quinta-feira, 24 de julho de 2014

Projeto leva 180 alunos para sessão de cinema


24.07.2014

Estudantes da rede pública da Capital e do Interior participaram da ação, que visa unir ensino e diversão

Image-0-Artigo-1664966-1
Os estudantes assistiram ao filme "Malévola" e, após a sessão, discutiram temáticas relacionadas à história da película
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Em 17 anos, o projeto cearense Jornal na Sala de Aula tem transformado a vida acadêmica decrianças e adolescentes de todo o Estado com a proposta de aproximar o jornalismo e a educação para melhorar o aprendizado. Por meio de atividades culturais e da utilização da mídia impressa como ferramenta pedagógica nas escolas, a iniciativa, desenvolvida pelo Diário do Nordeste em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), estimula a leitura, a escrita, a interpretação e a expressão verbal.
Como parte do trabalho que une ensino eentretenimento, o programa levou, ontem, 180 alunos de colégios da rede pública do Ceará para uma sessão de cinema exclusiva em um shopping de Fortaleza. Participaram da ação estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. César Cals, na Capital, e da Escola de Ensino Fundamental Minelvina Maria da Conceição, do município de Ocara. A cidade do Interior foi a primeira das 60 localidades do Estado que já receberam o projeto.
Cleyton Queiroz, coordenador da iniciativa, afirma que o foco do Jornal na Sala de Aula é transformar o periódico em material educativo, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e ampliando o acesso à informação. As notícias e reportagens são trabalhadas para aperfeiçoar a compreensão textual, o letramento, o vocabulário, além de levar discussões sobre temas atuais.
Em paralelo, segundo Queiroz, o projeto promove visitas a exposições, circos, espetáculos de teatro e sessões de cinema como forma de associar o conteúdo visto na escola às experiências fora dela. "Essas atividades também são fundamentais na inclusão social dessas crianças e adolescentes. Muitos deles talvez não tivessem a oportunidade de ver um filme no cinema se não fosse pelo Jornal na Sala de Aula", afirma.
Discussões
Os estudantes da cidade de Ocara e da Capital assistiram ao filme Malévola. Conforme o coordenador do projeto, após a sessão, os alunos são estimulados a discutir temáticas relacionadas à história. "É uma maneira de incentivar reflexões e fazer com que eles tenham um momento lúdico, de desenvolvimento da criatividade", diz Queiroz.
Para os meninos que participaram da ação, o cinema é mais que entretenimento. "Dá para aprender muita coisa. Gosto muito dos filmes de animação e de 3D porque são mais interessantes", diz a aluna Sâmia dos Santos, 9 anos, da Escola Minelvina Maria da Conceição.
Na visão de Sérgio Barros, diretor da instituição, a iniciativa é importante para divulgar a cultura e fornecer novas experiências. "Eles voltam com um outro mundo na cabeça e nós podemos explorar essas mudanças na sala de aula. Torna-se um momento de lazer e educativo", ressalta.
Neste ano, o Jornal na Sala de Aula contará com novidades. A primeira é a realização de um concurso para a escolha do nome do mascote do projeto. Alunos de todas as idades poderão se inscrever na disputa, que deverá acontecer até o fim do ano. Além disso, na próxima semana, estudantes dos municípios de Ocara, Maracanaú e Limoeiro do Norte terão um dia de lazer no parque ecológico Ecopoint, em Fortaleza.

Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário