terça-feira, 30 de junho de 2015

Seca: Governo decreta emergência em Varjota, Reriutaba, Cariré e em mais 41 cidades



O Governador do Ceará Camilo Santana assinou mais um decreto classificando como de emergência a situação de 44 municípios do Estado em virtude da seca. O ato foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira, 24, e abrange 44 municípios, dentre eles, Acopiara, Independência, Antonina do Norte, Canindé, Campos Sales, Nova Russas, Icó, Senador Pompeu, dentre outros.
O decreto é válido por um período de 180 dias, podendo ser prorrogado.
Leia na íntegra o DECRETO Nº 31.752, 24 de junho de 2015:
DECLARA EM SITUAÇÃO ANORMAL, CARACTERIZADA COMO SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, AS ÁREAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ AFETADAS PELA SECA - COBRADE: 1.4.2.1.0, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art.88, inciso IV e XIX, da Constituição do Estado, com fundamento na Lei Federal nº12.340, de 1º de dezembro de 2010, na Lei Federal nº12.608, de 10 de abril de 2012, no Decreto Federal nº7.257, de 4 de agosto de 2010, e na Instrução Normativa nº1, de 24 de agosto de 2012, que trata dos procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública; Considerando a continuidade dos efeitos negativos decorrentes do desastre seca, que ensejou a situação de emergência declarada por meio dos Decretos Estaduais nº31.717, de 29 de abril de 2015, e nº31.725, de 21 de maio de 2015, publicados no D.O.E. do dia 30 de abril de 2015 e do dia 22 de maio de 2015, respectivamente. Considerando que, devido ao agravamento do desastre, outros Municípios atenderam aos parâmetros legais para decretação de situação de emergência por seca;
Considerando a irregularidade significativa na quantidade das chuvas no território do Estado do Ceará ocasionando insuficiência na recarga dos mananciais, que vem comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas no abastecimento para o consumo humano e animal desde o ano de 2012; Considerando que a colheita das culturas plantadas em determinadas regiões dos Municípios ficou comprometida, contribuindo para intensificar as dificuldades econômicas e comprometendo o padrão de qualidade de vida da população; Considerando competir ao Estado a preservação do bem estar da população, bem como a implementação de atividades socioeconômicas nas regiões atingidas por eventos adversos causadores de desastres, para, em regime de cooperação, combater e minimizar os efeitos das situações emergenciais;
Considerando o Parecer Técnico favorável nº03/2015, datado de 12 de junho de 2015, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC/Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - CBMCE;

DECRETA:
Art.1º - Fica declarada a existência de situação anormal provocada por desastre crônico, gradual e previsível, caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, nos Municípios constantes no AnexoÚnico deste decreto.
§1º - Ratificam-se as declarações de situação de emergência estabelecidas nos Decretos Estaduais nº31.717, de 29 de abril de 2015, e nº31.725, de 21 de maio de 2015.
§2º - Esta situação de anormalidade é válida para as áreas dos Municípios já homologados pelo Governo do Estado por meio dos Decretos referidos no §1º, assim como os entes constantes no Anexo Único deste Decreto, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme Formulário de Informações sobre Desastres - FIDE, integrante do processo de declaração de Situação de Emergência dos referidos Municípios.
Art.2º - Confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar aos Municípios atingidos, mediante articulação com todas
as setoriais do Governo Estadual, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC.
Art.3º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo vigorar pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias.
Art.4º - Revogam-se as disposições em contrário.
PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 24 de junho de 2015.
Camilo Sobreira de Santana
GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
Delci Carlos Teixeira
SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
ANEXO ÚNICO A QUE SE REFERE O DECRETO Nº31.752, DE 24 DE JUNHO 2015

MUNICÍPIOS:
1. Acopiara
2. Alto Santo
3. Antonina do Norte
4. Aracoiaba
5. Araripe
6. Barreira
7. Barroquinha
8. Bela Cruz
9. Campos Sales
10. Canindé
11. Cariré
12. Carnaubal
13. Cedro
14. Croatá
15. Fortim
16. Graça
17. Guaraciaba do Norte
18. Hidrolândia
19. Icó
20. Independência
21. Itapiúna
22. Jaguaribara
23. Jardim
24. Jati
25. Jucás
26. Madalena
27. Meruoca
28. Milagres
29. Missão Velha
30. Morada Nova
31. Mucambo
32. Nova Russas
33. Ocara
34. Pacujá
35. Palhano
36. Paramoti
37. Pindoretama
38. Potengi
39. Reriutaba
40. Santana do Acaraú
41. São Benedito
42. Senador Pompeu
43. Tarrafas
44. Varjota
 Diário do Nordeste

domingo, 28 de junho de 2015

Reriutaba: Acidente de moto na descida da ladeira do Oitizeiro

Na noite deste Domingo(28/06), por volta das 7 horas da noite, aconteceu um acidente de moto na CE 366, descida da ladeira de Oitizeiro. Segundo informações, o motociclista pilotava sua moto com destino a cidade de Reriutaba e sobrou na curva chocando-se contra a proteção de ferro. A vítima trata-se do Junior (filho da Dona Graça), morador da comunidade de Quandú, que após o impacto caiu sobre o asfalto e saiu com graves lesões no couro cabeludo(cortes na cabeça), foi socorrido para o hospital de Reriutaba e transferido para Sobral. No local do acidente o mesmo chegou a ficar desacordado, mas saiu para Sobral já consciente. O mesmo será submetido a exames para que possa saber a gravidade dos ferimentos.
A PRE e DEMUTAN compareceram ao local para os procedimentos legais.
Suspeita-se que o motoqueiro estivesse sobre efeito etílico
Fonte: Reriutaba Noticias

sexta-feira, 26 de junho de 2015

GUARACIABA DO NORTE - MOTOQUEIRO BATE EM POSTE DE ILUMINAÇÃO E MORRE NO LOCAL


Um grave acidente de trânsito aconteceu em Sussuanha, zona rural de Guaraciaba do Norte, deixando um rapaz de apenas 28 anos sem vida, na noite de quinta feira, 25-06.
Foto: Diassis Lira
Ontem, quinta feira(25-06), por volta das 19 horas e 20 minutos, nas proximidades do Distrito de Sussuanha, zona Rural de Guaraciaba do Norte, a moto YBR 125 de Cor Preta, de Placa LWE - 7709 com inscrição de Fortaleza-CE, que era conduzida por MARDÔNIO LUCIANO SOUSA, 28 anos de idade, solteiro, agricultor, nascido em 23/02/1988, Natural de Fortaleza, residente no Sítio Garrancho Novo, zona Rural de Guaraciaba do Norte. Ele veio a colidir frontalmente com um poste de iluminação pública, ocasião em que o condutor da referida motocicleta, veio a óbito ali mesmo no local.

A causa da morte deve ter sido provavelmente por TCE, haja visto que o condutor não estava usando o capacete e segundo foi apurado no local, ele estaria sob efeito de bebida alcoólica, pilotava em alta velocidade e chocou a cabeça contra o poste. 
A batida da moto foi tão forte que deixou o poste um pouco inclinado, quebrou um fio de média tensão, onde deixou as famílias daquele trecho da estrada sem energia até que uma equipe da Coelce chegasse para efetuar o conserto. Vale ressaltar o trabalho da Coelce que em pouco tempo chegou uma equipe de trabalho ao local e que logo resolveu o problema.
O rabecão do IML desta vez, não demorou muito, o acidente ocorreu por volta de 19 horas e 20 minutos e rabecão chegou ao local por volta das 22 horas e 30 minutos.  
Segundo informações de familiares que compareceram ao local do acidente, Mardônio estava atualmente morando em Fortaleza e que teria chegado hoje, quinta feira (25-06), pela manhã, para visitar os pais, irmãos, amigos e uma filha que ainda é criança e reside no Sítio Garrancho Novo na zona rural de Guaraciaba do Norte.
O local do acidente é uma reta com uma curva pouco acentuada e que segundo informações de moradores, os condutores de veículos passam lá em alta velocidade, colocando a vida dos moradores em risco. Ainda segundo moradores, quase todos os dias um grupo de motoqueiros, quase todos menores de idade, usam o local pra pegar uma espécie de "racha" e inclusive empinando o pneu dianteiro da moto. Depois de ouvir a reclamação da população, a Polícia Militar se comprometeu a fazer fiscalização com maior frequência naquele local e os condutores que forem flagrados com esta prática, terão seus veículos apreendidos e serão conduzidos para o Detran em Tianguá.    
A composição da CP 12, Comandada pelo Sub Tente PM, M. Neto compareceu ao local, juntamente com a Pericia Forense, tendo a frente o Perito Josemir. O Corpo da Vitima foi encaminhado ao IML de Sobral e a moto conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Guaraciaba do Norte.
A ocorrência foi atendida pelas duas viaturas da Polícia Militar de Guaraciaba do Norte.
SDS Sandoval, Maciel, Rafaela, sob o Comando do Sub Tenente M. Neto.
Reportagem Diassis Lira, com informações da Polícia Militar de Guaraciaba do Norte, na pessoa do Sub Tenente M. Neto
Imagens: Diassis Lira.

Fonte: Diassis Lira
Vejam mais:
 
 
Fotos: Diassis Lira

EM MASSAPÊ - ÔNIBUS DA GUANABARA CAPOTA E DEIXA UM MORTO E 12 FERIDOS


Foto: Tadeu Nougueira/Camocim Online/DN
Massapê. Na madrugada desta sexta-feira (26), por volta das 2h, um ônibus tipo leito da empresa Guanabara capotou neste município, na localidade conhecida por Sítio Tangente. O veículo fazia o trajeto Parnaíba-Fortaleza (saída às 22:00h), via Camocim.
De acordo com informações repassadas pelo cabo L. Carlos, da delegacia de Massapê, o acidente causou a morte imediata do advogado Washington Luís Oliveira da Silva, conhecido como “Washington da Chica Rica”.
Cerca de outros 12 passageiros ficaram feridos. Todos foram transportados para a Santa Casa de Sobral. Uma das passageiras teve o braço decepado com o impacto.

Coincidentemente, às 18h de hoje, o governador Camilo Santana irá para o distrito de Sítio Tangente, em Massapê, para a inauguração da rodovia CE-362 de acesso ao mesmo distrito do acidente. A obra teve recursos de R$ 1,9 milhão e foi executada em 120 dias.
Guanabara publica nota oficial
“A Guanabara comunica que na madrugada desta sexta-feira (dia 26), por volta de 2h, houve um acidente envolvendo um de seus veículos na localidade de Riachão dos Farias (CE – 365), a sete quilômetros do município de Senador Sá, região Norte do Ceará.
O ônibus (placa NBF 7316) fazia o serviço Parnaíba – Fortaleza e partiu do destino de origem às 22h de quinta-feira com 20 passageiros a bordo. O acidente ocasionou a morte de Washington Luís de Oliveira, 50 anos, e deixou outras doze pessoas feridas.
Elas permanecem internadas na Santa Casa de Sobral para onde foram levadas momentos após o ocorrido. Quando tomou ciência do fato, ainda de madrugada, a Guanabara enviou de imediato equipes de Sobral e Fortaleza para prestar a assistência necessária aos passageiros no local e na Santa Casa.
Até o momento, não é possível afirmar com precisão o que teria provocado o acidente.
A Guanabara informa que o veículo encontrava-se em perfeitas condições de uso, tendo passado por manutenção preventiva há pouco tempo. O motorista cumpria jornada regular e havia tido um período de mais de 30 horas de descanso antes de iniciar a viagem.
A Guanabara está no aguardo do laudo da perícia bem como as apurações internas para concluir sobre possíveis causas do acidente. A empresa ressalta que irá prestar toda assistência às vítimas e disponibiliza o telefone do SAC 0800-7281992 para atendimento aos familiares”.
Relato de uma vítima do acidente
De acordo com o fisioterapeuta Márcio Glaidson, de Camocim, que foi jogado pra fora do ônibus após o primeiro capotamento, o motorista trafegava em alta velocidade, freando dentro das curvas, fato que já vinha sendo questionado por alguns passageiros. Glaidson teve trauma abdominal e forte lesão nas costas. Na última curva antes de Massapê, bem mais fechada, a freada não teria sido suficiente, resultando em cinco capotamentos, segundo testemunhas.
Outro que estava no ônibus, e saiu apenas com leves escoriações, é Artidonio Dias Dantas, chefe do escritório do Detran em Camocim.
Com informações do colaborador Tadeu Nogueira.
Trajeto do ônibus da Guanabara Fortaleza-Parnaíba(PI)

Fonte: Blog Diário Zona Norte/Diário do Nordeste
Vejam mais:
 
 
Fotos: Tadeu Nogueira/VC Reporter/Diário do Nordeste

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Teoria propõe que buracos negros fazem cópias holográficas de tudo que os toca -- inclusive a humanidade


ReproduçãoReprodução

Os buracos negros estão entre os objetos cósmicos mais misteriosos do universo. E teorias recentes sobre o que são e os efeitos dessas imensidões que enchem o espaço dão conta de que esse fenômeno pode estar diretamente ligado com a existência da humanidade como conhecemos.

O físico Samir Mather, da Ohio State University, desenvolveu uma teoria de que buracos negros são como novelos de lã: um combinado de cordas cósmicas que flutuam sem superfície definida. E, desenvolvendo ainda mais seus estudos, ele e sua equipe concluíram que os buracos atuam como uma máquina de Xerox cósmica.

“A teoria de Mathur propõe que quando um material entra em contato com a superfície de um buraco negro, ele se torna um holograma, uma cópia quase perfeita de si mesmo que continua a existir em outra dimensão da mesma forma como acontecia antes”, explica o Science Daily.

Assim sendo, levando em conta a teoria de Mathur, a humanidade poderia ser uma cópia de si mesma e estar vivendo outra vida em outra dimensão cósmica. Complicado, mas plausível se levada em conta a explicação do físico de Ohio. Como era de se esperar, porém, a teoria não é um consenso entre os especialistas da área.

Porém, muito mais do que propor que buracos negros são “máquinas de Xerox cósmicas”, a teoria do físico seria uma solução para o paradoxo descoberto por Stephen Hawking. A regra em questão diz que esses fenômenos emitem radiação constante, o que, no entanto, seria uma forma de perda de massa que os levaria a evaporar. Para Mathur, as flutuações em questão em torno da área do horizonte do buraco negro são a história do próprio buraco negro.

Se a resposta de Mathur foi realmente a correta, isso significa que os hologramas são testamentos imortais da história do buraco negro. Assim sendo, podem estar vivendo amontados em torno de flutuações quânticas holográficas, o que levaria a crer que o Universo nada mais é do que um emaranhado de holografia que contam a história de um buraco negro original -- eu que, no final das contas, existem várias humanidades vivendo por aí, em dimensões (ou fios do novelo) diferentes da nossa. 

Gatas do Facebook! Conheça a musa fitness Victoria Lomba


Com quase dois milhões de curtidas em seu Facebook Victoria Lomba, tem chamado a atenção  nas redes sociais.
A musa fitness se destaca com fotos ousadas, a maioria de biquíni fio dental evidenciando seu corpo escultural.
Fonte:CoberFest

Corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo é enterrado em Goiânia


Após cortejo, cerimônia foi realizada no Cemitério Jardim das Palmeiras.
Namorada dele, Allana Moraes, foi sepultada mais cedo no mesmo local.

Sílvio Túlio e Fernanda BorgesDo G1 GO
O corpo do cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, que morreu após um acidente de carro na BR-153, em Goiás, foi enterrado por volta das 12h desta quinta-feira (25), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Mais de 1,5 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas e cantaram vários suscesso do artista duarante a despedida.
O sepultamento do cantor ocorreu após um cortejo de 15 km em um carro dos bombeiros, que partiu do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o corpo foi velado por mais de 15 horas, até o local.O caixão estava coberto por uma bandeira do Brasil e outra do Vila Nova, time do coração do sertanejo.
O pai de Cristiano Araújo, João Reis de Araújo, estava muito emocionado durante o enterro. Outros parentes do músico e colegas de banda também estavam presentes. A mãe dele, Zenaide Melo, passou mal durante o velório e muito abalada, não compareceu ao sepultamento, assim como os filhos do artistas, João Gabriel, de 7 anos, e Bernardo, de 2. 

Diferente do previsto inicialmente, o corpo da namorada do músico, Allana Moraes, de 19, que também morreu no acidente, não foi enterrado ao mesmo tempo que o de Cristiano. O sepultamento dela ocorreu antes, por volta das 10h30, no mesmo local.

O velório começou na tarde de quarta-feira (24). Durante toda a noite, familiares, amigos e fãs estiveram no local para prestar a última homenagem. Veja fotos da despedida.
Famosos, como os cantores Leonardo, Henrique e Juliano, Guilherme (da dupla com Santiago), Mariano (da dupla com Munhoz) e Bruno (da dupla com Marrone), foram se despedir do artista.

Por volta das 8h30 desta quinta-feira, uma missa foi celebrada pelo padre Marcos Rogério, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, igreja que o sertanejo frequentava.
Milhares de fãs enfrentaram mais de duas horas na fila para prestar homenagens ao ídolo. Alguns chegaram a dirigir mais de 11h para acompanhar a cerimônia. Segundo a Polícia Militar, até as 9h, cerca de 50 mil pessoas estiveram no velório.
Cristiano Araújo é enterrado no Cemiterio Jardim das Palmeiras Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)Cristiano Araújo é enterrado com bandeiras do Brasil e do Vila Nova (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Familiares levam caixão de Crisitano Araújo para cemitério Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)Emoção marcou a despedida do cantor Cristiano Araújo (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Acidente
O acidente aconteceu por volta das 3h30 de quarta-feira, na altura do km 614 da BR-153, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás, quando Cristiano voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado. O veículo no qual ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou.
Além do cantor e da namorada, também estavam no carro o motorista Ronaldo Miranda e um dos empresários do sertanejo, Vitor Leonardo, que estavam no banco da frente e se feriram. Eles seguem internados no Instituto Ortopédico de Goiás (IOG).
Segundo a unidade, ambos estão conscientes e têm quadro de saúde considerado estável. Ainda de acordo com o hospital, eles continuam na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para observação, ainda sem previsão de quando serão liberados para o quarto.
Cristiano Araújo e a namorada, a estudante Allan Coelho, Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Cristiano Araújo e a namorada, Allana, morreram em acidente na BR-153, em Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)
Investigação
O delegado que investiga o caso, Fabiano Henrique Jacomelis, solicitou um laudo cadavérico das vítimas fatais e uma perícia no local do acidente. As análises devem apontar se elas usavam cinto de segurança no banco de trás no momento do acidente.
by adsupply
X

O acidente que matou Cristiano Araújo e a namorada acontceu na BR-153 Goiás Itumbiara (Foto: Arte/G1)Acidente aconteceu entre Morrinhos e Pontalina,
em Goiás (Foto: Arte/G1)
“O cantor e a namorada foram arremessados para fora do veículo, sendo assim, os indícios apontam que eles não usavam o cinto de segurança. Mas isso só será comprovado com o resultado dos laudos”, disse Jacomelis. Segundo ele, também há sinais de que o motorista e o passageiro do banco da frente estavam com cinto.
O Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia confirmou que a causa da morte de Cristiano foi uma hemorragia interna na região do abdômen. “Após o exame necroscópico, pudemos observar que ele foi vítima de uma hemorragia aguda provocada por lesões de grandes vasos abdominais”, afirmou o gerente do IML, Marcellus ao G1.
Arantes disse que Cristiano também sofreu um traumatismo craniano encefálico, mas, apesar das lesões e do corpo ter sido encontrado fora do veículo, ainda não é possível determinar se o cantor estava sem cinto de segurança. “Só será possível confirmar isso após a finalização do laudo cadavérico, que deve sair daqui a dez dias. Esse documento é complementar ao laudo da perícia feita no local", destacou.
Carro do cantor Cristiano Araújo, um Range Rover, foi levado destruído para pátio da Polícia Rodoviária Federal em Goiás após o acidente que tirou a vida do cantor e da namorada dele, Allana Moraes, na BR-153 (Foto: Marcos Antonio Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo)Carro de cantor ficou totalmente destruído (Foto: Marcos Antonio Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo)