terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

'Perigo' de chuvas intensas: todas as cidades do Ceará recebem novo aviso até quarta-feira (28)

Segundo a Funceme, podem ocorrer eventos de chuva em todas as macrorregiões que podem ser acompanhados de raios e rajadas de vento

Escrito por Nícolas Paulino nicolas.paulino@svm.com.br 

A cor mais intensa do aviso é vermelha, que indica "grande perigo", conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O aviso laranja, intermediário, indica possibilidade de chuvas de até 100 milímetros ao dia, ou até 60 milímetros por hora. Os moradores também podem vivenciar ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.

VEJA TAMBÉM

Quando há aviso de “perigo” causado pelas condições meteorológicas, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para se proteger nesses cenários, a população deve ficar atenta às recomendações do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; 
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

RAIOS E RAJADAS DE VENTO

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará segue com instabilidade atmosférica para os próximos dias porque a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua posicionada próxima à costa do norte do Nordeste, "e somada aos efeitos locais, deve favorecer a ocorrência de áreas de instabilidade, propiciando eventos de chuva em todas as macrorregiões".

Essa instabilidade deve favorecer cobertura do céu entre nublado e parcialmente nublado até a próxima quinta-feira (29), com chuva de intensidade fraca a forte (principalmente nas macrorregiões do centro-norte do estado, como faixa litorânea). "É importante ressaltar que os eventos de chuva podem vir acompanhados de raios e rajadas de vento", completa a Fundação.

Fonte: Diário do Nordeste


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário