sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Uma vez em milhões de anos: o cometa de tamanho Super passar Mars

An artist's impression of comet Siding Spring during an extremely close flyby of Mars on Oct. 19. Five Mars orbiters and two surface rovers will study the comet and its interaction with the martian atmosphere during the rare encounter.
  NASACabo Canaveral, Flórida -. Os céus estão hospedando um evento neste fim de semana que ocorre uma vez em um milhão de anos ou mais.

Um cometa como robusto como uma pequena montanha vai passar assustadoramente perto de Marte no domingo, aproximando-se dentro de 87.000 milhas a uma velocidade de 126,000 mph.

Cinco exploradores robóticos da NASA em Marte - três sondas orbitais e dois rovers - estão sendo redirecionados para testemunhar um cometa chamado Siding Primavera fazer sua primeira visita conhecida ao interior do sistema solar. Então é europeu e uma nave espacial indiana circulando o planeta vermelho.

A nave em órbita tentará observar a bola de gelo que chega, então se esconder atrás de Marte para a proteção dos potencialmente perigosos detritos empoeirado na cauda do cometa.

Blindado pela atmosfera marciana, a oportunidade ea curiosidade rovers pode muito bem ter os melhores lugares da casa, apesar de uma tempestade de poeira em Marte poderia obscurecer a visão.

"Nós certamente temos os dedos cruzados para as primeiras imagens de um cometa a partir da superfície de outro mundo", disse o cientista do programa NASA Kelly rápida.

Nave espacial mais longe, incluindo o Telescópio Espacial Hubble, que já está mantendo uma vigia afiada, assim como os observatórios terrestres e balões de pesquisa.

"Estamos nos preparando para um conjunto espetacular de observações", disse Jim Green, diretor da divisão de ciência planetária da NASA.

Nomeado para o observatório australiano usado para detectá-lo em janeiro de 2013, Siding Primavera vai se aproximar de Marte por baixo e zoom bem na frente tarde de domingo, horário da costa leste.

Na Terra, a uma melhor visualização, através de binóculos ou telescópio, será a partir do Hemisfério Sul - África do Sul e Austrália estarão em posição privilegiada. No Hemisfério Norte, será difícil ver Siding Primavera de slides por Marte.


63 fotos
Mars rover Curiosity: Imagens do planeta vermelho
O cometa - com um núcleo estimado em pelo menos um quilômetro de diâmetro - vem da Nuvem de Oort à margem extrema do sistema solar. É formado durante o primeiro milhão ou dois anos de nascimento do sistema solar 4,6 bilhões de anos e, até agora, não se aventurou mais perto do Sol do que, talvez, as órbitas de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Ele vem em torno de cada um ou mais milhões de anos.

Será o primeiro cometa Nuvem de Oort a ser estudado de perto, em detalhes.

Para efeito de comparação, a distância de passagem de 87 mil milhas é cerca de um terço do caminho daqui até a lua. A cauda de Siding Primavera poderia estender da Terra até a nossa lua. Seu coma gasosa, a cabeça felpuda ao redor do núcleo, pode esticar até a metade para a lua.

Não cometa chegou nem perto tão perto da Terra na história.

"Nós não podemos chegar a um cometa Nuvem de Oort com nossos foguetes atuais ... então este cometa está vindo para nós", disse Carey Lisse, astrofísico sênior do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Ao estudar composição e estrutura de Siding Spring, os cientistas esperam aprender mais sobre como os planetas se formaram, de acordo com Lisse. Os cientistas também estão ansiosos para detectar quaisquer alterações ao cometa ou Marte devido à abordagem perto. Recém-chegado sonda Maven, da NASA, por exemplo, irá comparar a atmosfera superior, antes e depois que ela passa.

"Pense em um cometa que iniciou a sua viagem, provavelmente, no alvorecer do homem e está apenas chegando perto agora", disse Lisse. "E a razão pela qual podemos realmente observar é porque nós construímos satélites e sondas. Temos agora postos em torno de Marte."

Os cientistas inicialmente preocupou a nave espacial em órbita de Marte seria um risco considerável de enorme rastro do cometa de poeira.

O núcleo em si não representa qualquer perigo de impacto. Mas as partículas na cauda, voando pelo espaço em 126,000 mph poderia fritar eletrônica, nas linhas de combustível, ou destruir computadores, transmissores ou outras peças de naves espaciais vitais.

Como o caminho de Siding Primavera tornou-se mais clara, o nível de ameaça foi considerada mínima. Ainda assim, as agências espaciais estão tomando nenhuma chance. Eles estão empregando a estratégia de "Duck and Cover".

Três sondas da NASA - Mars Odyssey, Mars Reconnaissance Orbiter e recém-chegado Maven - vai estar por trás do planeta vermelho no momento do perigo pico. Esse é um período de 20 minutos-ou-so aproximadamente uma meia hora depois da maior aproximação de núcleo do cometa.

A Agência Espacial Europeia também mudou a órbita do seu Mars Express como aconteceu com a Índia para o seu Mars Mission Orbiter, ou MOM, primeira espaçonave interplanetária do país que, como Maven, da NASA, chegou no mês passado.

As precauções são prudentes, disse University of Maryland sênior cientista Tony Farnham, que liderou uma equipe de risco-análise.

"Os cometas são animais complexos e nem sempre viver de acordo com as nossas previsões", Farnham disse em um e-mail quarta-feira. "Se você não quer surpresas, então não estudar cometas."

Vai demorar pelo menos alguns dias para obter e analisar os melhores dados espaciais; mas imagens feitas a partir da Terra deve ser próxima rapidamente.

Siding Primavera deve passar mais próximo do sol seis dias após seu sobrevôo de Marte, em seguida balançar para trás para fora, oferecendo adeus, pelo menos nos próximos milhões de anos.

© 2014 The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Fonte: http://www.cbsnews.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário