terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Varjota: Araras bate recorde com 10%, adutora de Crateús finalizando e previsão de seca


Açude Araras bate recorde negativo e histórico e chega a 10% de sua capacidade e mais de 16 metros abaixo do nível de sangria, isso nunca havia acontecido na história de quase 60 anos do açude, a última vez que havia secado tanto foi no final de dezembro de 1993, quando alcançou o índice de 11%. O sofrimento do Araras é grande, em locais considerados de grandes profundidades, as pontas de ilhas e árvores submersas já dão sinais que está próximo de secar. Na nossa caminhada pelo o leito do açude, verificamos extensas regiões secas e estreitas águas onde ainda tem. Parte da parede do açude Ararinha já está sendo descoberta (Fotos e vídeo), o mesmo foi feito para ajudar na construção do açude Araras.
A previsão agora está se tornando maior sobre uma nova seca, é o que diz o INPE, no relatório dos meses de dezembro 2014, janeiro e fevereiro de 2015, onde já pega 2 meses do chamado inverno da nossa região, nessa previsão está o Ceará por inteiro.
Foto:Fábio Dourado


Previsão para DJF/2015

A previsão por consenso para o trimestre dezembro de 2014 a fevereiro de 2015 (DJF/2015) atribui a maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos na categoria abaixo da normal para o norte da Região Norte, com distribuição de probabilidades: 20%, 35% e 45% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.A previsão de maior probabilidade dos totais pluviométricos se situarem abaixo da média também se aplica ao norte da Região Nordeste, porém com distribuição de probabilidades: 25%, 35% e 40% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.Para o sul da Região Sul, permaneceram condições favoráveis à ocorrência de precipitações pluviométricas abundantes, embora com maior incerteza, o que levou à previsão de maior probabilidade das chuvas situarem-se dentro da faixa normal, com a segunda faixa mais provável a da categoria acima da normal, com a seguinte distribuição de probabilidades: 35%, 40% e 25%, para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.

Para as demais áreas do Brasil, a previsão indica igual probabilidade para as três categorias. Esta previsão levou em consideração principalmente a persistência de condições típicas de El Niño no decorrer dos próximos meses. As temperaturas podem variar entre valores normais e acima da normal climatológica na maior parte do País.


Matéria completa aqui


Se as previsões estiverem certas, teremos outra seca e para piorar o governo do estado está tampando o sol com a peneira, as obras da adutora que vai levar água para Nova Russas e Crateús já se aproxima da finalização. Se for seca mesmo os responsáveis pelo o açude Araras terão que optar: Manter do jeito que tá e acrescentar mais Crateús e Nova Russas, assim o açude secará no verão de 2015 (nosso verão), fechar as comportas D'água da galeria do Araras e deixar várias cidades e distritos na região norte sem água mais levar água para Crateús e Nova Russas, dessa forma deve aguentar até 2016, por que é das comportas que mais faz o Araras secar, ou não levar água para Crateús e Novas Russas, racionar mais ainda das comportas e racionar da população talvez chegue em 2016 com água, mesmo sendo seca em 2015.

Adutora de Crateús

As obras da Adutora que trará água para Crateús chegaram à cidade e avançam rumo a estação de tratamento da Cagece, no bairro Planalto. Já passaram pelo bairro Cidade 2000 e agora chegaram ao centro, na Rua Padre Macedo e imediações.
A Adutora tem uma extensão de 150 km e a sua função é evitar o colapso no abastecimento de água de Crateús e Nova Russas. Iniciou em agosto a partir do Açude Araras, no município de Varjota.

A expectativa da população é de que o equipamento resolva a situação de falta de água ocasionada pela prolongada estiagem. A Prefeitura Municipal, por sua vez, segue com investimentos em perfuração de poços, Operação Pipa e dessalinizadores a fim de amenizar os graves efeitos da seca. Matériaaqui


Obs.: Atenção aos sites copiadores, blogs e outros, não esquecer de mencionar a fonte dessa forma: Fonte: Varjota em Destaque.com / Varjota Notícias.com / Varjota em Alerta.com , pois é uma parceria entre estes três sites, e são os únicos que trazem a realidade com tantos detalhes sobre a situação do Açude Araras e matérias mais importantes do município de Varjota.

Assista ao vídeo exclusivo abaixo:

Ele detalha a região do Balneário, Ararinha com a descoberta do açude Ararinha, medição na parede, percurso das medições até as proximidades da torre da galeria, e também na saída D'água para o rio Acaraú na turbina, confira:




Veja mais fotos exclusivas:




























































Fonte: Varjota em destaque via Varjota notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário