sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Petrobras define novo presidente nesta sexta-feira

O atual presidente da Vale, Murilo Ferreira, é o nome mais cotado para substituir Graça Foster; governo também quer trocar o comando no Conselho de Administração da estatal

Da redação, com AE
02.jpg
Em meio a maior crise desde sua fundação, a Petrobras define nesta sexta-feira em reunião do Conselho de Administração a nova diretoria executiva da empresa, incluindo o novo presidente. O governo esperava ter mais tempo para definir os novos nomes e chegou a acordar com a atual Graça Foster que tanto ela quanto a maior parte dos diretores só deixariam o cargo no início de março. O acordo, no entanto, não durou nem mesmo 12 horas e na noite de quarta-feira a Petrobras informou que tanto Graça Foster quanto cinco dos atuais diretores da estatal deixam o comando da empresa nesta sexta.
O governo abriu duas frentes ministeriais na busca por uma solução para o comando da Petrobrás. O titular da Casa Civil, Aloizio Mercadante, coordena a busca por nomes para a presidência executiva da empresa. Já o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tenta arregimentar nomes para o Conselho de Administração capazes de devolver à companhia a credibilidade do mercado.

Segundo fontes que acompanham de perto as negociações, o nome que surge com maior probabilidade é o do presidente da Vale, Murilo Ferreira. O executivo reúne alguns atributos bastante favoráveis: tem um excelente relacionamento com o mercado financeiro, mudou o planejamento estratégico da Vale adequando-o a um cenário de crescimento mais moderado, tem a simpatia da presidente Dilma Rousseff e um perfil bastante diplomático.
Ferreira está em plena negociação com os bancos, diante da perspectiva de rebaixamento o rating da mineradora pelas agências de risco, embora a empresa ainda mantenha o chamado "grau de investimento", que a coloca entre o grupo de companhias com baixo risco para os investidores.

Não é a primeira vez que o nome do executivo surge como alternativa para a Petrobras. Da primeira vez, em dezembro do ano passado, ele mesmo rechaçou a possibilidade. Em almoço de fim de ano com jornalistas para falar sobre o desempenho da Vale, ele declarou que não havia sido "sondado, indicado ou convidado" para a petroleira.

A "solução Murilo Ferreira" parece um pouco mais fácil do que outras no momento, inclusive por conta do grupo controlador da Vale, formado pela Bradespar (Bradesco) e Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil). Seria, portanto, o segundo maior banco privado brasileiro e a caixa de previdência ligada diretamente à União buscando estancar a sangria da Petrobrás, a maior empresa nacional.

Outro nome na mesa para a presidência da Petrobrás é o de Rodolfo Landim, que já presidiu a BR Distribuidora. A presidente Dilma nunca escondeu a admiração pelo perfil técnico de Landim. Mas, além de o executivo estar hoje tocando seu próprio negócio privado, ainda é forte no mercado a imagem da briga travada com Eike Batista, com quem participou da administração da petroleira OGX. Landim não tem o mesmo peso de Ferreira na balança do mercado.

Henrique Meirelles, que presidiu o Banco Central no governo Lula, também tem tido seu nome citado como próximo presidente da Petrobrás. Segundo fontes ouvidas pelo Broadcast, este seria um nome mais indicado para o Conselho de Administração da companhia.
Fonte: ISTOÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário