bem está para manter o planeta saudável. A aplicação das leis em vigor afetaria
diretamente os saldos de algumas grandes empresas e até mesmo pequenos
produtores, que extraí matérias primas de forma irregular sem qualquer
preocupação com a sustentabilidade. No capítulo 9 parágrafo 9.1. Da agenda 21
faz as seguintes colocações:
A proteção da
atmosfera é um empreendimento amplo e multidimensional, que envolve vários
setores da atividade econômica. Recomenda-se aos Governos e a outros organismos
que se esforçam para proteger a atmosfera que considerem a possibilidade de
adotar, quando apropriado, as opções e medidas descritas neste capítulo (Agenda
21 Global)
Nessas
afirmações é notável que haja uma preocupação em sanar os eventuais problemas
causados pelas atividades econômicas, na teoria percebemos que existe muito
discurso afirmando que medidas serão tomadas, mas na prática a realidade é
outra, poucas atitudes e muita “enrolação”. Os agentes púbicos que deveriam
tratar a questão ambiental com mais seriedade preferem “fechar os olhos” e
fazerem de conta que resolveram, desta forma se retrata o cenário atual, cabe a
população lutar por seus direitos lembrando que precisa fazer sua parte
poluindo menos colaborando com a limpeza pública praticando coleta seletiva.
2.2
Coleta Seletiva.
Coleta seletiva é a
separação e recolhimento dos materiais descartados no lixo, onde é feita a
separação da matéria orgânica da não orgânica, e assim dando a destinação final
correta. Os principais materiais recicláveis são papéis, plásticos, vidros e
metais (PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 2011).
A coleta seletiva é umas
das principais ações voltadas para o problema causado pelo acumulo de lixos,
pois possibilita o melhor reaproveitamento da matéria orgânica e dos diversos
materiais recicláveis, assim diminuindo o volume de residuos que será
depositado nos aterros sanitários ou lixões. Outro beneficio que a seleção de
resíduos traz a população é quando os materiais recicláveis são encaminhados
para centrais de triagem, mantidas por cooperativas de catadores, que tem ali
um trabalho mais digno para o sustento de suas famílias.
A coleta seletiva pode ser
considerada também como um processo de educação ambiental, pois através dela
ocorre a sensibilização da população no que diz respeito ao desperdício e a
produção individual e excessiva de lixo. Essa coleta deve ter início nas
residências, onde cada morador deve fazer a separação do residuos, facilitando
assim o trabalho dos coletores nos ambientes urbanos.
É importante que os poderes públicos incentivem
a separação dos resíduos pois, são eles os responsáveis pela coleta dos
materiais, que podem ser levados para centros de reciclagem ou cooperativas de
coleta de lixo.
Segundo Plano Nacional de
Resíduos Sólidos (2011): Lixo orgânico é o lixo que depois de coletado pode ser
transformado em composto orgânico, através da sua decomposição. É composto por
folhas, restos de alimentos, material proveniente da limpeza.
Lixo
inorgânico é todo aquele que é composto por materiais, que podem ser
reciclados. É constituído por papéis, plásticos, vidros, metais, pilhas,
baterias, entre outros. Sua decomposição leva muito tempo na natureza.
Pode se compreender com
isso, que embora o lixo possa ser tornar nocivo a natureza, há inumeras
possibilidades de reaproveitamento dos residuos para que estes não venham
degradar o espaço ambiental.
2.3Projeto “Cidade
Sustentável” Desenvolvendo a Educação Ambiental e a Coleta Seletiva Como
Estratégia de Sustentabilidade no Município de Reriutaba.
Durante décadas a cidade de
Reriutaba tem enfrentado graves problemas causados pela falta de estrutura ou
ações que possibilite o descarte dos resíduos sólidos sem causar consequências
ao meio ambiente. No decorrer dos últimos anos o município vem crescendo e se
desenvolvendo de forma acelerada, portanto a produção de lixos cresce gradativamente
de acordo com a evolução da cidade, pode se perceber que falta mais
investimento em capacitação para educadores ambientais.
Atualmente a secretaria municipal
do meio ambiente conta apenas com uma educadora ambiental para atender todo o
município, o que representa um fator negativo, visto que há necessidade do
envolvimento de todos os seguimentos da sociedade para que aconteça o processo
de contrução do conhecimento voltado para a conscientização ambiental. De acordo com Lima: (2012)
Os educadores ambientais
precisam refletir e superar a visão fragmentada da realidade, por meio da
construção e reconstrução do conhecimento sobre a Educação Ambiental. Para
apreender a problemática ambiental é necessária uma visão complexa do ambiente,
na qual, existem as relações naturais, sociais e culturais. (Lima, 2012)
O autor relata sobre a
importância dos educadores ambientais na missão de encontrar soluções
definitivas para sanar tais problemas que depende do entrosamento entre
educadores, alunos de todos os segmentos e comunidade em geral. Portanto cabe
aos representantes políticos entenderem que a EA precisa ter prioridade e
possíveis investimentos certamente obterá retorno, sabemos que a poluição gera
inumeros problemas de saúde, e, consequentimente aumenta o número de
atendimentos em hospitais e nas unidades basicas de saúde, resultando em uma
despesa maior com atendimentos, exames e medicamentos.
Ao acompanhar algumas ações
nos últimos dois anos, detectou-se que o descarte dos resíduos sólidos
produzidos no municipio é depositado no lixão ao céu aberto, que fica localizado
bem próximo da zona urbana, de acordo com o cenário presenciado pode-se
perceber que existem sérios problemas que afeta diretamente a saúde dos moradores
vizinhos ao local.
Em período de verão é comum
incêndio formando fortes nuvens de fumaças poluídas no local onde é depositado
os lixos, não se sabe se as queimadas são provocadas por pessoas de forma
criminosa ou se ocorrem naturalmente devido ao forte calor.
O depósito de resíduos sólidos
a céu aberto ou lixão é uma forma de deposição desordenada sem compactação ou
cobertura dos resíduos, o que propicia a poluição do solo, ar e água, bem como
a proliferação de vetores de doenças. (Zanta & Alves Ferreira p.2)
A citação acima reforça a
tese sobre o deposito desordenado dos resíduos sólidos, portanto causando
sérios danos ao meio ambiente.
Figura1-
lixão da cidade de Reriutaba
Fonte:(Do Próprio Autor)
Diante do agravamento da
poluição ambiental, no início do ano de dois mil e dezessete (2017) o atual
prefeito municipal fez uma parceria com uma empresa especializada, essa empresa
foi contratada para prestar serviços de consultoria, a fim de sanar os graves
problemas que há muito tempo vem causando transtorno e desconforto, além de
atingir a saúde das pessoas. Depois de algumas reuniões com funcionários da
secretaria do meio ambiente e servidores de outras secretarias foi apresentado
o projeto “Cidade Sustentável” com objetivo de implantar a coleta seletiva em
parceria com a secretaria de educação e outros seguimentos, comércio, igrejas e
comunidade em geral.
Para fortalecer o projeto
“Cidade Sustentável” firmou-se um acordo entre secretaria de educação e
secretaria do meio ambiente, no intuito de iniciar a coleta seletiva com a
implantação das ilhas ecológicas, que foram desenvolvidas para receber os resíduos
sólidos separados de acordo com a classificação entre secos e úmidos, planejado
para reaproveitar os lixos recicláveis e descartar a menor parte possível de
forma correta iniciando pelas escolas situadas na área urbana.
Em maio de 2017, uma escola
situada no centro da cidade de Reriutaba, foi a primeira contemplada com o “Projeto
Cidade Sustentável” antes da implantação da ilha ecológica houve palestras e
algumas reuniões na escola com alunos e funcionários capacitando e instruindo
sobre o funcionamento e a importância do projeto. Devido ao grande número de
pessoas no local, todos ficaram esperançosos de poder ver a cidade mais limpa.
É importante nos
conscientizar que devemos agir sem esperar somente pelo serviço público, cabe a cada indivíduo mudar se
preocupar com a sustentabilidade, o trabalho coletivo deve ser promovido com
apoio de educadores em parceria com diversos seguimentos, (Agentes de Saúde,
representantes de associações, Igrejas, ação social, comerciantes...) e outros
seguimentos possibilitam mais desenvolvimento, a ação conjunta certamente
levará a resultados positivos, mas lembrando sobre a importância de agir em
sintonia, todos em busca do mesmo objetivo.
Em junho de 2017 foi
inaugurada a segunda Ilha Ecológica, para isso foi contemplada outra escola
municipal. Para atrair um grande público foi planejada a cerimônia de
inauguração, em uma data festiva. A Secretaria do Meio Ambiente em parceria com
a Secretaria de Educação promoveu um festival de quadrilha, “Chitão Sustentável”.
Vale ressaltar no processo de implantação da ilha ecológica teve o mesmo
procedimento aplicado na primeira escola, palestras e treinamentos capacitando
para executar o projeto e transmitir as informações gradativamente.
O projeto “Cidade Sustentável” com duas ilhas
ecológicas em pleno funcionamento recebia acompanhamento frequentemente com a
missão de conscientizar a sociedade utilizando o poder transformador da
educação através da contribuição do educador ambiental em parceria com as
escolas municipais e particulares, na intenção de impor tal mecanismo
conscientizando os jovens no intuito de se levar a mensagem para familiares e
comunidade, desta forma possibilitando esse novo conceito de um olhar crítico e
construtivo.
Os alunos, moradores
vizinhos, funcionários das escolas (inseridas no projeto) e comerciantes foram
instruídos a depositar os lixos nas ilhas ecológicas, lembrando que a separação
dos resíduos recicláveis, úmidos e secos, seria feitos em casa e nos comércios
e depositados nas ilhas ecológicas, vale resultar que os lixos recicláveis eram
vendidos, o dinheiro arrecadado poderia ser utilizado na construção de hortas
ecológicas ou de acordo com as necessidades da escola.
O projeto “Cidade
Sustentável” foi iniciado visando adquirir recursos para a implantação de um
novo aterro sanitário com central de triagem e compoteiras para fazer o
tratamento dos lixos orgânicos, além de inserir os catadores de forma
regulamentada através de associações, desta forma promovendo a
sustentabilidade.
Vale ressaltar que em
gestões anteriores o município de Reriutaba através da Secretaria do Meio
Ambiente desenvolveu outros projetos no intuito de destinar os resíduos sólidos
de forma correta, entre eles, o projeto (Capacitação dos Agentes do meio Ambiente - AMA)
desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aprovado pela Câmara
de Vereadores o Projeto de Lei Complementar 001/2008 de 14 de fevereiro, o qual
foi posteriormente sancionado pelo prefeito municipal com objetivo de: “Realizar acompanhamento sistemático nas
residências através de visitas domiciliares, com orientação sobre os cuidados
com suas casas e arredores, no intuito da melhoria da qualidade de vida e da
saúde da população”.
Os agentes do meio ambiente
após capacitação tinham a missão de envolverem as comunidades nas questões
ambientais, visando uma boa qualidade de vida aos moradores Reriutabenses.
Portanto, nas últimas
décadas foram desenvolvidos e executados diversos projetos de coletas seletivas
visando à sustentabilidade. Em julho de 2018 foi apresentado um novo projeto
(IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICIPIO DE RERIUTABA: PROMOVENDO SAÚDE E
QUALIDADE AMBIENTAL), com objetivo de:
Implantar a coleta seletiva no
município de Reriutaba para reduzirmos a quantidade de resíduos sólidos destinados
de forma incorreta garantindo o envolvimento da comunidade através de trabalhos
e ações de educação ambiental com o foco na proposta dos 5R’s, na mudança de
atitude, comportamento e hábito, de modo que garanta a promoção da saúde,
geração de renda e qualidade de vida pra essa geração e para as gerações
futuras (SEMA Reriutaba, 2017).
Implantação da coleta seletiva no município de
Reriutaba
META |
FASE |
ESPECIFICAÇÕES |
Obras
Civis |
Unidade
de Tratamento-centro de triagem |
Construção
de um galpão de triagem para coleta seletiva com quatro baias, almoxarifado. |
Aquisição
de material, máquina e equipamento. |
Separação,
pesagem, prensa e armazenamento de resíduos recicláveis. |
Aquisição
de Máquinas e equipamentos |
Trabalho
Social (Educativo) |
Ampliação
da Coleta Seletiva para toda a Cidade |
Mobilização
da comunidade e organização de catadores para coleta seletiva |
Fonte: SEMA
Reriutaba - Ceará
Portanto a população de
Reriutaba aguarda pela execução de mais um projeto de coleta seletiva e desta
vez espera envolver vários seguimentos. As informações abaixo descrevem a forma
de desenvolvimento e as entidades que será engajada em mais uma tentativa de
resolver definitivamente este grave problema ambiental que assola a população
Reriutabense.
Em Reriutaba, o processo de
coleta seletiva está iniciando com a sensibilização porta a porta realizadas
pelos Agentes do Meio Ambiente e pelos Agentes Comunitários de Saúde - ACS, com
palestras e reuniões nas comunidades, através do Projeto Agenda Verde,
Comunidade Viva, com conferências e seminários de educação ambiental para os
diversos setores entre eles escolas, comércios, associações comunitárias e
funcionários públicos. (SEMA Reriutaba 2017).
O projeto citado acima foi
elaborado no intuito de sanar os problemas detectados neste trabalho de
pesquisa, portanto podemos perceber que a figura Educadora Ambiental, é de suma
importância para obter resultados, segundo dados do IBGE, Reriutaba tem uma
população de aproximadamente 18.945 pessoas [2018], e conta apenas com uma
educadora ambiental que encontra dificuldade em se deslocar para as escolas no
interior, por falta de um transporte para desenvolver sua função atendendo uma
demanda maior.
Infelizmente todos os
resíduos sólidos estão sendo depositado no lixão da cidade, atualmente
Reriutaba está inserida no (Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos
sólidos da Região Norte), o município já recebeu da Secretaria Estadual do Meio
Ambiente do Ceará, o Plano das Coletas Seletivas, mas ainda está em fase de
planejamento o que é de competência municipal.
3. MÉTODOLOGIA
O trabalho
realizado é classificado como estudo de caso. Na visão de Lüdke e André (1986),
o estudo de caso como estratégia de pesquisa é o estudo de um caso, simples e
específico ou complexo e abstrato e deve ser sempre bem delimitado. Com base no
objetivo geral do trabalho, a pesquisa utilizada é de cunho qualitativo, pois a
mesma foi pesquisa e baseada no trabalho de assessória desenvolvido por um
instituto em parceria com as secretarias do meio ambiente e de educação, na
cidade de Reriutaba.
Inicialmente
foram feitas pesquisas e observações e acompanhamento das atividades
desempenhadas pela secretaria do meio ambiente, onde possibilitou entender e
fazer a avaliação sobre o funcionamento e resultados da coleta no período de
pleno funcionamento na cidade de Reriutaba.
Observou-se
durante a pesquisa que cidade de Reriutaba participou de um projeto chamado
“cidade sustentável” foi elaborado o cronograma, planejando um trabalho de
preparação com palestras e orientações para implantar nas escolas públicas
municipais, que iriam ser contempladas para receber as Ilhas ecológicas
pertencente ao programa de coleta seletiva.
Na segunda
etapa do trabalho foram feitas pesquisas nas escolas municipais que foram
contempladas para assim ter conhecimento dos resultados, onde foram apresentadas
as diretoras escolares um questionário sobre o tema e posteriormente foi feito
um levantamento, através de pesquisa de campo, como sobre o descarte do lixo no
município de Reriutaba.
4. RESULTADOS
4.1 Implantação das Ilhas Ecológicas
No primeiro momento de
pesquisa deste trabalho, foi analisado e pesquisado o projeto “cidade
sustentável” e a implantação das chamadas Ilhas Ecológicas onde descobrimos que
este projeto foi fruto de análise no período de dois anos, e demonstra que a
secretaria do meio ambiente de Reriutaba tem desenvolvido inúmeras ações
visando firmar o funcionamento da coleta seletiva na referida cidade, por
prestar serviço para SEMA antes do início da especialização venho observando a
culminância de cada atividade. O projeto, (Cidade Sustentável) foco do presente
trabalho de pesquisa, teve início em janeiro de 2017, firmado o acordo entre
secretaria do meio ambiente em parceria com a Secretaria de Educação iniciou o
plano para a implantação da primeira Ilha Ecológicana E.E.I.F. Coronel Raimundo
Mesquita.
