terça-feira, 16 de abril de 2019

CEARÁ - MORTES POR AFOGAMENTOS NO INTERIOR DO SOBEM 300% EM 2019


Foto: Reprodução/TV Jangadeiro
Uma das causas desse aumento é o período chuvoso em cidades do interior do Ceará, que faz com que as águas de rios e açudes aumentem.
Nos três primeiros meses de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) registrou 20 ocorrências de afogamentos fatais em rios e açudes em todo o estado. O número supera em 300% o registrado no mesmo período do ano passado.
A alta diferença nos valores evidência a importância de tomar precauções extras quando o assunto é tomar banho em água doce.
Segundo o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do CBMCE, o aumento das águas de rios e açudes passam a se tornar atrativos para a população.
“Temos tipo um período chuvoso com precipitações acima da média e isso tem causado um aumento expressivo no nível de rios e açudes, que passam a se tornar atrativos para o lazer como não acontecia há muitos anos”.
Os mananciais de água doce, porém, oferece riscos ainda mais altos do que mares e piscinas. Alguns fatores para diferença são a águas turvas, profundidade variável e correntezas. O primeiro-tenente Rodrigo Carneiro Monteiro, da 1º Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, explica que três em cada quatro afogamentos fatais acontecem em rios e represas. “Aqui no Ceará nós ainda estamos acima da média nacional em número de afogamentos”.
Orientações
Jamais tente entrar na água se não tiver o hábito de nadar ou se tiver ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica.
Mesmo que você atenda as condições acima, o ideal é só entrar na água onde existam guarda-vidas por perto.
Nunca tente atravessar a nado rios nem açudes. A baixa flutuabilidade da água doce torna a tarefa exaustiva até para nadadores frequentes.
Crianças jamais devem tomar banho desacompanhadas de um adulto habilitado a nadar.
Por Tribuna do Ceará em Ceará
https://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/ceara/mortes-por-afogamentos-no-interior-do-ceara-sobem-300-em-2019/

Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário