sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A Via Láctea tem, pelo menos, 8,8 bilhões de planetas parecidos como a Terra

  O tamanho impressiona e o número nos dá esperança de um dia encontrarmos vida extraterrestre.
  Um estudo mostra que a Via Láctea, está cheia de planetas com tamanho aproximado ao da Terra, orbitando estrelas de modo semelhante. Eles estariam na chamada Goldilocks – também conhecida como Zona Habitável – ou seja, em uma região nem muito fria e nem muito quente, considerada perfeita para os padrões de vida que conhecemos.
  A pesquisa é da NASA e calculou, pela primeira vez, o número de “Terras” que existiriam em nossa própria galáxia, alcançando a incrível quantidade de 8,8 bilhões. O estudo, considerado empolgante pelos astrônomos, foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
  O cientista Geoff Marcy, da Universidade da Califórnia, um dos responsáveis pelo estudo, está animado com a enorme probabilidade de encontrarmos vida em algum desses planetas. O próximo passo será estudar a atmosfera dessas “Terras” à medida que forem descobertas.
A NASA tem planos de enviar um telescópio espacial especificamente para procurar por estes planetas, isso nos forneceria mais dados preciosos. O estudo também lançou uma pergunta: “Se não estamos sozinhos, porque há um silêncio ensurdecedor em nossa galáxia, a Via Láctea, se existem civilizações avançadas?”. A pergunta deixou muitos com a ‘pulga atrás da orelha’.
Na Via Láctea, 1 a cada 5 estrelas são parecidas com o nosso Sol. E essas estrelas possuem planetas parecidos com a Terra em zonas habitáveis, onde é possível encontrar água em estado líquido e em temperatura ideal. Os cálculos do estudo foram baseados em 4 anos de coleta de dados pelo telescópio Kepler. Ele fotografou 42.000 estrelas, mas apenas um pequeno número delas foi analisado.
Os cientistas ainda disseram que 22% das estrelas da Via Láctea podem ter “Terras” orbitando-as, com uma margem de erro de 8% percentuais. De acordo com Natalie Batalha, uma das astrônomas do projeto, ainda existem milhares de dados intactos do Kepler para serem estudados.
Existem 200 bilhões de estrelas na nossa galáxia e 40 bilhões delas são parecidas com o nosso Sol”, disse Marcy.
Fonte: NyDailyNews Foto: Reprodução / NASA


Nenhum comentário:

Postar um comentário