terça-feira, 21 de janeiro de 2020

RERIUTABA - AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO DISTRITO DE AMANAIARA REALIZAM AÇÕES PREVENTIVAS CONTRA AS ARBOVIROSES

Com a chegada da quadra invernosa que proporciona o aumento de acúmulos de águas, isto facilita a reprodução dos mosquitos Aedis Aegipti, principal vetor das arboviroses a exemplo da Dengue, Chikungunya, zica vírus. Diante deste fato a equipe de saúde da família de Amanaiara, tomou a iniciativa de alem de fazer visitas educativas,  colocara peixes (piabas) nos recipientes de água nos domicílios.

Durante as visitas são realizados informes sobre os cuidados com as águas nos reservatórios e a conservação dos peixes, pois estes eliminam as larvas que são produzidas. Esta ação encabeçada e realizada pelos agentes comunitários de saúde, num total de 7 (sete), pertencente a ESF Leontina Veras do distrito de Amanaiara, que são eles: Vicente Eufrasio, Antonio Evandro, Valdecira Vieira, Francineide Lopes, Raimunda, Roseni e Cristina Lopes. Iniciada a ação nesta semana, os ACS irão colocar peixes em todas os recipientes de água nas residências em todo distrito. 
Vale ressaltar que esta equipe realiza constantemente mutirões as sextas feiras com o apoio dos agentes de endemias. Os mutirões de orientações são realizados também nas demais áreas urbanas do município, assim como na sede e distritos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Lembrando que nestas ações é indispensável a contribuição de cada dono de domicílio para que os efeitos sejam de fato positivos. A população também deve fazer sua parte, pois a responsabilidade é de todos.
Blog Antonio Evandro
 
 

Fotos: Blog Antonio Evandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário