domingo, 13 de outubro de 2013

Ciro Gomes apresenta equipamentos médicos que estariam “sumidos”, segundo auditoria do Ministério da Saúde no HRN

Para rebater as acusações de que equipamentos médicos do Hospital Regional Norte (HRN) teriam sumido, segundo auditoria do Ministério da Saúde (MS) solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), o titular da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Ciro Gomes, realizou uma visita guiada com autoridades e imprensa para mostrar onde estavam os aparelhos.

13 ventiladores pulmonares estavam na lista dos equipamentos desaparecidos FOTO: Jessyca Marques

Ciro Gomes explicou que os equipamentos encontravam-se encaixotados na época da realização da auditoria, em março de 2013, e por não estarem com os tombamentos, não puderam ser inclusos no parecer técnico. “Por questões de normas do Ministério da Saúde só podem ser reconhecidos quando estão montados e tombados”.
Segundo o secretário, o caso criado pelo Procurador da Republica Oscar Costa Filho foi artificial. “Esse foi um caso completamente artificial criado pelo Procurador da República chamado Oscar Costa Filho, que criou esse caso induzindo a um erro. Esses procedimentos do Ministério da Saúde com a Secretaria de Saúde do Estado são rotina. E há vários erros burocráticos, como em maio, quando o equipamento estava 78% alocado e 22% em caixotes. Mas no procedimento do Ministério da Saúde os caixotes não valem. Um mês depois eles estavam todos montados”.
Para ele, a Secretaria errou quando pediu que o Ministério desconsiderasse a auditoria e considerar como válida a demonstração de que os equipamentos se encontravam em caixas. “Isso é uma estupidez burocrática do Brasil que nós temos que resolver”. Sobre o Procurador da Republica Oscar Costa Filho, Ciro afirmou que ele foi irresponsável e politiqueiro. “Ele deverá ser processado por ordem do Governador Cid Gomes”.
Ciro explicou que as caixas não puderam ser abertas no momento por conta da garantia dos equipamentos. “Eles (os equipamentos) sempre estiveram aqui, só não podíamos abrir as caixas por conta a garantia desses equipamentos, que são caros e em sua maioria importados”.
Após a visita, que contou com os técnicos da auditoria, Ciro afirmou que será pedida uma nova vistoria. A auditora Maria Helena Gurgel e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, estiveram no local. De acordo com Odorico, será feita uma auditoria complementar que deve finalizar em aproximadamente um mês.
 Auditoria havia apontado o sumiço de 17 equipamentos
A auditória realizada pelo Ministério da Saúde apontou o sumiço de equipamentos médicos do Hospital Regional Norte que custam aproximadamente R$ 819 mil. Ao todo, 17 equipamentos não foram encontrados, além de diversos equipamentos encaixotados sem uso. Para os não localizados, que foram pagos por recursos federais, a auditoria pede que seja devolvido o valor à União.
Dentre os equipamentos desaparecidos estão 13 ventiladores pulmonares, dois aparelhos de raio x móveis, um de anestesia e um foco cirúrgico. O relatório afirmou ainda que, a maioria dos equipamentos identificados se encontram sem uso, dentre eles um arco cirúrgico e uma aparelho de angiografia digital, 32 incubadoras para recém-nascidos, 28 camas hospitalares pediátricas 13 aparelhos de anestesia dos 15 adquiridos, 14 focos cirúrgicos dos 27 adquiridos, um ultrassom Doppler dos quatro adquiridos, diversos suportes para soro e diversos nagatoscópios que se encontram no Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher, que ainda não se encontra em funcionamento.
A Auditoria foi solicitada em maio deste ano pelo Ministério Público Federal após a queda da marquise do hospital e o show de inauguração com a cantora Ivete Sangalo, que custou aos cofres públicos R$650 mil.

Com informações da correspondente Jessyca Marques
                                  Fonte, DN                

Nenhum comentário:

Postar um comentário