domingo, 20 de julho de 2014

Fonte de vida perto do fim

Divulgação

ALERTA


Dentro de 20 anos, paisagens como este rio poderão existir apenas em nossa memória. Até lá, 2/3 do planeta estará sofrendo com a falta de água - e é preciso agir agora para tentar evitar uma tragédia maior

-  A  A  +
Apesar de o nosso planeta possuir mais água do que terra, 97% dessa água é salgada e imprópria para o consumo. Os 3% restantes poderiam ser usados, mas metade disso está em locais inacessíveis para o homem - que precisa de água para beber, usar na agricultura, no saneamento básico, na produção de alimentos etc.A SITUAÇÃO DO BRASIL
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem 11,6% de toda a água doce do planeta. Mais da metade desse tesouro está localizado no rio Amazonas - que abastece apenas a grande população das regiões próximas. Seu uso é inviável em outras partes do país devido à distância - transportar a água por milhares de quilômetros encareceria demais o produto.A situação é alarmante, mas parece que nós ainda não nos demos conta disso. Aqui, gasta-se cerca de cinco vezes mais água do que o necessário. Nosso consumo é de cerca de 200 litros por dia por pessoa, sendo que a OMS recomenda gastos de 40 litros por dia por pessoa. Este desperdício todo preocupa - afinal, o ser humano é capaz de ficar 60 dias sem comer, mas só resiste cinco horas sem água!Carlos Lemos da Costa, engenheiro especialista em Uso Racional da Água, de São Paulo, alerta que o governo deve fazer um programa para conscientizar a população, com propagandas na televisão e em escolas primárias. "Não adianta fazer campanhas periódicas. Elas devem ser duradouras e estimulantes, concedendo descontos às pessoas que economizarem", defende o especialista.ECONOMIZE!
Não é difícil economizar água. São pequenos atos que, no fim do mês, somam um tantão. Costa alerta para atitudes que podem ser adotadas, como colocar um arejador de vazão na torneira (R$ 15). "Isso reduzirá a saída de água, de 15 litros por minuto para 6 litros por minuto", explica o engenheiro. Há, ainda, dispositivos que, se instalados no cano do chuveiro, regulam o consumo.Existem também mudanças em massa que podem ajudar na economia. Um exemplo é o que foi feito na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Lá, uma grande campanha incentivou a troca do modelo de vaso sanitário usado nas casas, por um bem mais econômico. A partir daí, a cidade se tornou o local com o menor consumo de água per capita da história. "Esta seria uma boa alternativa. Se houvesse uma campanha, a troca das bacias ficaria mais barata", afirma Carlos.FAÇA UM BOM USO DA ÁGUA- Não escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta. Isso economiza até mil litros de água por mês.
- A cada minuto no banho, aproximadamente 20 litros de água são desperdiçados.Por isso, tente reduzir seu tempo no chuveiro.
- Quando for lavar a louça, deixe-a antes de molho e feche a torneira enquanto ensaboa. Isso economiza cerca de 100 litros de água por dia.
- Só coloque a máquina de lavar louça ou de lavar roupas para funcionar se elas estiverem cheias.
- Não utilize mangueira, nem para lavar o carro, nem para lavar o quintal. Use sempre um balde. Você pode aproveitar a água usada na máquina de lavar roupa, e economizar também sabão!
- Varra a calçada com vassoura - mangueira não foi feita para varrer!
- Regue as plantas no final da tarde ou à noite pois sem sol, não há evaporação, e as plantas absorvem a água até a raiz, sem desperdícios.
- Não use o vaso sanitário como lixeira ou como cinzeiro. Isso fará com que você só dê descarga quando necessário, ou seja, quando for de fato ao banheiro!
- Atenção aos vazamentos. Torneiras pingando gastam mais de mil litros por mês.Aprenda a calcular o seu potencial de economia.EXEMPLO DE FORA
Como o problema é mundial, o Brasil não é o único país que precisa adotar medidas de economia. O México e o Japão, por exemplo, já se adiantaram. Confira o que mudou nesses dois países:JapãoLá, há reutilização da água do esgoto. Isso mesmo! Os orientais aproveitam a água - depois de tratada - em processos industriais. A água que vem dos ralos do box ou das banheiras também pode seguir por um cano até um pequeno reservatório e reabastecer os vasos sanitários de prédios, hotéis e hospitais.México
Em 1991, foi implantado um programa que consiste na substituição de válvulas de descarga dos vasos sanitários. Cinco mil litros de água são economizados por segundo.VOCÊ SABIA?
A agricultura consome cerca de 70% da água doce disponível, por meio da irrigação. Só que há muita perda de água, que chega a evaporar antes mesmo de entrar em contato com a raiz da planta. Por isso, existe o Processo de Gotejamento. "Com ele, a água é gotejada na raiz e a perda torna-se mínima" explica o engenheiro Carlos Lemos da Costa.

Fonte: planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário