sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Promotor alerta sobre suposta ameaça da máfia ao Papa Francisco

Chefes da ‘Ndrangheta estão irritados com reformas na Igreja.
Organização é considerada a mais perigosa da Itália.

Do G1, em São Paulo
28 comentários
Papa Francisco poderia estar risco de ser atacado pela máfia organizada ‘Ndrangheta, de acordo com um promotor que já foi alvo da máfia, informou o jornal “The Washington Post”.
Nicola Gratteri, de 55 anos, promotor na região da Calábria, onde a ‘Ndrangheta é mais ativa, disse que os esforços do papa em reformar a Igreja Católica estão deixando a máfia “muito nervosa”.
A organização é considerada por especialistas como a mais perigosa, unida e mais difícil de se infiltrar no país.
Papa Francisco aperta a mão do presidente italiano, Giorgio Napolitano, na sede do palácio presidencial nesta quinta-feira (14) (Foto: Vincenzo Pinto/ AFP)Papa Francisco aperta a mão do presidente italiano, Giorgio Napolitano, na sede do palácio presidencial nesta quinta-feira (14) (Foto: Vincenzo Pinto/ AFP)
“Não posso dizer se a organização está em posição de fazer algo, mas eles são perigosos e vale a pena refletir”, alertou o promotor. “Se os chefões puderem achar um jeito de parar o Papa, eles vão considerar seriamente.”
“Aqueles que até agora lucraram com a influência e a riqueza da igreja estão ficando nervosos. Por muitos anos, a máfia lavou dinheiro e fez investimentos com a cumplicidade da igreja. Mas agora o Papa está desmantelando os centros de poder econômico no Vaticano, e isso é perigoso.”
Gratteri acrescentou que no sul da Itália os integrantes do crime organizado têm fortes relações com os líderes das igrejas locais, o que ajuda a dar legitimidade aos criminosos. Ele também disse que a maior parte dos mafiosos italianos são católicos praticantes, apesar de suas atividades violentas.
“Um atirador da ‘Ndrangheta vai rezar e beijar seu rosário antes de atirar em alguém”, disse o promotor, que vive sob proteção policial desde a década de 1980. Ele foi nomeado pelo premiê Enrico Letta para liderar um comitê especial destinado a reduzir a influência do crime organizado.
O Papa Francisco já se expressou fortemente contra o crime organizado no passado.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário