terça-feira, 25 de novembro de 2014

Engenheiros estimam criação de avião transparente num prazo de 10 anos

Aeronave traria economia, já que o material utilizado seria mais leve que os atuais; experiência de voo se tornaria incrível

DIVULGAÇÃO
Tela OLED permitiria experiência de voo diferenciada, onde o lado de fora seria transmitido em tempo real para passageiros
Compartilhar
Todas as paredes do avião, incluindo as janelas, seriam substituídos por uma tela fina OLED, que se estende por toda a aeronave. Esta é a aposta de um centro britânico de ciência e engenharia, o Center for Process Innovation (CPI), para as aeronaves daqui a 10 anos. 
Seriam instaladas câmeras de alta definição nas paredes que transmitiriam em tempo real o que está do lado de fora da nave, como se fosse de vidro, num panorama de 360°. Todos os comandos de luz, chamadas das aeromoças, controle de volume e escolha de programas de entretenimento seriam digitais.
DIVULGAÇÃO
Em voos noturnos, a parede inteligente permite que o passageiro escolha o controle de luz
 
O projeto será colocado em prática pela CPI e um grupo de parceiros. A estimativa é que num prazo de cinco anos os primeiros protótipos sejam apresentados.
Economia
Os engenheiros da CPI afirmam que 80% do peso do avião não são de pessoas ou bagagem, mas a estrutura do avião e do combustível utilizado. As telas OLED, mais leves, trariam um custo reduzido, onde cada 1% a menos de peso, o veículo aéreo economiza 0,75% de combustível.
DIVULGAÇÃO
Comandos seriam totalmente digitais, como controles de volume e programas de entretenimento
 
A solução se encaixaria nos aviões, unindo a economia de combustível e uma experiência totalmente diferente do voo, que permite uma visão do "céu".
Contrapartida
Viagens durante o dia em locais muito quentes e com o céu muito limpo não trariam muitos benefícios, visto que o excesso de luz, principalmente na cabine do piloto, seria desagradável.
Além disso, passageiros que tem medo de altura poderiam ter uma sensação aterrorizante nas alturas.
 
Redação O POVO Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário