quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Prefeito e vice de Croatá, no Ceará, têm mandatos cassados pelo TRE


Foto: Divulgação/TRE-CE
Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará decidiu pela cassação dos mandados do prefeito e vice-prefeito do Município de Croatá, respectivamente Thomaz Laureano Farias de Aragão e José Antônio Rodrigues de Aragão. Também foi declarada a inelegibilidade de ambos por oito anos, incluindo nesta condenação o radialista Cyro Leopoldo Aragão. Cabe recurso à decisão.
O radialista Cyro Leopoldo afirmou que na véspera das eleições de 2016 somente a candidatura de Thomaz Aragão estava deferida, por isso divulgou na rádio em que trabalhava e no próprio site que "Croatá poderia ter candidato único", com base no site do TRE e em notícia veiculada na imprensa. Na ocasião, o outro candidato Antonio Felinto Filho estava registrado como "deferido com recurso".Diz ainda que não cometeu nenhum ilícito e cumpriu o papel de comunicador.
O G1 tenta entrar em contato com o advogado do prefeito e do vice por telefone, mas nas primeiras tentativas a ligação falhou ou caiu.
Uma ação de investigação da Justiça Eleitoral pediu a cassação dos gestores de Croatá por abuso do poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social. Em 23 de julho, o relator juiz Cássio Felipe Goes Pacheco julgou improcedente o pedido de cassação, mesmo depois de ser julgada pela Corte, que manteve a sentença de 1º grau.
Em 31 de julho, o juiz Alcides Saldanha pediu vista dos autos, divergindo do relator com o objetivo de julgar como procedente o pedido de cassação. Na sessão desta terça-feira (14), o Pleno do TRE decidiu por manter a cassação dos diplomas dos políticos.
Também foi determinada a realização de novas eleições, após a publicação do acórdão dos eventuais embargos de declaração, que possam modificar este julgamento.
Fonte: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário