quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Reriutaba: Racionamento de água na localidade de Oitizeiro faz com que comunidade volte ao chafariz

Com as poucas chuvas que caíram nos três últimos períodos chuvosos, a seca que assola todo o nordeste brasileiro faz com que aumente a preocupação dos moradores das pequenas comunidades com a falta d'água nos poços e reservatórios. Entre estas localidades está a comunidade de Oitizeiro à 6 Km da sede de Reriutaba. Representantes da referida localidade no intuito de evitar desperdício, minimizar os gastos de água e dividir a pouca que ainda tem no poço que sustenta a população, a qual vem crescendo nos últimos anos, resolveu redirecionar a água para uma caixa que será usada como chafariz para abastecer a comunidade. 
Segundo informações, com a pouca vazão da água no poço, a bomba usada para leva-la até a caixa principal estava queimando constantemente por funcionar no seco, o que fez com que os administradores tomassem esta decisão, e irão controlar a água para que chegue à toda a população. 
As pessoas deverão se direcionar até o poço que fica em frente a escola para levar o líquido precioso.
Estivemos conversando com representantes do Governo Municipal os quais nos comunicaram que esta ação é provisória e que para tentar resolver o problema irão cavar um novo poço para que possa atender a toda população com água encanada.
Vale ressaltar que o racionamento d'água nesta comunidade sempre existiu, pois a vazão do poço e a caixa d'água não são suficientes para levar água a todas as casas todos os dias, e os responsáveis pela distribuição soltava água apenas em dias alternados(ou seja; um dia em algumas ruas outro dia nas outras) e em algumas horas, para que chegasse à todos. Mas como se viu, com a estiagem prolongada piorou a situação.
Este problema vem atingindo toda a população do semiárido brasileiro. Este ano devido as três secas consecutivas, o problema se agrava cada vez mais. A falta d'água e o racionamento não é só nestes pequenos lugares, mas já vem atingindo cidades inteiras pelo pequeno volume de água nos reservatórios o que vem causando preocupação ao governo e ao povo destas localidades. Um exemplo é Crateús que o governo estadual resolveu fazer uma obra de emergência para levar água do Açude Araras de Varjota até esta cidade e que este reservatório  está com sua capacidade abaixo de 20% e ainda abastece as cidades vizinhas.
Uma coisa boa que o governo fez nos últimos anos e continua fazendo, são cisternas de armazenamento de água da chuva, pois são elas que vem amenizando o sofrimento da população desta região. Os carros pipas também já estão trabalhando para diminuir a falta d'água.
Agora só nos resta pedir a Deus que nos dê um bom inverno para o próximo ano que só assim resolve grande parte desses problemas.
De: Luiz Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário