Todas as paredes do avião, incluindo as janelas, seriam substituídos por uma tela fina OLED, que se estende por toda a aeronave. Esta é a aposta de um centro britânico de ciência e engenharia, o Center for Process Innovation (CPI), para as aeronaves daqui a 10 anos.
Seriam instaladas câmeras de alta definição nas paredes que transmitiriam em tempo real o que está do lado de fora da nave, como se fosse de vidro, num panorama de 360°. Todos os comandos de luz, chamadas das aeromoças, controle de volume e escolha de programas de entretenimento seriam digitais.
Em voos noturnos, a parede inteligente permite que o passageiro escolha o controle de luz
O projeto será colocado em prática pela CPI e um grupo de parceiros. A estimativa é que num prazo de cinco anos os primeiros protótipos sejam apresentados.
Economia
Os engenheiros da CPI afirmam que 80% do peso do avião não são de pessoas ou bagagem, mas a estrutura do avião e do combustível utilizado. As telas OLED, mais leves, trariam um custo reduzido, onde cada 1% a menos de peso, o veículo aéreo economiza 0,75% de combustível.
Comandos seriam totalmente digitais, como controles de volume e programas de entretenimento
A solução se encaixaria nos aviões, unindo a economia de combustível e uma experiência totalmente diferente do voo, que permite uma visão do "céu".
Contrapartida
Viagens durante o dia em locais muito quentes e com o céu muito limpo não trariam muitos benefícios, visto que o excesso de luz, principalmente na cabine do piloto, seria desagradável.
Além disso, passageiros que tem medo de altura poderiam ter uma sensação aterrorizante nas alturas.
Redação O POVO Online
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