sábado, 7 de março de 2015

Reriutaba se une a cidades vizinhas para implantação de Consórcio de resíduos sólidos

As dificuldades financeiras e a fragilidade da gestão de grande parte dos municípios brasileiros para a solução dos problemas relacionados aos resíduos sólidos abrem espaço para que as cidades se organizem coletivamente visando a construção de planos intermunicipais de gestão integrada de resíduos sólidos.
Nesta quinta-feira (26-02-15) os prefeitos de Ipu, Sr. Carlos Sérgio Rufino Moreira (PCdoB); prefeita de Hidrolândia, Sra. Maria de Fátima Gomes Mourão (PSD); prefeita de Pires Ferreira, Sra. Maria Marfisa Lopes Aguiar (PSB); prefeita de Varjota, Sra. Rosa Cândida de Oliveira Ximenes (PMDB) e o prefeito de Reriutaba, Sr. Galeno Taumaturgo Lopes (PSB) em reunião consolidaram a formação de um Consórcio, bem como sua legalização.
Na ocasião ficou formalizado a elaboração de um projeto que irá estabelecer critérios tanto do lixo hospitalar como a implantação de uma usina de beneficiamento destes resíduos com sede no município do Ipu.
A prefeita de Varjota não pôde comparecer e foi representada pelos secretários Vilanevy e Robério. (Outros prefeitos que também não puderam comparecer, também enviaram representantes)
Foram eleitos para representar esse consórcio:
* Presidente – Carlos Sérgio Rufino Moreira;
* Vice-presidente – Galeno Taumaturgo Lopes;
* Diretora Financeira – Maria de Fátima Gomes Mourão;
* Diretora Administrativa – Rosa Cândida de Oliveira Ximenes.
* Diretora Operacional – Maria Marfisa Lopes Aguiar.
A gestão associada ao consórcio possibilita reduzir custos aos municípios com uma escala de manejo dos resíduos, conjugado à implantação da cobrança pela prestação de serviços, o que garante a sustentabilidade econômica dos consórcios e a manutenção de pessoal especializado na gestão de resíduos sólidos na região.

Durante o encontro com os prefeitos e seus representantes, a Instituto para Desenvolvimento de Consórcio – IDC à frente a diretora, Eliecy e sua equipe: Silvana, Raquely e Josias apresentaram um vídeo modelo de uma usina de beneficiamento de resíduos sólidos com a presença do governador Camilo Santana.
O Governo Federal tem priorizado a aplicação de recursos na área de resíduos sólidos por meio de consórcios públicos, constituídos com base na Lei nº 11.107/2005, as cidades citadas largam na frente, e visam fortalecer a gestão de resíduos sólidos nos municípios consorciados.
Esta e a forma que a Lei exige, uma congregação de diversos municípios para planejar, regular, fiscalizar e prestar os serviços de acordo com tecnologias adequadas a cada realidade, com um quadro permanente de técnicos capacitados, potencializando os investimentos realizados, e profissionalizando a gestão.
Fonte: Governo Municipal de Ipu
Imagens: Afrânio Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário