quinta-feira, 22 de maio de 2014

Jovem Tiago Faustino escreve texto sobre a História de Reriutaba

 Redação 1º  lugar no Concurso Literário.

"Foi uma honra para mim ter tido a oportunidade de escrever sobre essa cidade que tanto amo, minha querida Reriutaba." Tiago Faustino.
A História de Reriutaba 
A vida de uma cidade se desenvolve através de vários fatores, como: ícones marcantes, datas memoráveis, acontecimentos importantes, em Reriutaba não é diferente, mas algo que mais chama a atenção para esse município é a sua fama hospitaleira e acolhedora, graças à alegria de sua gente. Poderá passar mais 90 anos, outras gerações virão, mas a sua principal virtude de ser um povo acolhedor sempre irá prevalecer, já está enraizado dentro do coração de cada reriutabense, faz parte da sua identidade.
É com a contribuição de cada pessoa que a história de Reriutaba se forma, daqueles que são protagonistas de suas vidas e por mais simples que sejam, são ricos em sabedoria e conservam a virtude mais nobre de um ser humano, a humildade, presente nas suas vidas desde que a cidade tinha o nome de Santa Cruz. Se você entrar em qualquer casa, podendo ser a mais simples que houver, não tenha dúvidas que não sairá sem antes tomar um café adocicado e ouvir uma boa prosa, e quando já estiver saindo vai escutar: “Volte sempre meu filho, nossa casa está de portas abertas para você”. É uma aula de receptividade.
A humildade é cativante em todo lugar, mas parece que em Reriutaba ela aflora com mais força. Lembro quando criança que eu e minha família íamos todos os domingos à casa da minha saudosa vovó Teresinha na localidade de Sassá, aguardava a semana toda para chegar o dia em que pudesse ir visitá-la, adorava a sua companhia doce e suas histórias incríveis, toda vez em que eu chegava à porta ela já vinha com um sorriso feliz, um abraço caloroso e sempre o dizer: “Deus te abençoe e te dê muita saúde meu filho”. Esta nobre lembrança o tempo nunca irá apagar... Destes momentos pude tirar o maior ensinamento que tive na vida, percebi que os momentos mais simples são os que de fato marcam e que a valorização das lembranças singelas nos ensina a valorizar ainda mais a vida.
É gratificante ver pessoas defendendo com garra sua cidade, falando bem, mostrando as maravilhas da sua terra, isso é grandioso! Fico mais contente ainda em ver pessoas demostrando esse amor por Reriutaba e contagiando quem vem fazer uma simples visita. É admirável a quantidade de pessoas que vem passear na nossa terrinha pela primeira vez e não conseguem deixar de vir novamente, geralmente são amigos dos filhos reriutabenses que vem só para conhecer, mas aí acontece o chamado: “Efeito Reriutaba”. A volta de quem visita pela primeira vez é certa! Terra abençoada é dessa forma, a atmosfera e alegria contagiam logo de cara. Toda época de festa é sinônimo de cidade cheia, o melhor período para conhecer a cidade na sua essência é esse, nestes períodos vários “hotéis” abrem suas portas para receberem visitantes e não cobram nada pelo conforto e estadia oferecidos, pelo contrário, o pagamento cobrado é a diversão e a satisfação dos hóspedes, hotéis deste tipo só têm em Reriutaba; são as casas dos anfitriões que como mesmo falam: “Fazem gosto em receber os amigos e parentes de fora”. Dizem que você sabe se realmente gostou de um lugar quando na hora de deixá-lo já começar a fazer planos de voltar outras vezes, pois bem, este sentimento é instigado naqueles que vem a essa terra, oferecer o que há de melhor é quase uma regra, dessa forma é impossível não ficar encantado.
Partilho do princípio que não existe mais interior, todos hoje têm os mesmos recursos das pessoas de cidade grande, compartilham das mesmas informações que passam simultaneamente em todo lugar, enfim, a evolução está para todos, inclusive para as cidades interioranas. As mudanças estão chegando cada vez mais rápidas e isso requer adaptabilidade da parte daqueles que fazem a sociedade em que estão inseridos, mudar é fundamental para o crescimento, mas sempre ao passo que ela ocorre é inevitável deixar algo para trás, geralmente coisas que não agregam valor para a vida de ninguém. A história de um povo que é reconhecido pelos seus feitos é lembrada principalmente por causa da forma de como eles se comportaram diante das adversidades, da incorporação dos novos conceitos de estilo de vida e principalmente por não deixar os seus princípios de lado. Tudo na vida exige transformações, menos as virtudes de cada um, pois elas são as mais nobres formas de demonstrar os valores pessoais e de se ensinar que sim, podemos todos viver bem um com outro respeitando as diferenças fazendo de nossa cidade um local que encanta aqueles que vêm de fora e proporciona aos que moram nela dizer: Eu tenho orgulho de viver aqui e fazer parte desta história!
Espero que não seja transformado jamais (até porque seria uma anulação da sua própria identidade) aquele jeito interiorano de lidar com as coisas, parece até uma forma ingênua, mas não, é a pureza de encarar a vida nos olhos de pessoas que com pouco conseguem compartilhar muito, fazem isso com satisfação e proporcionam alegria, isso não tem preço. Espero viver muito para ver a minha Reriutaba crescer cada vez mais com o que o mundo proporcionar de melhor, mas espero mesmo é vê-la renovando sua história a cada dia não esquecendo a sua essência e legado de gente humilde que posso afirmar com todas as letras: É o seu melhor “cartão de visitas”. Aquele cafezinho adocicado para as visitas e a boa prosa tem que continuar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário