terça-feira, 27 de maio de 2014

Cuidado, você deve estar com acúmulo excessivo de líquido no seu organismo

.
Certos alimentos podem contribuir na retenção e também na liberação de líquidos do corpo
Inchaço nos pés, nos tornozelos e em outras partes do corpo é sinônimo do que se conhece na linguagem popular por retenção de líquidos. Decorrente ao acúmulo excessivo de água no corpo, o edema (denominação científica) é provocado por causas diversas como problema hormonal ou na tireoide, nos rins, sintomas do período pré e menstrual, da gravidez e até dos hábitos de vida. A queixa é frequente, principalmente entre as mulheres. E a drenagem linfática é uma alternativa que auxilia na redução desse sintoma tão incômodo.
Segundo o endocrinologista renan montenegro jr, professor e pesquisador da faculdade de medicina da universidade federal do ceará (ufc), doutor em clínica médica pela faculdade de medicina de ribeirão preto (usp), a retenção de líquidos é provocada geralmente pela grande quantidade de fluido no interstício (localizado entre os tecidos), resultante de extravasamento de líquido que sai da corrente sanguínea e fica alojado nesse compartimento.
São vários os fatores. A insuficiência de retorno sanguíneo em membros inferiores (pernas)por insuficiência venosa (varizes) pode contribuir. Contudo, explica o médico, muitas vezes ocorre como uma soma de causas ou devido ao aumento de pressão arterial, alterações hormonais, sedentarismo, excesso de ingestão de sódio (sal de cozinha), uso de alguns medicamentos, doenças específicas (distúrbios da tireoide ou outras glândulas), deficiência de proteínas, insuficiência cardíaca, renal e hepática, problemas inflamatórios ou alérgicos, distúrbios e condições fisiológicas.
Em função das características hormonais próprias da mulher e da maior prevalência de distúrbios endócrinos e circulatórios nesse gênero, o acúmulo de líquidos se torna queixa comum. E quando a calça começa a não fechar, o anel preferido fica apertado no dedo, o sapato deixa marcas de tão justo nos pés, o incômodo de um dos sintomas mais comuns se torna uma ameaça à autoestima.

Fonte, DN 
Vicky Nóbrega
Especial para o Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário