O município de Reriutaba, na Região Norte do Estado, obteve, no último levantamento do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), o 3° lugar geral e o 1° lugar na disciplina de matemática, deixando para trás os outros 183 municípios cearenses. O resultado, bem acima da média apresentada até 2013, foi possível, com a ajuda de projetos pedagógicos e jogos lúdicos, que chamaram a atenção dos alunos, principalmente para o universo da matemática, antes considerada por eles como o “bicho papão” da escola, responsável pelo baixo rendimento de muitos.
As brincadeiras com números, dentro da sala de aula, passaram a fazer parte do cotidiano das crianças do 3° ao 5° Ano, somadas ao conhecimento que cada aluno trouxe de casa e da própria comunidade, compartilhados durante o aprendizado. E uma das atividades que vêm contribuindo para a melhor compreensão em relação ao conteúdo ensinado é o “Hipermercado em Sala de Aula”.
O projeto consiste em uma atividade interdisciplinar que trabalha português e matemática do 3° ao 5º Ano do Ensino Fundamental, e foi desenvolvido quando as turmas iniciaram uma pesquisa de preços no comércio local, seguida da seleção de produtos, montagem do supermercado, colocação de preços nas mercadorias e início das atividades, que colocaram a Escola Deputado Manoel Rodrigues em destaque estadual, além de elevar a autoestima, não apenas de alunos e professores, mas de todos que fazem parte direta ou indiretamente da educação das crianças.
A coordenadora de matemática do Ensino Fundamental I, no município, Carla Simone Albuquerque, explica que a nova atividade tem ajudado, inicialmente, no uso prático da matemática nas relações diárias. “ Essa ideia surgiu para explorar o uso prático da matemática no dia a dia das crianças. Quando participavam das aulas de cálculo, muitos alunos perguntavam quando iriam usar aquele aprendizado na vida. A partir dessa observação, desenvolvemos o projeto, mostrando a importância e a praticidade da matemática para o cotidiano deles. ” afirmou a educadora.
Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário