terça-feira, 15 de outubro de 2013

VEJA: Saiba como está a situação atual do Açude Araras de Varjota (Fotos e vídeo)

Essas fotos mostra o Araras seco (Construção), atual e ao início da sangria

Gráfico da linha de sangria do Araras de 1988 ao inverno de 1994
Obs.: Aos sites e blogs que pegarão. Podem copiar a vontade  essa matéria, mas não se esqueçam de mencionar a fonte, pois se trata de uma especie de documentário sobre a situação atual do Açude Araras, fotos e dados da construção, e ainda sobre a área de preservação permanente do mesmo. Não fizemos essa matéria com sensacionalismo e sim com informações verídicas, comparações com outras épocas passadas do açude  e previsões, seja elas positivas ou negativas. Por isso se forem mudar o titulo analisem o que estarão colocando, pois se trata de um fato sério que envolve milhares de pessoas, não usem sensacionalismo.   Essas informações atuais, fotos e vídeos só quem detém são os sites Varjota em Destaque.com / Varjota em Alerta.com / Varjota Notícias.com.
Grato pela compreensão de todos.
Obs.: 2. Para ficar no popular estamos usando o nome inverno para mencionar a quadra chuvosa.

Fotos: Varjota em Destaque.com / Varjota em Alerta.com / Dnocs
Texto: Varjota em Destaque.com / Varjota Notícias.com

Com informações do Dnocs, Açude Público Paulo Sarasate, Escritório de Varjota.
Fontes: Varjota em Destaque.com / Varjota em Alerta.com / Varjota Notícias.com
O açude Paulo Sarasate (Araras) á cerca de 20 anos não se encontrava tão baixo o nível de suas águas, no último dia 08 de outubro de 2013, o mesmo se encontrava com cerca de 29% de sua capacidade que é de 891.111.000m³, ou  seja com 259.200.00m³. Em medidas de metros que é mais fácil de entender, ele se encontra com 9 metros e 72 centímetros seco. Comparando com o gráfico acima da linha de sangria, colocamos para um melhor entendimento (Clic no gráfico para ampliar) em 1993 que foi o ano mais critico, após quatro anos sucessivos de secas, pois só o ano de 1991 ele conseguiu pegar um pouco água no período do inverno, mas logo perdeu essa pequena recarga, os demais ano, 1990, 1992 e 1993, o último ano sim, foi o pior, quando o Açude Araras perdeu água no inverno como se fosse verão ou até mais, já que vinha de vários anos ruim de chuvas, o gigante da região norte do Ceará chegou secar cerca de 16 metros, ficou com  11,93% da capacidade total,  ficando com o volume de 106.249.000m³ em comparação, estava com o mesmo volume de água  do açude de Jaibaras em Sobral quando cheio. Lembramos que na época de 1993 o Araras secava no ritmo de pouco mais de 0 a 2 centímetros por dia, atualmente está secando de 2 até 3 centímetros por dia. Outro fator que se leva em consideração é de 1993 no mês de outubro já havia previsões de um bom inverno em 1994 e assim foi, também o consumo era menor, talvez a evaporação também, já que se calcula 70% da água consumida do açude é por meio da evaporação, enquanto mais quente for o dia, com sol forte e ventos, mais rápido a água evapora, principalmente  no horário de resfriamento, na entrada da noite. Caso o inverno em 2014, seja similar ao de 2013, ficará critico a situação do Açude Araras, pois seriam quase dois verões para ele atravessar e um inverno praticamente sem aumento de água, tomando recarga somente em 2015 no período chuvoso se não for seco, o que poderá fazer o Araras secar, mas vamos torcer que em 2014 tenha um bom inverno para que a população não passe uma calamidade de tamanha expansão, por falta de água, já que o Araras abastece dezenas de cidades, irrigação de perímetros, irrigação particular dos ribeirinhos, criação de peixes, consumo humano, animal, etc. Ainda não é motivo de grande preocupação, já que agora tem quase 10 metros secos, no inicio do inverno de 1993 ele estava com cerca de 12 metros,  fechou o verão daquele ano com 16 metros seco, mas devemos levar em consideração o consumo de água era menor.
Veja também:
VARJOTA: CONTAGEM REGRESSIVA PARA SAGRIA DO AÇUDE ARARAS
AÇUDE ARARAS: DADOS DA SANGRIA DESDE O INICIO ATÉ AGORA
VARJOTA: CONHEÇA MELHOR A HIDRELÉTRICA ARARAS NORTE
AÇUDE ARARAS VARJOTA 2011: INFORMATIVO DA SANGRIA
VARJOTA AÇUDE ARARAS - INFORMATIVO DA SANGRIA DOS ÚLTIMOS DIAS
VARJOTA - TOMAR BANHO NO SANGRADOURO DO AÇUDE ARARAS TÁ PERIGOSO
Açude Araras de varjota ainda sangra com 15cm
Açude Araras deve deixar de sangrar nos próximos dias
 Nos últimos dias aumentou o volume de água para o rio Acaraú, as comportas da galeria foi de 5 m³/segundos para 5,7 m³/segundos, ou seja, sai do Araras cerca de 5 mil e 700 litros de água por segundo, procedimento tomado para suprir o perímetro do baixo Acaraú, e cidades mais próximas do mar que dependem do rio Acaraú para seus abastecimentos, pois o mesmo nessas regiões já estava secando. O aumento de 0,7 m³ equivale a três caixas d'águas residencial com mais de 2 mil litros cada, sendo cheias em um segundo.
 Devemos saber usar a nossa água de forma bem utilizada, e pedir a Deus invernos controlados, pois o homem vem errando nas previsões nos últimos anos, por isso só sair previsão já no período de inverno. 
Nos últimos 25 anos o Açude Araras sangrou nos anos de 1988, 1989, 1996, 2003, 2004, 2009 e 2011
Momentos que esteve mais seco nos último 25 anos, 1990 secou quase 7m, 1991 quase 9m, 1992 quase 13m, 1993 16m, 1994 10m, 1997 6m, 1998 quase 9m, 1999 7m, 2008 7m, 2010 quase 7 metros.
Apesar do ano de 1994 ter sido muito bom de chuvas, a recuperação foi de 6 metros. 

Vamos continuar a matéria, após essa síntese com fotos que conseguimos para vocês, apesar de não serem muito boas, mas dá uma noção da época da construção do açude Araras de Varjota. 
Síntese da obra:

Açude Público Paulo Sarasate (Ac. Araras)

Inauguração em 31 de julho de 1958

Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira

Varjota, Ceará


Presidente Republica:                            Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira
Ministro da aviação e obras públicas:    Com. Lúcio Martins Meira
Diretor geral do D.N.O.C.S.:                Eng. José Cândido Castro Parente Pessoa
Chefe da comissão do vale do Acaraú:  Eng. Anastácio Honório Maia
Engenheiros auxiliares da comissão:       Laércio Freire Bastos
                                                             Armando Caminha Barros
                                                             José Marcos Gomes de Mélo
                                                             Carlos Cristiano Cotrin Soares
                                                             José de Abreu Choairy
                                                             AGR.º José Ananias Guimarães
Chefe da contabilidade:                         Murillo Carneiro da Cunha

Dados Gerais
Barragem zoniada, em terra compactada com rock-fill drenante
Volume de acumulação:                       1.060.000.000 m³, atualmente: 891.111.000 m³
Altura máxima a partir do leito do rio:   38 m.
Extensão pelo o coroamento:                2.600 m.
Volume de terra:                                  3.580.000 m³.
Largura na base:                                   225 m.
Largura do coroamento:                       8 m.
Distância máxima da reprêsa:               40 km.
Largura do sangradouro:                      300 m.

