sábado, 28 de dezembro de 2013

RERIUTABA: PREFEITURA ESTÁ FAZENDO LIMPEZA DO AÇUDE DO DISTRITO DE CAMPO LINDO


 
Fotos: Nenem Melo(Produções) Reriutaba -CE

Polícia ‘estoura’ fábrica de armas no Sertão Central

Uma operação sigilosa envolvendo policiais da Delegacia Regional de Quixadá e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) resultou, na manhã de ontem, na descoberta de uma fábrica de armas de grosso calibre na região entre Quixadá e o Município de Ocara (95Km de Fortaleza).

Segundo informações preliminares da Polícia Civil, armas de grosso calibre, como submetralhadoras, escopetas e carabinas eram fabricadas na região e serviam para municiar quadrilhas que vinham atacando bancos no Interior cearense, especialmente das regiões do Sertão Central, centro-Sul, Maciço de Baturité e Vale do Jaguaribe.

Prossegue
Conforme o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Rommel Kerth, procurado pela Reportagem no fim da tarde de ontem, todas as informações sobre a operação não poderiam ainda ser reveladas, visto que as diligências ainda estavam em andamento.

Segundo Kerth, pelo menos uma pessoa já havia sido presa e as diligências visavam a captura de outros envolvidos na fabricação do armamento pesado.

A fábrica de armas de fogo teria sido montada em Ocara e a Polícia Civil chegou ao local depois de investigações sigilosas feitas a partir da identificação e prisão de envolvidos nas ações contra agências bancárias naquela região do Sertão. O trabalho sigiloso da DRF culminou na informação sobre o armamento que os bandos usavam nos ataques em cidades de pequeno e médio porte. Ao estilo do ‘novo cangaço’, os assaltantes rendiam os moradores depois de sitiar as cidade. Em seguida, os policiais do lugar eram vítimas de emboscada nos próprios prédios dos destacamentos e pelotões, sendo alvo de tiros e, assim, impedidos de sair para tentar impedir o ataque.

Nos bancos, outra parte da quadrilha se encarregava de colocar explosivos nos caixas eletrônicos e cofres para destruir os equipamentos e ter acesso ao dinheiro. Isso se repetiu, pelo menos, 43 vezes. Alguns ataques foram bem sucedidos para os ladrões. Outros, acabaram sendo frustrados pela inabilidade dos ladrões em manusear os artefatos ou pela intervenção policial.

Cidades
As cidades cujos ataques foram seguidos de explosões de bancos se espalham por praticamente todas as regiões do Estado do Ceará, entre elas, São Gonçalo do Amarante, Senador Sá, Monsenhor Tabosa, Pacatuba, Jijoca de Jericoacoara, Tejuçuoca, Palmácia, Morada Nova, Apuiarés, Jaguaribara, Tamboril, Senador Sá, Pentecoste, Monsenhor Tabosa e Aracati.
Mais recentemente, duas operações da Polícia Militar resultaram em tiroteios que terminaram na morte de, pelo menos, sete assaltantes. A primeira ocorreu após o ataque à cidade de Itarema, no litoral Oeste do Estado (237Km de Fortaleza), onde um confronto deixou dois bandidos mortos, além de um morador daquela cidade. A Polícia apreendeu um forte armamento e explosivos usados pelos ladrões. Parte do bando foi presa posteriormente.

Já em Ararendá, um confronto deixou seis mortos, entre eles, um soldado da Polícia Militar que trocou tiros com os ladrões em fuga. Posteriormente, em um cerco da PM, cinco assaltantes também tombaram.
Conforme dados oficiais, neste ano, foram registrados 88 ataques a bancos e postos bancários no Estado do Ceará. Os três últimos aconteceram num único dia, 11 de dezembro, quando agências foram assaltadas em Fortaleza, Ararendá e Ocara.
E foi a partir da ação da quadrilha que agiu em Ocara, quando um cofre do Banco do Brasil foi roubado pelos ladrões, que a Polícia Civil aprofundou as investigações e, ontem, chegou ao local onde as armas dos criminosos eram fabricadas.

Prisão
Em outra operação realizada ontem, policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), destacados na Companhia Comando Tático Rural (Cotar), sob o comando do capitão Rodrigues, capturaram um suspeito de assaltos a bancos no Vale do Jaguaribe.

A prisão aconteceu na cidade de São João do Jaguaribe (213Km de Fortaleza), onde foi preso Rael Paula da Silva, 21. Ele realizava manobras perigosas em um Gol preto nas proximidades da sede do Destacamento da PM da cidade, quando oi abordado. Com ele, foi encontrado um revólver de calibre 22. Segundo a Polícia, ele teria participado do assalto à agência do Bradesco local no dia 26 de julho último.
Fernando RibeiroEditor de Polícia
Fonte, DN
Compartilhe este artigo :

Crato-CE: Jovem com faca na cintura é morto com nove tiros

André Costa
João Carlos foi assassinado com nove tiros (Foto: Chinês/Agência Miséria)
O agricultor João Carlos Lobo Lopes, de 21 anos, foi assassinado com nove tiros de revólver calibre 38 por volta das 10 horas desta sexta-feira (27) na Rua Pedro Gomes Norões, bairro Muriti, em Crato. Segundo testemunhas, o crime teria sido um desmembramento de uma agressão realizada na noite anterior.

Carlos teria agredido e ameaçado o pai do acusado – que ainda não teve sua identidade revelada pela polícia – e, hoje, foi surpreendido com nove tiros que atingiram as regiões da cabeça, peito, costas e braço. Carlos tombou morto na porta da casa de sua prima.

A vítima estava com uma faca na cintura (Foto: Chinês/Agência Miséria)

A vítima residia na Rua Barão do Rio Branco (Muriti) e, segundo a polícia, já respondia pelos crimes de furto, tráfico, violência doméstica e receptação. Ele foi morto com uma faca na cintura e alguns papelotes de droga no bolso.

O acusado continua foragido.

             Fonte, Site Miséria 

Homem é encontrado morto a pauladas e dois suspeitos presos em Ipueiras

Por volta de meio-dia de ontem, quinta-feira (26/12) mais um achado de cadáver foi registrado na cidade de Ipueiras, entre os bairros Vamos Ver e Vila Sabóia.
A vítima até o fechamento da matéria não havia sido identificada.
Populares acionaram a polícia militar para o local e constataram que o corpo já estava em avançado estado de decomposição, tendo uma equipe da perícia Forense se deslocado para o local para os primeiros levantamentos. 
Logo em seguida, a polícia militar recebeu denúncias anônimas de que a vítima foi morta violentamente a pauladas e que os autores estariam escondidos em uma casa no bairro Vila Sabóia. Sob o comando do St Nertan, juntamente com os policiais Martins e Joel realizaram diligências e se depararam com os autores os quais tinham as mesmas características recebida na denúncia anônima.
Suspeitos do crime
De acordo com a Polícia durante a abordagem policial os indivíduos identificados como sendo Olavo Carvalho de Oliveira, 30 anos  e Jânio Pereira dos Santos, 92 anos ambos natural de Crateús confessaram o delito e revelaram que usaram um pedaço de pau para matar a vítima depois de uma discussão durante uma bebedeira. 
Eles foram levados para a delegacia Regional de Crateús onde foram devidamente autuados por homicídio e em seguida recambiados para a cadeia pública de Ipueiras.
Fonte: Ipu Notícias

Banda faz sexo oral durante show e o caso vai parar na justiç


Banda faz sexo oral durante show e o caso vai parar na justiça
10:30:00 Postado por W Passos 

A banda Chica Égua com letras de duplo sentido, e muitas vezes de sentido direto, que levam pessoas a praticarem gestos obscenos e fazerem apologias ao uso de drogas e desvalorização da mulher vem sendo alvo de críticas e investigação pelo Ministério Público, desde que algumas fotos vazaram nas redes sociais de mulheres praticando sexo oral em homens em cima do palco durante um das apresentações da banda em uma casa de shows em Teresina, capital do Piauí.

O promotor de justiça, Francisco de Jesus, titular da Promotoria da Mulher afirma que os envolvidos estão sendo identificados e que os integrantes da banda poderão sofrer processos jurídicos e civis, mas que poderão continuar realizando seus shows, desde que, mudem as letras de seu repertório, senão poderão ser autuados em flagrante.
Foi apresentado na Câmara dos Deputados, um projeto de autoria do deputado João de Deus (PT), que proíbe o apoio, patrocínio e incentivo a esses tipos de bandas, que ele chamou de "cultura suja". 

Fonte: ocontroledamente.com

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Menina de 11 anos é estuprada pelo vizinho e desmaia durante a violência sexual, na Paraíba

Vítima recebendo atendimento médico (Foto: Reprodução/ Portal Midia.Net)
Uma criança de 11 anos foi violentamente estuprada e o suspeito do crime é o vizinho dela, um jovem de 22 anos que está foragido. O crime ocorreu no Dia de Natal, mas o caso foi denunciado nessa quinta-feira (26). O fato foi registrado no distrito de ‘Zumbi’, na cidade de Alagoa Grande, no Brejo do estado a 107 km de João Pessoa. Durante o abuso, a menina desmaiou.

Segundo o presidente do Conselho Tutelar de Alagoa Grande, Alessandro Nunes, a menina teria sido atraída para a casa do acusado onde foi violentada. “A garota participava de uma festa na casa da irmã dele. O suspeito estava bebendo e atraiu a menina até sua casa sob a promessa de lhe dar um dinheiro. A menina, que sempre dormia na casa dele para fazer companhia a esposa do acusado, foi e quando chegou na frente da residência foi arrastada e estuprada”. A mulher do suspeito estava na casa de parentes, em João Pessoa, quando ocorreu o crime.

O caso veio à tona porque o hospital da cidade informou para o Conselho Tutelar que uma menina estava interna vítima de abuso sexual. “Recebemos a informação do hospital e fomos lá. Quando chegamos na unidade a menina revelou como ocorreu o estupro. Ela não teria denunciado porque sofreu ameaça de morte”.

A menina foi levada para o Instituto de Polícia Cientifica (IPC) de Guarabira onde os peritos confirmaram a violência sexual. “A perita ficou assustada devido a violência do ato. A vagina da menina tinha coágulos de sangue, o que impossibilitou o exame ser mais complexo. Ela sentia muitas dores. Há indícios de que ele também tenha feito sexo anal com ela”, comentou o conselheiro. Ela será acompanhada por psicólogos.

A garota foi transferida para o Instituto Saúde Elpídio de Almeida (Isea) de Campina Grande. A vítima tomou uma medicação para evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. A menina passou mal após a ingestão dos coquetéis e precisou ficar internada em observação.

O caso foi denunciado às autoridades policiais da cidade. Buscas foram feitas na residência e, segundo o Conselho Tutelar, roupas sujas e papel higiênico sujos de sangue foram encontrados na casa. Até o fechamento dessa matéria o suspeito ainda não tinha sido preso.

Fonte, Portal Correio 
Compartilhe este artigo :

Sam Alves é o vencedor da 2ª edição do The Voice Brasil

Sam Alves
Sam foi escolhido por 43% do público (Arte: Felipe Belarmino)
Sam Alves é o campeão da 2ª edição do The Voice Brasil! Na final, realizada nesta quinta-feira (26), o cearense, que disputava contra outros 3 participantes, foi o escolhido por 43% do público. Com isso, Sam foi premiado em R$ 500 mil e irá fechar um contrato com uma grande gravadora.
A decisão do reality show começou com uma apresentação que contou com a presença dos 4 finalistas. Sam, Lucy Alves, Pedro Lima e Rubens Daniel interpretaram “Não Quero Dinheiro (Eu Só Quero Amar)”, sucesso de Tim Maia.
Após apresentação da campeã da 1ª edição do programa, Ellen Oléria, o cearense tomou conta do palco. Com um visual all black, o representante do time da Cláudia Leitte apostou em uma música que pudesse cantar em português e inglês: ‘Hallelujah’, de Leonard Cohen.
Com a escolha, Sam emocionou o público. Depois de dupla performance de Pedro Lima – que dividiu palco com Lulu Santos e cantou solo “Me dê motivo”, de Tim Maia – Sam novamente tomou o foco das atenções. Junto a Cláudia Leitte, o cearense interpretou “A camisa e o botão”, da banda Babado Novo. “O Sam tem um carisma, um brilho, algo que destaca ele de todos os outros”, disse a técnica ao comentar a escolha da música do dueto.
               Fonte, Zoeira Via DN 

PROFETAS da CHUVA > Organizadores de Encontro tradicional aprontam últimos detalhes

Quixadá > O Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central e a Mungango Produções estão concluindo os últimos detalhes para a realização do XVII Encontro dos Profetas da Chuva, realizado tradicionalmente na cidade de Quixadá.

A novidade para 2014 será o Seminário “Convivência no Semiárido” com a participação de pesquisadores e educadores da área. Eles vão discutir com os protagonistas do Encontro sobre as melhores condições de convivência em regiões semiáridas.

No Encontro realizado no início deste ano, na Associação de Ovinos e Caprinos do Ceará (Acocece), 14 dos 24 profetas participantes, anunciaram chuvas tardias no Ceará, chegando somente a partir de março, abaixo da média pluviométrica de 700mm.


                                Fonte, DN 
Mobilizados para mais um Encontro de Profetas da Chuva, estudiosos populares da natureza de várias cidades do Ceará e de estados vizinhos estão concluindo suas observações para apresentação no tradicional evento, realizado no segundo sábado de janeiro de 2014, neste município.

Eles não divulgam seus prognósticos antes da cerimônia especial promovida pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central. Esperam o momento certo para levarem ao conhecimento público as boas ou más notícias, principalmente para o sertanejo dependente da natureza para ter boa colheita no campo.

Além da herança histórica, a crença do homem do campo nos "Profetas da chuva" está associada aos acertos em suas previsões. A maior parte deles encontra nos sinais dos pássaros, dos insetos, na flora e nos astros, a chegada ou não de um bom inverno.

No encontro realizado no início deste ano, na Associação de Ovinos e Caprinos do Ceará (Acocece), no caminho do Açude Cedro, nesta cidade, 14 dos 24 profetas participantes, anunciaram chuvas tardias no Ceará, chegando somente a partir de março, abaixo da média pluviométrica de 700mm. O prognóstico se configurou e também foi o mesmo apontado pelos órgãos oficiais que tratam do assunto.

O comerciante João Soares e o engenheiro químico Helder Cortez garantem tratar-se de uma tradição cultural, com o objetivo de preservar os costumes herdados de pai para filho sertão adentro.

"Muitos curiosos ficam impressionados com a habilidade e a metodologia de observação utilizada pelos profetas da chuva. Apesar de descontraído, trata-se de um rico momento de demonstração da cultura popular, voltada para a ciência da natureza, apresentado por esses cientistas rurais", ressalta Soares.

O agricultor Francisco Leite Filho, o Chico Leite, é um deles. Segundo ele, a barra da Lua de 18 de outubro, o movimento das formigas de roça e as revoadas dos tetéus para construírem seus ninhos, em busca de lugares afastados da cama d´água do Açude do Cedro, onde ele cria gado em um dos lotes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), são sinais suficientes para antever a situação do próximo inverno.

Com a proximidade do ciclo chuvoso as observações se acentuam, dando mais segurança ao seu pronunciamento.

Outro Chico, o Leiteiro, observa as "carregações" do tempo, as plantas, abelhas para fazer seu prognóstico. Conforme ele, quando os inchuís ou colmeias de marimbondos, também conhecidos como capuxus ou vespas do papel, estão novinhos, no início do ano, é sinal de bom inverno. Associando essas observações ao movimento de outros insetos, do vento, das nuvens e dos astros, tira suas conclusões para o período invernoso a seguir.

Além de poeta popular, o profeta Erasmo Barreira tem como certa a chegada de inverno observando a árvore do juazeiro carregada e na casa do João-de-barro. Curiosamente, a natureza deu a esse pássaro o dom de construir seu ninho em forma de forno com a porta virada para o poente quando vem chuva, no nascente. O bagaço de formigueiro também é outra prova de chuvarada por vir. Aprendeu tudo com o pai, José Pergentino Barreira. No início ele levava as previsões do pai para o Encontro. Chegou a receber o título de "Profeta de Procuração". Hoje é um dos mais conceituados participantes do evento.

"Este ano, o Encontro, promovido com o objetivo de prenunciar a quadra chuvosa no sertão do Ceará através da sabedoria popular chega a sua 18ª edição", explicou João Soares, presidente do Instituto.

Será realizado novamente na Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece). A expectativa é de previsão positiva para o agricultor, castigado pela estiagem nesses dois últimos anos. As chuvas de pré-estação em dezembro, principalmente na região do Cariri, é um bom sinal.

Também choveu em Quixadá nos últimos dias, mais de 60mm. "Alguns pequenos açudes da nossa região até já começaram a tomar água. Coisas assim trazem esperança para o sertanejo", completou Soares.

Previsão

Conforme o meteorologista Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas de pré-estação cessaram por alguns dias, mas podem voltar a ocorrer em janeiro.

Segundo ele, elas são provocadas pelo sistema de vórtices ciclônicos de altos níveis. Como são muito irregulares, não dá para prever ao certo quando retornarão. Esse fenômeno é muito diferente da Zona de Convergência Intertropical, responsável pela estação chuvosa no Ceará, já bem definido e acompanhado pelos especialistas da Funceme.

Quanto à participação de representantes do órgão oficial de meteorologia do Estado no Encontro dos Profetas da Chuva, em nome da entidade o meteorologista explicou estarem concentrados em estudos mais elaborados, tanto tecnicamente com cientificamente, com utilização de equipamentos mais sofisticados e até estatísticas.

"Por conta dessas mudanças não se moldam aos estudos populares. Mesmo assim a Funceme considera valiosas as observações e prognósticos apresentados por eles", explicou.

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Mais informações
Instituto de Pesquisa de Violas e
Poesia Cultural Popular do Sertão
Central- (88)9631.1416
Funceme
Telefone: (85)3101.1117
Compartilhe este artigo :

Morre o empresário reriutabense Fernando Taumaturgo



O Empresário Fernando Taumaturgo 59 anos, veio a óbito no hospital do Coração de Messejana em Fortaleza. O mesmo havia feito um cirurgia no coração no dia 11/12/13, e estava em recuperação mas infelizmente não resistiu.
Fernando era casado atualmente com a Sra. Deusimar Paiva, com quem não teve filhos, mas do primeiro casamento com a Sra. Luizianne Castro, Fernando deixa um casal de filhos, Fernandinho Castro e Luciana Castro.
Ele era  proprietário da Motocicle(oficina e lojas de peças de motos em Reriutaba), e pertencente a tradicional família Taumaturgo.
O corpo do Empresário Fernando Taumaturgo será sepultado em Reriutaba.
     Fonte: Reriutaba Mais Notícias, com informaçãoes de Galeno Taumaturgo
     Foto: Facebook

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Reveillon em Reriutaba


Dia 31 de dezembro, réveillon 2014, com Banda Forró Charme e Manu Castro e Banda Forró Memórias.
Relização: Governo Municipal de Reriutaba. Apoio: Governo estadual.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ônibus que transporta feirantes para Ipu sofre acidente entre Cariré e Jaibaras

Nas primeiras horas desta sexta-feira aconteceu um acidente com um ônibus que leva feirantes para a Feira Shopping Chão em Ipu. O fato ocorreu por volta das 00h30min de quinta-feira para sexta-feira (20) na Ce 183, entre Cariré e Jaibaras.
Há informações de que chovia muito na região e o ônibus que conduzia os feirantes de Fortaleza via Ipu teria estourado o pneu e o motorista não conseguiu controlar o veículo que bateu em uma árvore.
Ainda segundo informações vários passageiros ficaram feridos e um passageiro mesmo com o braço fraturado ajudou outros feridos no acidente desta sexta-feira. 
Fonte: Ipu Notícias
(com informações do Blog Bairro Padre Palhano)

Solenidade de término de curso do 9° ano da Escola Marcelo da Cunha de Oitizeiro

A escola Marcelo da Cunha Araújo realizou na última sexta-feira(13/12),a festa de término de curso do ensino fundamental(9° ano). A escola formou neste ano 20 alunos que estão aptos a prosseguir os estudos no ensino médio.
O evento foi aberto com uma santa missa, celebrada por Pe. Ribeiro na igreja de Santo Expedito em Oitizeiro, e logo em seguida aconteceu a recepção dos convidados e padrinhos da turma no Champpyon Club,onde prosseguiu a festa com discursos da diretora Luciana, Secretário de Educação Chico Braga, secretário de segurança Daniel Memória(que substituiu o prefeito Galeno Taumaturgo) e vereador Chico Carnaúba, além de outros convidados e representantes políticos e da educação. Todos citaram a importância da educação aos jovens e os incentivaram a prosseguir os estudos. No decorrer do evento ainda houve confraternização com um jantar para todos, com direito a decoração e sessões de fotos com os concludentes.
A organização do evento ficou por conta do núcleo gestor da escola, estando a frente o agente administrativo Jardesson Galvão, que além de incentivar os alunos para que ocorresse a festa, criou um belíssimo convite com formato da página principal do facebook, em homenagem aos jovens que nesta era da informática estão sempre envolvidos na onda das redes sociais. A criação do convite também chamou atenção tanto do padre como de autoridades presentes, os quais falaram da importância da internet e dos perigos que ela pode causar tanto aos jovens adolescentes como aos adultos.
Dos concludentes destacamos a aluna Iara Cunha, que .mesmo com suas limitações de necessidades especiais(síndrome de down), concluiu com os demais, evoluindo não só intelectualmente, mas adquirindo amigos, compartilhando emoções e vivendo normalmente junto com todos, respeitando e sendo respeitada.
Tá de parabéns ela, tá de parabéns a escola e os alunos, e a mãe que a incentivou, colocando-a na escola desde criança(ensino infantil), mesmo sem haver na comunidade uma escola para crianças especiais.
- Apesar das crianças especiais não evoluírem tanto como uma escola para necessidades especiais, com a convivência eles aprendem a conviver, compartilhar amizade e muitas outras coisas, fazendo com que eles se sintam bem e com isso adquirem mais conhecimentos e evoluem psicologicamente.
                Fonte, ReriutabaNoticias

Convite
Aluna Janiele, oradora da turma
                            
aluna Iara Cunha
Compartilhe este artigo :

Chuvas levam esperança ao Interior do Ceará

Começou a pré-estação chuvosa no Ceará e de forma intensa. Na madrugada de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 43 municípios. As precipitações ficaram concentradas nas regiões do Cariri e Sul Jaguaribana, no sudeste do Estado. O maior registro foi no município de Barro (167 milímetros), seguido de Abaiara (122mm) e Milagres (120mm).
De acordo com a Funceme, a previsão para as próximas 48 horas é de ocorrência de chuvas localizadas em todo o Ceará, com maior probabilidade para as regiões Centro-Sul e Sul. "As mais recentes precipitações foram ocasionadas por influência de uma área de instabilidade, de convergência de umidade, formada no Sul do País e que chegou ao Norte da Bahia e Sul do Piauí", explicou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. "São formações típicas da pré-estação que está começando no Ceará".

Os dados meteorológicos demonstram que as precipitações não chegaram a Fortaleza porque a área de instabilidade estava associada a um sistema de cavado de altos níveis, semelhante a um vórtice ciclônico.

"Há uma tendência de mudança de posição e isso pode favorecer precipitações na Capital", observou Fritz. No fim de semana passado, já ocorreram precipitações isoladas na região do Cariri, mas as chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira foram bem mais intensas e chegaram a mais de 40 municípios do Estado. Acima de 100 milímetros houve ocorrência em oito cidades, além de Barro, Abaiara e Milagres, a Funceme anotou chuvas em Cedro (111mm); Brejo Santo (108mm), Umari (108mm), Mauriti (101mm) e Jati (100mm).

As chuvas de pré-estação têm a característica de serem isoladas, diferentemente das ocorrências da quadra invernosa no período de fevereiro a maio, no sertão cearense, que são favorecidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sendo generalizadas. Ontem, por exemplo, a Funceme registrou na sede urbana de Barro chuva de 89mm, enquanto que na localidade rural de Cuncas foram 167mm. "Essa variação é típica de chuvas localizadas, do período da pré-estação", disse Fritz.

Na tarde de ontem, técnicos da Funceme, e também do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), estiveram reunidos, por meio de videoconferência, para a troca de informações meteorológicas, análises de dados coletados por boias oceânicas, postos de observação, navios, satélites e ainda avaliações de modelos com temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico. Com base nessas informações, o CPTEC/Inpe divulga prognóstico de chuva e previsão do tempo para o Brasil, incluindo o Nordeste. "São dados preliminares, importantes, mas, por ter uma abrangência mais geral, devem ser analisados com cuidado", explica o meteorologista Fritz. "No Nordeste, há ocorrência de chuvas e condições climáticas diferenciadas, no sertão, Litoral Norte, Litoral Leste, Zona da Mata e agreste".

Prognóstico

Por volta do próximo dia 20 de janeiro de 2014, a Funceme vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra invernosa de 2014. A cada mês, os dados serão atualizados. "Até março é comum ocorrer mudanças significativas", explica Fritz. "Dessa forma o modelo atual pode variar em fim de janeiro e nos meses seguintes". "Um dos dados mais importantes é a localização da Zona de Convergência Intertropical, que favorece a ocorrência de chuvas no Ceará.

Além das chuvas no Sul do Ceará, houve precipitações isoladas em municípios dos Inhamuns e do Sertão Central: Aiuaba (14mm), Arneiroz (3mm), Saboeiro (2mm), Campos Sales (23mm), Monsenhor Tabosa (8mm) e Quixadá (6mm).

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa, observou que nos últimos dias, o tempo permanece nublado e que a esperança de um bom inverno renasce no coração dos agricultores. "Historicamente, coincidência ou não, os anos que terminam em quatro são de cheias ou de boas chuvas", disse. "Vamos torcer para que isso se repita em 2014".

Enquanto os técnicos analisam as condições meteorológicas, no campo os produtores rurais vivem a expectativa de um bom inverno, depois de dois anos seguidos de seca no sertão cearense. "A nossa esperança é de que a chuva volte com força total", disse o agricultor, Manoel Bezerra, do município de Cedro. "Em janeiro, a gente quer começar a preparar a terra para o plantio do milho e feijão".

"Se não tivermos boas chuvas, a situação vai se agravar com perdas importantes de renda dos produtores rurais", observa o gerente regional da Ematerce em Iguatu, Joaquim Virgulino Neto. "O Ceará tem necessidade de precipitações intensas para que ocorra a recarga de água nos reservatórios, e não apenas chuvas para a produção agrícola".

São as chuvas intensas, de enxurradas, que fazem com que os rios, riachos e córregos fiquem cheios, desaguando nos açudes e elevando o nível dos reservatórios, que estão reduzidos e em situação muito crítica no Ceará. "Na tradicional missa de celebração do Ano Novo, vamos fazer uma prece especial para termos um bom inverno em 2014 no Ceará", anunciou o padre Carlos Roberto Alencar, da paróquia de Senhora Sant´Ana, em Iguatu.

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER
                                Fonte, DN
Mais informaçõesFunceme em Fortaleza
Av. Rui Barbosa,1246/Aldeota
Fone: (85)3101.1117
Site: www.funceme.br
Compartilhe este artigo :