Figura 2. Primeira Ilha Ecológica inaugurada em 15 de maio de 2017
Fonte: Do próprio autor;
A imagem acima demonstra à
execução da coleta seletiva desenvolvida e aplicada na Escola Municipal
Raimundo Mesquita situada no centro da cidade (Reriutaba), a ilha ecológica
recebeu resíduo sólidos de forma selecionada pôr as seguintes classificações;
metal, vidro, papel e plásticos, a mobilização foi realizada através do
trabalho da consultoria, educadora
ambiental e toda equipe da SEMA, diretora e todos envolvidos da escola citada
acima, inclusive os alunos, personagem principal para divulgar a idéia, desta
forma resultou em uma grande mobilização beneficiando os alunos, familiares(da
Escola), comerciantes e moradores próximo ao eco ponto, que traziam resíduos de forma selecionadas e
depositavam gradativamente.
Figura 3. O Gráfico abaixo
representa a coleta de resíduos sólidos no período de quatro semanas, entre os
dias 16 de Maio a 13 de junho de 2017, depois da implantação do projeto.
Fonte: Escola E.I.F Cel. Raimundo
Mesquita
Os resultados representados
pelo gráfico acima demonstram os resultados no período de quatro semanas,
chegamos à conclusão através de acompanhamentos periódicos e baleado em
informações coletada por funcionários da escola citado no presente trabalho. Os
dados da segunda e quarta semana comprova que todos os compartimentos se
encontravam completamente cheios, portanto os resíduos eram vendidos para um
Reciclador da cidade, por não ter uma estrutura compatível com a quantidade de
resíduos coletados comprava apenas uma parte, os restantes eram depositados de
forma inadequada no lixão da cidade.
Relatando sobre o
funcionamento da segunda ilha ecológica implantada no dia 29 de Junho na escola
municipal Nossa Senhora das Graças situada no bairro Açude do Mato, a referida
escola coletou resíduos sólidos de alunos, funcionários, comércios e moradores
vizinhos, os compartimentos (Ilha ecológica) encheram em apenas uma semana de
funcionamento, segundo dado colhido baseado em informações de funcionários de
referida escola, todo material colhido ficou algumas semanas sem o devido
recolhimento e foi depositado no lixão da cidade.
Vale ressaltar que foi
firmado um acordo com o gestor municipal e planejado com a Secretaria de Infra
Estrutura, a reforma de um galpão (Coopita), no intuito de transformar em uma
central de triagem, com espaço para depositar os resíduos sólidos colhidos nas
ilhas ecológicas, desta forma seria possível acionar empresas de reciclagens de
outras cidades para comprar todo o material recolhido.
Lembrando que o poder
público municipal optou por interromper as atividades, e não fez as adequações
firmadas para destinar os resíduos de forma adequada em acordo com responsáveis
pela culminância do projeto (Cidade Sustentável) que durou apenas (8) oito
meses, o atual prefeito optou por fazer parte do “Sistema Integrado do
Consórcio Municipal para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Região
Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), de interesse da Secretaria das Cidades do
Estado do Ceará.
4.2
Impressão dos Atores Sociais Envolvidos.
A segunda etapa do trabalho foi
um levantamento através de um questionário aplicado aos atores sociais envolvidos
nas escolas contempladas com as ilhas ecológicas, onde se obteve os seguintes
resultados:
·
Procedimentos
adotados para desenvolver o projeto:
Onde as respostas a essa pergunta
eram unânimes, que eram realizadas em primeiro momento reuniões de alinhamento
e analise do projeto, após eram feitas assembléias com a comunidade escolar e
após os responsáveis pelo projeto apresentavam todos os procedimentos que iriam
ocorrer.
·
Papel
dos integrantes na pratica da coleta seletiva:
As pessoas
responsáveis pela coleta eram divididas em turmas onde participavam alunos,
professores, membros escolares, núcleo gestor, onde os mesmos tinham papéis
importantíssimos não só na coleta, mas na conscientização e educação para que
ocorresse a devida separação e distribuição adequada.
·
Pontos
positivos e negativos em relação ao projeto:
Os pontos
positivos foram destacados por todos como toda a mobilização em prol do
projeto, porque se destacou que se for feito de forma organizada e planejada
teria tudo pra dar certo, pois para os atores sociais era gratificante ver a
população participando ativamente, fazendo a separação adequada do seu lixo e
assim tendo a consciência que isso ajudava não só a eles mais principalmente ao
meio ambiente, principal afetado com os descartes inadequado de resíduos
sólidos. Já o ponto negativo para todos os atores foi a paralisação do projeto,
pois os mesmos afirmaram que era essencial que outras escolas aderissem o
projeto e não que paralisassem onde já estivessem, todos destacaram que foi uma
surpresa negativa para todos.
·
O
projeto “cidade sustentável” voltando, essas mesmas escolas aderiam novamente:
Todos os
atores relataram que com certeza todos aderiam, pois, esse projeto traz
vantagens não só para a escola, mais principalmente para a comunidade escolar
atendida por esse projeto, pois com isso pode se ver as ruas limpas, sem mal
cheiro e principalmente o meio ambiente não sofre tantas consequências.
·
Quanto
aos projetos de educação ambiental na escola:
Infelizmente
essa resposta também foi unânime, onde todos relataram que não existe nenhum
projeto sobre educação ambiental, e que todos os projetos partem da secretaria
de educação. Mas destacaram que a educação ambiental é de extrema importância
para todos.
·
Sobre a
importância do educador(a) ambiental:
Foi destacado
como valiosíssima a importância do educador(a) ambiental, mais é preciso que a
população esteja totalmente envolvida nas varias questões importantes sobre o
meio ambiente e que o mesmo tenha o espaço adequado para realizar seu trabalho
e caminhar junto com a população para o bem comum que é a preservação de nosso
meio.
·
Em
relação ao educador(a) ambiental, qual a quantidade adequada para abranger o
município de Reriutaba:
Os atores
sociais destacaram que é humanamente impossível apenas um educador ambiental
suprir todas as necessidades do Município, que para esse trabalho necessita de
vários educadores por se tratar de um município com diferentes culturas e
povos. E que não só o município de Reriutaba precisa de educadores ambientais
com seus conhecimentos, mais a população do mundo abrace e lute pelo melhor de
nosso meio ambiente.
5.
CONCLUSÃO
Através deste trabalho
podemos concluir que a coleta seletiva no município de Reriutaba é vista como
um problema que até o presente momento não foi encontrado soluções definitivas,
as inúmeras tentativas com projetos que foram desenvolvidos e aplicados, desde
a existência da referida cidade, fracassaram, foram todos interrompidos.
Mello (2017), afirma que,
“a Educação Ambiental mostra-se um instrumento permanente e modificador,
visando melhorar a relação do homem com a natureza”, o autor demostra que a
necessidade promover a sustentabilidade, possibilitando tranformar resíduos
sólidos em geração de renda, além de contribuir com a natureza.
O destino ao qual damos o
nosso lixo atualmente, irá provocar consequências nas gerações futuras, pois
assim como a destinação incorreta dos materiais provoca danos ao meio ambiente,
podemos ser responsáveis pela preservação da natureza fazendo a correta
destinação dos lixos que produzimos
O projeto (Cidade
Sustentável), principal foco desta pesquisa demonstrou que através da educação,
mais investimentos em educadores ambientais com ações educativas é possível
mobilizar a sociedade, mesmo com oito (8) meses de funcionamento o referido
projeto apresentou um bom desempenho, portanto fica detectado que o poder
público municipal, optou por adiar a possível solução do problema ambiental,
possivelmente com investimentos na manutenção do referido projeto, teria
extinguido o lixão da cidade resultando na possível solução, transformando
Reriutaba em uma cidade Sustentável.
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ANEXOS
Questionário aplicado
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA
SELETIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NA CIDADE RERIUTABA
6. Quais foram os primeiros procedimentos
adotados para o desenvolvimento do projeto Cidade Sustentável, e
implantação da Ilha Ecológica?
7. Quais pessoas envolvidas diretamente no
projeto? Fale um pouco sobre o papel de cada integrante na prática da coleta
seletiva.
8. Fale quais os pontos positivos e
negativos no decorrer do funcionamento do projeto.
9. Se a escola tivesse uma nova
oportunidade de retomar o projeto Cidade sustentável, você aceitaria?
Justifique sua resposta.
10. A escola atualmente desenvolve algum
projeto de Educação Ambiental?
11. Qual a importância do educador (a)
ambiental?
12. Em sua opinião deveria ter mais
educadores ambientais? ou apenas um é suficiente para atender a demanda de todo
município de Reriutaba?