Açude público "Araras" participa do conjunto de barragens para a regularização do rio Acaraú, o 4º (2º na época), mais importante do estado.
Situa-se no município de Varjota (Reriutaba na época), a 70 km de distância de Sobral.
Tem com finalidades principais, a regularização das enchentes e perenizarão do rio Acaraú, aproveitamento hidrelétrica com capacidade aproximada de 10.000kw, irrigação de uma área superior a 20.000ha, e criação de peixes, dando á região norte do Ceará maior expansão, maior expansão econômica e social.
Aspecto do rock-fill
Desvio das águas por dois tubos de 2 metros de diâmetro, durante a construção, atual galeria.
Transportadores sendo carregados com material para a zona semi-impermeável da barragem.
Estrada de acesso com 18 m. de largura, sendo umedecida  por um carro pipa de fabricação nacional.
Aspecto do acampamento, residência do pessoal da construção
.
Preparo do material na barragem , cujo o volume de terra corresponde
 a mais do que um muro de 1M de largura por 8 M de altura entre Rio e S. Paulo.



 
 
No bairro Pedreiras em Varjota, é um dos pontos onde se encontra mais seco, muita lama seca e capim com lama no que resta do leito do açude no bairro. Em uma das fotos pode se ver um paredão de uma pedreira que fica submersa quando o Araras está sangrando. O que vemos no Balneário e no bairro Pedreiras é a água cada vez mais longe restando apenas à sequidão e o verde no leito, várias dessas partes onde se pode cultivar capim, está sendo cercado e gado colocado às margens para se alimentar. Cerca de 20 anos não se vinha essas cenas nesses locais, em 1998 chegou próximo, secando cerca de 9 metros, agora estamos com quase 10 metros, mas ainda estamos no mês de outubro/2013, ele deve secar bem mais.  
 
Em uma das fotos abaixo podemos observar que há quase 12 metros (Medidores) fora da água, os dois primeiros descendo são os que medem os centímetros e metros da sangria, os demais medem o quanto já secou, agora temos quase dez totalmente fora da água.
 
Na parede do Araras, em certos pontos parece um paredão a sua altura. O serrote da gruta que se alinha com outros dois menores e com o serrote da cagece, os menores são como  ilhas, mas deixaram de ser, a cena não é muito bonita e dá um impressão de grande sequidão no açude Araras já que faz parte da parede,  mas lembramos são pontos mais rasos próximos ao inicio da parede. A bacia do açude Araras ,  observamos que ainda está bastaste grande e as águas se expande bastante no sentido dos rios Acaraú e Jatobá. As fotos também revelam criação de peixes, e no lado do rio Acaraú irrigação de variedades frutíferas se destacando o mamão, os canos que elevam a água para o perímetro Araras Norte. 
 
O gigante Araras de Varjota é uma riqueza incalculável, por isso além de usarmos devemos preservá-lo. 
 
 
O código florestal:
 
 Área de preservação permanente do Açude Araras
 
Uma lei federal determinou que exista a mata nativa ou replanta em uma área de 100 metros do leito original, nas demais áreas fora do leito pode ser usadas para outros fins, na área urbana cai para 50 metros, que além de não poder desmatar  não pode construir.
 
 
Essas fotos são atuais do Açude Araras no bairro Pedreiras, Balneário do Gentil Pires, Medidores, Gruta, e torre da galeria. 


Assista o vídeo Exclusivo:
 
 
 

 
Galeria de Fotos atuais, exclusivas: 

 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-09
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-10
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-11
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-12
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-13
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-14
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-15
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-16
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-17
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-18
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-19
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-20
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-21
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-22
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-23
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-24
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-25
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-26
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-27
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-28
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-29
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-30
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-31
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-32
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-33
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-34
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-35
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-36
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-37
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-38
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-39
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-40
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-41
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-42
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-43
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-44
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-45
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-46

 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-47
 

exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-48
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-49
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-50
 
exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-51
 

exclusivo-site-varjota-emdestaque-com-acude-araras-materia-2013-52
Assista o vídeo Exclusivo:


Aspecto do ''Araras'' , atualmente (na época) a maior barragem Sul-Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário