sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Céu desta noite terá eclipse lunar e a passagem de um cometa


Do UOL, em São Paulo
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • 2002 F.Espenak/www.MrEclipse.com
    Lua cheia normal, à esq., e durante um eclipse penumbral, com brilho reduzido, à dir.
    Lua cheia normal, à esq., e durante um eclipse penumbral, com brilho reduzido, à dir.
Na noite desta sexta-feira (10) e madrugada de sábado, dois fenômenos astronômicos vão atrair olhares para o céu: a passagem do cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková e um eclipse penumbral da Lua.
O eclipse lunar deve ocorrer por volta das 20h, quando parte da Lua ficará com menos brilho pela sombra da Terra. O fenômeno ocorre quando nosso planeta se posiciona entre o Sol e a Lua.
O eclipse será visível na maior parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, na Europa, na África e na Ásia ocidental. No entanto, ele não deve encobrir a Lua, apenas escurece-la.
"O melhor horário para se observar será às 22hs44m, mas por ser penumbral, é muito difícil de ser notado, pois a alteração do brilho da Lua é muito sutil", explica a professora Sandra dos Anjos, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.
Ampliar

Vem, meteoro! As melhores imagens espaciais de 201642 fotos

3 / 42
SUPERNOVA - Em 2016, astrônomos descobriram a supernova mais brilhante já detectada na história do universo. A descoberta foi feita em junho do ano passado pelo ASAS-SN (All Sky Automated Survey for SuperNovae), um sistema de oito pequenos telescópios colocados em dois locais, no Havaí (EUA) e no Chile, capaz de escanear o céu inteiro a cada dois ou três dias. Chamada de ASAS-SN-15lh, a supernova é milhares de vezes mais brilhante do que uma supernova normal e brilha 50 vezes mais do que a Via Láctea. Nas últimas décadas, os astrônomos têm visto surgir uma nova classe rara de explosões, são supernovas superluminosas - as vezes denominada de hipernovaImagem: Jin Ma/Beijing Planetarium/Science

Cometa

Além do eclipse, logo nas primeiras horas da madrugada de sábado o cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková deve passar pela órbita da Terra. Mas calma, não se trata de um meteoro vindo em direção ao planeta.
De acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana), ele deve passar a uma distância de quase 12 milhões de quilômetros. O objeto esverdeado será visível com o uso de binóculos e telescópios, no céu da manhã, na constelação de Hércules. Descoberto em 1948, este cometa aparece a cada cinco anos e tem estado visível desde dezembro, de acordo com os astrônomos. A próxima passagem do 45P ocorrerá em 2022.
Mas se você não tem instrumentos, não fique chateado.
No próximo dia 26 de fevereiro acontece um eclipse solar. O evento será parcialmente visível no Brasil e melhor apreciado para quem estiver ao sul do país. Já o eclipse que ocorre em 21 de agosto deve ter melhor visualização nas regiões norte e nordeste.
Fonte:https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/02/10/ceu-desta-sexta-tera-eclipse-lunar-e-a-passagem-de-um-cometa.htm?cmpid=fb-uolnot-astro
Ampliar

Quer fotografar o eclipse lunar? Veja dicas8 fotos

2 / 8
A primeira dica é utilizar a maior lente ou o maior zoom possível de sua câmera ou do seu aparelho. Os profissionais utilizam lentes de 300mm e 400mm e ainda podem contar com a ajuda de um duplicador, que diminui ainda mais o ângulo de visão e causando a impressão de maior aproximaçãoVEJA MAIS >Imagem: K.M.Chaudary/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário