quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Segundo turno: Dilma e Aécio iniciam definição de estratégias

Image-0-Artigo-1715634-1

Na votação de domingo, a candidata do PT, Dilma Rousseff, teve 41,6% dos votos válidos, ou quase 43,3 milhões, enquanto o tucano Aécio Neves ficou com 33,6%, o equivalente a 34,9 milhões
FOTO: REUTERS
Brasília. Os dois candidatos que vão disputar o segundo turno para a Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), começaram ontem a definir estratégias para esta nova fase da campanha.

Dilma disse ontem que reunirá governadores e senadores aliados eleitos hoje para dar a arrancada em sua candidatura, tomando o cuidado de não criar conflito onde há aliados disputando o segundo turno, uma preocupação de sua campanha para evitar perda de apoios. "Nós vamos fazer primeiro uma reunião de todos os governadores da minha base eleitos no primeiro turno e de todos os senadores eleitos no primeiro turno e também de governadores que não há conflito no sentido de que não há disputa dentro da base", disse a presidente.

Questionada sobre a possibilidade de subir em mais de um palanque em cada Estado, Dilma disse que vai "aguardar para avaliar".

Uma das preocupações da petista no segundo turno é justamente a disputa entre aliados em disputas estaduais e os danos que isso pode provocar na corrida presidencial.

Na votação de domingo, Dilma teve 41,6% dos votos válidos, ou quase 43,3 milhões, enquanto Aécio ficou com 33,6%, o equivalente a 34,9 milhões.

Para Dilma, "é provável" que os mais de 22 milhões de votos da terceira colocada nas eleições, a candidata Marina Silva (PSB), se dividam no segundo turno entre ela e Aécio.

A petista afirmou ainda que deve começar suas atividades de campanha na rua no Nordeste e seguir para o Sul do País. "E para Minas e São Paulo na sequência", disse.

Troca de farpas

Na primeira agenda após passar para o segundo turno, Aécio rebateu críticas feitas por Dilma e disse esperar "uma campanha limpa". O tucano falou sobre o assunto após reunião, em São Paulo, com o governador Geraldo Alckmin e o senador eleito José Serra.

O tucano disse que ficou surpreso ao ver nos jornais a afirmação da petista de que o País se lembraria dos "fantasmas do passado na hora de decidir o voto". "Me surpreende a candidata oficial falar de fantasmas do passado. Na verdade, os brasileiros estão preocupados com os monstros do presente: inflação alta, recessão e corrupção".

Aécio disse que fará uma campanha limpa e que espera o mesmo de Dilma. "Respeitar o adversário é respeitar a democracia", concluiu.

Imprensa destaca imprevisibilidade

Rio de Janeiro. A imprensa estrangeira noticiou o resultado presidencial do primeiro turno das eleições brasileiras, ressaltando que, apesar de Dilma Rousseff (PT) ter aparecido com a maioria dos votos, a candidata à reeleição não foi capaz de liquidar a disputa no primeiro turno. As publicações ressaltaram que a campanha foi apertada e cheia de reviravoltas, com a ascensão e queda de Marina Silva (PSB).

O jornal norte-americano "New York Times" ressalta que Dilma apareceu como líder da "eleição presidencial desde a redemocratização do país, nos anos 80", mas falhou em acabar com a disputa logo no primeiro turno. De acordo com o periódico, enquanto a candidata petista é favorita a ganhar as eleições, Aécio Neves reflete o desencanto dos eleitores com o Partido dos Trabalhadores, "que espera se manter no poder mesmo com as críticas contra a economia e um escândalo na indústria nacional de petróleo".

"Surpreendente eleição brasileira continua em zigue-zague", era o título do "Washington Post" sobre o pleito. "Um ano depois da eclosão de enormes protestos conta o governo em todo o Brasil, a presidente Dilma Rousseff conseguiu mais votos no domingo que qualquer outro concorrente", afirmava.

"Montanha-russa"

Image-0-Artigo-1715673-1O jornal britânico "The Guardian" afirmou que os programas de distribuição de renda do governo Dilma foram suficientes para deixá-la em primeiro lugar na disputa do primeiro turno, mas não o suficiente para liquidar uma segunda etapa, com Aécio. Com o título "Eleições brasileiras: Dilma vence o primeiro turno", a matéria do periódico fala em "eleição montanha-russa", por causa das variações de quadros ao longo da disputa entre Dilma, Aécio e Marina, e lembra que a expectativa, poucos dias antes do pleito, era que a candidata do PSB avançasse.

Fonte, DN
FOTO: RERODUÇÃO DO SITE 
Compartilhe este artigo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário