domingo, 17 de novembro de 2013

Dirceu, Genoino e mais 9 passam 1ª noite em penitenciária

Condenados estão na Papuda. Pizzolato, que fugiu para a Itália, é o único a escapar do castigo
Do R7
Onze mensaleiros passaram, neste domingo (17), a primeira madrugada na penitenciária. Detidos desde sexta-feira (15), quando se apresentaram à Polícia Federal em três cidades do País, eles foram transferidos, no início da noite de sábado (16), ao Complexo da Papuda.
No final da noite, as duas mulheres detidas — Kátia Rabello e Simone Vasconcelos — foram levadas de lá a um presídio feminino.
Apesar de a Papuda ser destinada, sobretudo, a presos em regime fechado, entre os mensaleiros levados ao local estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, que devem cumprir a pena em semiaberto. O fato é alvo de crítica por parte de advogados. A defesa de Genoino já recorreu.
Fuga de Pizzolato
Dos 12 réus que tiveram a prisão decretada pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, apenasHenrique Pizzolato está em liberdade. Com cidadania italiana, ele cruzou a fronteira com o Paraguai e, de lá, fugiu para a Itália. 
A Interpol foi avisada sobre o foragido e alertou as polícias do mundo todo. Em princípio, a cidadania italiana de Pizzolato impede que o país europeu determine sua extradição. Mesmo desaparecido, o mensaleiro divulgou uma carta. “Decidi fazer valer meu direito”, afirma Pizzolato no texto.
Trajeto
A transferência dos condenados a Brasília teve início às 14h30 de sábado, quando o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu saíram de São Paulo em um avião da PF, rumo a Belo Horizonte. 
Na capital mineira, o avião pegou mais sete condenados — Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Romeu Queiroz e Simone Vasconcelos. Genoino teria tido um mal-estar durante a escala.  
O grupo foi hostilizado por manifestantes na cidade. No IML de Belo Horizonte, Marcos Valério chegou a agredir um produtor da TV Record.
Às 17h45, os nove mensaleiros chegaram a Brasília e se juntaram a Delúbio Soares (o último a se entregar) e Jacinto Lamas, que já estavam na capital federal. Ali, havia manifestação a favor dos mensaleiros, promovida por militantes do PT. Duas horas depois, deram entrada na Papuda.
Neste domingo, novas prisões podem ser decretadas por Barbosa. Embora o mais provável seja que o ministro só dê novas ordens na segunda-feira (18).
Memes
A prisão dos mensaleiros foi motivo de memes. Internautas satirizaram os gestos de Dirceu e Genoino ao se entregarem — ambos ergueram o braço, com o punho cerrado
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário