Passado o dia de chuva intensa em Fortaleza e em dezenas de municípios do Ceará, ficou a dúvida: que fim levou o vendaval previsto por órgãos nacionais de meteorologia para o Estado? A sexta-feira (3) teve uma das maiores médias de chuva do Ceará em 2017, 24,3 milímetros, com precipitações em 138 cidades, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Mas o vendaval esperado desanimou os cearenses.
Nas redes sociais, durante toda a sexta-feira, muita gente expôs a decepção por não ver a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) se confirmar. Em contrapartida, nota da Funceme, divulgada na tarde de ontem, ponderou que não havia razões para o “pânico” criado pela expectativa de “tempestade de raios”, “chuvas intensas”, “vendavais” e “acumulado de chuva”.
“A Funceme lembra ainda que março é o mês de média pluviométrica mais elevada no Ceará. Dessa forma, é comum serem observados eventos de chuva intensa, com rajadas fortes de vento, raios e trovões. Neste ano de 2017, algumas regiões cearenses já receberam precipitações intensas como as previstas para esta sexta-feira.”, diz a nota.
Ainda que a previsão não tenha sido feita pela Funceme, o órgão ressaltou que a preocupação das equipes da Defesa Civil com a segurança da população é legítima. “O referido alerta passa corretamente uma preocupação para as equipes de Defesa Civil”, pontua.
Fonte:http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/cade-o-vendaval-previsto-em-alerta-para-sexta-feira-no-ceara/
Nenhum comentário:
Postar um comentário