sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

PROFETAS da CHUVA > Organizadores de Encontro tradicional aprontam últimos detalhes

Quixadá > O Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central e a Mungango Produções estão concluindo os últimos detalhes para a realização do XVII Encontro dos Profetas da Chuva, realizado tradicionalmente na cidade de Quixadá.

A novidade para 2014 será o Seminário “Convivência no Semiárido” com a participação de pesquisadores e educadores da área. Eles vão discutir com os protagonistas do Encontro sobre as melhores condições de convivência em regiões semiáridas.

No Encontro realizado no início deste ano, na Associação de Ovinos e Caprinos do Ceará (Acocece), 14 dos 24 profetas participantes, anunciaram chuvas tardias no Ceará, chegando somente a partir de março, abaixo da média pluviométrica de 700mm.


                                Fonte, DN 
Mobilizados para mais um Encontro de Profetas da Chuva, estudiosos populares da natureza de várias cidades do Ceará e de estados vizinhos estão concluindo suas observações para apresentação no tradicional evento, realizado no segundo sábado de janeiro de 2014, neste município.

Eles não divulgam seus prognósticos antes da cerimônia especial promovida pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central. Esperam o momento certo para levarem ao conhecimento público as boas ou más notícias, principalmente para o sertanejo dependente da natureza para ter boa colheita no campo.

Além da herança histórica, a crença do homem do campo nos "Profetas da chuva" está associada aos acertos em suas previsões. A maior parte deles encontra nos sinais dos pássaros, dos insetos, na flora e nos astros, a chegada ou não de um bom inverno.

No encontro realizado no início deste ano, na Associação de Ovinos e Caprinos do Ceará (Acocece), no caminho do Açude Cedro, nesta cidade, 14 dos 24 profetas participantes, anunciaram chuvas tardias no Ceará, chegando somente a partir de março, abaixo da média pluviométrica de 700mm. O prognóstico se configurou e também foi o mesmo apontado pelos órgãos oficiais que tratam do assunto.

O comerciante João Soares e o engenheiro químico Helder Cortez garantem tratar-se de uma tradição cultural, com o objetivo de preservar os costumes herdados de pai para filho sertão adentro.

"Muitos curiosos ficam impressionados com a habilidade e a metodologia de observação utilizada pelos profetas da chuva. Apesar de descontraído, trata-se de um rico momento de demonstração da cultura popular, voltada para a ciência da natureza, apresentado por esses cientistas rurais", ressalta Soares.

O agricultor Francisco Leite Filho, o Chico Leite, é um deles. Segundo ele, a barra da Lua de 18 de outubro, o movimento das formigas de roça e as revoadas dos tetéus para construírem seus ninhos, em busca de lugares afastados da cama d´água do Açude do Cedro, onde ele cria gado em um dos lotes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), são sinais suficientes para antever a situação do próximo inverno.

Com a proximidade do ciclo chuvoso as observações se acentuam, dando mais segurança ao seu pronunciamento.

Outro Chico, o Leiteiro, observa as "carregações" do tempo, as plantas, abelhas para fazer seu prognóstico. Conforme ele, quando os inchuís ou colmeias de marimbondos, também conhecidos como capuxus ou vespas do papel, estão novinhos, no início do ano, é sinal de bom inverno. Associando essas observações ao movimento de outros insetos, do vento, das nuvens e dos astros, tira suas conclusões para o período invernoso a seguir.

Além de poeta popular, o profeta Erasmo Barreira tem como certa a chegada de inverno observando a árvore do juazeiro carregada e na casa do João-de-barro. Curiosamente, a natureza deu a esse pássaro o dom de construir seu ninho em forma de forno com a porta virada para o poente quando vem chuva, no nascente. O bagaço de formigueiro também é outra prova de chuvarada por vir. Aprendeu tudo com o pai, José Pergentino Barreira. No início ele levava as previsões do pai para o Encontro. Chegou a receber o título de "Profeta de Procuração". Hoje é um dos mais conceituados participantes do evento.

"Este ano, o Encontro, promovido com o objetivo de prenunciar a quadra chuvosa no sertão do Ceará através da sabedoria popular chega a sua 18ª edição", explicou João Soares, presidente do Instituto.

Será realizado novamente na Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece). A expectativa é de previsão positiva para o agricultor, castigado pela estiagem nesses dois últimos anos. As chuvas de pré-estação em dezembro, principalmente na região do Cariri, é um bom sinal.

Também choveu em Quixadá nos últimos dias, mais de 60mm. "Alguns pequenos açudes da nossa região até já começaram a tomar água. Coisas assim trazem esperança para o sertanejo", completou Soares.

Previsão

Conforme o meteorologista Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas de pré-estação cessaram por alguns dias, mas podem voltar a ocorrer em janeiro.

Segundo ele, elas são provocadas pelo sistema de vórtices ciclônicos de altos níveis. Como são muito irregulares, não dá para prever ao certo quando retornarão. Esse fenômeno é muito diferente da Zona de Convergência Intertropical, responsável pela estação chuvosa no Ceará, já bem definido e acompanhado pelos especialistas da Funceme.

Quanto à participação de representantes do órgão oficial de meteorologia do Estado no Encontro dos Profetas da Chuva, em nome da entidade o meteorologista explicou estarem concentrados em estudos mais elaborados, tanto tecnicamente com cientificamente, com utilização de equipamentos mais sofisticados e até estatísticas.

"Por conta dessas mudanças não se moldam aos estudos populares. Mesmo assim a Funceme considera valiosas as observações e prognósticos apresentados por eles", explicou.

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Mais informações
Instituto de Pesquisa de Violas e
Poesia Cultural Popular do Sertão
Central- (88)9631.1416
Funceme
Telefone: (85)3101.1117
Compartilhe este artigo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário