quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

GUARACIABA/CARNAUBAL: Falta de chuva muda cenário de pontos turísticos dos dois municípios

A falta de chuva transforma os principais pontos turísticos dos municípios de Guaraciaba do Norte e Carnaubal.

Barragem de Carnaubal
Cachoeira dos espanhóis em Carnaubal
Cachoeira de Morrinhos em Guaraciaba
Locais antes disputados por turistas, visitantes e moradores locais, hoje vivem completamente desertos. Exemplos bem claros são as cachoeiras dos espanhóis em Carnaubal e a famosa cachoeira dos Morrinhos Novos em Guaraciaba do Norte.
Em um passado não muito distante, estes locais ficavam o ano inteiro com água em suas cacheiras e todos os finais de semana eram muito movimentados, com festas e uma grande participação de moradores da comunidade e das cidades vizinhas. Todos que se dirigiam pra lá, quase sempre iam em busca de um local distante da cidade e muito próximo da natureza, pois os dois locais eram cercados de muito verde e principalmente muita água, onde as pessoas se deliciavam com um gostoso banho de cachoeira nas águas limpas e frias da Serra da Ibiapaba.

Cachoeira de Morrinhos hoje (17-02)
Cachoeira de Morrinhos antes

Infelizmente este belo cenário descrito anteriormente, vive uma realidade cruel, onde as cachoeiras de Morrinhos em Guaraciaba e dos espanhóis em Carnaubal, estão completamente secas. O cenário é desolador, não tem água, não tem verde e os visitantes sumiram. A falta de chuvas regulares mudou completamente os locais, antes lindos e disputados, hoje secos e completamente desertos. Saímos desolados destes locais na tarde desta terça feira, (17-02), uma pena ver este triste cenário.

Cachoeira dos espanhóis em Carnaubal, hoje (17-02)
Cachoeira dos espanhóis em Carnaubal antes

Outro lugar que também vem sofrendo com a falta de chuva é a famosa barragem de Carnaubal. Famosa por seu banho de águas frias e limpas, hoje, o local também encontra-se quase completamente seco, apenas um pequeno córrego continua escorrendo no leito do rio que leva as águas para aquela barragem. Nesta terça feira de carnaval, uma pequena quantidade de pessoas estava lá pra curtir o último dia de folia. Diferente dos anos de abundância de água, onde cada metro quadrado era disputado por uma verdadeira multidão, hoje, o cenário, assim como nas cachoeiras, também é de tristeza para os visitantes e prejuízos para os comerciantes.

Barragem de Carnaubal hoje, (17-02)
Barragem de Carnaubal antes
Carnaval de hoje (17-02), em Carnaubal
Carnaval de antes em Carnaubal

Por volta das 15 horas, tinha uma boa quantidade de pessoas para se divertir ao som de algumas bandas que se apresentavam no balneário. Mas a cena que realmente chamou a atenção das pessoas que estavam lá, foi um helicóptero do CIOPEAR (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) da polícia militar, que pousou no meio da represa (barragem), onde nos anos de abundância de água a profundidade chegaria a mais ou menos 5 metros e hoje completamente seco, serviu de heliporto.

Neste local onde o helicóptero pousou, quando a barragem está cheia, tem uma profundidade de mais ou menos 5 metros 

Esta é a real e cruel realidade da falta de chuvas na Serra da Ibiapaba, se não tivermos uma boa quadra chuvosa daqui pra frente, poderemos vivenciar uma das piores secas dos últimos 100 anos, já sendo colocada como pior de que a seca de 1915, a tão conhecida seca do 15.


Reportagem: Diassis Lira
Imagens: Diassis Lira e internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário